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Serviço Social – Matinhos
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Sobre o curso

  • Objetivos: 

Formar profissionais de Serviço Social habilitados a conhecer e compreender a realidade sócio-histórica através do reconhecimento de saberes tradicionais, do domínio de conhecimentos científicos na perspectiva interdisciplinar e sob os referenciais teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos do Serviço Social e a intervir institucional e territorialmente em expressões da questão social no âmbito político, econômico, sociocultural, ambiental para o enfrentamento das desigualdades sociais e garantia dos direitos humanos. 

 

  • O que você irá encontrar?   

Desde a constituição do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Paraná, a Câmara do Curso, juntamente com o NDE promoveu a estruturação de três Projetos Pedagógicos, com respectivo currículo – um em 2010, outro em 2014 e o atual em 2024. Todos aprovados pelas Resoluções CEPE-UFPR, n. 47/2010 e 26/2014. A O curso foi implementado compreendendo o contexto contemporâneo como resultante de alterações nas relações econômico-sociais, políticas e 

culturais, as quais geram constantes demandas ao Serviço Social. Demandas estas, que embora não sejam novas, são visualizadas em sua complexidade, porque investidas e revestidas de novos elementos constituintes, dentre os quais destacamos: 

 

a) A dinâmica própria da organização social capitalista e sua reestruturação contemporânea no campo econômico, a permanência da concentração de renda e da riqueza socialmente produzida, a exclusão de parcela da população brasileira do setor produtivo formal, reformas trabalhistas e previdenciárias – que resultam na redução de cobertura da seguridade formal a uma significativa parcela da população que passa a demandar com mais intensidade políticas de caráter social, a exemplo da assistência social, da habitação de interesse social, regularizações fundiárias urbanas e demarcações de terras de comunidades tradicionais, mitigação das condições em assentamentos humanos precários com ampliação da atuação do Estado no provimento de bens de primeira necessidade tais como o acesso a água e ao saneamento. Tais expressões da questão social impactam diretamente nas relações sociais e no campo da saúde física e mental das pessoas, nas configurações da organização político-social que demandam a afirmação de direitos sociais, da democracia e a necessária produção de subjetividades sociais permeadas pelas lutas constantes em prol da equidade social, étnico-racial, geracional e de gênero, confrontando o conservadorismo, a violência e a necropolítica que se apresentam na conjuntura atual. 

 

b) A demanda crescente de investimento público em políticas sociais, no contexto pós desmonte de políticas públicas vivenciadas nos últimos seis anos de governo, certamente demandará a geração e ampliação de programas, projetos e serviços destinados às populações em situação de pobreza e 

vulnerabilidades socioambientais. Neste sentido, um eixo importante da formação foi definido no perfil do Curso o qual dá ênfase à produção e gestão de políticas públicas e ao trabalho profissional de Serviço Social neste âmbito; 

 

c) Transformações na profissão de Serviço Social no que tange à revisão e aprofundamento de seus referenciais teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos os quais exigem a reatualização de conteúdos curriculares. A profissão não está à margem da sociedade, a integra e, como tal, colhe frutos de processos sociais amplos, tais como a difusão de informação, a integração de agendas de políticas sociais no mundo, a participação em fóruns sociais internacionais, o direcionamento de pesquisas voltadas a esses temas pelos programas de Mestrados e Doutorados no Brasil.  

 

Nos processos de Estágio, TCC e Projetos de Aprendizagem o estudante vivencia as três etapas pedagógicas previstas no PPP Setor Litoral, de forma integral. Nas ICHs, a classificação a cada uma das etapas ou sua ocorrência simultânea é condicionada aos saberes propostos em cada uma delas de maneira flexível. 

 

Em síntese, o curso oferece formação generalista, crítica, pluralista e em sintonia com as mudanças da sociedade contemporânea, construída por vivências concretas na articulação de conteúdos, conhecimentos tradicionais, populares, em projetos de estágio, extensão e pesquisa desenvolvidos nas realidades locais, afirmando o compromisso com a democratização das relações sociais e com a promoção dos direitos humanos.

Perfil

  • Estudante 

gif em desenho que mostra uma mulher com os brau00e7os levantados segurando um presente. No topo da tela, outra mulher pega o presente e repete o processo, passando o presente pra cima. Quando chega na terceira mulher, ela levanta as mu00e3os e o presente se abre, saindo um corau00e7u00e3o de dentro da caixa

Profissional com formação generalista, crítica, pluralista e em sintonia com as mudanças da contemporaneidade. Sua atuação profissional deve pautar-se na ética, na defesa intransigente dos direitos humanos, no compromisso com a democratização das relações sociais e com a promoção do exercício pleno da cidadania. A perspectiva de totalidade que fundamenta a formação profissional, a partir das dimensões constitutivas da profissão possibilita ao profissional o trabalho nas áreas de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas, programas, projetos e serviços sociais, em distintos níveis e instituições. O profissional deve pautar seus objetivos para a melhoria das condições de vida e trabalho da população brasileira, construindo estratégias interventivas diante das múltiplas manifestações da questão social. A articulação em rede, a organização política, a formação continuada e mobilização junto aos movimentos sociais e sociedade civil são algumas das estratégias para a materialização do projeto ético-político da categoria.

 

  • Profissional – Áreas de atuação

gif de uma balanu00e7a de pratos, que estu00e3o em desequilu00edbrio atu00e9 que aparece uma mu00e3o que ajeita a balanu00e7a, deixando os pratos em nu00edveis iguais

O Assistente Social é um profissional qualificado para atuar nas áreas sociojurídica, de saúde, previdência, assistência social, educação, habitação, meio ambiente, trabalho e renda, entre outras. Seu foco de atuação está no atendimento e na defesa dos direitos da população. Atua em diferentes espaços sócioocupacionais, tais como secretarias de governo, prefeituras, conselhos de políticas sociais, ministério público, tribunais e fóruns; empresas e cooperativas; hospitais e organizações de atendimento à saúde, instituições de ensino; fundações, institutos; movimentos sociais, organizações não governamentais e sindicatos. Por meio de sua formação técnica e sociopolítica consegue atuar no planejamento, implementação, execução e avaliação nas políticas públicas sociais dos mais diversos setores. Ademais, a atuação dos profissionais não se restringe a atuação como assistente social, sua inserção em projetos de pesquisa, Institutos de Pesquisa, consultoria e assessoria abrange um amplo campo ao profissional formado na área.

 

História do curso

A Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral instalou-se na região do litoral do Paraná em 2005. Articulado ao objetivo institucional de contribuir com o desenvolvimento da região, o Curso de Serviço Social foi pensado – e instituído em 2006 – de modo a atender científica e tecnicamente ao contexto de desigualdade social próprio da região. A realidade socioeconômica dos sete municípios litorâneos é determinada pelo conjunto de relações sociais, políticas, econômicas e culturais próprias do desenvolvimento histórico. O Litoral do Paraná foi a primeira região do Estado a ser colonizada. Apesar da longa data, a localidade apresenta-se economicamente deprimida sendo, na atualidade, uma das regiões mais pobres do estado do Paraná. 

 

O curso de Serviço Social foi implementado compreendendo o contexto das duas primeiras décadas do século XXI como resultante de alterações nas relações econômico-sociais, políticas e culturais, as quais geram constantes demandas ao Serviço Social, profissão de nível superior, de caráter interventivo e que detém reconhecimento por diferentes agências de pesquisa como área específica de conhecimento.  

 

O curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Paraná a partir da Resolução 28/06 CEPE, – a qual estabelecia inicialmente o oferecimento de 30 vagas para o curso de Serviço Social, no turno noturno, para o segundo semestre de 2006. A partir de 2010 o curso passa a ofertar 35 vagas anuais. A manutenção das 35 vagas anuais do curso ocorre em virtude do quantitativo de professores efetivos alocados no curso e considerando ainda o quantitativo de vagas ofertadas pelo demais cursos sediados no Setor Litoral. 

Vagas e turnos

  • Nome do curso: Serviço Social
  • Tipo: Bacharelado
  • Setor: Litoral 
  • Cidade: Matinhos 
  • Sistema: Semestral 
  • Turno: Noturno 
  • Duração (anos): 4

Saiba mais

Conheça mais sobre o curso de Serviço Social, acesse: Bacharelado em Serviço Social (ufpr.br)

Palestra

Contato

  • Telefones: (41) 3511-8300
  • E-mail: camara.ss@ufpr.br
  • Site: https://litoral.ufpr.br/servicosocial/
  • Local: Setor Litoral – Endereço: Rua Jaguariaíva, 512, Matinhos – PR, 83260-000

Vestibular

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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