Geografia – Matinhos
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Sobre o curso

Objetivos

O curso propõe uma formação ampla na compreensão do ser humano e sua relação com a construção e organização dos ambientes, territórios, lugares e paisagens. Encaminha o(a) estudante e futuro(a) educador(a) para uma formação crítica sobre os grandes problemas socioambientais, a luta pelo território urbano e agrário, e os desdobramentos da internacionalização das relações econômicas capitalistas e suas consequências mundiais, regionais e locais. O(a) licenciado(a) terá acesso às ferramentas atuais de análise do território, como a cartografia e tecnologias complementares, e compreenderá as especificidades dos diferentes espaços através da interação com as comunidades, utilizando a cartografia social como método de interpretação das diversas realidades territoriais e sociais.

O curso visa formar o(a) profissional licenciado(a) em Geografia com autonomia intelectual, consciência política, pensamento crítico e criativo voltado à justiça social. Os princípios de atuação incluem respeito às diferenças, solidariedade, senso crítico, propostas populares de transformação social, diálogos de saberes, e superação das formas de opressão social, com o objetivo de investigar, pensar e propor processos educativos sobre fenômenos territorialmente relevantes na perspectiva do bem viver, com base no trabalho coletivo, comunitário e colaborativo.

O que você irá encontrar?

A coordenação e os(as) docentes da Licenciatura em Geografia (abrev. Ligeo) têm como um dos principais princípios o diálogo constante, visando construir coletivamente estratégias para a permanência dos(as) estudantes. A Ligeo busca abrir e manter caminhos que possibilitem aos ingressos(as) conciliar estudos com trabalho. Nesse contexto, as aulas são ofertadas no período noturno, de segunda a sexta-feira, e tanto os estágios obrigatórios quanto os trabalhos de campo são planejados em conjunto com os(as) discentes para que ocorram em dias e horários compatíveis com aqueles que trabalham, a fim de oportunizar a participação do maior número possível de estudantes.

De modo geral, os módulos que compõem a grade curricular da Licenciatura são voltados para que o(a) educador(a) em Geografia compreenda os arranjos espaciais organizados pelos grupos humanos em diversos tempos e espaços. O currículo inclui trabalhos de campo realizados em municípios do litoral paranaense e em outras regiões brasileiras, enfatizando a formação teórico-prática.

Perfil

gif que mostra o desenho de um lu00e1pis grande representando um professor e vu00e1rios outros lu00e1pis pequenos representando seus alunos. O lu00e1pis grande anda u00e0 frente enquanto os pequenos o seguem

Estudante

Durante toda a sua formação na Ligeo, o(a) futuro(a) educador(a) em Geografia será estimulado pelo coletivo do curso a desenvolver um olhar voltado para o desenvolvimento territorial sustentável. A partir desse foco, promoverá ações que impactem social e ambientalmente de forma positiva nos ambientes escolares, em espaços de educação popular e nas comunidades onde possivelmente atuará. 

gif de um professor de u00f3culos e cabelos brancos, terno e gravata borboleta, fazendo sinal de positivo com as duas mu00e3os. Ao fundo, um quadro negro com algumas expressu00f5es matemu00e1ticas

Profissional

O(a) professor(a) formado(a) pela Ligeo terá um compromisso ético com a educação pública popular emancipatória e estará habilitado(a) a atuar nas escolas públicas estaduais que atendem as séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, o(a) profissional estará preparado(a) para trabalhar em ensino, extensão e pesquisa, com foco na construção e fortalecimento da gestão democrática e participativa dos territórios. 

Tanto o projeto da UFPR – Litoral quanto o PPC da Ligeo buscam tecer ações educativas que construam oportunidades de conquistas voltadas à vida (bien vivir). Considerando a configuração espaço-temporal e socioeconômica do litoral paranaense, uma região com baixos índices de IDH e IDEB, o curso pretende ter uma atuação local e regional, focando suas ações no ensino, extensão e pesquisa, especialmente nos 7 municípios da região litorânea do Estado.

História do curso

A Licenciatura em Geografia do Setor Litoral da UFPR começou suas atividades acadêmicas com a primeira turma em 2017, caracterizando-se como um dos cursos mais recentes da instituição. Em 2021, o curso graduou sua primeira turma e recebeu a quinta turma de estudantes.

Sua criação respondeu a uma demanda histórica e social por formação inicial de educadores e educadoras de Geografia no litoral paranaense. O projeto do curso foi impulsionado pela necessidade de integração dos níveis educacionais do ensino público e pelos princípios de um projeto educativo emancipatório, que adota a transdisciplinaridade como fundamentação epistemológica. Os objetivos do curso incluem:

  • Formação Gratuita e Contextualizada: Proporcionar uma formação inicial de qualidade e gratuita para educadores e educadoras de Geografia, focada no litoral paranaense.
  • Integração com Outras Áreas: Promover grande integração com outros cursos e projetos de pesquisa e extensão do Setor Litoral, abordando temas como reconhecimento do litoral, cartografias participativas, geopolítica, gestão territorial, e outros.
  • Ampliação das Licenciaturas: Expandir o rol de licenciaturas no Setor Litoral, fortalecendo a área de Ciências Humanas.
  • Compreensão dos Conflitos Territoriais: Auxiliar na compreensão dos conflitos por terras e territórios, propondo estratégias para a criação de alternativas de resistência e enfrentamento.
  • Preenchimento de Lacunas Conhecimento: Contribuir com o preenchimento de lacunas no conhecimento sobre conflitos territoriais e democratização social.
  • Debate sobre o Boom Populacional: Discutir e desenvolver estratégias para lidar com o aumento populacional durante a temporada, que pode intensificar a precarização dos serviços básicos.
  • Reorganização dos Arranjos Espaciais: Auxiliar na reflexão sobre a organização dos arranjos espaciais e suas implicações na qualidade de vida. 
  • Fortalecimento do Reconhecimento do Litoral: Reforçar o reconhecimento do litoral através de observatórios territoriais, fornecendo dados e materiais cartográficos para outros cursos.

Com cinco anos de atividades, o curso busca alinhar seus elementos curriculares com as demandas contextuais e intencionalidades educativas, garantindo uma sinergia formativa que vá além da mera articulação dos componentes curriculares. O currículo do curso é dinâmico e está em constante diálogo com as realidades e necessidades emergentes do contexto.

Vagas e turnos

  • Nome do curso: Geografia
  • Tipo: Licenciatura
  • Setor: Setor Litoral
  • Cidade: Matinhos
  • Turno: Noite
  • Duração (anos): 4

Saiba mais

O curso de Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral conta com os seguintes programas de apoio e desenvolvimento:

  • Programa de Educação Tutorial (PET)
  • Programa Institucional de Monitoria
  • Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA)
Estrutura Curricular

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da UFPR Litoral destaca três fases formativas essenciais, que estruturam o currículo por projetos e orientam o percurso acadêmico dos estudantes:

  • Exercitar a Percepção Crítica da Realidade
  • Aprofundar-se Metodológica e Cientificamente
  • Preparar a Transição para o Exercício Profissional e da Cidadania Ativa
  • Para alcançar esses objetivos, o curso propõe uma série de atividades pedagógicas, incluindo:
  • Elaboração e Desenvolvimento de Projetos
  • Estágios de Vivência e de Aprimoramento
  • Trabalhos Interdisciplinares e Interprofissionais
  • Intercâmbios
  • Trabalhos de Extensão, Pesquisa e Monitoria
  • Grupos Temáticos de Estudo
  • Módulos de Fundamentos Teórico-Práticos
  • Oficinas de Teatro, Dança, Música, Cinema, Esportes, Lazer e Artesanato
  • Interações Culturais e Humanísticas
  • Estágios e Trabalhos Pré-Profissionais Orientados

Eixos Organizacionais do Currículo

O currículo da UFPR Litoral é estruturado em torno de três eixos organizacionais, aplicáveis tanto para graduação quanto para pós-graduação:

  • Projetos de Aprendizagem (PA): Mínimo de 20% do tempo formativo.
  • Interações Culturais e Humanísticas (ICH): Mínimo de 20% do tempo formativo.
  • Fundamentos Teórico-Práticos (FTP): Até 60% do tempo formativo.
Esses eixos permitem uma organização curricular que promove a integração dos conhecimentos e habilidades, atendendo às necessidades individuais e coletivas dos alunos em um processo formativo contínuo e dinâmico.

Para mais detalhes sobre a dinâmica curricular e os objetivos do curso, é recomendado consultar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral.

Palestra

Contato

  • Telefone: (41) 3511-3300
  • E-mail: geografia.ufprlitoral@gmail.com
  • Local: Setor Litoral da UFPR – Rua Jaguariaíva, 512 – Caiobá – Matinhos – PR

Vestibular

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.

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