Engenharia Florestal – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos:rnO curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paranu00e1 tem como objetivo geral formar profissionais para a administrau00e7u00e3o dos recursos florestais visando sua utilizau00e7u00e3o sustentu00e1vel de modo a atender u00e0s diversas demandas da sociedade brasileira, com su00f3lida formau00e7u00e3o para o entendimento e operacionalizau00e7u00e3o das funu00e7u00f5es sociais, tecnolu00f3gicas, econu00f4micas e ambientais das florestas. O profissional deveru00e1 ter su00f3lida base em ciu00eancias biolu00f3gicas, exatas e humanas, econu00f4micas e administrativas, com forte consciu00eancia u00e9tica.

rnCaracteru00edsticas:rnAtuau00e7u00f5es nas u00e1reas de gestu00e3o, produu00e7u00e3o e meio ambiente. A Engenharia Florestal, enquanto ciu00eancia, expressa parte do conhecimento humano com grande demanda nas ciu00eancias exatas e biolu00f3gicas. Os discentes do curso devem, u00e0 medida que avanu00e7am no conhecimento, assimilar as inter-relau00e7u00f5es da ciu00eancia florestal com outras u00e1reas da ciu00eancia e como ela se localiza no u00e2mbito do conhecimento e do espu00edrito humano. A tecnologia estu00e1 ligada ao profissional da Engenharia Florestal atravu00e9s do saber vinculado u00e0 habilidade e peru00edcia de moldar e gerir as formas da natureza, segundo as necessidades de uso dos recursos florestais demandadas pela sociedade. A arte se manifesta, no exercu00edcio do engenheiro florestal, atravu00e9s do processo de criau00e7u00e3o de projetos que moldam a natureza florestal, gerando produtos que expressam a capacidade criativa do profissional. A gestu00e3o do curso de Engenharia Florestal permitiru00e1 que o discente tenha uma conjunu00e7u00e3o da ciu00eancia, da tecnologia e arte de maneira harmu00f4nica.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rn

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  • Estudar a viabilidade tu00e9cnica econu00f4mica, planejar, projetar e especificar, supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente.
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  • Realizar assistu00eancia, assessoria e consultoria.
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  • Dirigir empresas, executar e fiscalizar serviu00e7os tu00e9cnicos correlatos.
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  • Realizar vistoria, peru00edcia, avaliau00e7u00e3o, arbitramento, laudo e pareceres tu00e9cnicos.
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  • Desempenhar cargo e funu00e7u00e3o tu00e9cnica.
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  • Promover a padronizau00e7u00e3o, mensurau00e7u00e3o e controle de qualidade.
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  • Atuar em atividades docentes no ensino tu00e9cnico profissional (para licenciatura seru00e3o incluu00eddos, no conjunto dos conteu00fados profissionais, os conteu00fados de Educau00e7u00e3o Bu00e1sica, consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educau00e7u00e3o Bu00e1sica e para o Ensino Mu00e9dio), ensino superior, pesquisa, anu00e1lise, experimentau00e7u00e3o, ensaios e divulgau00e7u00e3o tu00e9cnica e extensu00e3o.
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  • Conhecer e compreender os fatores de produu00e7u00e3o e combinu00e1-los com eficiu00eancia tu00e9cnica e econu00f4mica.
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  • Aplicar conhecimentos cientu00edficos e tecnolu00f3gicos.
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  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
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  • Identificar problemas e propor soluu00e7u00f5es.
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  • Desenvolver e utilizar novas tecnologias.
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  • Gerenciar, operar e manter sistemas e processos.
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  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gru00e1fica.
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  • Atuar em equipes multidisciplinares.
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  • Avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econu00f4mico.
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  • Conhecer e atuar no mercado do complexo agroindustrial e do agronegu00f3cio.
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  • Compreender e atuar na organizau00e7u00e3o e gerenciamento empresarial e comunitu00e1rio.
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  • Atuar com espu00edrito empreendedor.
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  • Conhecer, interagir e influenciar nos processos decisu00f3rios de agentes e instituiu00e7u00f5es, na gestu00e3o de polu00edticas setoriais.
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Perfil

Estudante:rngif de uma mulher abrau00e7ando uma u00e1rvore

rnrn

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  • Su00f3lida base nas ciu00eancias exatas e biolu00f3gicas;
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  • Forte consciu00eancia u00e9tica e ecolu00f3gica;
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  • Conhecimento dos ecossistemas florestais;
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  • Conhecimento das realidades sociais econu00f4micas associadas aos ecossistemas do pau00eds;
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  • Conhecimento de mu00e9todos cientu00edficos para conduu00e7u00e3o de processos de decisu00e3o;
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  • Conhecimento dos princu00edpios bu00e1sicos de sustentabilidade;
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  • Conhecimento su00f3lido sobre mu00e9todos de manejo adequados para cada situau00e7u00e3o ecolu00f3gica, econu00f4micau00a0 cultural;
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  • Conhecimento sobre mu00e1quinas e equipamentos para pru00e1ticas florestais;
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  • Conhecimento de critu00e9rios de racionalidade operacional e baixo impacto ambiental;
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  • Conhecimento dos processos de transformau00e7u00e3o industrial com recursos florestais;
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  • Visu00e3o holu00edstica da atuau00e7u00e3o do engenheiro florestal;
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  • Associau00e7u00e3o da matu00e9ria prima florestal e qualidade dos produtos florestais;
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  • Aptidu00e3o para trabalho em ambientes naturais e atividades do desenvolvimento rural;
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  • Conhecimento dos processos de mitigau00e7u00e3o de danos ambientais;
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  • Conhecimento da inter-relau00e7u00e3o entre o ambiente econu00f4mico e o ambiente natural e seu efeito na sustentabilidade e conservau00e7u00e3o da natureza;
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  • Conhecimento fundamental visando o despertar ao interesse u00e0 pesquisa cientu00edfica.
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rnProfissional:rngif de um cachorro tentando passar por uma ponte estreita, ele segura na boca um galho grande de u00e1rvore. no gif, aparecem algumas equau00e7u00f5es matemu00e1ticas que simbolizam o cachorro pensando em como fazer para passar com o galho pela pontern

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  • Estudar a viabilidade tu00e9cnica econu00f4mica, planejar, projetar e especificar, supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente.
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  • Realizar assistu00eancia, assessoria e consultoria.
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  • Dirigir empresas, executar e fiscalizar serviu00e7os tu00e9cnicos correlatos.
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  • Realizar vistoria, peru00edcia, avaliau00e7u00e3o, arbitramento, laudo e pareceres tu00e9cnicos.
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  • Desempenhar cargo e funu00e7u00e3o tu00e9cnica.
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  • Promover a padronizau00e7u00e3o, mensurau00e7u00e3o e controle de qualidade.
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  • Atuar em atividades docentes no ensino tu00e9cnico profissional (para licenciatura seru00e3o incluu00eddos, no conjunto dos conteu00fados profissionais, os conteu00fados de Educau00e7u00e3o Bu00e1sica, consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educau00e7u00e3o Bu00e1sica e para o Ensino Mu00e9dio), ensino superior, pesquisa, anu00e1lise, experimentau00e7u00e3o, ensaios e divulgau00e7u00e3o tu00e9cnica e extensu00e3o.
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  • Conhecer e compreender os fatores de produu00e7u00e3o e combinu00e1-los com eficiu00eancia tu00e9cnica e econu00f4mica.
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  • Aplicar conhecimentos cientu00edficos e tecnolu00f3gicos.
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  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
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  • Identificar problemas e propor soluu00e7u00f5es.
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  • Desenvolver e utilizar novas tecnologias.
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  • Gerenciar, operar e manter sistemas e processos.
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  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gru00e1fica.
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  • Atuar em equipes multidisciplinares.
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  • Avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econu00f4mico.
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  • Conhecer e atuar no mercado do complexo agro-industrial e do agronegu00f3cio.
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  • Compreender e atuar na organizau00e7u00e3o e gerenciamento empresarial e comunitu00e1rio.
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  • Atuar com espu00edrito empreendedor.
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  • Conhecer, interagir e influenciar nos processos decisu00f3rios de agentes e instituiu00e7u00f5es, na gestu00e3o de polu00edticas setoriais.
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  • Aplicar conhecimentos matemu00e1ticos, de informu00e1tica, cientu00edficos, tecnolu00f3gicos e instrumentais u00e0s atividades florestais e industriais.
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  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
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  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
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  • Cooperar na elaborau00e7u00e3o e execuu00e7u00e3o de projetos de desenvolvimento rural sustentu00e1vel.
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  • Atuar em equipes multidisciplinares.
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  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gru00e1fica.
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  • Compreender e aplicar a u00e9tica e a responsabilidade profissional.
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  • Avaliar a viabilidade econu00f4mica de projetos de engenharia florestal.
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  • Manejar florestas e povoamentos (ou plantios) florestais visando a sustentabilidade econu00f4mica, ecolu00f3gica e social, no sentido de produzir bens e serviu00e7os.
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  • Coordenar sistemas de monitoramento ambiental em u00e1reas florestadas.
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  • Coordenar o planejamento e execuu00e7u00e3o de projetos de extensu00e3o florestal e educau00e7u00e3o ambiental.
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  • Coordenar e administrar projetos de florestamento e reflorestamento.
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  • Coordenar o planejamento e execuu00e7u00e3o de projetos de abastecimento de indu00fastrias e controle de qualidade de matu00e9ria prima florestal.
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  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tu00e9cnicas.
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  • Administrar e operar sistemas de processamento de matu00e9ria prima florestal.
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  • Planejar e administrar sistemas de colheita e transporte florestal.
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  • Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Florestal no contexto social e ambiental.
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  • Desenvolver pesquisas.
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Histu00f3ria do curso

Primeiro Curso de Engenharia Florestal do Brasil e o melhor avaliado pelo MEC entre os cursos de Engenharia Florestal do pau00eds.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnOutras informau00e7u00f5es:rn

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  • Nu00famero de alunos (2019.2) u2013 386 alunos
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  • Nu00famero de graduados u2013 2.440
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  • Nu00famero de Professores u2013 65 (61 doutores u2013 3 mestres u2013 1 especialista)
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  • Nu00famero de Laboratu00f3rios u2013 30
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  • Estau00e7u00f5es Experimentais utilizadas u2013 3
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  • Biblioteca especializada u2013 1
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  • Empresa Ju00fanior u2013 COPLAF
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  • Grupos de Pesquisa u2013 PET
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  • Atlu00e9tica u2013 Associau00e7u00e3o Atlu00e9tica Lenhadores
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Palestra

Contato

Telefone:

rn

(41)3360-4306u00a0

rn

rnE-mail:u00a0

rn

floresta@ufpr.br

rn

rnSite:

rn

www.floresta.ufpr.br

rn

rnLocal:

rn

Campus Botu00e2nico

rn

Av. Pref. Lothu00e1rio Meissner, 632rnJardim Botu00e2nico, Curitiba/PR

Vestibular

Homepage

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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