Objetivos
O que você irá encontrar?
Desde o inÃcio do curso, estudantes de Relações Públicas vivenciam o conhecimento teórico e prático. Além do conjunto de disciplinas que contemplam os quatro eixos das Diretrizes Curriculares, o discente pode participar de diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão. A Prattica – Agência Experimental de Relações Públicas foi a primeira do Brasil e há mais de 30 anos possui clientes reais. Neste projeto de extensão, estudantes desenvolvem todas as atividades da profissão, como organização de eventos, planejamento de comunicação, gerenciamento de mÃdias sociais digitais etc. Na Agência Escola, outro projeto de extensão e institucional, é possÃvel trabalhar com a Comunicação Pública da Ciência, que procura aproximar cientistas da sociedade em geral. Â
Os grupos de pesquisa, liderados por docentes do Departamento de Comunicação, desenvolvem pesquisas na área e recebem estudantes (graduandos, mestrandos e doutorandos). A troca de conhecimento possibilita uma formação diferenciada.
Estudantes de Relações Públicas encontram ainda laboratórios (fotografia, televisão, rádio e multimÃdia) para o desenvolvimento de atividades práticas da profissão. Há também a possibilidade de realizar disciplinas optativas que discutem temas atuais e inovadores.
O curso de Relações Públicas (RP) é responsável pela formação de um profissional crÃtico e preocupado com as demandas sociais. Algumas habilidades são desenvolvidas durante o curso, como o domÃnio de técnicas de redação e a apresentação em público. A produção de conteúdo (oral e escrito) é uma das atividades chave da profissão, por isso é importante um bom domÃnio da lÃngua materna e conhecimento de lÃngua estrangeira. Durante os 4 anos da graduação, é possÃvel cursar idiomas na própria UFPR no Centro de LÃnguas (Celin). Também é interessante ter conhecimentos básicos/médio de informática. É importante lembrar que o profissional de RP se relaciona com públicos diversos, dentro e fora das organizações, tratando-os sempre dentro dos princÃpios éticos e com a polidez necessária. Como um futuro estrategista da comunicação, o relações públicas deve gostar de interagir com públicos, planejar estratégias e colocar em práticas ações para promover uma organização e/ou pessoa.
Profissional – áreas de atuação
O campo de atuação do relações públicas é amplo, pois pode trabalhar em organizações de diferentes setores (Públicos e Privados). O profissional de RP é responsável por diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento do planejamento de comunicação, como analisar cenários e mercado, mapear públicos, organizar eventos estratégicos, pesquisar a opinião do público e gerenciar mÃdias sociais digitais.
O curso de Comunicação completou 60 anos em 2024. Até 2017, o curso de Relações Públicas era oferecido como habilitação do curso de Comunicação Social, assim como Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A transformação das habilitações em cursos independentes foi realizada para atender demandas do Ministério da Educação, a partir das Diretrizes Curriculares. Estudantes de Relações Públicas da UFPR convivem no mesmo campus (Cabral) com os discentes de Jornalismo e Publicidade, intercambiando conhecimentos em disciplinas e em atividades de pesquisa e extensão.
Conheça mais sobre o curso de Relações Públicas, acesse: Curso de Relações Públicas UFPR
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.
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