Publicidade e Propaganda – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnObjetivo Geral: o curso de Publicidade e Propaganda da UFPR tem por objetivo geral a formau00e7u00e3o integral dos discentes no u00e2mbito humano, profissional e tu00e9cnico, diante das perspectivas e transformau00e7u00f5es sociais em um contexto de globalizau00e7u00e3o socioeconu00f4mica e convergu00eancia midiu00e1tica. O atual estu00e1gio de desenvolvimento dos conhecimentos nessa u00e1rea mantu00e9m aspectos da modernidade cultural, polu00edtica e social, atendendo u00e0s novas exigu00eancias de preparau00e7u00e3o para o mundo do trabalho e u00e0s demandas sociais.

rnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnO curru00edculo de Publicidade e Propaganda foi elaborado de modo a introduzir conteu00fados e conhecimentos distribuu00eddos em cinco eixos, os quais compreendem:rn

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  1. Eixo de Fundamentau00e7u00e3o Humanu00edstica;
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  3. Eixo de Fundamentau00e7u00e3o Cientu00edfica;
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  5. Eixo de Arte e Linguagem;
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  7. Eixo Estratu00e9gico;
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  9. Eixo de Pru00e1tica Profissional.
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Perfil

Estudante:rngif de um homem usando u00f3culos e tendo uma ideia. No momento da ideia, uma lu00e2mpada acende em sua cabeu00e7arnO curso de Publicidade e Propaganda faz parte do campo da Comunicau00e7u00e3o. Por isso, apresentamos o perfil do egresso como um profissional que deve estar apto a:

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  • Observar, captar, interpretar, contextualizar e organizar as informau00e7u00f5es da sociedade para contribuir com a transparu00eancia democru00e1tica;
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  • Compreender todas as etapas dos processos de comunicau00e7u00e3o, com foco nas formas organizativas clu00e1ssicas e emergentes da sociedade, e no papel sociofilosu00f3fico dos diferentes atores sociais;
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  • Investigar e compreender os mecanismos e processos de produu00e7u00e3o e de recepu00e7u00e3o e seus efeitos de sentido nos diversos setores da sociedade;
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  • Traduzir discursos e mediar relau00e7u00f5es comunicacionais entre os distintos atores sociais, com u00eanfase nos estudos sobre sociabilidades;
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  • Criticar, propor, planejar, executar e avaliar projetos na u00e1rea de comunicau00e7u00e3o;
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  • Elaborar cru00edticas aos processos comunicacionais, tradicionais e emergentes, propondo alternativas viu00e1veis;
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  • Identificar a responsabilidade social da profissu00e3o, em sintonia com os desafios da realidade contemporu00e2nea, colocando em pru00e1tica os compromissos u00e9ticos;
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  • Investigar os temas pertinentes ao campo da comunicau00e7u00e3o com o objetivo de fomentar novas pesquisas para a inovau00e7u00e3o comunicacional;
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  • Compreender o impacto das convergu00eancias tecnolu00f3gicas no campo da comunicau00e7u00e3o e criar projetos inovadores para o desenvolvimento de instituiu00e7u00f5es do estado, do mercado e da sociedade civil organizada;
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  • Trabalhar em equipe com profissionais, com profissionais e atores sociais de qualquer natureza.
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Profissional:

rngif em desenho de dois publicitu00e1rios, um sentado e outro de pu00e9, em frente a uma tela que passa diversos posts de redes sociais com propagandas de marcasrn

O mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda, embora regulamentado no Brasil, na pru00e1tica nu00e3o u00e9 exclusivo, ju00e1 que a atuau00e7u00e3o tu00edpica no contexto das organizau00e7u00f5es tem sido compartilhada ou mesmo absorvida por outros profissionais, com formau00e7u00e3o nas u00e1reas de marketing, administrau00e7u00e3o, economia e mesmo do jornalismo. No entanto, as especificidades inerentes u00e0 atuau00e7u00e3o profissional estrita e qualificada (que envolvem o planejamento, criau00e7u00e3o e veiculau00e7u00e3o das au00e7u00f5es de comunicau00e7u00e3o), em um mercado cada vez mais desenvolvido, competitivo e exigente, tu00eam revelado a importu00e2ncia da incorporau00e7u00e3o de elementos com formau00e7u00e3o especu00edfica em publicidade, nu00e3o somente operando no u00e2mbito das agu00eancias de propaganda u2013 mercado tradicional dos egressos u2013, mas tambu00e9m incorporados em equipes multidisciplinares atuantes nas estruturas empresariais. Os investimentos crescentes das empresas em comunicau00e7u00e3o corporativa tambu00e9m apontam para a colocau00e7u00e3o cada vez maior de profissionais oriundos dos Cursos de Publicidade e Propaganda.

rnA inseru00e7u00e3o do profissional de Publicidade e Propaganda pode ser dar pelas seguintes vias:rn

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  1. Em agu00eancias de publicidade e propaganda;
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  3. Em empresas especializadas em consultorias de comunicau00e7u00e3o empresarial;
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  5. Em assessorias de comunicau00e7u00e3o em geral;
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  7. Em estruturas de marketing das empresas;
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  9. Como profissional autu00f4nomo;
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  11. Em instituiu00e7u00f5es de ensino, como docente.
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Histu00f3ria do curso

O cerne da motivau00e7u00e3o da criau00e7u00e3o do curso estu00e1 nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo e Relau00e7u00f5es Pu00fablicas. A Resoluu00e7u00e3o CNE/CES nu00ba 1, de 27 de setembro de 2013, do Ministu00e9rio da Educau00e7u00e3o, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduau00e7u00e3o em Jornalismo. E a Resoluu00e7u00e3o CNE/CES nu00ba 2, de 27 de setembro de 2013, do Ministu00e9rio da Educau00e7u00e3o, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduau00e7u00e3o em Relau00e7u00f5es Pu00fablicas. Como consequu00eancia das novas DCNs dos cursos de Jornalismo e Relau00e7u00f5es Pu00fablicas estu00e1 o desmembramento do atual curso de Comunicau00e7u00e3o Social e, por extensu00e3o, a criau00e7u00e3o do Curso de Graduau00e7u00e3o em Publicidade e Propaganda.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnIniciau00e7u00e3o cientu00edficarnA iniciau00e7u00e3o cientu00edfica ocorre em projetos isolados de professores ou nos grupos de pesquisa formados por professores da graduau00e7u00e3o, da pu00f3s-graduau00e7u00e3o, alunos selecionados no programa do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciau00e7u00e3o Cientu00edfica) e voluntu00e1rios, alu00e9m de integrantes externos ao Decom. Os grupos de pesquisa su00e3o:rn

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  1. CEL - Grupo de Pesquisa Comunicau00e7u00e3o Eleitoralu00a0
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  3. ECCOS - Estudos sobre Comunicau00e7u00e3o, Consumo e Sociedade
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  5. ECOEP - Estudos sobre Comunicau00e7u00e3o Organizacional: estratu00e9gias e processos
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  7. GCEORG - Comunicau00e7u00e3o, Educau00e7u00e3o e Organizau00e7u00f5es
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  9. GEPETE - Grupo de Estudos, professor, escola e tecnologias
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  11. Grupo de Estudos da Imagem
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  13. MEDUC - Mu00eddia, Linguagem e Educau00e7u00e3o
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  15. NECOMGRAF - Nu00facleo de Estudos de Comunicau00e7u00e3o Gru00e1fica
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  17. Ponto Pasta u2013 Anuu00e1rio de Criau00e7u00e3o Publicitu00e1ria
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CONVu00caNIOS

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  1. Universidade de Poitiers
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  3. Universidade de Grenoble
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  5. Universidade de Lyon II
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  7. Convu00eanio de Maputo
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  9. Convu00eanio Mu00e9xico
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Palestra

Contato

Telefone:

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41 33132034

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41 33132019

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rnE-mail:

rn

coordenacaopp.ufpr@gmail.com

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rnSite:

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http://www.sacod.ufpr.br/decom/publicidade-e-propaganda/

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rnLocal:

rn

Campus Juvevu00eau00a0

rn

Rua Bom Jesus, 650rnJuvevu00ea, Curitiba - Paranu00e1

Vestibular

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