Engenharia de Aquicultura – Palotina
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas e Turnos Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

  • Objetivos: 

O objetivo geral é formar um profissional de nível superior que vai se valer das ferramentas conceituais, metodológicas, técnicas e cientificas da área de Aquicultura para projetar, planificar e avaliar metodologias e técnicas aplicáveis ao cultivo de organismos aquáticos; visando a produção eficiente de alimentos e derivados de origem aquática, a serviço do desenvolvimento regional integrado. Como específicos: formar profissionais de nível superior capazes de satisfazer a demanda de mão de obra especializada no âmbito da Aquicultura nacional; atender as necessidades socioeconômicas regionais e nacionais no domínio da Aquicultura e no desenvolvimento de tecnologias relacionadas; e contribuir para o desenvolvimento cientifica e tecnológico no âmbito das disciplinas conexas e da própria Aquicultura, desempenhando papel importante na busca do desenvolvimento sustentável. 

 

  • O que você irá encontrar?   

O Curso de Engenharia de Aquicultura no Setor Palotina, conta com ampla estrutura completa de laboratórios de áreas específicas e multiusuários que contemplam as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O curso conta desde 2016, com o Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento em Aquicultura – NPDA, onde estão instalados alguns dos laboratórios, bem como na Fazenda Experimental, localizada na zona rural do município de Palotina. Além de estar inserido no maior centro de produção de tilápias do Brasil.

Perfil

  • Estudante

gif com o desenho de um monstrinho abrau00e7ando o planeta terra

O Engenheiro de Aquicultura atua na produção de organismos aquáticos em cativeiro, abrangendo, desde a obtenção de reprodutores, maturação, reprodução, produção de larvas, pós-larvas, formas jovens, (fase inicial de crescimento), engorda, processamento, até a comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor. Deve também estar apto a desenvolver projetos de instalações e estruturas necessárias à prática de aquicultura sustentável. As atividades de piscicultura, ranicultura, malacocultura, carcinicultura, produção de organismos aquáticos ornamentais e cultivo de macroalgas e microalgas, estão entre as possíveis áreas de atuação desse profissional, aplicando conhecimentos de engenharia para projetar, gerenciar e explorar, de forma sustentável, o potencial das unidades de criação nos diversos sistemas e estruturas de cultivo disponíveis.

 

Profissional – Áreas de atuação

gif de um caranguejo feito em animau00e7u00e3o. Ele estu00e1 danu00e7ando em cima de uma pedra na areia da praia

O profissional formado em Engenharia de Aquicultura pode desempenhar inúmeras atividades, entre elas o cultivo de espécies aquícolas, construções para fins aquícolas, irrigação e drenagem para fins de aquicultura, ecologia e aspectos de meio ambiente referentes à aquicultura, análise e manejo da qualidade da água e do solo das unidades de cultivo e de ambientes relacionados a estes, cultivos de espécies aquícolas integrados à agropecuária, melhoramento genético de espécies aquícolas, desenvolvimento e aplicação da tecnologia do pescado cultivado, diagnóstico de enfermidades de espécies aquícolas, processos de reutilização da água para fins de aquicultura, alimentação e nutrição de espécies aquícolas, beneficiamento de espécies aquícolas e mecanização para aquicultura.

História do curso

A história do Setor Palotina, iniciou-se em 1993 com a criação de um Campus Avançado localizado a aproximadamente 600 km da sede da UFPR, contava apenas com o curso de Medicina Veterinária. A criação do então Campus Palotina foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná no ano de 1992. Em 27 de novembro de 2012 o Campus Palotina transformou-se em Setor Palotina através da Resolução n 31/12-COUN. 

A expansão do campus iniciou-se em 2009 com a implantação de novos cursos de graduação, quando ingressou a primeira turma do curso de Tecnólogo em Aquicultura, o qual em 2014 foi transformado para Engenharia de Aquicultura, tendo o ingresso de sua primeira turma em 2015. 

Atualmente o Setor Palotina é o maior campus fora da sede e conta com 8 cursos de graduação e 8 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), atuando de forma direta no desenvolvimento local e regional por intermédio da pesquisa, da extensão, de projetos de cunho social e de parcerias com empresas do setor produtivo.

Vagas e Turnos

  • Nome do curso: Engenharia de Aquicultura 
  • Tipo: Bacharelado 
  • Setor: Palotina 
  • Cidade: Palotina 
  • Sistema: Semestral 
  • Turno: Integral (M+V) 
  • Duração (anos): 5

Saiba mais

  • Curiosidades, prêmios, oportunidades: O curso de Engenharia de Aquicultura do Setor Palotina é nota máxima (5) no conceito do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Palestra

Contato

  • Telefones: (44) 3211-8500 
  • E-mail: engaquiculturapalotina@ufpr.br 
  • Site: https://palotina.ufpr.br/engenharia-de-aquicultura/ 
  • Local: Rua Pioneiro, 2153 – Jardim Dallas, CEP 85950-000, Palotina-PR 

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

  • Ciências Biológicas – (Curitiba / Palotina)
  • Engenharia de Aquicultura – Pontal do Paraná

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais