Objetivos
O Curso de Bacharelado em Produção Cultural visa formar profissionais que possam atuar de maneira propositiva, ética e criativa como fomentadores das atividades de arte e cultura ligadas às esferas pública e privada, disseminando, aprimorando e preservando os recursos, bens e produtos culturais, possibilitando o fruir dos mesmos de forma equânime.
O que você irá encontrar
A formação do bacharel em Produção Cultural se dá pela intersecção de saberes, associando as práticas inerentes aos Laboratórios Artístico-Culturais nas áreas da Artes Sonoras, das Visualidades Cênicas, das Artes do Corpo Teatro/Dança/Performance, das Artes Literárias e da Editoração e da Produção Audiovisual, aos conteúdos das Políticas e Humanidades, e ao eixo de Produção e Gestão Cultural, sendo levados a aprofundar seus conhecimentos a partir das Práticas Profissionais, temas inerentes aos Estágios, Atividades Orientadas, e pela interação junto à comunidade circundante local e regional, norteadas por ações extensionistas e de pesquisa, também contempladas na matriz curricular do curso.
Estudante
O Curso de Bacharelado em Produção Cultural visa formar profissionais que possam atuar de maneira propositiva, ética e criativa como fomentadores das atividades de arte e cultura ligadas às esferas pública e privada, disseminando, aprimorando e preservando os recursos, bens e produtos culturais, possibilitando o fruir dos mesmos de forma equânime e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento qualificado das atividades artísticas e culturais que se desenvolvem junto às múltiplas realidades socioculturais e socioambientais na atualidade.
O perfil do curso está dividido em quatro grandes eixos temáticos:
Profissional
O curso formará o estudante para uma atuação de maneira ética, criativa e empreendedora como produtores e gestores culturais nas esferas pública, privada e em organizações sociais. O profissional pode atuar na produção artística, na gestão e na administração de serviços artísticos e culturais, analisando, promovendo e aprimorando a salvaguarda e a fruição de bens e produtos culturais.
O melhor entendimento do cenário cultural que se apresenta à população brasileira nas últimas décadas indica a necessidade de que a formação do produtor cultural possa agregar aos domínios das linguagens artísticas e das práticas culturais ferramentas de gestão e de desenvolvimento profissional embasadas em princípios éticos e estéticos de base humanista – filosófica, sociopolítica e pedagógica -, no intuito de que sejam democratizados bens e produtos culturais, fomentando a fruição de suas práticas nos mais diversos contextos de criação e circulação.
O curso surge a partir de diálogos que aludem ao acolhimento das atividades docentes e discentes no campo da pesquisa e da extensão universitária, do acesso à espaços de criação e fruição artística, buscando a manutenção e ampliação das redes de interação, tanto no âmbito acadêmico quanto no que se refere as parcerias com as classes detentoras e produtoras de arte e cultura que necessitam ser ampliadas, consolidadas, e estimuladas assim como com nas diferentes esferas da administração pública, representantes da iniciativa privada e do terceiro setor.
O Bacharelado em Produção Cultural prevê a realização de seminários, palestras e oficinas que, ao serem ofertados aos estudantes do curso, oportunizam a formação continuada e o contato direto dos estudantes com comunidades artísticas, arte educadores, produtores associados à gestão cultural e responsáveis pela preservação de patrimônio material e imaterial, além de fomentar práticas extensionistas como nos projetos “Cotinga – Cultura, Tecnologia e Etnodesenvolvimento”, “Diálogos Artísticos – Corpos Que Dançam”, “Sacode & Movimenta: Encontros Culturais” e “Máquina de Ativismos em Direitos Humanos”.
Outra possibilidade de trocas de experiências incentivada pelo curso é a realização de intercâmbios nacionais e internacionais. É possível aos estudantes do curso que venham a complementar sua formação em instituições parceiras nacionais ou internacionais.
Todos os professores efetivos do curso realizam pesquisa, o que propicia a participação de estudantes em projetos de iniciação científica. A partir deste trabalho, muitos egressos continuam a sua formação em cursos de mestrado e doutorado em áreas como Educação, Comunicação, Gestão Cultural, Antropologia e outras.
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.
Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!