Computação – Palotina
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnObjetivo Geral: formar profissional capaz de atuar como professor na educau00e7u00e3o bu00e1sica, tu00e9cnica e tecnolu00f3gica e no mercado de trabalho, em diferentes u00e1reas tecnolu00f3gicas, com domu00ednio dos conteu00fados especu00edficos e pedagu00f3gicos aliceru00e7ado em uma su00f3lida base tecnolu00f3gica e humanista, capaz de contribuir para o desenvolvimento social e econu00f4mico mediante o desempenho profissional e docente em um mundo cada vez mais inovador e conectado.

rnObjetivos Especu00edficos:rn

    rn t

  • Integrar a UFPR u00e0 regiu00e3o de Palotina como forma de promou00e7u00e3o e fomento u00e0s polu00edticas de formau00e7u00e3o de professores para a Educau00e7u00e3o Bu00e1sica, Tu00e9cnica e Tecnolu00f3gica em espau00e7os formais, nu00e3o formais e informais;
  • rn t

  • Ampliar o papel das Ciu00eancias da Computau00e7u00e3o na comunidade por meio das atividades de estu00e1gios e pru00e1ticas de docu00eancia nas escolas da Educau00e7u00e3o Bu00e1sica e nas organizau00e7u00f5es da regiu00e3o;
  • rn t

  • Consolidar um centro que norteie as atividades de ensino, pesquisa e extensu00e3o no ensino das Ciu00eancias da Computau00e7u00e3o, na regiu00e3o de Palotina;
  • rn t

  • Desenvolver as competu00eancias gerais docentes, bem como as competu00eancias especu00edficas e as habilidades correspondentes a elas, que se referem a tru00eas dimensu00f5es fundamentais, integradas e complementadas na au00e7u00e3o docente, sendo estas: conhecimento profissional, pru00e1tica profissional; e engajamento profissional;
  • rn t

  • Fomentar e consolidar o uso da interdisciplinaridade entre tecnologias e conceitos pedagu00f3gicos, permitindo aos egressos o uso e produu00e7u00e3o de inovau00e7u00f5es e pru00e1ticas aplicadas ao ensino de computau00e7u00e3o, tecnologias educacionais e em u00e1reas relacionadas.
  • rn

rn

rnCaracteru00edsticas:rnO Curso de Licenciatura em Computau00e7u00e3o tem a finalidade de proporcionar condiu00e7u00f5es para que o aluno desenvolva competu00eancias referentes ao perfil profissional desejado, atendendo assim aos objetivos propostos. A matriz curricular oferece conteu00fados de formau00e7u00e3o bu00e1sica e especu00edfica que se integram mediante processo educativo fundamentado na articulau00e7u00e3o entre teoria e pru00e1tica por meio de eixos norteadores.

rnOs eixos norteadores da Licenciatura em Computau00e7u00e3o su00e3o complementares uns aos outros, a saber:rn

    rn t

  1. Ensino mediado por tecnologias digitais;
  2. rn t

  3. Ensino de computau00e7u00e3o;
  4. rn t

  5. Desenvolvimento de tecnologias digitais para a educau00e7u00e3o.
  6. rn

rn

rnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnA matriz curricular do Curso de Licenciatura em Computau00e7u00e3o, com 3.215 horas, contempla formau00e7u00e3o de conhecimentos cientu00edficos, educacionais e pedagu00f3gicos. Ela fundamenta a educau00e7u00e3o e suas articulau00e7u00f5es com os sistemas, as escolas e as pru00e1ticas educacionais, e tambu00e9m a aprendizagem dos conteu00fados especu00edficos das u00e1reas, componentes, unidades temu00e1ticas e objetos de conhecimento da BNCC. Contribui para o domu00ednio pedagu00f3gico desses conteu00fado associados com a pru00e1tica pedagu00f3gica, distribuu00eddas nos seguintes grupos (BRASIL, 2019, Art.11):

rnrn

    rn t

  • Grupo I: 805 horas, para a base comum que compreende os conhecimentos cientu00edficos, educacionais e pedagu00f3gicos e fundamentam a educau00e7u00e3o e suas articulau00e7u00f5es com os sistemas, as escolas e as pru00e1ticas educacionais;
  • rn t

  • Grupo II: 1.605 horas, para a aprendizagem dos conteu00fados especu00edficos das u00e1reas, componentes, unidades temu00e1ticas e objetos de conhecimento da BNCC, e para o domu00ednio pedagu00f3gico desses conteu00fados.
  • rn t

  • Grupo III: 805 horas, pru00e1tica pedagu00f3gica, ou seja, pru00e1tica como Componente Curricular u2013 PCC.
  • rn

rn

Esse caru00e1ter integrador evidencia-se pela articulau00e7u00e3o curricular de conteu00fados bu00e1sicos, especu00edficos, cientu00edficos gerais, humanidades e educau00e7u00e3o, acompanhados de estu00e1gios, pru00e1ticas como componentes curriculares e atividades formativas.

rnDurante os dois primeiros anos de curso o aluno cumpre um nu00facleo bu00e1sico com conteu00fados cientu00edficos, pedagu00f3gicos e pensamento computacional. No terceiro ano su00e3o introduzidas as Pru00e1ticas Pedagu00f3gicas, mantendo-se o caru00e1ter interdisciplinar do curso, culminando com os Estu00e1gios de Docu00eancia, onde o aluno tem a oportunidade de articular o conhecimento adquirido com a pru00e1tica docente nos ambientes formais e nu00e3o formais.rnrnAs Pru00e1ticas Pedagu00f3gicas iniciadas no sexto e oitavo peru00edodos su00e3o ainda complementadas pela disciplina de Ambientes Virtuais e de Aprendizagem, Pru00e1tica Pedagu00f3gica em Tecnologias Educacionais e Jogos Eletru00f4nicos e Gamificau00e7u00e3o na Educau00e7u00e3o. O Trabalho de Conclusu00e3o de Curso (TCC) articula o conhecimento cientu00edfico e tecnolu00f3gico com a pru00e1tica pedagu00f3gica.rnrnContudo a pru00e1tica como componente curricular estu00e1 intrinsecamente articulada, desde o primeiro ano do curso, com os estudos e com a pru00e1tica previstos nos componentes curriculares, distribuu00eddas da seguinte forma: 405 horas de estu00e1gio supervisionado em ambiente de ensino e aprendizagem e organizacional;u00a0 400 horas, ao longo do curso, distribuu00eddos entre temas dos Grupos I e II.rnrnOs formandos estaru00e3o habilitados a lecionar computau00e7u00e3o em espau00e7os formais e nu00e3o formais de ensino, bem como produzir e participar nas atividades escolares e de docu00eancia envolvendo suporte computacional, alu00e9m de poderem atuar em organizau00e7u00f5es.rnrnA UFPR ainda dispu00f5e de uma variedade de programas, projetos e convu00eanios que estender-se-u00e3o aos estudantes do Setor Palotina, permitindo a eles usufruu00edrem de bolsas de estudos, projetos de extensu00e3o, iniciau00e7u00e3o cientu00edfica e programas de licenciaturas internacionais.

Perfil

Estudante:rngif do filme Minions, em que um dos minions estu00e1 sentado u00e0 frente de uma mesa, mexendo em um computador

rnrn

    rn t

  • Especificar os requisitos pedagu00f3gicos na interau00e7u00e3o humano-computador;
  • rn t

  • Especificar e avaliar software e equipamentos para aplicau00e7u00e3o educacionais e de Educau00e7u00e3o u00e0 Distu00e2ncia;
  • rn t

  • Projetar e desenvolver software e hardware educacionais e de Educau00e7u00e3o u00e0 Distu00e2ncia em equipes interdisciplinares;
  • rn t

  • Atuar junto ao corpo docente das Escolas nos nu00edveis da Educau00e7u00e3o Bu00e1sica e Tu00e9cnico e suas modalidades e demais organizau00e7u00f5es no uso efetivo e adequado das tecnologias da educau00e7u00e3o;
  • rn t

  • Produzir materiais didu00e1ticos com a utilizau00e7u00e3o de recursos computacionais, propiciando inovau00e7u00f5es nos produtos, processos e metodologias de ensino aprendizagem;
  • rn t

  • Administrar laboratu00f3rios de informu00e1tica para fins educacionais;
  • rn t

  • Atuar como agentes integradores promovendo a acessibilidade digital;
  • rn t

  • Atuar como docente com a visu00e3o de avaliau00e7u00e3o cru00edtica e reflexiva;
  • rn t

  • Propor, coordenar e avaliar, projetos de ensino e aprendizagem assistidos por computador que propiciem a pesquisa;
  • rn t

  • Identificar problemas que tenham soluu00e7u00e3o algoru00edtmica;
  • rn t

  • Conhecer os limites da computau00e7u00e3o;
  • rn t

  • Resolver problemas usando ambientes de programau00e7u00e3o;
  • rn t

  • Tomar decisu00f5es e inovar, com base no conhecimento do funcionamento e das caracteru00edsticas tu00e9cnicas de hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computau00e7u00e3o consciente dos aspectos u00e9ticos, legais e dos impactos ambientais decorrentes;
  • rn t

  • Compreender e explicar as dimensu00f5es quantitativas de um problema;
  • rn t

  • Gerir a sua pru00f3pria aprendizagem e desenvolvimento, incluindo a gestu00e3o de tempo e competu00eancias organizacionais;
  • rn t

  • Preparar e apresentar seus trabalhos e problemas tu00e9cnicos e suas soluu00e7u00f5es para audiu00eancias diversas, em formatos apropriados (oral e escrito);
  • rn t

  • Avaliar criticamente projetos de sistemas de computau00e7u00e3o;
  • rn t

  • Adequar-se rapidamente u00e0s mudanu00e7as tecnolu00f3gicas e aos novos ambientes de trabalho;
  • rn t

  • Ler textos tu00e9cnicos na lu00edngua inglesa;
  • rn t

  • Empreender e exercer lideranu00e7a, coordenau00e7u00e3o e supervisu00e3o na sua u00e1rea de atuau00e7u00e3o profissional;
  • rn t

  • Ser capaz de realizar trabalho cooperativo e entender os benefu00edcios que este pode produzir.
  • rn

rn

rnProfissional:rngif do personagem Professor, da su00e9rie La Casa de Papel, dando aularnO Licenciado em Computau00e7u00e3o teru00e1 su00f3lidos conhecimentos em Ciu00eancia da Computau00e7u00e3o, Matemu00e1tica e Educau00e7u00e3o, visando o ensino de Ciu00eancia da Computau00e7u00e3o nos nu00edveis da Educau00e7u00e3o Bu00e1sica e Ensino Tu00e9cnico.

rnO Licenciado em Computau00e7u00e3o poderu00e1 atuar em escolas pu00fablicas e particulares da Educau00e7u00e3o Bu00e1sica ou Tu00e9cnica, sendo professor em escolas tu00e9cnicas de computau00e7u00e3o e u00e1reas afins. Entretanto, sua formau00e7u00e3o nu00e3o o limita apenas u00e0 profissu00e3o de professor. O licenciado em Computau00e7u00e3o tambu00e9m poderu00e1 atuar como:rn

    rn t

  • Programador ou desenvolvedor de software;
  • rn t

  • Analista de sistemas;
  • rn t

  • Analista de suporte;
  • rn t

  • Analista de redes,
  • rn t

  • Engenheiro de software,
  • rn t

  • Arquiteto de software;
  • rn t

  • Gerente de TI;
  • rn t

  • Pesquisador nas u00e1reas de computau00e7u00e3o e/ou educau00e7u00e3o;
  • rn t

  • Empreendedor.
  • rn

Histu00f3ria do curso

Em 2009, por meio do Programa de Expansu00e3o e Reestruturau00e7u00e3o das Universidades Federais (Programa REUNI) do Ministu00e9rio da Educau00e7u00e3o (MEC), o Campus Palotina iniciou uma franca expansu00e3o de suas atividades de ensino de graduau00e7u00e3o e pu00f3s-graduau00e7u00e3o. Foram implantados os Cursos Superiores de Tecnologia em Aquicultura, Biocombustu00edveis e Biotecnologia. Em maru00e7o de 2010 iniciou o funcionamento do Curso de Ciu00eancias Biolu00f3gicas com u00eanfase em Gestu00e3o Ambiental e, em 2011, o curso de Agronomia.

rnO curso de Licenciatura em Computau00e7u00e3o teve seu inu00edcio em 2014, mas passou por uma reformulau00e7u00e3o em 2015 porque, no decorrer de sua implantau00e7u00e3o, percebeu-se algumas inconsistu00eancias na estrutura curricular e nos conteu00fados das ementas existentes. A identificau00e7u00e3o destas inconsistu00eancias e a apresentau00e7u00e3o das respectivas soluu00e7u00f5es foi destacada pelo Nu00facleo Docente Estruturante (NDE), como justificativa para esta reformulau00e7u00e3o.rnrnAlu00e9m disso, surgiu a necessidade de adequar o curso ao parecer CNE/CP nu00ba 2/2015. A partir deste parecer houve a necessidade de acrescentar 324 horas ao curso as quais, por escolha do NDE, foram adicionadas na modalidade de Educau00e7u00e3o a Distu00e2ncia – EaD, uma inovau00e7u00e3o nos cursos do Setor Palotina da UFPR.rn

Apu00f3s o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2017, o MEC expediu uma nova portaria de renovau00e7u00e3o de reconhecimento do curso (portaria 922 de 27 de dezembro de 2018).

rnDeste modo, a partir da reformulau00e7u00e3o e da nova portaria expedida pelo MEC, alu00e9m do curso vir ao encontro das demandas regionais e nacionais por profissionais, ele se adequou u00e0s normas vigentes e aprimorou seus conteu00fados, contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Paranu00e1 e do pau00eds.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Licenciar, Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rn

u00a0

rn

Enade 2018: conceito 5.

rn

u00a0

rn

Projetos:

rnrn

    rn t

  • Espau00e7o ColabMaber
  • rn t

  • Meninas nas Ciu00eancias
  • rn

rn

Iniciau00e7u00e3o Cientu00edfica:

rnrn

    rn t

  • estabelecimento de um repositu00f3rio de componentes para o desenvolvimento de aplicau00e7u00f5es mu00f3veis educacionais para o ensino e aprendizagem de computau00e7u00e3o
  • rn t

  • ensino de astronomia bu00e1sica para o ensino fundamental
  • rn t

  • MOOC: analisando as caracteru00edsticas tecnolu00f3gicas e pedagu00f3gicas subjacentes a produu00e7u00e3o de cursos que assumem esse formato
  • rn

rn

Grupos de Estudos e de Pesquisa:u00a0

rnrn

Palestra

Contato

E-mail:rnEliana Santana Lisbu00f4arneliana.lisboa@ufpr.br

rn

eslisboa2008@gmail.com

rnTelefone:rn(98) 98325-2912 (WhatsApp)rnrnSite:rnhttp://www.palotina.ufpr.br/lcp/rn

Instagram:rnhttps://www.instagram.com/lcp_ufpr/

rnLocal:rnUniversidade Federal do Paranu00e1rnSetor PalotinarnRua Pioneiro, 2153rnCEP: 85950-000 – Palotina (PR)

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais