Física – Curitiba
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Sobre o curso

  • Objetivos: 

O objetivo do Curso de Bacharelado em Física é formar futuros professores e professoras para o ensino superior, bem como pesquisadores e pesquisadoras na área de Física, para atuarem tanto em instituições de ensino públicas e privadas quanto em centros de pesquisa nacionais e internacionais. O curso é o primeiro passo na formação de cientistas capacitados e comprometidos com o desenvolvimento da ciência, tanto básica quanto aplicada, e com o progresso social, humano e tecnológico da sociedade em que estão inseridos. 

O Curso de Licenciatura em Física prepara futuros professores e professoras para atuar no ensino nos níveis Fundamental e Médio e inicia a formação de pesquisadores e pesquisadoras na área de Física e Ensino de Física. O curso visa formar cientistas capazes de melhorar as condições de ensino e aprendizagem. O professor de Física deve ser um profissional atento às necessidades da sociedade, capaz de estimular uma postura investigativa nos alunos e disseminar o gosto pela Ciência, especialmente pela Física. Deve compreender e aplicar diversas abordagens pedagógicas de acordo com a situação. O curso de Licenciatura em Física busca formar um profissional capacitado, crítico e transformador. 

  • O que você irá encontrar? 

Durante o Curso de Bacharelado, os estudantes terão disciplinas de diversas áreas, incluindo Física, Química, Matemática e Informática. O curso é dividido em um núcleo comum, que inclui disciplinas básicas como Física inicial (teórica e experimental), Matemática e Química, e um módulo de formação específica, com disciplinas profissionalizantes como Mecânica Clássica Avançada, Mecânica Quântica, Eletromagnetismo, Termodinâmica e Física Estatística. 

Os alunos do Bacharelado em Física complementam sua formação com disciplinas optativas em áreas de interesse como Astronomia, Astrofísica, Meteorologia, Relatividade, Física do Estado Sólido, Física Atômica e Molecular, Geofísica, Biofísica, entre outras. Eles também podem participar de atividades de iniciação científica, monitoria, extensão e programas de mobilidade acadêmica, que possibilitam intercâmbios nacionais e internacionais. 

No Curso de Licenciatura, os estudantes terão disciplinas em diversas áreas, como Física, Química, Matemática, Informática e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de disciplinas relacionadas ao Ensino de Física. A formação inclui um núcleo básico e específico, com disciplinas básicas como Física inicial (teórica e experimental), Matemática e Química, e disciplinas de didática, metodologias de ensino, LIBRAS, Psicologia da Educação e Prática de Docência, que incluem carga horária de estágio. Além disso, o curso aborda temas como direitos humanos, diversidade e extensão universitária. 

Os alunos da Licenciatura em Física têm a oportunidade de complementar sua formação com disciplinas optativas em áreas de interesse, como Metodologias em Ensino de Matemática e Química, Educação Ambiental, História da Educação, entre outras. Eles podem também participar de atividades de iniciação à docência, como o programa Licenciar e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e iniciar sua carreira em pesquisa por meio de programas de iniciação científica. Além disso, há oportunidades para atividades de monitoria e programas de mobilidade acadêmica, que permitem intercâmbios nacionais e internacionais.

Perfil

gif com o personagem Homer Simpson olhando pela janela atravu00e9s das frestas de uma persiana. A imagem traz o texto

Estudante
Espera-se que os candidatos ao curso de Física tenham interesse em compreender os fenômenos naturais, possuam um espírito crítico e habilidades de observação, e sejam aptos a lidar com problemas novos. É importante ter bons conhecimentos em Matemática e um interesse genuíno pela área.

gif de dois gatinhos em brincando com um pu00eandulo de newton (facilmente encontrado como brinquedo decorativo, com pu00eandulos que transferem a energia do movimento de um para outro)

Profissional
O físico ou a física, independentemente da área de formação e atuação – Licenciatura ou Bacharelado – deve desenvolver a capacidade de resolver tanto problemas novos quanto tradicionais. Em todas as suas atividades, a atitude investigativa deve estar sempre presente, com um foco constante em buscar novas possibilidades e defender a ciência que produz. 

O profissional de Bacharelado em Física geralmente se dedica à pesquisa, seja ela básica ou aplicada, e atua em universidades públicas ou privadas, ou centros de pesquisa, nacionais ou internacionais. Este é o campo de atuação mais definido e absorve a maioria dos profissionais ao final do curso de Bacharelado. No entanto, bacharéis em Física também podem trabalhar em áreas como Física Médica, Perícia Criminal, Oceanografia, Meteorologia, Geologia, Economia, Administração, além de campos interdisciplinares com Biologia, Química, Meio Ambiente, Comunicação, entre outros.

História do curso

A história do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) remonta às origens da própria Universidade. Em novembro de 1912, dois grupos distintos, liderados por Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo, uniram forças para criar a Universidade do Paraná (UP), que começou a funcionar no ano seguinte. Inicialmente, a UP operava como uma instituição particular com sede provisória na Rua Comendador Araújo, onde hoje está o Shopping Omar. Em 1914, os cursos foram transferidos para o edifício da Praça Santos Andrade. 

No entanto, as universidades particulares foram obrigadas a fechar devido ao Decreto Federal 11.530, de 18 de março de 1915, conhecido como Lei Maximiliano. Para contornar essa lei, em 1918, a UP foi desmembrada em três faculdades autônomas: Direito, Engenharia e Medicina. Essas faculdades continuaram a fazer parte da Federação das Faculdades Autônomas do Paraná. 

Os primeiros cursos na área de Ciências Exatas surgiram vinte anos depois, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná (Fafi) em 1938. A Fafi era organizada em três departamentos – Filosofia, Ciências e Letras – e em um Instituto Superior de Educação. O Departamento de Ciências incluía, entre outros, os cursos de Física, Química e Matemática. 

Inicialmente, as aulas da Fafi eram ministradas em locais provisórios. No final da década de 1940, todos os cursos foram transferidos para um novo prédio, construído pela União Brasileira de Educação e Ensino na Rua XV de Novembro, 1.004, esquina com a Tibagi. Esse prédio foi a sede da faculdade por quase duas décadas, mas não existe mais. 

A UP foi finalmente reconhecida em 6 de junho de 1946, por meio do Decreto-Lei 9.323. Quatro anos depois, a UP foi federalizada, junto com outras instituições brasileiras, pela Lei 1.254 de 4 de dezembro de 1950, tornando-se a Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Naquela época, havia a necessidade de expandir o espaço físico. Entre os vários projetos, foi construído o complexo da Reitoria na Rua XV de Novembro, 1.299. A Fafi mudou-se para esse endereço em 1958, instalando-se no prédio hoje conhecido como D. Pedro I. 

A UFPR também tinha o objetivo de construir uma “cidade universitária” em um terreno doado pela Prefeitura de Curitiba em 1943. A área de 500 mil metros quadrados, localizada no Jardim das Américas, revelou-se insuficiente para abrigar toda a universidade. Assim, foi designada para as engenharias, e em 1961, inaugurou-se como Centro Politécnico. 

Inicialmente, o complexo abrigava apenas os cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica, além de Arquitetura e Urbanismo. Na época, os cursos de Ciências Exatas forneciam aulas para outras áreas, especialmente para as engenharias. Alguns professores transitavam entre a Reitoria e o Centro Politécnico para dar aulas. A mudança definitiva para o “Poli” só ocorreu em 1971, com a Reforma Universitária. 

Com o tempo, a estrutura organizacional da universidade foi modificada. Em 1959, os institutos, escolas e faculdades foram reorganizados, e foram fundados três institutos de Ciências Exatas: o Instituto de Física, com sede na Escola de Engenharia; o Instituto de Matemática, com sede na Faculdade de Ciências Econômicas; e o Instituto de Pesquisas Químicas, com sede na Escola Superior de Química. 

Uma mudança mais profunda ocorreu em 1971, quando a UFPR criou os departamentos como as menores unidades administrativas, para cumprir a Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968, conhecida como Lei da Reforma Universitária. Cada departamento passou a gerenciar uma área do saber e estava subordinado a uma faculdade ou instituto. As Ciências Exatas estavam presentes nos Institutos de Matemática e Física, além do ensino básico de Química promovido pela Faculdade de Engenharia Química. 

Em 1973, uma nova reforma universitária foi implementada, extinguindo faculdades e institutos e criando setores. Toda a estrutura universitária foi renomeada e reorganizada. Atualmente, a UFPR mantém sua configuração organizacional com 14 setores, agrupando departamentos de áreas afins. 

O atual Setor de Ciências Exatas surgiu da fusão dos Institutos de Matemática e Física com parte da Faculdade de Engenharia Química em 1973. Seu caráter de fornecer disciplinas básicas, principalmente para cursos no Centro Politécnico, levou à sua transferência definitiva para esse campus. 

Hoje, o Setor de Ciências Exatas conta com seis departamentos e atende aproximadamente 2.500 alunos por ano, distribuídos em 12 cursos de graduação e 10 de pós-graduação (Relatório de Atividades UFPR/2016). Desde 2017, o setor está localizado em um novo prédio para melhor atender estudantes, servidores e a comunidade em geral.

Vagas e turnos

  • Nome do curso: Física
  • Tipo: Bacharelado/ Licenciatura
  • Setor: Setor de Ciências Exatas
  • Cidade: Curitiba
  • Turno: Manhã (Bacharelado) e Noite (Licenciatura)
  • Duração (anos): 4

Saiba mais

Este curso conta com diversos programas institucionais, incluindo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a Residência Pedagógica (RP), o Programa Institucional de Monitoria e o Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

Durante o Curso de Graduação em Física, os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades de Extensão Universitária, pois o Departamento de Física possui projetos permanentes de extensão no Centro de Divulgação de Física (CDF). Entre esses projetos estão o “Fi.Br.A – Física: Brincando e Aprendendo” e o “Astro – Observações e Divulgação de Astronomia”, que já permitiram que muitos alunos de escolas públicas e privadas de Curitiba e região metropolitana conhecessem e participassem. Além desses projetos renomados, os alunos também poderão se envolver em iniciativas mais recentes, como o projeto “Meninas e Mulheres nas Ciências”, desenvolvido por professoras do Departamento de Física em colaboração com docentes do Setor de Ciências Exatas. O Projeto de Extensão “Fisique-se” oferece anualmente uma variedade de atividades para todos os alunos dos cursos, incluindo a Semana Acadêmica, a Semana do Calouro, e eventos de divulgação científica para promover a popularização da ciência.

Durante o curso, os alunos terão a chance de participar de projetos de pesquisa com professores renomados e de colaborar em pesquisas internacionais através de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (PIBIC – Af).

Palestra

Contato

  • E-mail: coord@fisica.ufpr.br
  • Local: Centro Politécnico UFPR – Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba – PR

Vestibular

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.

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