A Universidade Federal do Paraná tem realizado muito pela sociedade paranaense e brasileira. Faz isso, por exemplo, por meio das atividades de Extensão. No último ano, mais de 1 milhão de pessoas foram alcançadas por ações dos programas e projetos de extensão das mais variadas áreas do conhecimento. Além disso, neste momento de pandemia, tem desenvolvido diversas pesquisas e ações de informação, prevenção e combate ao coronavírus. Durante a sua permanência na UFPR, você poderá participar e colaborar com esses projetos voltados à comunidade. Para saber mais, clique nos botões abaixo!

Mas, o que é Extensão? Confira no vídeo abaixo e conheça o que te espera: 

Reproduzir vídeo
Conheça algumas das ações que professores, técnico-administrativos e estudantes têm desenvolvido na UFPR:

Projeto Eletrizar – Levando a Engenharia Elétrica para as Escolas (2ª edição): o projeto Eletrizar visa estabelecer interações com as escolas de nível fundamental e médio de Curitiba e região metropolitana. A equipe prepara intervenções, com explicações teóricas e atividades lúdicas (com materiais de baixo custo) envolvendo conceitos e aplicações de engenharia elétrica, física, química e lógica de programação. Desde 2013 o projeto contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros.

Prattica – Agência Experimental de Relações Públicas: a Prattica é uma agência sem fins lucrativos, que proporciona uma oportunidade para os calouros e atende a comunidade com projetos de comunicação e auxílio em eventos. A Agência Experimental de Relações Públicas mais antiga do sul do Brasil.

Reproduzir vídeo

Guias para um mundo melhor: é um projeto de extensão realizado pela UFPR em parceria com a UTFPR. Tem por objetivo desenvolver guias ilustrados que abordam temas relacionados à inclusão de gênero, racial e social, além de tratar de boas práticas em áreas
diversas como mobilidade sustentável, participação política cidadã etc.

Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina: a FECITEC é organizada pelo Setor Palotina da UFPR para valorizar a produção científica de crianças e jovens por meio da apresentação de experimentos. O objetivo da Feira é incentivar o trabalho em grupo para colocar as ideias criativas e inovadoras em prática, proporcionando aos vencedores a participação em outras feiras nacionais ou internacionais e bolsas de iniciação científica júnior. Desde a sua criação, em 2011, a Feira busca disseminar a participação ativa dos alunos no seu processo de formação dando ênfase ao pequeno cientista.

Núcleo de Comunicação e Educação Popular: o NCEP é um Programa de Extensão vinculado aos cursos de Comunicação Social da UFPR. Seu objetivo é estimular a discussão sobre comunicação popular a fim de promover a democratização dos meios de comunicação. Isso porque acreditamos que é preciso comunicar e educar para, então, transformar!

Sensibilização para o Uso da Bicicleta como Modal de Transporte pela Comunidade UFPR: o projeto de extensão busca promover a mudança de hábitos na comunidade interna e externa à UFPR por meio do incentivo do uso da bicicleta como transporte. Realiza diversas ações como cafés da manhã com ciclistas em pontos estratégicos da cidade em datas comemorativas, angariação e distribuição de equipamentos de segurança (refletivos, buzinas, retrovisores, luzes etc.), oficina de mecânica básica para ciclistas mulheres, palestras sobre o tema, suporte na elaboração e distribuição de material educativo e informativo sobre o uso da bicicleta na cidade e a criação de um sistema de compartilhamento de bicicletas recuperadas, o CoolabBici.

Palotina recicla o orgânico: visa a mobilização social da comunidade para a segregação dos resíduos sólidos domiciliares em três frações. Em concordância com normativas federais e estaduais, a proposta atua diretamente com a comunidade dos bairros de Palotina (oeste do Paraná) incentivando a separação dos resíduos domiciliares. Cerca de 550 composteiras estão sendo implementadas em domicílios dos 17 bairros urbanos do município. Esse projeto é resultado de uma parceria entre UFPR, Prefeitura Municipal de Palotina, UESPAR e Rotary Club de Palotina Pioneiro.

Ações do Laboratório de Inspeção e Controle de Qualidade de Alimentos e Água: o LACOMA existe a 20 anos dentro do Setor Palotina. É um laboratório prestador de serviços que atende toda a comunidade interna e externa da UFPR, por meio da realização de análises microbiológica de alimentos e de treinamento voltado aos manipuladores de alimentos – área diretamente relacionada à Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal, que é uma das áreas de atuação do médico veterinário. Também realiza diversos projetos de pesquisa na graduação, ajudando na formação de novos médicos veterinários, no mestrado, doutorado e na residência em medicina veterinária.

Projeto Ranicultura Digital: a ideia do Projeto Ranicultura Digital surgiu em meio ao período de isolamento social, que teve início do ano de 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Seu objetivo é facilitar o acesso à informação técnico-científica em ranicultura, por qualquer pessoa, seja ela do meio produtivo ou não. Para tal, são realizadas reuniões periódicas com transmissão
ao vivo pelo grupo específico criado na plataforma Facebook e canal do YouTube com livre acesso. As reuniões acontecem sempre às últimas quartas-feiras do mês, das 18 às 19h30 (horário de Brasília).

Línguas em Diálogo: o projeto divulga línguas e culturas diversas na Universidade, em escolas de ensino fundamental e médio e em espaços públicos. Queremos mostrar como a diversidade linguística é grande, não só no mundo, mas também em nosso país. Procuramos ainda oferecer cursos gratuitos de línguas, especialmente de polonês e esperanto. Já funcionaram no projeto grupos de estudo de quirguiz, mongol e eslavo antigo.

Resiliência na Escola UFPR – Compreensão do Risco e Educação para Resiliência em Desastres: o projeto visa educar para a compreensão do risco de desastres buscando desenvolver resiliência na comunidade escolar. O tema “resiliência” tem surgido com frequência nos últimos tempos.

Liga acadêmica de Endocrinologia e metabologia da UFPR – Campus Toledo: desponta com o propósito e elaboração de atividades, tais como simpósios projetos sociais e científicos, aulas semanais, cursos e reuniões, ao mesmo tempo que possibilita a inserção do estudante no ambiente social em que a universidade está inserida. Em síntese, a atividade da liga estabelecerá uma relação de indissociável entre ensino, pesquisa e extensão com o intuito de propiciar um enriquecimento no processo pedagógico, uma introdução ao meio científico e um impacto social positivo a partir de atividades que aprimorem o conhecimento e a experiência dos estudantes dentro da área de endocrinologia e metabologia. Com esse projeto de extensão objetiva-se colaborar para a construção de um profissional com princípios íntegros e éticos, que se comprometa com o bem estar biopsicossocial do paciente e que saiba reconhecer e discernir as principais situações que envolvam a especialidade de endocrinologia e metabologia.

Sem Fronteiras – atividades corporais para adultos maduros e idosos: o PSF é um programa de atividades físicas e socioculturais voltadas a adultos maduros e idosos. Os seus objetivos principais são a formação teórica e prática de acadêmicos para atuar na área da velhice e das atividades físicas, proporcionar uma melhor autonomia, qualidade de vida, atualização cultural e integração social para os participantes do projeto. As atividades desenvolvidas são: alongamentos, caminhadas, ginásticas, musculação, danças, jogos e esportes adaptados.

Outra importante missão da Universidade é realizar a divulgação científica, promovendo, assim, o acesso ao conhecimento e à informação de qualidade!

Uma das ações de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná é a publicação da Revista Ciência UFPR. Ela aborda temas de todas as áreas do conhecimento, com linguagem jornalística, e é direcionada para todos os públicos. É produzida pelos jornalistas da Superintendência de Comunicação em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Confira as últimas edições:

Com as notificações do surto de coronavírus, a Universidade Federal do Paraná vem orientando a comunidade e realizando ações de prevenção e combate à COVID-19. Além disso, uma comissão foi criada para pensar estratégias e avaliar a situação.

 
Pesquisadores da UFPR desenvolvem teste mais rápido e preciso do que padrão ouro. Leia mais.
Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais