Informática Biomédica – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnO Curso de Bacharelado em Informu00e1tica Biomu00e9dica da UFPR visa fornecer bases teu00f3ricas e pru00e1ticas que permitam aos seus egressos evoluir profissionalmente nas vertentes empreendedor, desenvolvedor ou acadu00eamico.

rnEspecificamente, espera-se as seguintes habilidades dos egressos, para citar apenas algumas:rn

    rn t

  • anu00e1lise de problemas das u00e1reas biolu00f3gicas e da sau00fade, propondo as melhores soluu00e7u00f5es algoru00edtmicas e/ou de modelagem;
  • rn t

  • desenvolvimento de sistemas de computau00e7u00e3o robustos, pelo uso das melhores tu00e9cnicas de programau00e7u00e3o;
  • rn t

  • armazenamento de grandes volumes de informau00e7u00f5es dos mais variados tipos e formas e sua recuperau00e7u00e3o em tempo aceitu00e1vel;
  • rn t

  • computau00e7u00e3o de cu00e1lculos matemu00e1ticos complexos em tempo extremamente curto;
  • rn t

  • comunicau00e7u00e3o segura, ru00e1pida e confiu00e1vel;
  • rn t

  • automau00e7u00e3o, controle e monitorau00e7u00e3o de sistemas complexos;
  • rn t

  • computau00e7u00e3o ru00e1pida de cu00e1lculos repetitivos envolvendo grande volume de informau00e7u00f5es;
  • rn t

  • processamento de imagens de diferentes origens biomu00e9dicas;
  • rn t

  • jogos e ferramentas para apoio u00e0 sau00fade e a biologia.
  • rn

rn

Caracteru00edsticas:rnEste u00e9 um curso que forma profissionais com su00f3lidos conhecimentos em Ciu00eancias da Computau00e7u00e3o, como formau00e7u00e3o predominante, que se completa com uma formau00e7u00e3o adicional em Biociu00eancias e Sau00fade.

rn

A grade curricular propu00f5e uma formau00e7u00e3o conceitual em Ciu00eancia Exatas, Biolu00f3gicas e Sau00fade ao longo dos quatro anos e uma formau00e7u00e3o especu00edfica em tru00eas grandes u00e1reas que representam os campos de maior evidu00eancia nessa conjunu00e7u00e3o de conhecimento. Su00e3o estas as u00e1reas de formau00e7u00e3o especu00edfica:

rnrn

    rn t

  • Bioinformu00e1tica.
  • rn t

  • Processamento de imagens mu00e9dicas.
  • rn t

  • Gerenciamento de registros clu00ednicos e de sau00fade pu00fablica.
  • rn

rn

Pretende-se que o egresso do Curso de Bacharelado em Informu00e1tica Biomu00e9dica da UFPR esteja entre os melhores do pau00eds, podendo atuar desde o mercado de trabalho regional, atu00e9 por grandes empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e no exterior. Tambu00e9m se espera que o egresso possa seguir carreira acadu00eamica, cursando mestrado, doutorado e que seja, caso queira, um u00f3timo docente em instituiu00e7u00e3o de ensino superior.

rnTambu00e9m su00e3o caracteru00edsticas esperadas a capacidade de analisar e modelar problemas que lhes sejam apresentados, adotando as tu00e9cnicas adequadas para solucionu00e1-los da melhor forma possu00edvel, sendo criativos, curiosos e capazes de buscar alternativas, usando raciocu00ednio lu00f3gico e bom senso.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnUm processo formativo humanista, cru00edtico e u00e9tico, baseado na apropriau00e7u00e3o e produu00e7u00e3o do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de competu00eancias e habilidades que o preparem plenamente para a vida cidadu00e3 e profissional, deve basear-se em estratu00e9gias metodolu00f3gicas ativas que privilegiem os princu00edpios de indissociabilidade das funu00e7u00f5es de ensino, pesquisa e extensu00e3o, integrau00e7u00e3o teoria e pru00e1tica, interdisciplinaridade e flexibilidade, entre outros.rnrnO processo de ensino/aprendizagem, aliado u00e0 pesquisa e u00e0 extensu00e3o, deve ser entendido como espau00e7o e tempo em que o desenvolvimento do pensamento cru00edtico se consolida e permite ao aluno vivenciar experiu00eancias curriculares e extracurriculares com atitude investigativa e extensionista. Nesse entendimento, a matriz curricular configura-se como geradora de oportunidades significativas para aquisiu00e7u00e3o e desenvolvimento de competu00eancias e habilidades necessu00e1rias ao perfil do egresso.rnrnAssim, para o alcance dos objetivos do curso, a metodologia fundamenta-se:rn

    rn t

  • na integrau00e7u00e3o dos conteu00fados bu00e1sicos com os profissionalizantes, de modo a se constituu00edrem os primeiros em fundamentos efetivamente voltados u00e0s especificidades da formau00e7u00e3o e u00e0 sua aplicabilidade;
  • rn t

  • na interau00e7u00e3o entre teoria e pru00e1tica, desde o inu00edcio do curso de forma a conduzir o fluxo curricular num crescente que culmina com o estu00e1gio na fase final;
  • rn t

  • na flexibilizau00e7u00e3o e enriquecimento curricular por meio das atividades formativas e de outras formas;
  • rn t

  • na incorporau00e7u00e3o das atividades de pesquisa e extensu00e3o como componentes curriculares;
  • rn t

  • na utilizau00e7u00e3o de novas tecnologias, possibilitando a introduu00e7u00e3o de conteu00fados a distu00e2ncia previstos na legislau00e7u00e3o federal e nas normas internas da instituiu00e7u00e3o.
  • rn

Perfil

Estudante:rngif que mostra o rosto de um homem e vu00e1rias expressu00f5es matemu00e1ticas e fu00edsicas surgem rodeando seu rostornComo u00e9 um curso interdisciplinar unindo as u00e1reas de Computau00e7u00e3o, Ciu00eancias Biolu00f3gicas e da Sau00fade, u00e9 deseju00e1vel que o aluno tenha interesse nessas tru00eas u00e1reas. O futuro aluno nu00e3o precisa saber programar antes do inu00edcio do curso, ju00e1 que teru00e1 uma formau00e7u00e3o completa nessa u00e1rea. u00c9 muito interessante que o aluno tenha interesse tambu00e9m em matemu00e1tica. Alu00e9m disso, o interesse em resolver problemas e na investigau00e7u00e3o cientu00edfica faz do candidato um possu00edvel aluno bem sucedido no nosso curso.

rnProfissional:rngif com um homem trabalhando u00e0 frente de uma mesa futuru00edstica com projeu00e7u00f5es hologru00e1ficasrnAs caracteru00edsticas dos egressos dos cursos de graduau00e7u00e3o da u00e1rea de Informu00e1tica Biomu00e9dica podem ser divididas em tru00eas componentes, englobando aspectos gerais, tu00e9cnicos e u00e9tico-sociais. Os egressos de cursos que tu00eam a Informu00e1tica Biomu00e9dica como atividade-fim devem ser profissionais que possuem as seguintes caracteru00edsticas:rn

    rn t

  • capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evoluu00e7u00e3o do setor e contribuindo na busca de soluu00e7u00f5es nas diferentes u00e1reas aplicadas;
  • rn t

  • formau00e7u00e3o humanu00edstica, permitindo a compreensu00e3o do mundo e da sociedade, e o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de comunicau00e7u00e3o e expressu00e3o;
  • rn t

  • preocupau00e7u00e3o constante com a atualizau00e7u00e3o tecnolu00f3gica e com o estado da arte;
  • rn t

  • domu00ednio do processo de projeto para construu00e7u00e3o de soluu00e7u00f5es de problemas com base cientu00edfica;
  • rn t

  • capacidade para modelagem e especificau00e7u00e3o de soluu00e7u00f5es computacionais para diversos tipos de problemas;
  • rn t

  • preocupau00e7u00e3o com a validau00e7u00e3o da soluu00e7u00e3o de um problema de forma efetiva;
  • rn t

  • capacidade de projetar e implementar sistemas de computau00e7u00e3o aplicado u00e0 sau00fade de forma robusta; e
  • rn t

  • domu00ednio de critu00e9rios para seleu00e7u00e3o de software e hardware adequados u00e0s necessidades empresariais, industriais, administrativas, de ensino e de pesquisa.
  • rn

rn

Os cursos que tu00eam as u00e1reas da sau00fade e biologia como atividade-fim devem preparar profissionais capacitados a contribuir para a evoluu00e7u00e3o do conhecimento do ponto de vista cientu00edfico e tecnolu00f3gico, e utilizar esse conhecimento na avaliau00e7u00e3o, especificau00e7u00e3o e desenvolvimento de ferramentas, mu00e9todos e sistemas computacionais que auxiliem no gerenciamento de informau00e7u00f5es clu00ednicas, diagnu00f3stico clu00ednico e bioinformu00e1tica. As atividades desses profissionais englobam: (a) a investigau00e7u00e3o e desenvolvimento de conhecimentos teu00f3ricos e pru00e1ticos na u00e1rea de Informu00e1tica Biomu00e9dica; (b) a anu00e1lise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional; e (c) o projeto e implementau00e7u00e3o de sistemas computacionais aplicados.

rnFinalmente, os egressos devem ser capazes de implementar sistemas que visem melhorar as condiu00e7u00f5es de trabalho dos usuu00e1rios, sem causar danos ao meio ambiente; facilitar o acesso e a disseminau00e7u00e3o do conhecimento na u00e1rea de Informu00e1tica Biomu00e9dica; e ter uma visu00e3o humanu00edstica cru00edtica e consistente sobre o impacto de sua atuau00e7u00e3o profissional na sociedade.

Histu00f3ria do curso

O curso de Informu00e1tica Biomu00e9dica foi criado em 2010 por esta universidade com o intuito de ser um curso novo voltado ao ensino de informu00e1tica ligado diretamente u00e0s u00e1reas de biologia e sau00fade. A ideia do curso surgiu a partir de diversos relatu00f3rios confeccionados por importantes fontes nacionais e internacionais, como a Association for Computing Machinery (ACM) e o Institute of Electrical and Electronics Engineers – Computer Society (IEEE CS), que su00e3o os mais importantes organismos internacionais na u00e1rea da Informu00e1tica Biomu00e9dica. No Brasil, existem poucos cursos de Bacharelado em Informu00e1tica Biomu00e9dica: o da Universidade de Su00e3o Paulo (USP) e o da Universidade Federal de Ciu00eancias da Sau00fade de Porto Alegre (UFCSPA). Alu00e9m disso, existe o curso superior de tecnologia em Informu00e1tica na Sau00fade da UNIFESP. Isto ressalta a importu00e2ncia do curso de bacharelado em Informu00e1tica Biomu00e9dica da UFPR. O nosso curso tem um diferencial em relau00e7u00e3o aos outros do Brasil, pois na UFPR o curso foi originado no Departamento de Informu00e1tica e nas outras instituiu00e7u00f5es a origem se deu em Departamentos ou Faculdades ligados u00e0 sau00fade.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnO nosso curso tem oportunidades para os alunos que querem participar de projetos de Iniciau00e7u00e3o Cientu00edfica nas u00e1reas da Computau00e7u00e3o, Biolu00f3gica e Sau00fade. Esta participau00e7u00e3o normalmente estu00e1 vinculada aos grupos de pesquisa que envolvem os cursos de Mestrado e Doutorado das u00e1reas citadas.rnrnAlu00e9m disso, os nossos alunos regularmente participam da Empresa Ju00fanior da Computau00e7u00e3o e do PET (Programa Especial de Treinamento) da Computau00e7u00e3o. Temos um programa de intercu00e2mbio com a Universidade de Freiburg, na Alemanha, atravu00e9s do qual recebemos alunos alemu00e3es e enviamos os nossos alunos para terem uma experiu00eancia internacional.

Palestra

Contato

E-mail:

rn

ibm@inf.ufpr.br

rn

rnTelefone:u00a0

rn

41 3361-3572

rn

rnSite:

rn

https://web.inf.ufpr.br/infobiomedica/

rn

rnLocal:

rn

Campus Centro Politu00e9cnico

rn

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100rnJardim das Amu00e9ricas, Curitiba – Paranu00e1

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes su00e3o alguns cursos da UFPR relacionados u00e0 Informu00e1tica Biomu00e9dica!rn

rn

Anu00e1lise e Desenvolvimento de Sistemas – Curitiba

rn

Biomedicina – Curitiba

rn

Ciu00eancia da Computau00e7u00e3o – Curitiba

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais