Objetivos
O objetivos dos cursos de Medicina da UFPR são:
a) promover a formação humanística de profissionais médicos, com excelente capacidade técnica, capacitando-os a resolver os principais problemas de saúde da população, tendo a compreensão do ser humano em sua complexidade (bio-psico-social-espiritual);
b) Ensinar a boa relação médico-paciente como base da atuação profissional, articulando práticas multiprofissionais para melhor benefício de todos, valorizando a ética profissional, estimulando a iniciação científica e o interesse pela inovação.
c) Estimular a prática docente, com intercâmbio de aprendizados localmente, regionalmente e nacionalmente, com integração de docentes e discentes.
d) Participar dos sistemas nacionais de avaliação dos Cursos de Medicina, buscando melhoria contínua em parceria com instituições acreditadoras nacionais.
e) Buscar excelência acadêmica na formação de profissionais que permitam melhorar a qualidade de vida das pessoas a quem sua atividade puder beneficiar.
São ofertadas 60 vagas anualmente, divididas em dois semestres (30 alunos/semestre). Os alunos são selecionados no processo seletivo da UFPR (Vestibular).
Conta com um Currículo Integrado, enfocando o aprendizado na comunidade (aprender fazendo), utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem (centradas nas necessidades dos estudantes como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador do processo), tendo como metodologia predominante a Aprendizagem Baseada em Equipes – ABE (do inglês TBL – Team Based Learning).
A matriz curricular é integrada em módulos de ensino e estrutura-se em dois Ciclos:
Ciclo Educacional (do 1º ao 8º período)
Ciclo de Estágios (do 9º ao 12º período, compreendendo os estágios em Clínica Médica; Medicina Geral da Família e Comunidade; Clínica Cirúrgica; Saúde da Criança e do Adolescente; Urgências e Emergências; Áreas Optativas).
O que você irá encontrar?
O Curso, que conta com um Currículo Integrado, enfoca o aprendizado na comunidade (aprender fazendo), utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem (centradas nas necessidades dos estudantes como sujeitos da aprendizagem e no professor como facilitador do processo), tendo como metodologia predominante a Aprendizagem Baseada em Equipes – ABE (do inglês TBL – Team Based Learning).
A matriz curricular é integrada em módulos de ensino e estrutura-se em dois Ciclos:
Eixos norteadores do Currículo:
Além da carga horária obrigatória a ser cumprida, o aluno poderá implementar seus conhecimentos em diversas atividades formativas como: Monitoria, Voluntariado Acadêmico, Projetos de Pesquisa e Extensão.
Estudante
O curso de Medicina exige estudo constante! Além disso, o curso dá condições de contato mais direto do acadêmico com a comunidade, não se restringindo apenas aos hospitais escola de que dispõe a UFPR, que além de prestar um significante atendimento à população, tem compromisso muito intenso com doenças de maior gravidade e complexidade. Assim sendo, o acadêmico da Medicina tem a possibilidade de contato, em disciplinas e estágios, contando com a devida supervisão, com a população atendida pelo Sistema Único de Saúde, também nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Especialidades Médicas e Unidades de Urgência e Emergência, atuando na manutenção da saúde com abordagem preventiva, diagnóstica e terapêutica em relação às doenças mais prevalentes, em todas as etapas da vida.
Profissional
O profissional médico possui um amplo mercado de trabalho. Pode atuar como médico generalista ou especializar-se em diferentes áreas como: Medicina de Família e Comunidade, Cardiologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Urologia, Nefrologia, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Infectologia, Cirurgia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Neurologia, Patologia, Radiologia, Ortopedia, Dermatologia, entre muitas outras. A atuação do profissional médico pode ser em clínicas/consultórios particulares ou na rede de saúde pública, em hospitais, centros de pesquisa, clínicas de reabilitação, unidades de pronto atendimento, unidades básicas de saúde e demais locais. O mercado de trabalho, como em todas as profissões, exige um profissional competente, dedicado, responsável, mas sobretudo na medicina, comprometido com o bem-estar e saúde da sociedade.
A Universidade do Paraná fundada por paranaenses em Dezembro de 1912, iniciou com 5 cursos: Direito, Engenharia, Farmácia, Odontologia e Medicina. Federalizada em 1950, a Universidade Federal do Paraná continuou se expandindo principalmente em Curitiba e mais recentemente para o interior do estado. Em 2016 iniciaram as atividades de seu segundo curso de Medicina, agora no município de Toledo.
Com um currículo moderno, utilizando metodologias ativas de ensino aprendizagem, importante contato com a comunidade nas Unidades Básicas de Saúde e UPA desde os primeiros dias letivos, o curso apresenta-se em conformidade com Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil (DCN 2014).
Conheça mais sobre o curso de Medicina em Toledo, acesse: Campus Toledo (ufpr.br)
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.
Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!