Sobre o curso
Objetivos
O Cursos de Graduação em QuÃmica (Bacharelado e Licenciatura) tem a finalidade de proporcionar condições para que o aluno desenvolva competências e habilidades referentes ao perfil profissional desejado, atendendo assim aos objetivos propostos para o curso.
- Bacharelado em QuÃmica
O Curso de Bacharelado em QuÃmica da UFPR tem como objetivo geral garantir uma ampla fundamentação teórico-prática sobre as diversas áreas da quÃmica e suas relações com o meio ambiente, a sociedade, o cotidiano e a vida. Assim, o Curso tem como objetivos especÃficos:
-
- A formação de profissionais reflexivos e aptos para o exercÃcio profissional;
-
- A formação, com competência e qualidade, de profissionais articulados com os problemas atuais da sociedade;
-
- O desenvolvimento do espÃrito cientÃfico, reflexivo e ético do aluno, estimulando o profissional para a reflexão sobre os problemas sociais e ambientais de abrangência local, regional e mundial;
-
- O fornecimento de conhecimento geral dos aspectos regionais, nacionais e mundiais, nos quais estão inseridos conhecimentos quÃmicos e que são objetos de trabalho do profissional;
-
- O oferecimento de uma sólida formação teórica e prática de conceitos fundamentais da profissão, propiciando uma atuação crÃtica e inovadora; e
-
- O fornecimento de subsÃdios para que os estudantes se tornem também capazes de tratar o ensino, a pesquisa e a extensão como elementos indissociáveis.
-
- O Curso de Bacharelado em QuÃmica da UFPR oferecerá condições ao aluno de aprofundar seus conhecimentos e formação tanto para atuação profissional na indústria como prosseguir seus estudos em nÃvel de pós-graduação.
- Licenciatura em QuÃmica
Os cursos de Licenciatura em QuÃmica da UFPR têm como objetivo geral formar professores de QuÃmica para atuar no ensino médio, numa perspectiva de articulação do domÃnio de conhecimentos quÃmicos e pedagógicos com o comprometimento de desenvolvimento humano e social que a atividade docente representa para crianças, adolescentes e jovens, no sentido de uma inserção mais bem informada, crÃtica e reflexiva das novas gerações nos sistemas de produção cultural e material. A natureza sócio-polÃtica e cultural, tanto dos conhecimentos quÃmicos quanto dos conhecimentos pedagógicos devem ser explicitadas. Tais conhecimentos devem ser percebidos em sua vinculação a redes conceituais e temáticas interdisciplinares e articulados à s causas do desenvolvimento humano e da preservação ambiental.
Tendo em vista o objetivo geral dos cursos de Licenciatura em QuÃmica da UFPR, temos como objetivos especÃficos: oferecer ampla fundamentação teórico-prática que congregue as diversas subáreas da QuÃmica e do Ensino de QuÃmica; propiciar ao estudante a compreensão do seu futuro papel como educador, consciente da sua responsabilidade na formação de cidadãos, na geração e na transmissão do saber; conscientizar o estudante da realidade regional e global em que vai atuar profissionalmente e da necessidade de se tornar um agente transformador dessa realidade.
Perfil
Estudante
O perfil do estudante de QuÃmica pode variar, mas geralmente envolve caracterÃsticas especÃficas relacionadas à paixão pela ciência e ao desejo de explorar o mundo dos átomos e moléculas. Aqui estão algumas caracterÃsticas comuns:
- Curiosidade CientÃfica: Os estudantes de QuÃmica são naturalmente curiosos e desejam entender como as substâncias interagem, reagem e se transformam. Eles se sentem atraÃdos por experimentos e análises.
- Aptidão para Laboratórios: O curso de QuÃmica envolve muitos experimentos práticos em laboratórios. Portanto, os estudantes devem gostar de trabalhar com equipamentos, reagentes e amostras.
- Interesse em Propriedades e Reações: Eles se interessam pelas propriedades fÃsicas e quÃmicas das substâncias, bem como pelas reações quÃmicas que ocorrem entre elas.
- Afinidade com Matemática: A QuÃmica frequentemente envolve cálculos e equações. Portanto, os estudantes devem ter alguma afinidade com matemática.
- Persistência e Paciência: Experimentos nem sempre dão resultados imediatos. Os estudantes de QuÃmica precisam ser persistentes e pacientes para resolver problemas complexos.
- Responsabilidade e Segurança: Trabalhar com produtos quÃmicos requer responsabilidade e atenção à segurança. Os estudantes devem seguir procedimentos rigorosos para evitar acidentes.
- Interesse em Pesquisa: Alguns estudantes de QuÃmica têm interesse em pesquisa cientÃfica e podem seguir carreiras acadêmicas ou industriais.
- Comunicação CientÃfica: Os estudantes de QuÃmica devem ser capazes de comunicar seus resultados e descobertas de maneira clara e precisa.
- Aptidão para a Arte do Ensinar (Formação de Professores): Os estudantes de QuÃmica que se identificam pela arte do aprender e ensinar, também serão contemplados em nosso curso na modalidade Licenciatura, que tem como objetivo geral a formação de professores de quÃmica para atuar no ensino médio.
Lembrando que cada estudante é único, e essas caracterÃsticas podem variar de pessoa para pessoa. Se você se identifica com essas caracterÃsticas, pode ser que a QuÃmica seja uma ótima escolha para você!
Profissional - áreas de atuaçãoÂ
O profissional de quÃmica possui um campo de atuação amplo e diversificado. Algumas áreas em que um quÃmico pode trabalhar:
- Indústria: A indústria é uma das principais empregadoras de profissionais da QuÃmica. Aqui estão algumas áreas especÃficas:
-
- Materiais de Construção: Desenvolvimento e controle de qualidade de materiais usados na construção.
-
- Cosméticos: Formulação e teste de produtos de beleza.
-
- Farmacêutica: Pesquisa e desenvolvimento de medicamentos.
-
- Alimentos e Bebidas: Garantia de qualidade e segurança alimentar.
-
- CombustÃveis e BiocombustÃveis: Exploração de fontes de energia.
-
- PetroquÃmica: Processamento de derivados de petróleo.
-
- Têxtil, Celulose e Borracha: Produção e melhoria de materiais.
-
- Metalúrgica: Trabalho com metais e ligas.
-
- Agropecuária: Desenvolvimento de fertilizantes e defensivos agrÃcolas.
- Consultoria Técnica e Ambiental: QuÃmicos podem atuar como consultores, fornecendo orientação técnica e soluções para questões relacionadas à quÃmica e ao meio ambiente.
- Análises Laboratoriais: Realização de testes e análises em laboratórios, seja para controle de qualidade ou pesquisa.
- Soluções para Controle de Pragas: Desenvolvimento de métodos para combater pragas em setores como agricultura e saúde pública.
- QuÃmica Forense: Investigação de crimes, análise de materiais orgânicos e detecção de adulterações.
- Educação: Se o quÃmico cursar a licenciatura, ele pode ministrar aulas em escolas e cursos técnicos.
História do curso
O curso de quÃmica da UFPR foi implantado em 1938, completando nesse ano (2024) 86 anos, sendo um dos mais antigos cursos de quÃmica no Brasil. A periodização recomendada para o curso de quÃmica nas modalidades Bacharel (Integral) e Licenciatura (Integral) é de 4,5 anos. Para o curso de Licenciatura perÃodo noturno, a periodização recomendada é de 5 anos.
Vagas e turnos
- Nome do curso: QuÃmica
- Tipo: Bacharelado; Licenciatura; ABI.
- Setor: Ciências Exatas
- Cidade: Curitiba
- Sistema: Semestral
- Turno: Integral (M+V); Noturno
- Duração (anos): 4 anos e meio (Bacharelado e Licenciatura Integral) e 5 anos (Licenciatura Noturno)
Saiba mais
Conheça mais sobre o curso de QuÃmica, acesse: Curso de QuÃmica – UFPR
Palestra
Contato
- Telefones: (41) 3361-3185
- E-mail: coordenacao.quimica@ufpr.br
- Local: Centro Politécnico UFPR - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Jardim das Américas, Curitiba - PR
Vestibular
Homepage
Voltar
Cursos relacionados
- Ciências exatas - Jandaia do Sul
- Ciências exatas - Palotina
- Ciências exatas - Pontal do Paraná
- Engenharia quÃmica - Curitiba
- Farmácia - Curitiba
- FÃsica - Curitiba