Objetivos
O objetivo do curso é formar profissionais com conhecimentos avançados e sólidos de matemática e de sua aplicação prática. O profissional de Matemática Industrial deverá ser capaz de identificar e modelar matematicamente problemas; resolver e implementar a resolução de problemas. A formação destes profissionais tem como objetivo a atuação em diversos setores do mercado, atendendo as novas tendências e necessidades que surgirem. A formação de um profissional reflexivo, crÃtico e atuante, capaz de exercer uma liderança intelectual, social e polÃtica, deverá contribuir para a transformação da realidade brasileira.Â
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O que você irá encontrar?
O curso de Matemática Industrial da Universidade Federal do Paraná está inserido num ambiente propÃcio à produção cientÃfica em matemática do qual participam jovens e experientes matemáticos que atuam tanto no Departamento de Matemática quanto em colaboração com centros de referência do paÃs e do exterior. Os resultados dessa experiência bem sucedida constituem a base para a integração da Matemática com outras áreas da Ciência, para a fundamentação das aplicações ao setor produtivo e para a formação profissional de qualidade. Dessa forma, o curso colabora concreta e efetivamente com a comunidade paranaense tanto na formação de matemáticos para a pesquisa acadêmica e para o ensino em diversos nÃveis, quanto na formação de matemáticos para a atuação nas indústrias e no mercado de trabalho em geral.
Estudante
Os discentes do curso estão preparados para desenvolver sólidos conhecimentos matemáticos em áreas aplicáveis como métodos numéricos, otimização e pesquisa operacional, e métodos matemáticos em engenharia. Além disso, a versatilidade de suas possÃveis atuações é também devido ao treinamento em lógica de programação durante o curso, vistas todas nas disciplinas do currÃculo vigente.
Profissional
O bacharel em Matemática Industrial tem forte formação matemática e computacional, sendo um profissional flexÃvel e apto a interagir com profissionais de outras áreas, atuando no mercado de trabalho com o objetivo de modelar e resolver matematicamente problemas industriais e empresariais, capaz de comunicar com clareza os resultados de forma oral e escrita.
Durante a década de 90 o currÃculo do curso de Matemática foi reformulado algumas vezes, atendendo à s exigências legais e a demanda da sociedade. A reforma de 1992 caracterizou-se por dois pontos básicos: a correção e a modernização dos conteúdos das disciplinas de formação básica e especÃfica; a criação de um elenco de disciplinas optativas, para dar ao aluno a oportunidade de direcionar sua formação a vários campos de atuação, tais como: Pesquisa Operacional; Análise; Lógica e Fundamentos da Matemática; EstatÃstica; Computação e Educação Matemática. Novamente se percebe a tendência de se incrementar disciplinas de matemática aplicada.
De 1989 a 1993, o Departamento ofertou um curso de Especialização em Matemática Aplicada, com ênfase em pesquisa operacional, voltado para a comunidade acadêmica e funcionários de empresas, como por exemplo, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica. Essa especialização acabou convergindo para a primeira pós-graduação vinculada diretamente ao Departamento de Matemática. No inÃcio de 1994, os professores do Departamento de Matemática e do Departamento de Construção Civil da UFPR, iniciaram a criação conjunta de um curso de mestrado de Matemática Aplicada à Engenharia. Assim, em 1994 nasceu o Curso de Pós-Graduação em Métodos Numéricos para Engenharia. Deste modo, consolidou-se no Departamento de Matemática, um grupo de professores pesquisadores na área de matemática aplicada.
Diante dos avanços curriculares do Curso de Matemática, a consolidação de cursos de pós-graduação de matemática aplicada e a demanda do mercado de trabalho por profissionais que aplicassem a matemática para resolução de problemas empresariais, naturalmente o Departamento seguiria na direção de criar um curso de graduação em Matemática Aplicada nos moldes dos demais já existentes no Brasil. Porém, observou-se que nos relatórios da renomada sociedade americana, “Society for Industrial Applied Mathematics(SIAM)”, após uma entrevista com 500 profissionais dentre Matemáticos, Cientistas, Engenheiros e Gerentes de projetos nos Estados Unidos, durante o perÃodo de três anos, em meados da década de 90, indicavam que além da necessidade de ter matemáticos acadêmicos tradicionais, prestando consultorias a empresas e indústrias, haveria necessidade de um profissional trabalhando dentro deste mercado de trabalho diretamente como funcionário. Deste modo, no dia a dia este profissional estaria presente na indústria ou na empresa para planejar e aplicar o modelo matemático do problema, bem como os processos de controle e implementações computacionais pertinentes. Dentro desta concepção surge a profissão de Matemático Industrial. Assim, o Departamento de Matemática decidiu criar um curso de graduação em Matemática Industrial pioneiro no Brasil. Posteriormente em 2012, o relatório da SIAM foi atualizado, cujos resultados reforçam a necessidade de Matemáticos Industriais.
A conclusão mais importante desse segundo relatório é de que as ciências matemáticas e computacionais continuam no caminho para encontrar muitas aplicações, tradicionais e inovadoras, na indústria. O relatório enfatiza também que a transferência de tecnologia, incluindo a transferência de ideias matemáticas, não é uma via de mão única.
Curso 4 estrelas no Guia Estadão da Faculdade 2021.
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.
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