Objetivos:rnO objetivo dos cursos de Geografia u00e9 formar profissionais habilitados a desenvolver atividades de ensino, de pesquisa e de aplicau00e7u00e3o tu00e9cnica, a partir das bases teu00f3ricas, mu00e9todos e tu00e9cnicas da Ciu00eancia, tanto na habilitau00e7u00e3o de Licenciatura quanto na de Bacharelado.
rnCaracteru00edsticas:rnO profissional formado em Geografia pode ter dois focos diferentes em sua carreira. O que iru00e1 determinar seu enfoque profissional u00e9 o tipo de curso que ele faz. Isso significa que ele pode se formar em um curso de licenciatura, voltado para a formau00e7u00e3o de professores e profissionais de ensino, ou se formar em um curso de bacharelado, que u00e9 voltado para a formau00e7u00e3o de um profissional capaz de atuar em u00f3rgu00e3os pu00fablicos ou privados.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnOs cursos de Geografia, com habilitau00e7u00f5es em Licenciatura e Bacharelado, se propu00f5em oferecer ao estudante uma formau00e7u00e3o su00f3lida que articule teoria e pru00e1tica a partir de diversas modalidades na relau00e7u00e3o ensino-aprendizagem. Com esse objetivo, estabelece um nu00facleo comum de quatro peru00edodos (dois anos) e duas disciplinas comuns no quinto (Geografia Polu00edtica e Geopolu00edtica) e sexto peru00edodo (Projeto de Pesquisa e Metodologia em Geografia), onde se concentram as disciplinas consideradas fundamentais, tanto para o futuro licenciado, como para o futuro bacharel. Essa situau00e7u00e3o se consolida apu00f3s identificar uma necessidade tripla: fortalecer a formau00e7u00e3o de base em uma geografia com diversidade temu00e1tica e de procedimentos; consolidar a diferenciau00e7u00e3o entre Licenciatura e Bacharelado a partir de dois itineru00e1rios formativos, que apu00f3s o quinto peru00edodo mostrem sua especificidade; permitir um maior amadurecimento do estudante diante da escolha da habilitau00e7u00e3o que deseja cursar.