Estudante

Pessoas com compromisso sólido com o desenvolvimento sustentável, buscando reduzir os impactos das atividades econômicas sobre o meio ambiente. É vantajoso ter afinidade com tecnologia, pois isso facilitará o trabalho com imagens de satélites, elaboração de mapas e o desenvolvimento de sistemas de informações geográficas. Habilidades analÃticas são indispensáveis para coletar, interpretar e analisar dados, possibilitando avaliações de impacto ambiental, monitoramento da qualidade do ar, água e solo, bem como a formulação de estratégias para uma gestão sustentável dos recursos naturais. Também é crucial habilidades de trabalho em equipe, especialmente em equipes multidisciplinares que incluem cientistas, engenheiros, urbanistas, economistas e polÃticos.

Profissional
O currÃculo visualiza um profissional capaz de gerar e aplicar conhecimentos sobre as relações entre os seres humanos e destes com a natureza, promovendo uma nova racionalidade ambiental, atuando junto a indivÃduos, equipes, comunidades e instituições com vistas a evitar e atenuar os crônicos problemas ambientais que degradam e ameaçam a capacidade de suporte do planeta. Graduados/as buscam se destacar no campo profissional e em todos os espaços em que se façam necessárias ações ambientais, sejam organizações públicas, privadas ou do Terceiro Setor, na concepção de projetos de sustentabilidade social, ambiental e econômica, assim como atuação em diagnósticos, análises, planejamentos, implementação e avaliação de polÃticas públicas ambientais.
O Cientista Ambiental poderá atuar na análise, diagnóstico e monitoramento ambiental de ecossistemas terrestres e aquáticos, quer seja na perspectiva ecológica, quer seja na social e econômica.
No âmbito acadêmico, pretende construir um perfil de bacharel pesquisador – Cientista Ambiental – integrador tanto da realidade global quanto local, desenvolvendo conhecimentos interdisciplinares, por meio do contato com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, na interface entre as ciências naturais e humanas, para gerar formas alternativas de manejo ambiental e desenvolvimento territorial.