Objetivos
Analisar o conjunto de atividades e processos relacionados à administração e à organização dos recursos e serviços públicos, que envolve o planejamento, a implementação e a avaliação de políticas públicas, visando atender às necessidades da sociedade de forma democrática, participativa, eficiente e eficaz.
O que você irá encontrar
O Curso de Gestão Pública busca desenvolver os conhecimentos, as competências e as habilidades conceituais, humanas e técnicas necessárias para a gestão dos mais variados processos de políticas públicas, como gestão orçamentária, financeira, de pessoas, materiais, patrimônio, logística e comunicação. Esses conhecimentos são aplicados a diferentes áreas, como educação, saúde, políticas sociais, cultura, meio ambiente e inovação social.
Para assegurar a construção e apropriação dos conhecimentos profissionais, o curso trabalha de maneira integrada o que fazer, por que fazer, para que fazer e como fazer, por meio da articulação do ensino com a pesquisa e com as atividades curriculares de extensão.
Estudante
Profissional – Áreas de atuação
O graduado em Gestão Pública pode trabalhar em órgãos públicos da administração direta – no poder executivo, legislativo e judiciário, nos níveis municipal, estadual ou federal – e da administração indireta – em empresas públicas, autarquias, fundações públicas e sociedades de economia mista. Ele pode atuar em organizações privadas prestadoras de serviço público, em organizações não-governamentais, em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, e em institutos e centros de pesquisa. O tecnólogo nessa área pode exercer a atividade de análise de políticas públicas, em diferentes áreas de interesse, como saúde, educação, assistência social, meio ambiente e outras. Além disso, pode atuar em instituições de ensino, mediante a formação requerida pela legislação vigente, e prosseguir os estudos na pós-graduação para investigar a gestão pública academicamente.
O curso foi criado em 2010, iniciou com a sua primeira turma em 2011 e em 2014 foi avaliado com a nota máxima pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior.
No ano de 2018, em avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o curso obteve a nota máxima 5 e esse conceito foi mantido no ENADE 2022. Na última avaliação, o curso ficou com o melhor Conceito Preliminar de Curso Contínuo do Brasil entre os cursos de Gestão Pública. Esse conceito inclui as dimensões do desempenho dos estudantes, da qualificação e regime de trabalho do corpo docente e da percepção discente sobre as condições do processo formativo.
Ao longo de sua existência, o curso passou por duas reformulações curriculares com o objetivo de atualização em relação às tendências da área de formação e das políticas curriculares. Desde 2023, 10% da sua carga horária é destinada a atividades curriculares de extensão, fortalecendo a relação com a comunidade e com a pesquisa.
Os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública podem participar de diversos programas institucionais, como os de Iniciação Científica, Extensão Universitária, Monitoria e Voluntariado Acadêmico. Podem ainda realizar estágio não-obrigatório dentro e fora da UFPR, em atividades correlatas à formação recebida no Curso.
No que se refere à pesquisa, os docentes do curso participam de diversos grupos de pesquisa, a partir dos quais podem vincular os discentes à iniciação científica. Dentre esses grupos, se destacam:
No que se refere à extensão, os docentes do curso desenvolvem diversos projetos de extensão, nos quais os discentes podem participar a partir das atividades curriculares de extensão. Dentre esses projetos, se destacam:
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Núcleo de Concursos.
Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!