Objetivos
O Curso de Graduação em Oceanografia (CGO) tem como objetivo prover formação técnico-cientÃfica direcionada ao conhecimento, análise e previsão da estrutura e dinâmica de sistemas costeiros e oceânicos, bem como ao gerenciamento das atividades humanas nessas áreas. A formação do Oceanógrafo incentiva uma visão crÃtica e criativa para a identificação e resolução de problemas que envolvem as ciências do mar, e que resulte numa atuação empreendedora, cientÃfica e abrangente no atendimento à s demandas da sociedade.
O que você irá encontrar?
Os alunos do CGO da UFPR devem desenvolver atividades práticas de laboratório e de campo, onde os discentes passam a ter contato com as diversas nuances da profissão nas áreas de fÃsica, geologia, quÃmica, biologia e socioambiental. Assim, o CGO tem a finalidade de proporcionar condições para que o aluno desenvolva competências e habilidades com caracterÃsticas plurais para garantir um processo formativo humanista, não antropocêntrico, crÃtico e ético, que o preparem plenamente para a vida cidadã e profissional. O CGO é ofertado de forma integral, e após a reforma curricular de 2022 passou a somar carga horária total mÃnima de 3.414 horas, composta de pelo menos 40% de atividades práticas de laboratório (LB), de campo (CP), orientada (OR), práticas especÃficas (PE) e de embarque.
Estudante
A/O discente do curso de Oceanografia precisa ser apaixonado pelos oceanos, pois terá ampla formação técnico cientÃfica para atuar de forma abrangente na compreensão e avaliação do funcionamento dos oceanos e ambientes transicionais. A partir de uma perspectiva cientÃfica crÃtica, multidisciplinar e interdisciplinar adquirida no curso, estará apto(a) a estudar ambientes costeiros e oceânicos, realizando pesquisas sobre a vida animal e vegetal e sobre as caracterÃsticas fÃsicas, geológicas e quÃmicas dos sistemas marinhos. Sua formação também compreende o estudo dos efeitos das atividades humanas sobre a estrutura e funcionamento dos ecossistemas marinhos. Com a incorporação de conhecimentos socioambientais, também terá perspectivas para compreender as relações homem natureza, atuando na orientação, proposição e formulação de estratégias, planos e ações para o uso sustentável dos recursos naturais marinhos.
Profissional
Os mares e oceanos cobrem 70% do planeta, são 90% da biosfera e estima-se que 90% ainda seja com plenamente desconhecido. Dessa maneira é evidente que o mercado de trabalho ainda se encontra em plena expansão. O Oceanógrafo formado pela UFPR possui competências e habilidades para formular, elaborar, fiscalizar e dirigir estudos, planejamentos, projetos e/ou pesquisas cientÃficas básicas e aplicadas que visem o conhecimento e a utilização racional do meio marinho e costeiro em todos os seus domÃnios. Atualmente nossos egressos atuam em serviços públicos e privados. Como exemplos de sua atuação: Obras em áreas costeiras; Gestão Portuária; PerÃcia Ambiental; Energias Renováveis; Gestão de Projetos em Unidades de Conservação; Portos e plataformas de extração mineral; Indústria Pesqueira etc.
O curso de Oceanografia abriu sua primeira turma no ano 2000 com o nome de Ciências do Mar. Desde então, vem atraindo a atenção de muita gente disposta a conquistar uma das 40 vagas ofertadas e a passar a maior parte do ano estudando na pequena cidade litorânea de Pontal do Paraná. O sol, o mar, o contato com a natureza e as prosaicas vilas de pescadores da região são alguns dos atrativos para esta graduação. Em pouco tempo, contudo, o estudante toma consciência da importância do curso e de seu papel na sociedade.
Entre 2021 e 2030 foi declarada a Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Década do Oceano. Essa década construirá uma estrutura comum para garantir que a Ciência Oceânica possa apoiar os paÃses na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; proporcionará uma oportunidade para criar um alicerce, por meio da interface ciência-polÃtica, para fortalecer a gestão dos nossos oceanos e zonas costeiras em benefÃcio da humanidade. No Brasil a Década do Oceano conta com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), representante cientÃfico na Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), da UNESCO. Desde 2019, essa instituição tem promovido uma série de atividades para o alcance dos resultados da Década, proporcionando maior engajamento e parcerias entre cientistas, terceiro setor e sociedade civil. Na UFPR o curso de Oceanografia e seus discentes participam da Coalizão UFPR pela década do Oceano (https://ufpr.br/coalizao-ufpr-pela-decada-do-oceano/).
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.
Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!