Objetivos
O objetivo principal do curso é formar um bom profissional da linguagem, apto para atuar como bacharel ou licenciado em lÃngua portuguesa e/ou lÃngua estrangeira.
O que você irá encontrar
Ao escolher o curso para o vestibular, o candidato terá que fazer uma opção entre as 12 formações possÃveis em Letras na UFPR. Para isso, terá que escolher se pretende atuar como bacharel ou licenciado em lÃngua portuguesa e/ou lÃngua estrangeira. Como licenciado, o egresso de um dos cursos de Letras poderá atuar como professor de lÃngua e/ou literatura na Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio ou Técnico). Dadas as peculiaridades dos cursos e as demandas sociais, o profissional formado em Letras pode também atuar no campo editorial, como revisor, tradutor, mediador de leitura, entre outros. Além disso, o aluno de Letras pode optar, no vestibular, por uma das 12 formações, entre bacharelado e licenciatura. São elas:Â
Estudante
O aluno de letras terá que escolher se pretende atuar como bacharel ou licenciado em lÃngua portuguesa e/ou lÃngua estrangeira. Como licenciado, o egresso de um dos cursos de Letras poderá atuar como professor de lÃngua e/ou literatura na Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio ou Técnico). Dadas as peculiaridades dos cursos e as demandas sociais, o profissional formado em Letras pode também atuar no campo editorial, como revisor, tradutor, mediador de leitura, entre outros. Além da formação em Português, o aluno de Letras pode ainda optar no vestibular por uma formação especÃfica em uma das seguintes lÃnguas estrangeiras: alemão, espanhol, francês, grego, inglês, italiano, japonês, latim ou polonês. Ao longo do curso, espera-se que o aluno se envolva com pesquisa, extensão, monitoria de disciplinas e projetos variados de modo a ampliar seus conhecimentos e possibilidades de atuação.
Profissional
Como licenciado, o egresso de um dos cursos de Letras poderá atuar como professor de lÃngua e/ou literatura na Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio ou Técnico). O profissional formado Bacharel em Letras pode atuar no campo editorial, como revisor, tradutor, mediador de leitura, entre outros, dadas as peculiaridades dos cursos e as demandas sociais. Além da formação em Português, o aluno de Letras pode ainda optar no vestibular por uma formação especÃfica em uma das seguintes lÃnguas estrangeiras: alemão, espanhol, francês, grego, inglês, italiano, japonês, latim ou polonês.
O Curso de Letras da UFPR, reconhecido pelo Decreto Lei nº 10.908, de 30/11/1940, começou a funcionar em 1938. Está entre os mais antigos cursos de Letras do Brasil e é o mais antigo do Paraná. No inÃcio, eram ofertadas 4 modalidades, todas em bacharelado e licenciatura: Letras Vernáculas, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras Anglo-Germânicas. As reformulações da década de 1960, na esteira da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (4.024/61), alteraram significativamente o curso. Criam-se nas universidades os departamentos, que agregam os professores por áreas especÃficas de conhecimento, e os currÃculos mÃnimos dos cursos de graduação são instituÃdos.
A constituição dos cursos de Letras no Brasil visava trazer para as universidades a formação dos professores de lÃngua materna (ou vernácula, pela nomenclatura da época), clássicas e estrangeiras, sobretudo para a rede de ensino regular. Com as sucessivas expansões do ensino superior no Brasil ao longo da segunda metade do século XX, agregou-se a isso a parte inicial da formação de professores do ensino superior em Letras e de pesquisadores, a ser concluÃda nos cursos de pós-graduação em Letras, que se consolidam como o principal espaço da pesquisa cientÃfica no Brasil. O ensino e a pesquisa passam a ser entendidos, junto com a extensão, como o tripé da formação do profissional em Letras.
Houve reformulações curriculares nas décadas de 1960 e 1970 e em 1981 acabou-se com a semestralidade do curso e com os bacharelados. O curso de Letras da UFPR passou a ser exclusivamente uma Licenciatura. Ao mesmo tempo, o curso passou a ofertar vagas no perÃodo noturno, porém apenas na Licenciatura Simples, em Português e Inglês. A reformulação curricular de 1991 retornou o curso ao formato semestral e promoveu uma reestruturação geral dos conteúdos, formando a estrutura básica que se manteve nas reformulações curriculares seguintes (2001 e 2007). Os bacharelados, que também haviam retornado na reformulação de 1991, são reconfigurados em 2001, quando cria-se a figura das ênfases, que representavam as três principais áreas do conhecimento abrangidas em Letras: estudos literários, estudos linguÃsticos e estudos da tradução, esta última idealizada a partir desse momento.
A reformulação ocorrida em 2007 visava acomodar o aumento de carga horária e o fracionamento desta entre os diferentes componentes de formação (teórico, prático e de estágio) de cada percurso curricular, estipulados nas resoluções do CNE/CES 18/02 e CNE/CP 01/02 e 02/02. A carga horária mÃnima das licenciaturas passou de 2400 para 2800 horas. Além disso, o currÃculo passou a incluir 200 horas de atividades formativas complementares. Em 2009, na esteira do projeto REUNI, houve a ampliação de vagas das habilitações em francês e italiano, e a criação de duas novas habilitações – Japonês e Polonês – com um projeto curricular próprio, bastante distinto do assim chamado CurrÃculo 2007 de Letras.
Com uma flexibilidade bastante enriquecedora, o curso assim se construiu sobre uma pluralidade interessante de habilitações e possibilidades de escolhas oferecidas aos alunos. Embora a entrada anual, no momento do vestibular, fosse definida por uma quantidade aparentemente restrita de opções, as escolhas que se colocavam à disposição do estudante, do inÃcio ao final da sua trajetória acadêmica, estabeleciam possibilidades várias, chegando a 54 habilitações.
Uma nova reestruturação do Curso de Letras ocorreu em 2019 e instituiu os 19 cursos que temos atualmente, entre licenciatura ou bacharelado simples ou duplo, com opção de curso no matutino ou no noturno.
Em 2024, em sua sexta edição, o Concurso Literário Luci Collin, criado na Semana Acadêmica de Letras da UFPR, é uma competição literária e cultural que tem o objetivo de incentivar a criação artÃstica e literária de escritores e escritoras da UFPR, para que entrem em circulação através do reconhecimento e publicação de sua escrita. É aberto a toda a comunidade da UFPR.
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.
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