Engenharia Cartográfica e de Agrimensura – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos:

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Su00e3o objetivos do Curso de Graduau00e7u00e3o em Engenharia Cartogru00e1fica e de Agrimensura:

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  • Formar profissionais aptos a resolverem problemas relacionados ao ordenamento territorial, ao mapeamento e ao emprego de dados e informau00e7u00f5es espaciais;
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  • Oferecer formau00e7u00e3o tu00e9cnica adequada u00e0s necessidades do mercado de trabalho;
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  • Oferecer formau00e7u00e3o de alto nu00edvel, mantendo-se entre os melhores cursos de sua u00e1rea no pau00eds, conforme avaliau00e7u00f5es do Ministu00e9rio da Educau00e7u00e3o;
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  • Trabalhar aspectos u00e9ticos e sociais do exercu00edcio da profissu00e3o, fornecendo u00e0 sociedade profissionais conscientes de suas responsabilidades;
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  • Fomentar a discussu00e3o dos rumos da profissu00e3o de Engenheiro Cartu00f3grafo e Agrimensor, atravu00e9s da promou00e7u00e3o de encontros, simpu00f3sios e seminu00e1rios;
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  • Incentivar a constante atualizau00e7u00e3o do corpo docente;
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  • Oferecer adequada infraestrutura para a rotina do curso, inclusive, com laboratu00f3rios de ensino.
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Caracteru00edsticas:rnA grade horu00e1ria do curso foi montada de forma que os alunos sempre tenham um peru00edodo do dia livre para desenvolver outras atividades como estu00e1gio, por exemplo. Assim as aulas durante o primeiro, terceiro e quinto ano estu00e3o concentradas na parte da manhu00e3 e as aulas do segundo e quarto ano estu00e3o concentradas no peru00edodo da tarde.

rnAs disciplinas do curso estu00e3o organizadas em 4 nu00facleos: o nu00facleo Bu00e1sico engloba disciplinas de cu00e1lculo, programau00e7u00e3o de computadores, desenho tu00e9cnico, estatu00edstica, entre outras; o nu00facleo Profissionalizante engloba disciplinas comuns na u00e1rea de engenharia; o nu00facleo Especu00edfico engloba as disciplinas voltadas especificamente a formau00e7u00e3o do cartu00f3grafo e agrimensor e o nu00facleo de disciplinas Optativas.rnrnAs disciplinas especu00edficas englobam tru00eas grandes u00e1reas do conhecimento: Geodu00e9sia e Levantamentos, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, Cartografia e Sistemas de Informau00e7u00f5es Geogru00e1ficas. O aluno ainda teru00e1 a oportunidade, grau00e7as u00e0s disciplinas optativas, de direcionar sua formau00e7u00e3o para uma, duas ou todas essas u00e1reas.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnNo curso su00e3o ofertadas disciplinas de formau00e7u00e3o bu00e1sica tais como Cu00e1lculo, Geometria Analu00edtica e u00c1lgebra Linear, Fu00edsica e Programau00e7u00e3o de Computadores; de formau00e7u00e3o multidisciplinar como Transportes, Geologia e Geofu00edsica, Cadastro Territorial Multifinalitu00e1rio; e disciplinas profissionalizantes como Geodu00e9sia, Topografia, Sensoriamento Remoto, Cartografia e Sistemas de Informau00e7u00f5es Geogru00e1ficas. O conjunto de disciplinas visa aperfeiu00e7oar a capacidade de abstrau00e7u00e3o, o raciocu00ednio matemu00e1tico, fu00edsico, geogru00e1fico e computacional, permitindo a especializau00e7u00e3o do acadu00eamico em diferentes campos de atuau00e7u00e3o.rnrnAlu00e9m de aulas teu00f3ricas, os alunos realizam aulas de campo e tambu00e9m su00e3o realizadas atividades pru00e1ticas em laboratu00f3rios, como os de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Sistemas de Informau00e7u00e3o Geogru00e1fica, Geodesia Espacial e Hidrografia, Topografia e Topografia Informatizada.

Perfil

Estudante:rngif de uma calculadora sendo utilizada

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Ter afinidade com Matemu00e1tica, Informu00e1tica e Ciu00eancias Ambientais devem fazer parte do perfil do acadu00eamico.

rnProfissional:rngif de uma mulher abrindo uma trena e fazendo sinal de positivo com a cabeu00e7arnO Engenheiro Cartu00f3grafo e Agrimensor u00e9 um profissional multidisciplinar, e sua formau00e7u00e3o proporciona o desenvolvimento do discernimento para utilizar as geotecnologias em prol da sociedade. O profissional deveru00e1 desenvolver a capacidade de coordenar e supervisionar equipes, elaborar e executar projetos, e realizar pesquisas em sua u00e1rea de conhecimento, alu00e9m de estar apto a atuar em equipes multidisciplinares. Tambu00e9m su00e3o considerados atributos deseju00e1veis para o profissional de Engenharia Cartogru00e1fica e de Agrimensura o conhecimento de lu00ednguas estrangeiras, raciocu00ednio abstrato e lu00f3gico, visu00e3o espacial, espu00edrito cru00edtico, capacidade de comunicau00e7u00e3o oral e escrita, criatividade, adaptabilidade, proatividade e pru00e9-disposiu00e7u00e3o para aprendizado permanente.rnrnO mercado de trabalho voltado u00e0s geotecnologias estu00e1 em constante expansu00e3o. Dentre as possibilidades de atuau00e7u00e3o profissional estu00e3o:rn

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  • empresas de engenharia, meio ambiente e aerolevantamentos;
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  • consultoria e projetos;
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  • empresas de energia, abastecimento e saneamento;
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  • empresas de urbanismo;
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  • prefeituras municipais e u00f3rgu00e3os do governo;
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  • foru00e7as armadas;
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  • IBGE, INPE, INCRA, Petrobru00e1s;
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  • universidades e institutos de pesquisa tecnolu00f3gica.
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Histu00f3ria do curso

O curso de Engenharia Cartogru00e1fica existe desde 1977 na UFPR e vem se modernizando continuamente a fim de atender as necessidades do mercado, reestruturando seus laboratu00f3rios e capacitando seu corpo docente – na sua maioria doutores. A partir de 2012 o curso passou a se chamar Engenharia Cartogru00e1fica e de Agrimensura, de acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais do MEC, ampliando sua u00e1rea de formau00e7u00e3o e tambu00e9m as possibilidades de atuau00e7u00e3o profissional de nossos alunos.

rnA Engenharia Cartogru00e1fica e de Agrimensura u00e9 a u00e1rea da Engenharia responsu00e1vel pelo levantamento e representau00e7u00e3o da superfu00edcie terrestre. Exige o conhecimento de mu00e9todos e tu00e9cnicas para coletar, processar e representar dados, assim como informau00e7u00f5es sobre fenu00f4menos cuja localizau00e7u00e3o, variabilidade e dinu00e2mica estejam relacionadas u00e0 superfu00edcie terrestre. Estes mu00e9todos e tu00e9cnicas su00e3o desenvolvidos pelas Ciu00eancias Geodu00e9sicas: Geodu00e9sia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Cartografia e Sistemas de Informau00e7u00f5es Geogru00e1ficas.rnrnu00c9 uma u00e1rea da engenharia fundamental u00e0 tomada de decisu00f5es tu00e9cnicas voltadas ao planejamento urbano, regional e meio ambiente, pois a anu00e1lise do comportamento espacial de fenu00f4menos que ocorrem na superfu00edcie da Terra (como enchentes, deslizamentos de terra, desmatamento, riscos ambientais, entre outros) su00f3 u00e9 possu00edvel com dados georeferenciados que possam representar a informau00e7u00e3o de forma lu00f3gica, fidedigna e atualizada.rnrnRepresentar a superfu00edcie fu00edsica da Terra sempre foi um desafio para o ser humano. A necessidade de conhecer, ocupar e explorar o territu00f3rio sempre se fez presente na evoluu00e7u00e3o da humanidade. No mundo moderno o mapa u00e9 um elemento fundamental para a compreensu00e3o de um fenu00f4meno espacial; para o conhecimento, ocupau00e7u00e3o e explorau00e7u00e3o organizada, justa e sustentu00e1vel da superfu00edcie fu00edsica da Terra. Mapas, mais do que instrumentos de seguranu00e7a nacional, su00e3o hoje instrumentos de desenvolvimento econu00f4mico e social sustentu00e1vel.rnrnMas a gerau00e7u00e3o de mapas nu00e3o u00e9 a u00fanica habilidade do cartu00f3grafo e agrimensor! O cartu00f3grafo e agrimensor u00e9 um profissional multidisciplinar capaz de coordenar e executar levantamentos topogru00e1ficos, geodu00e9sicos e batimu00e9tricos; desenvolver atividades de georreferenciamento de imu00f3veis rurais e urbanos; elaborar projetos e executar serviu00e7os de loteamento, desmembramento e remembramento de imu00f3veis; locau00e7u00f5es de sistemas de saneamento, irrigau00e7u00e3o e drenagem; trau00e7ados de cidades e estradas; desenvolver bancos de dados geogru00e1ficos e Sistemas de Informau00e7u00f5es Geogru00e1ficas; desenvolver processos de automau00e7u00e3o; desenvolver aplicativos onde a informau00e7u00e3o espacial u00e9 importante; monitorar estruturas e obras de arte; prover soluu00e7u00f5es em Big Data, Internet das Coisas, BIM, realidade aumentada, cidades inteligentes e mapeamento colaborativo; entre inu00fameras outras atividades.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnOs alunos do curso tu00eam possibilidade de realizau00e7u00e3o de estu00e1gio nu00e3o supervisionado a partir do segundo semestre de ingresso no curso. Alu00e9m disso existem vu00e1rias outras oportunidades como monitoria, participau00e7u00e3o em projetos de pesquisa, iniciau00e7u00e3o cientu00edfica e tecnolu00f3gica, voluntariado acadu00eamico.rnrnO curso conta tambu00e9m com uma Empresa Ju00fanior que desenvolve trabalhos de engenharia cartogru00e1fica e de agrimensura para a comunidade sob orientau00e7u00e3o de professores do curso, u00e9 a Azimute Engenharia Jr.

Palestra

Contato

Telefone:

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(41) 3361-3038

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rnE-mail:u00a0

rn

carto.ufpr@gmail.com

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rnSite e redes sociais:

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www.cartografica.ufpr.br

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rnLocal:

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Campus Centro Politu00e9cnico da UFPR

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Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100rnJardim das Amu00e9ricas, Curitiba – PR

Vestibular

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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