Administração – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:

rn

Su00e3o objetivos do Curso de Graduau00e7u00e3o em Administrau00e7u00e3o da Universidade Federal do Paranu00e1:

rnrn

    rn t

  • ser referu00eancia nacional na formau00e7u00e3o de profissionais na u00e1rea de administrau00e7u00e3o;
  • rn t

  • desenvolver pessoas para atuar na u00e1rea da Administrau00e7u00e3o, mediante o exercu00edcio competente e u00e9tico das modernas formas de gestu00e3o, conectadas com a dinu00e2mica do ambiente;
  • rn t

  • disponibilizar uma formau00e7u00e3o integrada e humanu00edstica, voltada para a conduu00e7u00e3o do processo gerencial das organizau00e7u00f5es;
  • rn t

  • permitir a formau00e7u00e3o de competu00eancia empreendedora para o exercu00edcio de atividades que contribuam com desenvolvimento econu00f4mico e social da regiu00e3o e do Pau00eds;
  • rn t

  • propiciar condiu00e7u00f5es de desenvolvimento pessoal e relacionamento interpessoal;
  • rn t

  • oferecer u00e0 sociedade profissionais de qualidade atravu00e9s da articulau00e7u00e3o das teorias com as pru00e1ticas organizacionais; de estu00e1gios; de reconhecimento das habilidades e competu00eancias extracurriculares; de pru00e1ticas pedagu00f3gicas e de mu00e9todos de ensino-aprendizagem adequados; de sistemas de avaliau00e7u00e3o docente, discente e de infraestrutura;
  • rn t

  • promover uma constante interface com os programas de pu00f3s-graduau00e7u00e3o correlatos e afins.
  • rn

rn

rnCaracteru00edsticas:

rn

O administrador que se pretende formar deve possuir tru00eas grupos de habilidades para o desenvolvimento de suas atividades de forma consentu00e2nea u00e0s exigu00eancias da sociedade contemporu00e2nea:

rnrn

    rn t

  • as de natureza teu00f3rica: su00e3o as relativas ao domu00ednio cognitivo, conceitual, u00e0 organizau00e7u00e3o e sistematizau00e7u00e3o do conhecimento decorrente de sua pru00e1xis e ao desenvolvimento de modelos analu00edticos. A forma de organizau00e7u00e3o do mundo contemporu00e2neo, especialmente com a ru00e1pida evoluu00e7u00e3o das tecnologias de informau00e7u00e3o e com a formau00e7u00e3o de redes, torna o conhecimento um instrumento precioso nos processos de planejamento, de organizau00e7u00e3o, de coordenau00e7u00e3o, de avaliau00e7u00e3o, de tomada de decisu00e3o e de administrau00e7u00e3o estratu00e9gica. Para tanto, o novo gestor deve ser capaz de organizar e de elaborar conhecimentos, ultrapassando a formau00e7u00e3o tecnicista e instrumental;
  • rn t

  • as de natureza comportamental: su00e3o aquelas ligadas ao relacionamento humano, ao respeito aos direitos e necessidades das pessoas, u00e0 condiu00e7u00e3o de empatia no exercu00edcio de funu00e7u00f5es diretivas e de lideranu00e7a. Qualquer organizau00e7u00e3o u00e9 formada por grupos de pessoas e suas mu00faltiplas interau00e7u00f5es internas e externas. O exercu00edcio da administrau00e7u00e3o somente se viabiliza atravu00e9s de pessoas, exigindo, portanto, do gestor habilidades e atitudes decorrentes e promotoras de relacionamentos interpessoais, bem como daqueles referentes u00e0 paz e ao respeito u00e0 natureza;
  • rn t

  • as habilidades tu00e9cnicas: su00e3o aquelas vinculadas a aspectos instrumentais e tecnolu00f3gicos necessu00e1rios u00e0 realizau00e7u00e3o de atividades de administrau00e7u00e3o das au00e7u00f5es de outras pessoas nos grupos de trabalho e na organizau00e7u00e3o. Su00e3o habilidades decorrentes da formau00e7u00e3o profissional.
  • rn

rn

rnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?

rn

O curso possui uma carga horu00e1ria total de 3.060h/aulas, distribuu00eddas da seguinte forma:

rnDISCIPLINAS Bu00c1SICAS E INSTRUMENTAISrn

    rn t

  • Organizau00e7u00f5es e Ambiente Econu00f4mico
  • rn t

  • Teoria Social e Organizau00e7u00f5es
  • rn t

  • Complementos de Matemu00e1tica I
  • rn t

  • Fundamentos Psicolu00f3gicos do Comportamento Humano nas Organizau00e7u00f5es
  • rn t

  • Estatu00edstica II
  • rn t

  • Mu00e9todos Quantitativos I e II
  • rn t

  • Oficina de Informu00e1tica
  • rn t

  • u00c9tica nas Organizau00e7u00f5es
  • rn t

  • Direito Empresarial
  • rn t

  • Gestu00e3o do Capital Circulante
  • rn t

  • Pesquisa em Administrau00e7u00e3o
  • rn t

  • Anu00e1lise Econu00f4mico-Financeira das Empresas
  • rn

rn

rnDISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES E ESPECu00cdFICAS

rnrn

    rn t

  • Organizau00e7u00e3o e Planejamento de Recursos Humanos
  • rn t

  • Fundamentos de Marketing
  • rn t

  • Princu00edpios de Finanu00e7as
  • rn t

  • Fundamentos da Gestu00e3o Organizacional
  • rn t

  • Evoluu00e7u00e3o do Pensamento em Administrau00e7u00e3o
  • rn t

  • Administrau00e7u00e3o de Sistemas de Informau00e7u00e3o
  • rn t

  • Remunerau00e7u00e3o, Carreira e Avaliau00e7u00e3o de Desempenho de Pessoas
  • rn t

  • Recrutamento, Seleu00e7u00e3o e Desenvolvimento de Pessoas
  • rn t

  • Administrau00e7u00e3o de Marketing
  • rn t

  • Estratu00e9gias de Produu00e7u00e3o
  • rn t

  • Pesquisa de Marketing
  • rn t

  • Mercado de Capitais
  • rn t

  • Logu00edstica de Distribuiu00e7u00e3o
  • rn t

  • Planejamento e Estratu00e9gia de Marketing
  • rn t

  • Decisu00e3o de Investimento
  • rn t

  • Logu00edstica de Suprimentos
  • rn t

  • Sistemas de Produu00e7u00e3o
  • rn t

  • Estu00e1gio Supervisionado
  • rn

rn

rnDISCIPLINAS COMPLEMENTARES

rnrn

    rn t

  • Teoria das Organizau00e7u00f5es
  • rn t

  • Administrau00e7u00e3o do Terceiro Setor
  • rn t

  • Planejamento Tributu00e1rio
  • rn t

  • Empreendedorismo e Criau00e7u00e3o de Novos Negu00f3cios
  • rn t

  • Comportamento Organizacional
  • rn t

  • Gestu00e3o Internacional de Negu00f3cios
  • rn t

  • Administrau00e7u00e3o de Projetos
  • rn t

  • Administrau00e7u00e3o de Varejo e Serviu00e7os
  • rn t

  • Decisu00e3o de Financiamento
  • rn t

  • Administrau00e7u00e3o Estratu00e9gica
  • rn

rn

rnDISCIPLINAS COMPLEMENTARES OPTATIVAS

rnrn

    rn t

  • Tu00f3picos Especiais de Operau00e7u00f5es e Logu00edstica
  • rn t

  • Tu00f3picos Especiais de Administrau00e7u00e3o de Pessoas
  • rn t

  • Tu00f3picos Especiais de Marketing
  • rn t

  • Tu00f3picos Especiais de Finanu00e7as
  • rn t

  • Tu00f3picos Especiais em Anu00e1lise Organizacional
  • rn t

  • Tu00f3picos Especiais em Administrau00e7u00e3o Pu00fablica
  • rn t

  • Estu00e1gio Supervisionado 300
  • rn t

  • Atividades Curriculares Complementares Obrigatu00f3riasrn
  • rn

rn

Alu00e9m disso, o aluno do curso de Administrau00e7u00e3o contaru00e1 com o apoio do Centro de Carreiras, um projeto que ajuda o estudante a tratar de questu00f5es u201cem que tipo de empresa eu quero atuar?u201d, u201co que ocorre nos processos seletivosu201d?, u201cquero ser um empreendedor ou atuar em empresas?u201d, u201ccomo deve ser um bom curriculum vitae?u201d. O objetivo do Centro de Carreiras u00e9 preparar o estudante para entrar no mercado de trabalho.

rnO aluno tambu00e9m poderu00e1 fazer intercu00e2mbio em universidade estrangeira durante o curso, com a possibilidade de validar as disciplinas cursadas fora do pau00eds.rn

Uma pru00e1tica recorrente em nosso curso su00e3o as visitas tu00e9cnicas, que ocorrem em organizau00e7u00f5es diversas pelo Brasil.

rnTambu00e9m temos “A Liga de Cocriau00e7u00e3o”, que u00e9 um projeto de extensu00e3o que visa engajar professores e alunos do curso de Administrau00e7u00e3o da UFPR para que cocriemos soluu00e7u00f5es para nossos problemas de dentro e fora da sala de aula. Utilizamos a metodologia do Design Thinking para (i) emergir nos problemas que nos rodeiam, sejam relacionados a pru00e1ticas de ensino-aprendizagem, comportamentos e relacionamentos de nosso stakeholders ou estrutura do curso, (ii) gerar ideais para a soluu00e7u00e3o desses problemas e (iii) implementar projetos que visem atingir os objetivos formulados coletivamente.

Perfil

Estudante:

rngif de um homem de u00f3culos tendo uma ideiarn

Para concretizar as habilidades do administrador, u00e9 necessu00e1rio articular os vu00e1rios saberes oriundos de diferentes esferas formais e informais do conhecimento, sejam estas epistemolu00f3gicas, teu00f3ricas ou pru00e1ticas, capazes de promover um conjunto de qualidades necessu00e1rias ao exercu00edcio profissional. O Administrador que se pretende formar, no sentido exposto, deve possuir, portanto, as seguintes competu00eancias:

rnrn

    rn t

  • reconhecer e definir problemas, equacionar soluu00e7u00f5es, pensar estrategicamente, introduzir modificau00e7u00f5es no processo de trabalho, atuar preventivamente e generalizar conhecimentos;
  • rn t

  • planejar, organizar, coordenar tarefas, avaliar desempenho, desenvolver mu00e9todos e procedimentos de trabalho, elaborar e sistematizar o conhecimento obtido;
  • rn t

  • comunicar-se com seus grupos de trabalho (superiores, subordinados e pares), cooperar, realizar trabalho em equipe e exercitar permanentemente as habilidades de negociau00e7u00e3o, de comunicau00e7u00e3o interpessoal e de diu00e1logo;
  • rn t

  • possuir iniciativa, criatividade, desejo e motivau00e7u00e3o para aprender, disposiu00e7u00e3o para mudanu00e7as e consciu00eancia u00e9tica sobre seu trabalho;
  • rn t

  • refletir e atuar autu00f4noma e criticamente sobre os processos de trabalho e de produu00e7u00e3o, compreendendo sua posiu00e7u00e3o e suas funu00e7u00f5es na estrutura organizacional (direitos e deveres) e desenvolvendo raciocu00ednio lu00f3gico, cru00edtico e analu00edtico para estabelecer relau00e7u00f5es entre fenu00f4menos e para expressar-se de forma adequada diante de diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • rn t

  • ser capaz de fazer leituras apropriadas do ambiente, de seu contexto e de sua estrutura objetiva (econu00f4mica, juru00eddica, polu00edtica, social, ideolu00f3gica, cultural e institucional) e de agir estratu00e9gica e conscientemente.
  • rn

rn

rnProfissional:

rngif de um homem de terno, dentro de uma empresa, sendo ovacionado pelos funcionu00e1riosrn

A condiu00e7u00e3o de trabalho do administrador para os pru00f3ximos anos u00e9 de mudanu00e7a constante. O Administrador deve ser capaz de elaborar leituras corretas da dinu00e2mica ambiental e de agir em funu00e7u00e3o das mesmas, inclusive de se antecipar u00e0s mudanu00e7as. Os estudos e pesquisas disponu00edveis indicam que todas as organizau00e7u00f5es, do setor pu00fablico, privado ou do terceiro setor, deveru00e3o adotar formatos estruturais que estimulem e viabilizem au00e7u00f5es empreendedoras e criativas. A realidade mundial, atual e futura, exige que o administrador tenha um perfil que envolva as seguintes caracteru00edsticas:

rnrn

    rn t

  • visu00e3o interativa das relau00e7u00f5es de produu00e7u00e3o e da organizau00e7u00e3o, com capacidade de leitura de cenu00e1rios econu00f4micos, juru00eddico-polu00edticos, sociais, tecnolu00f3gicos, cientu00edficos e culturais;
  • rn t

  • capacidade de aprimorar os resultados das organizau00e7u00f5es;
  • rn t

  • condiu00e7u00e3o de estabelecer relacionamentos cooperativos e solidu00e1rios com os demais membros da organizau00e7u00e3o, parceiros e pu00fablico externo;
  • rn t

  • habilidade para lidar com questu00f5es individuais e coletivas, afetivas, simbu00f3licas, sociais, interculturais e de conhecimento pluralista;
  • rn t

  • conhecimento das u00e1reas propedu00eauticas u00e0 Administrau00e7u00e3o sem que isto venha a se confundir com a substituiu00e7u00e3o de seus respectivos profissionais em suas atividades especu00edficas;
  • rn t

  • profundo conhecimento tu00e9cnico das u00e1reas profissionalizantes da Administrau00e7u00e3o, mesmo que venha a atuar de forma especializada;
  • rn t

  • competu00eancia para propiciar condiu00e7u00f5es de auto e mu00fatuo desenvolvimento;
  • rn t

  • habilidades de comunicau00e7u00e3o, de diu00e1logo e de troca de informau00e7u00f5es;
  • rn t

  • habilidades relacionadas u00e0 lideranu00e7a e ao exercu00edcio da autoridade para lidar com conflitos, divergu00eancias, valores multiculturais e pluralismo de ideias;
  • rn t

  • capacidade de conduzir, orientar e assessorar processos de negociau00e7u00e3o;
  • rn t

  • capacidade cru00edtica e de desenvolvimento autu00f4nomo;
  • rn t

  • capacidade de implementar mudanu00e7as e inovau00e7u00f5es;
  • rn t

  • capacidade de analisar problemas e tomar decisu00f5es.
  • rn

Histu00f3ria do curso

O curso de graduau00e7u00e3o em Administrau00e7u00e3o faz parte do Departamento de Administrau00e7u00e3o Geral e Aplicada (DAGA) do Setor de Ciu00eancias Sociais Aplicadas (SCSA) da Universidade Federal do Paranu00e1.

rnEm 1967 demos inu00edcio u00e0 primeira turma do curso de Administrau00e7u00e3o (1967-1970), no pru00e9dio da Rua Dr. Faivre. A turma era formada por 27 alunos, entre estes havia apenas uma mulher. A formatura dos pioneiros em Administrau00e7u00e3o da UFPR foi um marco na vida acadu00eamica do Estado. A solenidade, que reuniu alunos e professores de outros cursos do Setor, tambu00e9m mobilizou titulares de todos os Poderes do Estado.rnrnEm 2002, o Setor de Ciu00eancias Sociais Aplicadas foi transferido para o Campus Jardim Botu00e2nico da UFPR, juntamente com o Departamento de Administrau00e7u00e3o Geral e Aplicada.rnrnA nova sede foi fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensu00e3o. A estrutura do edifu00edcio conta com salas de aulas amplas, auditu00f3rios para grandes e pequenos eventos, ampla u00e1rea de interau00e7u00e3o com mesas de trabalho para alunos, salas para pesquisas, sala de conferu00eancias, alu00e9m de laboratu00f3rios de informu00e1tica, biblioteca com acervo especu00edfico, estacionamento gratuito, restaurante universitu00e1rio e cantina.rnrnAo longo de sua histu00f3ria, o DAGA tem contribuu00eddo com a formau00e7u00e3o e a capacitau00e7u00e3o de administradores comprometidos com o desenvolvimento da sociedade paranaense e brasileira. Nosso curso u00e9 nota mu00e1xima (nota 5) no ENADE, incluindo-nos, assim, como um dos melhores cursos do Paranu00e1.rnrnNossos egressos su00e3o destaque no mercado de trabalho, atuando como empreendedores e fundadores de empresas tais como: OLIST, PIPEFY, AVEC, entre outras.u00a0Alu00e9m disso, nossos ex-alunos ocupam cargos de destaque em grandes empresas como Google, Boticu00e1rio, Bosh, Renault e Furukawa. Negu00f3cios criativos su00e3o a nossa especialidade, visto que nossos alunos su00e3o estimulados ao empreendedorismo desde o inu00edcio de sua formau00e7u00e3o.rnrnA Escola de Administrau00e7u00e3o contempla cursos de graduau00e7u00e3o presencial (com algumas disciplinas na modalidade EAD), especializau00e7u00e3o presencial e u00e0 distu00e2ncia, alu00e9m de mestrado e doutorado.rnrnO corpo docente u00e9 formado por 60 professores, os quais su00e3o mestres ou doutores, cujas contribuiu00e7u00f5es podem ser vistas na u00e1rea acadu00eamica com publicau00e7u00e3o de livros, de pesquisas nacionais e internacionais e de modelos de negu00f3cios. A experiu00eancia profissional de nossos professores u00e9 decorrente de cargos de gestu00e3o anteriormente ocupados na iniciativa pu00fablica e/ou privada.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnEmpresa Junior u2013 JR Consultoria: com mais de 20 anos de mercado, a JR Consultoria u00e9 a empresa ju00fanior do Setor de Ciu00eancias Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paranu00e1. O objetivo da JR u00e9 desenvolver potenciais, tanto dos alunos que fazem parte do projeto, quanto dos clientes atendidos, por meio da aplicau00e7u00e3o dos conhecimentos que aprendem na sala de aula em serviu00e7os de consultoria inovadores e personalizados.rn

Focados em gestu00e3o empresarial, os projetos da JR su00e3o desenvolvidos sob orientau00e7u00e3o de professores e mentores especialistas no assunto, trabalhando com metodologias cujos focos su00e3o a otimizau00e7u00e3o de processos, o aumento da lucratividade e o lanu00e7amento de ideias no mercado.

rnAtlu00e9tica (ASA): ASA tem como objetivo integrar os mais de tru00eas mil alunos dos cursos do setor de Ciu00eancias Sociais Aplicadas da UFPR: Administrau00e7u00e3o, Ciu00eancias Contu00e1beis, Economia & Gestu00e3o da Informau00e7u00e3o u2013 por meio de incentivo u00e0s pru00e1ticas esportivas, torcida, bateria, e eventos, como au00e7u00f5es sociais, campeonatos internos e externos, e festas. Fundada em 2010, u00e9 uma das atlu00e9ticas mais tradicionais e queridas de toda a federal. Nossos pilares su00e3o: esportes, torcida, bateria e eventos. Su00e3o mais de dez esportes ofertados, com treinos semanais. Em 2019, os atletas trouxeram para a atlu00e9tica o 3u00ba Lugar Geral no JOIA Curitiba, 2u00ba Lugar Geral no CIA UFPR e o 1u00ba Lugar Geral no Econo Guarapuava.

Palestra

Contato

Telefone:

rn

+55 41 3360-4360

rnE-mail:rncursoadm@ufpr.brrnrnSite:rnhttp://www.sociaisaplicadas.ufpr.br/administracao/historico/rnrnInstagram:rnwww.instagram.com/ceadufprrnrnLocal:rnDepartamento de Administrau00e7u00e3o Geral e Aplicada u2013 DAGArnAv. Pref. Lothario Meissner, 632 2u00ba andarrnCampus Jardim Botu00e2nicornCEP: 80210-170 u2013 Curitiba PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes su00e3o alguns cursos da UFPR relacionados u00e0 Administrau00e7u00e3o!

rnAdministrau00e7u00e3o Pu00fablica – MatinhosrnGestu00e3o e Empreendedorismo – MatinhosrnGestu00e3o Pu00fablica – Curitiba

This is the heading

This is the front content. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

This is the heading

This is the front content. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais