
Sobre o curso
Objetivos
Formar profissionais de Serviço Social habilitados a conhecer e compreender a realidade sócio-histórica através do reconhecimento de saberes tradicionais, do domÃnio de conhecimentos cientÃficos na perspectiva interdisciplinar e sob os referenciais teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-polÃticos do Serviço Social e a intervir institucional e territorialmente em expressões da questão social no âmbito polÃtico, econômico, sociocultural, ambiental para o enfrentamento das desigualdades sociais e garantia dos direitos humanos.
O que você irá encontrar?
Desde a constituição do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Paraná, a Câmara do Curso, juntamente com o NDE promoveu a estruturação de três Projetos Pedagógicos, com respectivo currÃculo – um em 2010, outro em 2014 e o atual em 2024. Todos aprovados pelas Resoluções CEPE-UFPR, n. 47/2010 e 26/2014. O curso foi implementado compreendendo o contexto contemporâneo como resultante de alterações nas relações econômico-sociais, polÃticas e culturais, as quais geram constantes demandas ao Serviço Social. Demandas estas, que embora não sejam novas, são visualizadas em sua complexidade, porque investidas e revestidas de novos elementos constituintes, dentre os quais destacamos:
- A dinâmica própria da organização social capitalista e sua reestruturação contemporânea no campo econômico, a permanência da concentração de renda e da riqueza socialmente produzida, a exclusão de parcela da população brasileira do setor produtivo formal, reformas trabalhistas e previdenciárias - que resultam na redução de cobertura da seguridade formal a uma significativa parcela da população que passa a demandar com mais intensidade polÃticas de caráter social, a exemplo da assistência social, da habitação de interesse social, regularizações fundiárias urbanas e demarcações de terras de comunidades tradicionais, mitigação das condições em assentamentos humanos precários com ampliação da atuação do Estado no provimento de bens de primeira necessidade tais como o acesso a água e ao saneamento. Tais expressões da questão social impactam diretamente nas relações sociais e no campo da saúde fÃsica e mental das pessoas, nas configurações da organização polÃtico-social que demandam a afirmação de direitos sociais, da democracia e a necessária produção de subjetividades sociais permeadas pelas lutas constantes em prol da equidade social, étnico-racial, geracional e de gênero, confrontando o conservadorismo, a violência e a necropolÃtica que se apresentam na conjuntura atual.
- A demanda crescente de investimento público em polÃticas sociais, no contexto pós desmonte de polÃticas públicas vivenciadas nos últimos seis anos de governo, certamente demandará a geração e ampliação de programas, projetos e serviços destinados à s populações em situação de pobreza e vulnerabilidades socioambientais. Neste sentido, um eixo importante da formação foi definido no perfil do Curso o qual dá ênfase à produção e gestão de polÃticas públicas e ao trabalho profissional de Serviço Social neste âmbito;
- Transformações na profissão de Serviço Social no que tange à revisão e aprofundamento de seus referenciais teórico-metodológicos, ético-polÃticos e técnico-operativos os quais exigem a reatualização de conteúdos curriculares. A profissão não está à margem da sociedade, a integra e, como tal, colhe frutos de processos sociais amplos, tais como a difusão de informação, a integração de agendas de polÃticas sociais no mundo, a participação em fóruns sociais internacionais, o direcionamento de pesquisas voltadas a esses temas pelos programas de Mestrados e Doutorados no Brasil.
Nos processos de Estágio, TCC e Projetos de Aprendizagem o estudante vivencia as três etapas pedagógicas previstas no PPP Setor Litoral, de forma integral. Nas ICHs, a classificação a cada uma das etapas ou sua ocorrência simultânea é condicionada aos saberes propostos em cada uma delas de maneira flexÃvel.Â
Em sÃntese, o curso oferece formação generalista, crÃtica, pluralista e em sintonia com as mudanças da sociedade contemporânea, construÃda por vivências concretas na articulação de conteúdos, conhecimentos tradicionais, populares, em projetos de estágio, extensão e pesquisa desenvolvidos nas realidades locais, afirmando o compromisso com a democratização das relações sociais e com a promoção dos direitos humanos.
Perfil
Estudante
Profissional com formação generalista, crÃtica, pluralista e em sintonia com as mudanças da contemporaneidade. Sua atuação profissional deve pautar-se na ética, na defesa intransigente dos direitos humanos, no compromisso com a democratização das relações sociais e com a promoção do exercÃcio pleno da cidadania. A perspectiva de totalidade que fundamenta a formação profissional, a partir das dimensões constitutivas da profissão possibilita ao profissional o trabalho nas áreas de planejamento, gestão e avaliação de polÃticas públicas, programas, projetos e serviços sociais, em distintos nÃveis e instituições. A/O profissional deve pautar seus objetivos para a melhoria das condições de vida e trabalho da população brasileira, construindo estratégias interventivas diante das múltiplas manifestações da questão social. A articulação em rede, a organização polÃtica, a formação continuada e mobilização junto aos movimentos sociais e sociedade civil são algumas das estratégias para a materialização do projeto ético-polÃtico da categoria.
Profissional
A/O Assistente Social é um(a) profissional qualificado(a) para atuar nas áreas sociojurÃdica, de saúde, previdência, assistência social, educação, habitação, meio ambiente, trabalho e renda, entre outras. Seu foco de atuação está no atendimento e na defesa dos direitos da população. Atua em diferentes espaços sócio-ocupacionais, tais como secretarias de governo, prefeituras, conselhos de polÃticas sociais, ministério público, tribunais e fóruns; empresas e cooperativas; hospitais e organizações de atendimento à saúde, instituições de ensino; fundações, institutos; movimentos sociais, organizações não governamentais e sindicatos. Por meio de sua formação técnica e sociopolÃtica consegue atuar no planejamento, implementação, execução e avaliação nas polÃticas públicas sociais dos mais diversos setores. Ademais, a atuação dos(as) profissionais não se restringe a atuação como assistente social, sua inserção em projetos de pesquisa, Institutos de Pesquisa, consultoria e assessoria abrange um amplo campo ao profissional formado na área.
História do curso

A Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral instalou-se na região do litoral do Paraná em 2005. Articulado ao objetivo institucional de contribuir com o desenvolvimento da região, o Curso de Serviço Social foi pensado - e instituÃdo em 2006 - de modo a atender cientÃfica e tecnicamente ao contexto de desigualdade social próprio da região. A realidade socioeconômica dos sete municÃpios litorâneos é determinada pelo conjunto de relações sociais, polÃticas, econômicas e culturais próprias do desenvolvimento histórico. O Litoral do Paraná foi a primeira região do Estado a ser colonizada. Apesar da longa data, a localidade apresenta-se economicamente deprimida sendo, na atualidade, uma das regiões mais pobres do estado do Paraná.Â
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O curso de Serviço Social foi implementado compreendendo o contexto das duas primeiras décadas do século XXI como resultante de alterações nas relações econômico-sociais, polÃticas e culturais, as quais geram constantes demandas ao Serviço Social, profissão de nÃvel superior, de caráter interventivo e que detém reconhecimento por diferentes agências de pesquisa como área especÃfica de conhecimento. Â
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O curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Paraná a partir da Resolução 28/06 CEPE, - a qual estabelecia inicialmente o oferecimento de 30 vagas para o curso de Serviço Social, no turno noturno, para o segundo semestre de 2006. A partir de 2010 o curso passa a ofertar 35 vagas anuais. A manutenção das 35 vagas anuais do curso ocorre em virtude do quantitativo de professores efetivos alocados no curso e considerando ainda o quantitativo de vagas ofertadas pelo demais cursos sediados no Setor Litoral.Â
Vagas e turnos
- Nome do curso: Serviço Social
- Tipo: Bacharelado
- Setor: Litoral
- Cidade: Matinhos
- Sistema: Semestral
- Turno: Noturno
- Duração (anos): 4
Saiba mais
Conheça mais sobre o curso de Serviço Social, acesse: Bacharelado em Serviço Social (ufpr.br)
Palestra
Contato
- Telefones: (41) 3511-8300
- E-mail: camara.ss@ufpr.br
- Local: Rua JaguariaÃva, 512 - Caiobá, Matinhos - PR, 83260-000
Vestibular
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