Objetivos
O Design Gráfico é uma atividade intelectual, técnica, estratégica e criativa de planejar e projetar soluções e experiências para resolver questões do ser humano e seus contextos. Assim, estas são algumas habilidades pertinentes a um designer gráfico: curiosidade; imaginação; criatividade; observação; empatia; convivência; reflexão; transformação; organização; experimentação e inovação.
O que você irá encontrar?
Por meio de uma sólida formação projetual, polÃtica e crÃtica que articula conceitos, técnicas e abordagens metodológicas, o profissional a ser graduado neste curso estará habilitado a desenvolver sistemas de informação e comunicação, processos e serviços, observando os aspectos históricos, as potencialidades e as novas condições de mercado, tecnológicas, sociais e de uso. Para auxiliar a refletir sobre o papel social de sua profissão, este graduando deverá ter visão histórica, polÃtica, crÃtica e prospectiva da história do Design Gráfico. Para sua inserção no mercado, deverá saber interagir com profissionais e especialistas de diversas áreas, além de ter capacidade de diálogo com a classe empresarial e compreensão das realidades de mercado local e global.
Considerando a necessária resposta social da universidade pública aos problemas do desenvolvimento humano e social e a tradição desta Universidade na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o curso de Design Gráfico formará profissionais capazes de compreender o mundo contemporâneo e agir a partir de uma postura humanista e ética frente à sociedade, contribuindo para a melhoria das condições de vida. E considerando que a integração com os campos da Comunicação Social e das Artes Visuais à uma caracterÃstica que diferencia o curso de Design Gráfico da UFPR, e que esta é uma vocação da instituição, o profissional formado por esse curso deverá ter competências comunicacionais e artÃsticas.
O designer gráfico no mercado de trabalho atual precisa ser um profissional dinâmico, articulado e criativo para propor soluções inovadoras, sistêmicas e crÃticas, interagindo com profissionais de outras áreas na elaboração e execução de pesquisas e projetos. Para tanto, deverá ter domÃnio sobre as diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, sobre técnicas e processos de criação e sobre uma variedade de abordagens teórico metodológicas associadas à pesquisa cientÃfica. Contando com um amplo repertório histórico-cultural, deverá saber utilizar a linguagem visual para expressar conceitos e soluções, servindo-se das diversas técnicas de representação visual.
O designer gráfico no mercado de trabalho atual precisa ser um profissional dinâmico, articulado e criativo para propor soluções inovadoras, sistêmicas e crÃticas, interagindo com profissionais de outras áreas na elaboração e execução de pesquisas e projetos. Para tanto, deverá ter domÃnio sobre as diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, sobre técnicas e processos de criação e sobre uma variedade de abordagens teórico metodológicas associadas à pesquisa cientÃfica. Contando com um amplo repertório histórico-cultural, deverá saber utilizar a linguagem visual para expressar conceitos e soluções, servindo-se das diversas técnicas de representação visual.
Profissional
Gráfico: editorial, livros, revistas, material didático e impressos em geral;
Promocional: embalagem, displays de venda, catálogos, outdoors, materiais de marketing;
Digital: web, apps, ebooks, infográficos, materiais para campanhas e mÃdias sociais, vinhetas e motion graphics;
Entretenimento: produção arte, jogos analógicos e digitais, histórias em quadrinhos e desenhos de personagens;Â
Corporativo: branding, identidade visual, sinalização de fachada e de interiores, materiais corporativos e promocionais;
Pesquisa / Academia: institutos de pesquisa, docência em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação;
Serviços / UX: design de serviços e design de experiência.
O Curso foi criado em 1975, com o nome de Comunicação Visual junto ao Departamento de Filosofia. Em 1980, o curso passa a integrar o Departamento de Artes no SCHLA (Setor de Ciências Humanas Letras e Artes) e no ano 2000, passa a fazer parte do Departamento de Design.Â
O Curso de Design Gráfico busca manter constante sinergia com a dinâmica sociocultural e com as mais diversas tecnologias. Com o advento de novas mÃdias para comunicação digital e sistemas de informação colaborativos e customizáveis, amplia-se o leque de atuação de designers e se torna necessária a mobilização de profissionais e educadores para mudanças nos currÃculos acadêmicos. Neste contexto, o curso de Design Gráfico vem promovendo constantes e gradativas atualizações.
Em 2004, o Departamento de Design implanta um novo projeto pedagógico. Em 2005 a CAPES aprova o Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR, possibilitando a integração da graduação com a pós-graduação em Design. Em 2012, o programa de pós-graduação obteve a aprovação do Doutorado em Design, nas linhas de Design de Sistemas de Produção e Design de Sistemas de Informação. Em 2019, o Curso de Design Gráfico implementa um novo Projeto Pedagógico de Curso, desenvolvendo um currÃculo flexÃvel e de caráter adaptável, que possa acompanhar as transformações sociais, culturais e tecnológicas.
Nome do curso: Design GráficoÂ
Tipo: BachareladoÂ
Setor: Setor de Artes, Comunicação e Design – SACODÂ
Cidade: CuritibaÂ
Sistema: SemestralÂ
Turno: Integral (M+V)Â
Duração (anos): 4
O curso tem nota máxima (5) no Enade. A graduação e a pós-graduação estão em sinergia com a atuação discente em projetos de iniciação cientÃfica. Nos últimos anos, vários Trabalhos de Conclusão do curso de Design Gráfico receberam premiações como o Prêmio Bom Design, Design for a Better World, Prêmio Tomie Ohtake de Design e IF Design. Ainda, o curso possui convênios com instituições da Alemanha, Coréia do Sul e Inglaterra para intercâmbios e atividades em conjunto.
Telefones: (41) 3360-5103Â
E-mail: cordi@ufpr.brÂ
Local: Campus Reitoria – Rua General Carneiro, 460 – 8º andar – Centro, Curitiba – PR
*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais publicados pelo Núcleo de Concursos.
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