Escolha a cidade que quer saber mais:
Jandaia do Sul

Jandaia do Sul é um município paranaense localizado ao norte do estado e um dos 27 municípios integrantes da chamada “Região do Vale do Ivaí”, a 384 quilômetros da capital Curitiba. Possui uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, porém a implantação do Campus Jandaia do Sul da UFPR na cidade se propõe a atender dois milhões de habitantes dos 28 municípios que compõem o Vale do Ivaí. A formação do PIB da cidade segue o padrão estadual, sendo os setores de comércio e de serviços os maiores responsáveis pela sua composição, com destaque para os ramos de confecção e metalurgia, seguidos da indústria e da agropecuária. Pesque-pague e sítio com plantação de produtos orgânicos fazem de Jandaia do Sul um interessante destino, ideal para quem quer ficar mais perto da natureza. A cidade conta também com o privilégio de ter em suas proximidades grandes centros do interior do estado como Maringá, Londrina, Apucarana e Arapongas.

Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul

O Campus Avançado de Jandaia do Sul da UFPR foi implantado em fevereiro de 2014. Atualmente possui 499 alunos matriculados, 42 servidores técnico-administrativos e 47 docentes. Oferta, anualmente, 215 vagas divididas em cinco cursos de graduação. Além das salas de aula, o Campus oferece uma estrutura com quarenta laboratórios, biblioteca, restaurante universitário e salas de administração. É possível se tornar aluno do Campus por meio do Vestibular, que é ofertado anualmente, e também pelo SISU – programa que utiliza a nota do ENEM para ingresso de estudantes nas universidades.

Matinhos

Fundada em 1938, a cidade de Matinhos está situada no Litoral do estado do Paraná, sentido sudeste de Curitiba. Sua população, segundo IBGE, é estimada em 35 mil habitantes, e a região é conhecida pela rica diversidade cultural e pelo patrimônio natural. Além dos inúmeros balneários, Matinhos conta com diversos atrativos como festividades paroquiais, carnaval, torneios esportivos, exposições e feiras de artesanato. O clima da cidade é caracterizado como subtropical.

UFPR Setor Litoral

O Setor Litoral está localizado na cidade de Matinhos (a 111 km da sede da UFPR, em Curitiba) e provém do programa de expansão da educação superior, criado em 2004 (Programa Expandir/MEC). Em 2007, o Campus se transforma em Setor. Visando o desenvolvimento humano e local, tem como metodologia educacional a promoção de ações conjuntas com a comunidade externa, de maneira que municípios do litoral do Paraná sejam alcançados, além de ações educacionais no Vale do Ribeira paranaense. Com caráter inovador, o Projeto Político Pedagógico apresenta aos estudantes do Setor Litoral três eixos de aprendizagem: Interações Culturais e Humanísticas, Projeto de Aprendizagem e Fundamentos Teóricos Práticos. Atualmente, a comunidade do Setor Litoral é composta por 1.324 estudantes, 121 docentes e 84 servidores técnico-administrativos.

Palotina

Palotina, situada no oeste paranaense, com uma população estimada em 32 mil habitantes, está entre as quinze melhores cidades do Paraná para se viver (9º lugar). Destaca-se pelo crescimento dos índices relacionados à educação, longevidade e renda. Com a economia baseada na agricultura, agroindústria e prestação de serviços é também reconhecida como cidade universitária por abrigar um importante Setor da UFPR. A cidade proporciona bem-estar, pois conserva um tranquilo estilo de vida ao mesmo tempo em que oferece aos estudantes opções de entretenimento como bares, restaurantes e cafés. Além disso, possui fácil acesso a cidades maiores como Toledo, Cascavel e algumas situadas na divisa com o Paraguai. Possui também atrativos naturais como Parque Estadual de São Camilo, Lago Municipal, trilhas e áreas verdes.

UFPR Setor Palotina

O Setor Palotina oferece oito cursos de graduação e sete cursos de pós-graduação, além da residência em Medicina Veterinária. Desde sua criação em 1993 a infraestrutura foi significativamente ampliada e modernizada e atualmente dispõe de salas e laboratórios equipados para o desenvolvimento de aulas e atividades de pesquisa e extensão. Um grande atrativo do Setor é o Hospital Veterinário que permite que os estudantes aprendam de forma prática e realista. Além disso, conta com biblioteca, restaurante universitário, uma Fazenda Experimental e o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Aquicultura Sustentável. A comunidade acadêmica é formada por 1800 alunos, 124 professores e 68 servidores técnico-administrativos. Como Palotina está em uma região com pujante setor agroindustrial, os cursos e as pesquisas desenvolvidas visam atender as demandas da comunidade e, desse modo, os profissionais formados aqui apresentam, normalmente, rápida inserção no mercado para atuar em soluções inovadoras frente aos desafios dessa área.

Pontal do Paraná

Situado no Litoral do Paraná a 97 km de Curitiba, 16 km de Matinhos e 28 km de Paranaguá, Pontal do Paraná possui mais de 27 mil habitantes. A cidade foi desmembrada do município de Paranaguá em 20 de dezembro de 1995. Seu principal atrativo são as belezas naturais, tornando-se um dos principais pontos turísticos do Estado. Além disso, Pontal do Paraná oferece trilhas ecológicas, espaços esportivos, feiras artesanais, pescas esportivas, ecoturismo, biblioteca, festas com frutos do mar, observação de golfinhos, entre outros. É em Pontal do Paraná que se encontra o primeiro parque nacional marinho do Paraná: o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais. O município é terreno fértil para o desenvolvimento e abre inúmeras possibilidades para os discentes em projetos de engenharia civil, ambiental e sanitária, aquicultura, oceanografia e ciências exatas.

Centro de Estudos do Mar da UFPR

O Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM) -, está localizado a 120 km da sede da Reitoria da UFPR. Iniciou suas atividades em 1980 como uma unidade de pesquisa na cidade de Pontal do Paraná. Em 2014 o Campus passou pelo processo de expansão e reestruturação com três novas engenharias e uma licenciatura e em 2015 foram implantados mais dois novos cursos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. São duas unidades: Pontal do Sul e Mirassol. Além das salas pedagógicas e laboratórios, o CEM oferece uma infraestrutura com auditório, biblioteca, restaurante universitário, salas de administração, laboratórios de informática, entre outros espaços. Sua comunidade acadêmica, atualmente, é composta por 617 estudantes, 56 docentes e 35 servidores técnico-administrativos.

Toledo

Localizado a 548 quilômetros da capital paranaense, o município de Toledo foi fundado em 1951. Com mais de 142 mil habitantes, Toledo foi classificada como sétima colocada entre os cinco mil municípios brasileiros, de acordo com o Índice Socioeconômico da FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Sua economia é baseada principalmente no agronegócio. Com isso é considerada como uma das maiores produtoras de grãos do Paraná e reúne grande concentração de cooperativas, indústrias do setor alimentício e empresas. Outro fator a destacar é que a cidade é considerada um polo universitário, sediando oito centros de Ensino Superior – sendo três universidades públicas: Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Estadual do Oeste. Assim, é a cidade com maior número de universidades públicas do oeste do estado. É em Toledo que encontramos o terceiro maior Teatro do Paraná. Além disso, a cidade oferece diversas atividades como parques ecológicos, parques temáticos, aquários, trilhas e cachoeiras, museus etc. Evento tradicional da região, a festa do Porco no Rolete é conhecida em todo o Brasil e ocorre anualmente no segundo semestre.

Campus Toledo da UFPR

Situado na cidade de Toledo, região oeste do Paraná, o campus é considerado o mais novo da UFPR. Inaugurou suas atividades em 2016 com o Curso de Medicina, propondo expressivos avanços à saúde, educação e economia locais. Instalado no Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências – o Campus conta com infraestrutura moderna, climatização central, salas de aula, diversos laboratórios, biblioteca, Centro de Simulação e Centro Cirúrgico Experimental, biotério, restaurante universitário, área administrativa completa com espaço para a direção, coordenação do curso de medicina, gabinetes de professores, sala para videoconferência, espaços de convivência, além de centro de convenções com dois auditórios com capacidade para 200 pessoas cada. Atualmente, a comunidade universitária é constituída por aproximadamente trezentos estudantes, 41 docentes e 12 servidores técnico-administrativos.

Curitiba

Curitiba é a capital do estado do Paraná e está situada no Primeiro Planalto Paranaense. Fundada em 1693, possui atualmente cerca de 1,9 milhão de habitantes. O marco zero da capital paranaense é a Praça Tiradentes. Tem como importantes pontos turísticos a Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Torre Panorâmica, Parques Tingui, Tanguá e Barigui. Possui uma rede integrada de transporte público com seus característicos ônibus biarticulados “vermelhões” e estações tubo. É sede da primeira Universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná. 

Campi da UFPR em Curitiba

O primeiro campus da Universidade Federal do Paraná, o Prédio Histórico, foi fundado oficialmente em 19 de dezembro de 1912 para abrigar os cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, Farmácia e Obstetrícia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Engenharia e Odontologia. Hoje, em Curitiba, a estrutura da UFPR está espalhada por diversas regiões do município. Confira quais são, por ordem alfabética:

Campus Batel

Campus Botânico

Campus Cabral, Hospital Veterinário e Núcleo de Concursos

Campus Centro Politécnico

Campus Jardim Botânico

Campus Juvevê

Campus Rebouças

Campus Reitoria e Teatro da Reitoria

Complexo Hospital de Clínicas

Maternidade Victor Ferreira do Amaral

Prédio Histórico

Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT)

Setor de Ciências da Saúde

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais