Objetivos
Formar profissionais de Serviço Social habilitados a conhecer e compreender a realidade sócio-histórica através do reconhecimento de saberes tradicionais, do domÃnio de conhecimentos cientÃficos na perspectiva interdisciplinar e sob os referenciais teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-polÃticos do Serviço Social e a intervir institucional e territorialmente em expressões da questão social no âmbito polÃtico, econômico, sociocultural, ambiental para o enfrentamento das desigualdades sociais e garantia dos direitos humanos.
O que você irá encontrar?
Desde a constituição do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Paraná, a Câmara do Curso, juntamente com o NDE promoveu a estruturação de três Projetos Pedagógicos, com respectivo currÃculo – um em 2010, outro em 2014 e o atual em 2024. Todos aprovados pelas Resoluções CEPE-UFPR, n. 47/2010 e 26/2014. O curso foi implementado compreendendo o contexto contemporâneo como resultante de alterações nas relações econômico-sociais, polÃticas e culturais, as quais geram constantes demandas ao Serviço Social. Demandas estas, que embora não sejam novas, são visualizadas em sua complexidade, porque investidas e revestidas de novos elementos constituintes, dentre os quais destacamos:
Nos processos de Estágio, TCC e Projetos de Aprendizagem o estudante vivencia as três etapas pedagógicas previstas no PPP Setor Litoral, de forma integral. Nas ICHs, a classificação a cada uma das etapas ou sua ocorrência simultânea é condicionada aos saberes propostos em cada uma delas de maneira flexÃvel.Â
Em sÃntese, o curso oferece formação generalista, crÃtica, pluralista e em sintonia com as mudanças da sociedade contemporânea, construÃda por vivências concretas na articulação de conteúdos, conhecimentos tradicionais, populares, em projetos de estágio, extensão e pesquisa desenvolvidos nas realidades locais, afirmando o compromisso com a democratização das relações sociais e com a promoção dos direitos humanos.
Estudante
Profissional com formação generalista, crÃtica, pluralista e em sintonia com as mudanças da contemporaneidade. Sua atuação profissional deve pautar-se na ética, na defesa intransigente dos direitos humanos, no compromisso com a democratização das relações sociais e com a promoção do exercÃcio pleno da cidadania. A perspectiva de totalidade que fundamenta a formação profissional, a partir das dimensões constitutivas da profissão possibilita ao profissional o trabalho nas áreas de planejamento, gestão e avaliação de polÃticas públicas, programas, projetos e serviços sociais, em distintos nÃveis e instituições. A/O profissional deve pautar seus objetivos para a melhoria das condições de vida e trabalho da população brasileira, construindo estratégias interventivas diante das múltiplas manifestações da questão social. A articulação em rede, a organização polÃtica, a formação continuada e mobilização junto aos movimentos sociais e sociedade civil são algumas das estratégias para a materialização do projeto ético-polÃtico da categoria.
Profissional
A/O Assistente Social é um(a) profissional qualificado(a) para atuar nas áreas sociojurÃdica, de saúde, previdência, assistência social, educação, habitação, meio ambiente, trabalho e renda, entre outras. Seu foco de atuação está no atendimento e na defesa dos direitos da população. Atua em diferentes espaços sócio-ocupacionais, tais como secretarias de governo, prefeituras, conselhos de polÃticas sociais, ministério público, tribunais e fóruns; empresas e cooperativas; hospitais e organizações de atendimento à saúde, instituições de ensino; fundações, institutos; movimentos sociais, organizações não governamentais e sindicatos. Por meio de sua formação técnica e sociopolÃtica consegue atuar no planejamento, implementação, execução e avaliação nas polÃticas públicas sociais dos mais diversos setores. Ademais, a atuação dos(as) profissionais não se restringe a atuação como assistente social, sua inserção em projetos de pesquisa, Institutos de Pesquisa, consultoria e assessoria abrange um amplo campo ao profissional formado na área.
A Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral instalou-se na região do litoral do Paraná em 2005. Articulado ao objetivo institucional de contribuir com o desenvolvimento da região, o Curso de Serviço Social foi pensado – e instituÃdo em 2006 – de modo a atender cientÃfica e tecnicamente ao contexto de desigualdade social próprio da região. A realidade socioeconômica dos sete municÃpios litorâneos é determinada pelo conjunto de relações sociais, polÃticas, econômicas e culturais próprias do desenvolvimento histórico. O Litoral do Paraná foi a primeira região do Estado a ser colonizada. Apesar da longa data, a localidade apresenta-se economicamente deprimida sendo, na atualidade, uma das regiões mais pobres do estado do Paraná.Â
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O curso de Serviço Social foi implementado compreendendo o contexto das duas primeiras décadas do século XXI como resultante de alterações nas relações econômico-sociais, polÃticas e culturais, as quais geram constantes demandas ao Serviço Social, profissão de nÃvel superior, de caráter interventivo e que detém reconhecimento por diferentes agências de pesquisa como área especÃfica de conhecimento. Â
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O curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Paraná a partir da Resolução 28/06 CEPE, – a qual estabelecia inicialmente o oferecimento de 30 vagas para o curso de Serviço Social, no turno noturno, para o segundo semestre de 2006. A partir de 2010 o curso passa a ofertar 35 vagas anuais. A manutenção das 35 vagas anuais do curso ocorre em virtude do quantitativo de professores efetivos alocados no curso e considerando ainda o quantitativo de vagas ofertadas pelo demais cursos sediados no Setor Litoral.Â
Conheça mais sobre o curso de Serviço Social, acesse: Bacharelado em Serviço Social (ufpr.br)
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.
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