Ciências Ambientais – Matinhos
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnPara buscar soluu00e7u00f5es e alternativas para um cenu00e1rio socioambiental desafiador, o curso de Ciu00eancias Ambientais pretende abordar a complexidade dessas questu00f5es por meio da integrau00e7u00e3o dos diversos saberes de forma transdisciplinar, sistu00eamica e propositiva. Nesse sentido, o curso de Ciu00eancias Ambientais objetiva:u00a0

rnrn

    rn t

  • Romper com a predominante dicotomia entre as grandes u00e1reas de conhecimento das Ciu00eancias Naturais, como Biologia, Ecologia, Geologia, Geomorfologia, dentre outras; e das Ciu00eancias Humanas, como Sociologia, Antropologia, Demografia, Economia, Urbanismo e Histu00f3ria, em busca de soluu00e7u00f5es inovadoras para problemas socioambientais complexos.
  • rn t

  • Trabalhar questu00f5es ambientais contemporu00e2neas de maneira transdisciplinar, buscando a superau00e7u00e3o das visu00f5es fragmentadas, com perspectivas e soluu00e7u00f5es que acabam por se mostrar simplistas e ineficazes, acarretando significativos danos para a sociedade e para a natureza.
  • rn t

  • Desenvolver aptidu00f5es e habilidades tu00e9cnicas, como por exemplo, a leitura e a interpretau00e7u00e3o cartogru00e1ficas, de imagens de satu00e9lites, gru00e1ficos de anu00e1lise de solo, de u00e1gua, de ar, de u00edndices de diversidade biolu00f3gica, de indicadores sociais e econu00f4micos, etc, sem contudo dissociar estes indicadores das dinu00e2micas naturais, sociais e culturais presentes, avanu00e7ando para alu00e9m das tu00e9cnicas e recursos.
  • rn t

  • Contribuir para o desenvolvimento territorial sustentu00e1vel do Litoral do Paranu00e1 e Vale do Ribeira por meio da gerau00e7u00e3o e divulgau00e7u00e3o de conhecimentos acerca de seus territu00f3rios. A inseru00e7u00e3o do curso em uma matriz de grande diversidade ecossistu00eamica e cultural favorece a formau00e7u00e3o de Cientistas Ambientais com visu00e3o/reflexu00e3o/au00e7u00e3o interdisciplinar, cidadu00e3 e u00e9tica, em consonu00e2ncia com o predito pelo Projeto Polu00edtico Pedagu00f3gico do Setor Litoral.
  • rn

rn

rnCaracteru00edsticas:

rn

Como estratu00e9gia curricular para enfrentar as ru00e1pidas mudanu00e7as no cenu00e1rio das profissu00f5es da u00e1rea ambiental, apresentamos uma inovau00e7u00e3o significativa em termos de flexibilizau00e7u00e3o curricular, ju00e1 em pru00e1tica em algumas universidades brasileiras: a oferta de diferentes itineru00e1rios que podem ser trilhados pelo estudante, conforme seu Projeto de Aprendizagem (PA) e projeto de vida, buscando conceitos, atitudes e habilidades profissionais adequadas u00e0 construu00e7u00e3o de seu perfil profissional. Esses itineru00e1rios podem incluir desde a escolha de mu00f3dulos optativos em outros cursos atu00e9 a realizau00e7u00e3o de estu00e1gio nu00e3o obrigatu00f3rio, com a supervisu00e3o de um docente/mediador.

rnO curru00edculo ofertaru00e1 o tu00edtulo de Bacharel em Ciu00eancias Ambientais com duas opu00e7u00f5es de itineru00e1rio formativo, com igual carga horu00e1ria (3.000 horas):rn

    rn t

  1. Bacharelado com Formau00e7u00e3o Livre: Quando as optativas escolhidas pelo estudante nu00e3o apresentam coeru00eancia temu00e1tica entre si, ou seja, nu00e3o caracterizam um campo de atuau00e7u00e3o profissional. Constitui o u201citineru00e1rio bu00e1sicou201d para obtenu00e7u00e3o da titulau00e7u00e3o de Bacharel em Ciu00eancias Ambientais.
  2. rn t

  3. Bacharelado com Certificau00e7u00e3o Complementar: nesse caso, o trajeto formativo u00e9 composto por uma combinau00e7u00e3o de mu00f3dulos optativos escolhidos neste e/ou em outros curru00edculos do setor, com a supervisu00e3o de um docente mediador, segundo a trajetu00f3ria do Projeto de Aprendizagem e TCC do(a) discente. Portanto, hu00e1 coeru00eancia temu00e1tica entre as optativas cursadas pelo estudante, o que caracteriza uma atuau00e7u00e3o profissional. Inicialmente, seru00e1 ofertada uma formau00e7u00e3o bu00e1sica, com titulau00e7u00e3o de Bacharel em Ciu00eancias Ambientais, mais cinco possibilidades de Certificau00e7u00e3o Complementar, conforme explicitado na metodologia do Projeto Pedagu00f3gico.rn
      rn t

    • Gestu00e3o Ambiental
    • rn t

    • Projetos Socioambientais
    • rn t

    • Ecologia e Anu00e1lise Ambiental
    • rn t

    • Gestu00e3o Pu00fablica
    • rn t

    • Gestu00e3o Territorial
    • rn

    rn

  4. rn

rn

rnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnO(a) estudante teru00e1 acesso a um grande nu00famero de mu00f3dulos obrigatu00f3rios, optativos e atividades formativas complementares (verificar o Projeto Pedagu00f3gico disponu00edvel na pu00e1gina do curso). A carga horu00e1ria u00e9 distribuu00edda da seguinte forma:

rnA) FTP – Fundamentos Teu00f3rico-Pru00e1ticos (Mu00f3dulos obrigatu00f3rios – 1.440 horas) – temas abordados por peru00edodo:rn

    rn t

  1. Histu00f3ria Ambiental; Ecologia da Paisagem; Gu00eanese e Transformau00e7u00e3o territorial.
  2. rn t

  3. Biogeografia; Quu00edmica e Microbiologia; Sociedade, Cultura e Ambiente
  4. rn t

  5. Autoecologia; Biogeoquu00edmica; Bens Comuns e Patrimu00f4nio Ambiental
  6. rn t

  7. Demoecologia; Sistemas de Informau00e7u00f5es Geogru00e1ficas; Ambiente e Territu00f3rio Urbano
  8. rn t

  9. Sinecologia; Planejamento Territorial; Economia Ecolu00f3gica
  10. rn t

  11. Biologia da Conservau00e7u00e3o; Gestu00e3o Ambiental; Organizau00e7u00f5es e Tecnologias sociais
  12. rn t

  13. Avaliau00e7u00e3o de Impactos Ambientais; Anu00e1lise Integrada de Bacias Hidrogru00e1ficas; Ecologia Polu00edtica e Justiu00e7a Ambiental
  14. rn t

  15. Manejo de u00c1reas Protegidas; Projetos de Monitoramento e Anu00e1lise Ambiental; Ecodesenvolvimento e Territu00f3rio.
  16. rn

rnB) PA – Projetos de Aprendizagem (480 horas) – carga horu00e1ria destinada ao desenvolvimento de um projeto de aprendizagem ou Iniciau00e7u00e3o Cientu00edfica, sob mediau00e7u00e3o de um docente, ao longo dos oito semestres do curso, culminando em um TCC acadu00eamico ou outras modalidades de Produu00e7u00e3o acadu00eamica ou extensionista.rn

C) ICH – Interau00e7u00f5es Culturais e Humanu00edsticas (480 horas)

rn

Mu00f3dulos integrados de ementa variu00e1vel, compostos por oficinas, grupos de trabalho e outras modalidades, visando a formau00e7u00e3o artu00edstica, cultural e humana dos profissionais de diversas u00e1reas. Os Mu00f3dulos ICH su00e3o ofertados a cada semestre pelo Setor Litoral a todos os cursos, sendo de livre escolha pelos estudantes.

rnAlu00e9m dos mu00f3dulos obrigatu00f3rios de FTP, ICH e PA, o(a) estudante teru00e1 acesso a um grande nu00famero de disciplinas optativas e atividades formativas complementares:rn

    rn t

  1. Atividades de ensino (monitoria, PET, disciplinas eletivas, oficinas didu00e1ticas, educau00e7u00e3o a distu00e2ncia, projetos vinculados u00e0 licenciatura e outras).
  2. rn t

  3. Atividades de pesquisa e inovau00e7u00e3o (projetos de pesquisa, iniciau00e7u00e3o cientu00edfica, produtos de inovau00e7u00e3o tecnolu00f3gica e outras).
  4. rn t

  5. Atividades de extensu00e3o e cultura (projetos e cursos de extensu00e3o e cultura, au00e7u00f5es de voluntariado, participau00e7u00e3o em programas e projetos institucionais e outras).
  6. rn t

  7. Atividades voltadas u00e0 profissionalizau00e7u00e3o (estu00e1gios nu00e3o obrigatu00f3rios, participau00e7u00e3o em Empresa Ju00fanior reconhecida formalmente como tal pela UFPR e outras).
  8. rn t

  9. Atividades de representau00e7u00e3o (membro de comissu00e3o, representau00e7u00e3o acadu00eamica em conselhos e outras).
  10. rn t

  11. Eventos acadu00eamico-cientu00edficos (seminu00e1rios, jornadas, congressos, simpu00f3sios e outros).
  12. rn

Perfil

Estudante:gif do personagem Professor Utu00f4nio, das meninas superpoderosas, estudando em um microscu00f3pio e fazendo anotau00e7u00f5es em um caderno

rn

O curso u00e9 voltado a pessoas essencialmente preocupadas com a atual crise socioambiental local e mundial, sensibilizadas pela diversidade ambiental e a diversidade cultural associada ao patrimu00f4nio natural, comprometidas com o desenvolvimento de novas atitudes, conhecimentos e habilidades que levem u00e0 transformau00e7u00e3o das pru00e1ticas socioambientais em direu00e7u00e3o ao bem-viver e a uma nova u00e9tica planetu00e1ria. Estu00e1 fundamentado em valores u00e9ticos de humanizau00e7u00e3o e cidadania, bem-estar humano e ecolu00f3gico, respeito e reconhecimento u00e0s diferenu00e7as e identidades, reciprocidade e complementaridade cultural.

rnA curiosidade e o espu00edrito cientu00edfico, a capacidade de planejamento e avaliau00e7u00e3o de projetos, o associativismo, a inovau00e7u00e3o e o empreendedorismo su00e3o habilidades e atitudes fortemente cultivadas e exercitadas ao longo do curso, buscando a formau00e7u00e3o de um profissional capaz de responder aos desafios contemporu00e2neos do mercado de trabalho.rnrnProfissional:rngif em desenho com um mar azul e vu00e1rios bichinhos marinhos dando tchau para uma mu00e3o que entra no mar, recolhe o lixo e o leva para uma lixeira reciclu00e1velrnO curru00edculo visualiza um profissional capaz de gerar e aplicar conhecimentos sobre as relau00e7u00f5es entre os seres humanos e destes com a natureza, promovendo uma nova racionalidade ambiental, atuando junto a indivu00edduos, equipes, comunidades e instituiu00e7u00f5es com vistas a evitar e atenuar os cru00f4nicos problemas ambientais que degradam e ameau00e7am a capacidade de suporte do planeta.rnrnDestaca-se no campo profissional e em todos os espau00e7os em que sejam necessu00e1rias au00e7u00f5es ambientais, sejam organizau00e7u00f5es pu00fablicas, privadas ou do Terceiro Setor. Atua na concepu00e7u00e3o de projetos de sustentabilidade social, ambiental conu00f4mica, assim como atuau00e7u00e3o em diagnu00f3sticos, anu00e1lises, planejamentos, implementau00e7u00e3o e avaliau00e7u00e3o de polu00edticas pu00fablicas ambientais.rnrnO Cientista Ambiental poderu00e1 atuar na anu00e1lise, diagnu00f3stico e monitoramento ambiental de ecossistemas terrestres e aquu00e1ticos, quer seja na perspectiva ecolu00f3gica, quer seja na esfera social e econu00f4mica.rnrnNo u00e2mbito acadu00eamico, pretende construir um perfil de bacharel pesquisador u2013 Cientista Ambiental u2013 integrador tanto da realidade global quanto local, desenvolvendo conhecimentos interdisciplinares, por meio do contato com profissionais de diferentes u00e1reas do conhecimento, na interface entre as ciu00eancias naturais e humanas, para gerar formas alternativas de manejo ambiental e desenvolvimento territorial.rnrnO curru00edculo foi planejado de modo a desenvolver competu00eancias e habilidades necessu00e1rias para atender aos projetos de lei que regulamentam o exercu00edcio profissional conforme segue:rn

    rn t

  • Gestor(a) Ambiental, conforme regulamentau00e7u00e3o profissional no Conselho Federal de Administrau00e7u00e3o e CRAs u2013 Projeto de Lei nu00b0 2.664/2011.
  • rn t

  • Gestor(a) Ambiental, Analista em Quu00edmica Ambiental e Monitoramento Ambiental no Conselho Federal de Quu00edmica e CRQs u2013 ju00e1 regulamentado.
  • rn t

  • Ecu00f3logo(a) u2013 Projeto de Lei de regulamentau00e7u00e3o profissional nu00b0 105/2013.
  • rn t

  • Atividades de consultoria ambiental, de forma autu00f4noma ou em organizau00e7u00f5es nu00e3o governamentais e empresas pu00fablicas e privadas.
  • rn t

  • Analista Ambiental/Gestor(a) Ambiental em u00f3rgu00e3os pu00fablicos ambientais das esferas federal, estadual e municipal.
  • rn t

  • Professor(a) /pesquisador(a), na u00e1rea de Ciu00eancias Ambientais, em diversos cursos do sistema pu00fablico e privado de Ensino Superior.
  • rn t

  • Docente em programas de Educau00e7u00e3o Ambiental e disciplinas correlatas no ensino mu00e9dio e na educau00e7u00e3o nu00e3o formal.
  • rn

Histu00f3ria do curso

A proposta curricular do Bacharelado em Ciu00eancias Ambientais emerge da evoluu00e7u00e3o e da experiu00eancia acumulada ao longo de doze anos de existu00eancia do Curso de

rn

Bacharelado em Gestu00e3o Ambiental, pioneiro no cenu00e1rio nacional do ensino superior. A consolidau00e7u00e3o da equipe docente do curso, bem como dos projetos de pesquisa, extensu00e3o e pu00f3s-graduau00e7u00e3o na u00e1rea das Ciu00eancias Ambientais, permitiu um passo adiante, na medida em que propu00f5e um amplo processo de flexibilizau00e7u00e3o curricular e integrau00e7u00e3o com outros cursos, ampliando o escopo e abrangu00eancia da formau00e7u00e3o, sem perder a identidade, as competu00eancias e habilitau00e7u00f5es profissionais construu00eddas ao longo dessa histu00f3ria.

rnDestacamos ainda como determinante para dimensionar o perfil deste novo curso e a formau00e7u00e3o de seus estudantes e egressos, a sua privilegiada localizau00e7u00e3o geogru00e1fica em uma matriz natural de relevante destaque mundial, notavelmente um dos trechos mais bem conservados da Mata Atlu00e2ntica brasileira. Abordando sua biodiversidade de forma associada aos modos de vida das populau00e7u00f5es humanas locais, o curso de Ciu00eancias Ambientais buscaru00e1 fazer da regiu00e3o litoru00e2nea do Paranu00e1 sua u00e1rea de estudos, pesquisas, investigau00e7u00f5es, au00e7u00f5es e conexu00f5es de saberes, focado no compromisso com modelos alternativos de desenvolvimento que tenham como meta a valorizau00e7u00e3o da dimensu00e3o plural humana e dos ecossistemas e paisagens regionais. Para tanto, o curso conta com grande carga horu00e1ria em aulas de campo, laboratu00f3rio, bem como diversas modalidades de estudos de caso.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possuiu00a0Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rn

Confira o vu00eddeo sobre o curso de Ciu00eancias Ambientais do Setor Litoral da UFPR! Acesse:u00a0youtu.be/c_LHSFJuqZ0

Palestra

Contato

Site:rnhttp://www.litoral.ufpr.br/ambientais

rnLocal:rnSetor Litoral da UFPRrnRua Jaguariau00edva, Tv, 512

Vestibular

Homepage

Voltar

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais