
Sobre o curso
Objetivos
Formar Bacharéis em Saúde Coletiva, Sanitaristas, para atuarem em promoção da saúde; educação e comunicação em saúde; gestão e planejamento em serviços sociais, inter-setoriais e de saúde; análise epidemiológica e vigilância em saúde nos diferentes ciclos da vida, condições de saúde e diversidade, e em diferentes nÃveis de atenção à saúde.
O que você irá encontrar?
Com o propósito de consolidar e fortalecer o campo da Saúde Coletiva a partir da concepção ampliada da saúde, o curso se fundamenta em três eixos disciplinares: (1) Epidemiologia, (2) PolÃtica, Planejamento e Gestão e (3) Ciências Sociais e Humanas, e suas interfaces com a sociedade.
Perfil
Estudante
Espera-se do(a) futuro(a) bacharel em Saúde Coletiva, estudante no Setor Litoral da UFPR, um sujeito com visão cultural ampla; competente no relacionamento interpessoal; flexÃvel; hábil na comunicação oral e escrita; com motivação para lidar com situações de adversidades. Pessoas com caracterÃsticas de liderança comunitária, com engajamento e mais politizadas costumam se destacar muito na atuação em Saúde Coletiva. Por outro lado, pessoas mais introspectivas e detalhistas também são importantes na Saúde Coletiva, por exemplo, para trabalhar com os sistemas de informação em saúde, com o monitoramento de indicadores de saúde, o que requer muito foco, entre outras coisas.
Profissional
O Bacharel em Saúde Coletiva, conhecidos(as) como sanitaristas, são imprescindÃveis para a realidade complexa da saúde no paÃs pois atuam nos diferentes serviços que compõem a rede de saúde pública e coletiva, desenvolvendo ações como:
- Promoção, prevenção e recuperação da saúde das coletividades, a partir da ótica da administração, gestão e planejamento de polÃticas, serviços e programas de saúde;
- Buscando compreender e agir de forma interdisciplinar e intersetorial, articulando o campo da Saúde Coletiva com saberes e práticas nas diferentes esferas da vida (sociocultural, polÃtica, educacional, ambiental, organizacional, econômica e biológica);
- Aplicando competências e habilidades diversas de maneira pró-ativa em questões que desafiam o campo da Saúde Coletiva, como visto no contexto da pandemia de COVID-19. São profissionais aptos(as) a trabalhar desde a gestão/gerência de serviços e unidades de saúde (Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios, ClÃnicas, Hospitais) até em serviços de Epidemiologia, incluindo as Vigilâncias (Sanitária, Epidemiológica, Ambiental, de Saúde do Trabalhador); análise e monitoramento de sistemas de informação em saúde; em serviços de saúde ambiental, de comunicação em saúde, de economia da saúde, entre outros;
- Para além da área da saúde pública, é possÃvel a atuação intersetorial em escolas, em serviços da rede de assistência social, de segurança pública e também no âmbito da saúde suplementar e privada, entre outras alternativas.
História do curso

A graduação em Saúde Coletiva é um curso de nÃvel superior e recente no Brasil. Embora em nÃvel de pós-graduação prepare sanitaristas há mais de 40 anos, o primeiro curso de Bacharelado em Saúde Coletiva iniciou no paÃs em 2008 e, na UFPR, em 2009. Com um Projeto PolÃtico Pedagógico diferenciado, a formação ocorre em estreito contato com a realidade local do litoral do Paraná, através de currÃculo que preconiza o ‘saber fazer’, o ‘saber ser’ e ‘saber conviver’, organizados em espaços pedagógicos diversificados: Fundamentos Teórico Práticos, Projetos de Aprendizagem e Interações Culturais e HumanÃsticas.
Vagas e turnos
- Nome do curso: Saúde Coletiva
- Tipo: Bacharelado
- Setor: Litoral
- Cidade: Matinhos
- Sistema: Semestral
- Turno: Matutino
- Duração (anos): 4
Saiba mais
Conheça mais sobre o curso de Saúde Coletiva, acesse: Bacharelado em Saúde Coletiva (ufpr.br)
Palestra
Contato
- E-mail: camara.sc@ufpr.br
- Local: Rua JaguariaÃva, 512 - Matinhos, PR - 83260-000
Vestibular
Homepage
Voltar
Cursos relacionados
- Biomedicina - Curitiba
- Enfermagem - Curitiba
- Nutrição - Curitiba