Objetivos
O curso propõe uma formação ampla na compreensão do ser humano e sua relação com a construção e organização dos ambientes, territórios, lugares e paisagens. Encaminha o(a) estudante e futuro(a) educador(a) para uma formação crítica sobre os grandes problemas socioambientais, a luta pelo território urbano e agrário, e os desdobramentos da internacionalização das relações econômicas capitalistas e suas consequências mundiais, regionais e locais. O(a) licenciado(a) terá acesso às ferramentas atuais de análise do território, como a cartografia e tecnologias complementares, e compreenderá as especificidades dos diferentes espaços através da interação com as comunidades, utilizando a cartografia social como método de interpretação das diversas realidades territoriais e sociais.
O curso visa formar o(a) profissional licenciado(a) em Geografia com autonomia intelectual, consciência política, pensamento crítico e criativo voltado à justiça social. Os princípios de atuação incluem respeito às diferenças, solidariedade, senso crítico, propostas populares de transformação social, diálogos de saberes, e superação das formas de opressão social, com o objetivo de investigar, pensar e propor processos educativos sobre fenômenos territorialmente relevantes na perspectiva do bem viver, com base no trabalho coletivo, comunitário e colaborativo.
O que você irá encontrar?
A coordenação e os(as) docentes da Licenciatura em Geografia (abrev. Ligeo) têm como um dos principais princípios o diálogo constante, visando construir coletivamente estratégias para a permanência dos(as) estudantes. A Ligeo busca abrir e manter caminhos que possibilitem aos ingressos(as) conciliar estudos com trabalho. Nesse contexto, as aulas são ofertadas no período noturno, de segunda a sexta-feira, e tanto os estágios obrigatórios quanto os trabalhos de campo são planejados em conjunto com os(as) discentes para que ocorram em dias e horários compatíveis com aqueles que trabalham, a fim de oportunizar a participação do maior número possível de estudantes.
De modo geral, os módulos que compõem a grade curricular da Licenciatura são voltados para que o(a) educador(a) em Geografia compreenda os arranjos espaciais organizados pelos grupos humanos em diversos tempos e espaços. O currículo inclui trabalhos de campo realizados em municípios do litoral paranaense e em outras regiões brasileiras, enfatizando a formação teórico-prática.
Estudante
Durante toda a sua formação na Ligeo, o(a) futuro(a) educador(a) em Geografia será estimulado pelo coletivo do curso a desenvolver um olhar voltado para o desenvolvimento territorial sustentável. A partir desse foco, promoverá ações que impactem social e ambientalmente de forma positiva nos ambientes escolares, em espaços de educação popular e nas comunidades onde possivelmente atuará.
Profissional
O(a) professor(a) formado(a) pela Ligeo terá um compromisso ético com a educação pública popular emancipatória e estará habilitado(a) a atuar nas escolas públicas estaduais que atendem as séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, o(a) profissional estará preparado(a) para trabalhar em ensino, extensão e pesquisa, com foco na construção e fortalecimento da gestão democrática e participativa dos territórios.
Tanto o projeto da UFPR – Litoral quanto o PPC da Ligeo buscam tecer ações educativas que construam oportunidades de conquistas voltadas à vida (bien vivir). Considerando a configuração espaço-temporal e socioeconômica do litoral paranaense, uma região com baixos índices de IDH e IDEB, o curso pretende ter uma atuação local e regional, focando suas ações no ensino, extensão e pesquisa, especialmente nos 7 municípios da região litorânea do Estado.
A Licenciatura em Geografia do Setor Litoral da UFPR começou suas atividades acadêmicas com a primeira turma em 2017, caracterizando-se como um dos cursos mais recentes da instituição. Em 2021, o curso graduou sua primeira turma e recebeu a quinta turma de estudantes.
Sua criação respondeu a uma demanda histórica e social por formação inicial de educadores e educadoras de Geografia no litoral paranaense. O projeto do curso foi impulsionado pela necessidade de integração dos níveis educacionais do ensino público e pelos princípios de um projeto educativo emancipatório, que adota a transdisciplinaridade como fundamentação epistemológica. Os objetivos do curso incluem:
Com cinco anos de atividades, o curso busca alinhar seus elementos curriculares com as demandas contextuais e intencionalidades educativas, garantindo uma sinergia formativa que vá além da mera articulação dos componentes curriculares. O currículo do curso é dinâmico e está em constante diálogo com as realidades e necessidades emergentes do contexto.
O curso de Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral conta com os seguintes programas de apoio e desenvolvimento:
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da UFPR Litoral destaca três fases formativas essenciais, que estruturam o currículo por projetos e orientam o percurso acadêmico dos estudantes:
Eixos Organizacionais do Currículo
O currículo da UFPR Litoral é estruturado em torno de três eixos organizacionais, aplicáveis tanto para graduação quanto para pós-graduação:
Para mais detalhes sobre a dinâmica curricular e os objetivos do curso, é recomendado consultar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral.
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.
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