História – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos

O curso de História pretende oferecer à comunidade uma proposta de formação profissional condizente com o projeto de uma universidade pública e cidadã para o novo milênio, com conteúdo ético humanista, plural e eclético, atenta às demandas sociais contemporâneas, capaz de qualificar o formando em História com conteúdos, competências e habilidades concernentes à sua área de conhecimento. Tal formação tem o objetivo de desenvolver no/a estudante a reflexão intelectual autônoma, a formação qualificada e as práticas essenciais ao ensino, pesquisa, produção e divulgação do conhecimento histórico.

Desta maneira o Curso de Graduação em História define como seus principais objetivos: 

  • Propiciar aos estudantes a compreensão do mundo em que vivem, a partir do conhecimento das experiências vividas pelas diferentes sociedades, em tempos e espaços diversos. 
  • Capacitar profissionais para a docência em História nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, por meio de uma sólida e bem articulada formação ético científica e pedagógica que reflita a integração entre ensino e pesquisa do conhecimento histórico. 
  • Promover o conhecimento das principais vertentes teóricas que embasam as análises históricas, de forma a que os egressos possam acompanhar os avanços metodológicos da educação e da pesquisa histórica. 
  • Produzir e difundir o conhecimento histórico, utilizando diferentes linguagens e suportes. 
  • Trabalhar com a História numa perspectiva interdisciplinar, possibilitando a interlocução com outras áreas de conhecimento. 
  • Habilitar profissionais capazes de atuar com competência e empreendedorismo nos novos campos de atuação emergentes. 

O que você irá encontrar? 

O/A estudante do curso de História receberá a preparação para o exercício do trabalho de historiador/a em todas suas dimensões, o que implica o pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas fundamentais de sua investigação, produção e difusão. Desse conceito decorre o estabelecimento de ingresso para a graduação em História. As competências e habilidades específicas do licenciado e do bacharel são desdobramentos deste perfil integral do historiador e as referidas modalidades são escolhidas durante o curso a partir do quinto semestre. Esse modelo de formação conjunta do bacharel e do licenciado até o quarto semestre do curso deve ajudar a encurtar a enorme distância que há entre as práticas e os saberes históricos produzidos e debatidos no espaço da Universidade e aqueles ensinados nas escolas de ensino fundamental e médio.

O curso de licenciatura possui 3290 horas de formação (9 semestres = 4,5 anos), e o curso de bacharelado possui 2600 horas (8 semestres = 4 anos).

Nos 4 primeiros períodos os alunos cursarão as seguintes disciplinas: 

  • Disciplinas de conteúdo histórico – História Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea, da América, da África, do Brasil e do Paraná; além de disciplinas que contemplam eixos temáticos, como História e Direitos Humanos, e Patrimônio Cultural e Ambiental. 
  • Disciplinas que permitem distinguir as particularidades da área da história e ao mesmo tempo possibilitam o seu diálogo com outras áreas tais como as disciplinas de Teoria da História, Pesquisa Histórica e Antropologia. Além disso, os alunos devem cursar ao longo de todo o curso, independente da habilitação, disciplinas optativas e de laboratório que versam sobre diversos temas e períodos históricos. 
  • Uma parte da carga horária é constituída de atividades formativas, que compreendem a participação em eventos científicos, estágio não obrigatórios, voluntariado, dentre outras atividades que valorizem a participação do/a estudante na vida universitária. 

A partir do quinto período, os/as discentes que optarem pela habilitação em Licenciatura, cursarão: 

  • Disciplinas que permitem articular a formação comum a todos os professores e aquela específica do professor de História: História da Educação, Psicologia da Educação, Didática, Política e Planejamento da Educação Brasileira, Organização do Trabalho Pedagógico na Escola, Metodologia do Ensino da História, Pesquisa e Ensino de História, Prática em Docência em História, Libras, Recursos Pedagógicos I e II. 
  • Disciplinas que permitem articular os conhecimentos históricos aos princípios filosóficos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a ação educativa: Didática, Metodologia do Ensino da História, Pesquisa e Ensino de História, Prática em Docência em História. 

A partir do quinto período, os/as discentes que optarem para habilitação em Bacharelado, cursarão: 

  • Disciplinas que possibilitam a articulação entre as dimensões teóricas e práticas da formação do pesquisador em história, ou seja, que possibilitam ao pesquisador em formação para consolidar, aprofundar ou questionar a partir de sua própria prática, durante os diversos estágios de pesquisa, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso: Estudos Dirigidos I e II, assim como as disciplinas de Pesquisa Histórica I e II. 

Perfil

Estudante

gif de uma jovem em uma biblioteca, ela carrega uma bolsa no ombro e estu00e1 pegando vu00e1rios livros das prateleiras e colocando na sacola

Quem deseja cursar História precisa gostar de ler, investigar, escrever e se comunicar. A leitura não é somente de textos escritos (acadêmicos, literários, de divulgação geral), mas também dos mais variados tipos de produções imagéticas, digitais, audiovisuais e materiais, a serem analisados de maneira crítica, a partir de seus contextos de produção, circulação e recepção/ressignificação.

A pessoa que deseja cursar História também deve ter vontade e curiosidade para investigação, pois a pesquisa é uma das principais atividades historiográficas, independente da habilitação em licenciatura ou bacharelado. Já a escrita é requisitada para produção de artigos, ensaios, monografias, e textos de divulgação científica geral na análise e síntese de reflexões sobre as realidades do presente e do passado.

O/A historiador/a não estuda somente o passado, mas estuda os seres humanos no tempo, e seus interesses podem abranger uma série de temas e tempos históricos, incluindo os mais recentes. A comunicação dos conhecimentos históricos é necessária para as duas habilitações, além da escrita, o curso exige a apresentação oral de seminários, minicursos, comunicações, além de abrir a possibilidade para a divulgação nos meios digitais.

 

Profissional – Áreas de atuação

gif da youtuber e estudante de histu00f3ria Debora Aladim. Ela diz

O/A profissional de História egresso do Curso de Graduação em História da UFPR deverá estar capacitado/a ao exercício do Ofício de Historiador/a, em suas variadas dimensões, o que supõe o domínio do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Face às demandas da sociedade, o/a profissional de História deverá estar em condições de atuar na extensão de seu campo de conhecimento, a saber: no ensino em todos os níveis (fundamental, médio e superior), na pesquisa, na criação de instrumentos/materiais capazes de dar publicidade à produção e na atividade de assessoramento e consultoria.

O/A professor/a de História deve estar em constante atividade de pesquisa juntamente com seus alunos e suas alunas, possibilitando a dinâmica da aprendizagem e permitindo a descoberta do novo, a produção de materiais de difusão do conhecimento, a reelaboração crítica e teórica dos conteúdos ministrados e a desconstrução dos saberes inaugurados por determinados grupos de interesse que querem consolidar e naturalizar certas práticas históricas.

O/A bacharel/a em História deverá estar capacitado/a ao exercício do trabalho de historiador/a, em todas as suas dimensões, o que pressupõe o pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua investigação, produção e difusão. Deverá estar em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento, como a pesquisa histórica, a produção do conhecimento e sua difusão, não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de natureza diversa, conservação do patrimônio, assessoria a entidades públicas e privadas como museus, arquivos e centros de documentação e pesquisa.

História do curso

O Curso de História da UFPR foi criado em 1938 e reconhecido pelo Decreto 5756 de 04 de julho de 1940. Orienta-se por dois objetivos principais: fomentar a interdisciplinaridade e dotar o estudante de um conhecimento plural no que concerne as diversas linhagens teóricas a partir das quais se pode compreender a história. 

É um curso que busca dialogar e interpretar o seu tempo, procurando acompanhar as mudanças de sua área de conhecimento e da própria sociedade, o que se reflete na inserção no mercado de trabalho dos profissionais que forma. 

O curso de História tem duas habilitações:

  • Bacharelado, com disciplinas que aprofundam diferentes temáticas históricas e a prática da pesquisa em diferentes tipos de instituições, como museus e arquivos, dentre outros; e
  • Licenciatura, com a mesma formação para a pesquisa e a habilitação de exercer a docência em nível fundamental e médio. 

Vagas e turnos

  • Nome do curso: História
  • Tipo: Bacharelado; Licenciatura
  • Setor: Ciências Humanas
  • Cidade: Curitiba
  • Sistema: Semestral
  • Turno: Vespertino
  • Duração (anos): 4 e meio

Saiba mais

Este curso possui Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA). O curso de História vespertino desenvolve uma série de projetos e eventos de extensão, além de possuir núcleos, centros de pesquisa e programas de formação para docência e para pesquisa, que agregam alunos do curso vespertino e alunos do curso noturno de História – Memória e Imagem (bacharelado). Dentre eles destacamos:

  • PET História – Programa de Educação Tutorial: é um programa financiado pelo CNPq que visa promover e auxiliar as atividades extracurriculares direcionadas pela tríade Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito acadêmico, buscando a formação diferenciada pelo caminho da integração propositada e pertinente entre os grupos da Instituição de Ensino Superior (IES). Cada grupo PET é formado por discentes bolsistas e não bolsistas e um(a) tutor(a) docente responsável pela orientação das atividades realizadas. Além disso, o grupo desenvolve pesquisas coletivas e individuais, assim como realiza oficinas e variados eventos como palestras, diálogos e debates, tanto direcionados ao âmbito acadêmico como de acesso à comunidade externa.
  • Iniciação Científica – há também pesquisas individuais desenvolvidas por bolsistas de Iniciação Científica, remunerados (pelo PIBIC-CNPq ou Fundação Araucária) e voluntários, orientados por professores/as do Departamento de História. O Centro de Documentação e Pesquisa em História (CEDOPE) possui publicações especializadas e acervo documental considerável, na maior parte em suporte digital; computadores para consulta local do acervo, além de leitoras de microfilmes e uma digitalizadora de microfilme.
  • Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED) – criado no ano de 2002, tem como principal eixo temático o estudo das realidades políticas, culturais e sociais daquele espaço denominado no mundo clássico tardo-antigo e medieval. Além de contar com acervo próprio de revistas especializadas na área de História Antiga e Medieval, publicadas na Espanha, França, Portugal, Argentina, Chile e Brasil, o NEMED possui um variado corpus de fontes manuscritas tardo-antigas em microfilmes, além de materiais digitalizados de fontes latinas. O NEMED organiza anualmente os Diálogos Mediterrânicos, evento de extensão aberto a alunos de graduação e de pós-graduação e do qual participam pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
  • Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) – existindo desde 1994, congrega pesquisadores de outras quatro instituições, a UNILA, a UNICENTRO-PR, a UEPG-PR e a Universidade de Holguin, em Cuba. Trata-se de um grupo de estudos e de pesquisas de caráter interdisciplinar, contando, atualmente, com 19 pesquisadores.
  • Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade – grupo acadêmico interdisciplinar de estudos e pesquisas que congrega professores, alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior do Paraná, como a UNICEMP-PR e a UEPG-PR, além do curso de Educação Física da UFPR.
  • Núcleo de Pesquisa em Religião (Nupper) – fundado em abril de 2003, é um grupo de investigação científica independente que objetiva, sob a ótica interdisciplinar das ciências humanas, analisar o fenômeno religioso em sua unidade e diversidade. Reunindo pesquisadores/as de diferentes universidades (UFPR, PUCPR, UEL, UNICENTRO etc.), o Nupper realiza a cada dois anos o Seminário Religião e Sociedade, e edita a revista Relegens Threskeia.
  • Núcleo de Artes Visuais (NAVIS) – é um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação, discussão e difusão do campo das artes visuais, com ênfase na reflexão teórica, histórica e crítica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea.

Palestra

Contato

  • Telefones: (41) 3360-5135
  • E-mail: coorhis@ufpr.br
  • Local: Campus Reitoria – Rua General Carneiro, 460 – 6º andar – Ed. Dom Pedro I – Centro, CuritibaPR, CEP: 80.060-150

Vestibular

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.

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