Pedagogia EaD
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnO curso de Licenciatura em Pedagogia EaD espera formar graduandos que sejam capazes de compreender o processo educacional, sabendo articular o conhecimento teu00f3rico u00e0 realidade pru00e1tica dos sistemas educacionais de forma cru00edtica, reflexiva e criativa; assumindo a docu00eancia para que sejam capazes de lecionar na Educau00e7u00e3o Infantil e/ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo as diversas concepu00e7u00f5es, metodologias e propostas educacionais; assumindo au00e7u00f5es educativas em espau00e7os nu00e3o-escolares, que sejam capazes de entender a dinu00e2mica da realidade e atuem criativamente para atender as demandas de forma efetiva e competente.

rnObjetivo Geral: formar profissionais para exercer a docu00eancia na Educau00e7u00e3o infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e cargos de gestu00e3o e administrau00e7u00e3o escolar em espau00e7os escolares e nu00e3o-escolares, sendo capazes de contribuir para uma sociedade inclusiva, que respeita a diversidade e os direitos humanos.rnrnCaracteru00edsticas:rnTipo: LicenciaturarnModalidade: EaDrnDenominau00e7u00e3o: PedagogiarnRegime de matru00edcula: SemestralrnLocal de oferta: Polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil-DED/CAPESUAB (Setor de Educau00e7u00e3o)rnTurno de funcionamento: a distu00e2ncia (com encontros presenciais nos peru00edodos noturno e/ou diurno)rnNu00ba total de vagas/ ano: variu00e1vel. Dependendo dos editais da UAB e termos de convu00eanio celebrados pela UFPR.rnCarga horu00e1ria total: 3635 horas.rnPrazo de integralizau00e7u00e3o curricular: mu00ednimo de 4 e mu00e1ximo de 6 anos.rnDiploma concedido: Licenciado em Pedagogia.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnO curso tem como eixos a formau00e7u00e3o de Pedagogos e Pedagogas para a atuau00e7u00e3o na docu00eancia e na gestu00e3o e organizau00e7u00e3o do trabalho pedagu00f3gico. A partir desses eixos, delimita-se como princu00edpios do curso:rn

    rn t

  • Su00f3lida formau00e7u00e3o para a docu00eancia e para a organizau00e7u00e3o e gestu00e3o do trabalho pedagu00f3gico, compreendendo as creches, pru00e9-escolas e escolas de ensino fundamental e mu00e9dio como lu00f3cus privilegiados de atuau00e7u00e3o da pedagoga e do pedagogo;
  • rn t

  • Conhecimento acerca dos sujeitos, foco da atuau00e7u00e3o da pedagoga e do pedagogo, as crianu00e7as, desde bebu00eas; os adolescentes, jovens, os adultos e os idosos, e das categorias biopsicossociais que os constituem;
  • rn t

  • Anu00e1lise da escola e de suas culturas e tambu00e9m de seus diferentes tempos e espau00e7os; - Contribuiu00e7u00e3o para a construu00e7u00e3o de uma sociedade democru00e1tica, justa, inclusiva e que promova a emancipau00e7u00e3o dos indivu00edduos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e u00e0 valorizau00e7u00e3o da diversidade e, portanto, contru00e1ria a toda forma de discriminau00e7u00e3o, aliceru00e7ada na educau00e7u00e3o para as relau00e7u00f5es u00e9tnico-raciais, equidade de gu00eanero, diversidade sexual e inclusu00e3o das pessoas com deficiu00eancia;
  • rn t

  • A indissociabilidade entre teoria e pru00e1tica como base para a formau00e7u00e3o, assentada no domu00ednio dos conhecimentos cientu00edficos e didu00e1ticos, contemplando a articulau00e7u00e3o entre ensino, pesquisa e extensu00e3o; - A pesquisa, de relevu00e2ncia social e comprometida com a democratizau00e7u00e3o, como processo de formau00e7u00e3o e produu00e7u00e3o de conhecimento;
  • rn t

  • Formau00e7u00e3o com densa base teu00f3rica e interdisciplinar que reflita a especificidade da formau00e7u00e3o para a docu00eancia e para a organizau00e7u00e3o e gestu00e3o do trabalho pedagu00f3gico;
  • rn t

  • Considerau00e7u00e3o da natureza histu00f3rica do trabalho pedagu00f3gico, que incide na atuau00e7u00e3o da pedagoga e do pedagogo na atualidade;
  • rn t

  • Conhecimento do complexo contexto econu00f4mico, polu00edtico e sociocultural da contemporaneidade e de suas implicau00e7u00f5es na educau00e7u00e3o;
  • rn t

  • A compreensu00e3o da Pedagogia como campo que, com a contribuiu00e7u00e3o de demais ciu00eancias, estuda, explica e reflete sistemu00e1tica e criticamente sobre o fenu00f4meno educativo. - A u00e9tica, a sensibilidade afetiva e estu00e9tica como basilares na formau00e7u00e3o e atuau00e7u00e3o do/a Pedagogo/a.
  • rn

Perfil

Estudante:rngif que mostra o desenho de um lu00e1pis grande representando um professor e vu00e1rios outros lu00e1pis pequenos representando seus alunos. O lu00e1pis grande anda u00e0 frente enquanto os pequenos o seguemrn

rnrn

    rn t

  • Exercu00edcio responsu00e1vel e comprometido socialmente da docu00eancia na Educau00e7u00e3o infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em espau00e7os escolares e nu00e3o-escolares;
  • rn t

  • Exercu00edcio responsu00e1vel e comprometido socialmente de cargos de gestu00e3o e administrau00e7u00e3o escolar em espau00e7os escolares e nu00e3o-escolares;
  • rn t

  • Capacidade de contribuir para uma sociedade inclusiva, que respeita a diversidade e os direitos humanos;
  • rn t

  • rn t

  • Produu00e7u00e3o e difusu00e3o de conhecimentos sobre a Educau00e7u00e3o comprometidos a transformau00e7u00e3o da realidade social.
  • rn

rn

Profissional:rngif de uma sala de aula, em que uma professora estu00e1 de pu00e9 ensinando seus alunos, que su00e3o crianu00e7as e estu00e3o sentadas no chu00e3o

rn

O profissional licenciado em Pedagogia, diplomado pela Universidade Federal do Paranu00e1, estaru00e1 apto a exercer o magistu00e9rio na Educau00e7u00e3o Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a ocupar cargos relacionados ao planejamento, execuu00e7u00e3o, gestu00e3o e administrau00e7u00e3o de projetos e unidades educacionais em espau00e7os escolares e nu00e3o-escolares, e u00e0 produu00e7u00e3o de conhecimento no campo educacional.

rnO perfil do profissional formado por essa instituiu00e7u00e3o considerou a Lei de Diretrizes e Bases da Educau00e7u00e3o (Lei Nu00ba9394/96); as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduau00e7u00e3o em Pedagogia (Resoluu00e7u00e3o CNE/CP Nu00ba1, de 15/05/2006); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formau00e7u00e3o Inicial e Continuada de Profissionais do Magistu00e9rio na Educau00e7u00e3o Bu00e1sica (Parecer CNE/CP Nu00ba 02/2015); Resoluu00e7u00e3o CNE/CP Nu00ba 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formau00e7u00e3o Inicial de Professores para a Educau00e7u00e3o Bu00e1sica e institui a Base Nacional Comum para a Formau00e7u00e3o Inicial de Professores da Educau00e7u00e3o Bu00e1sica (BNC-Formau00e7u00e3o).rnrnPara apresentar o perfil de egresso desejado para o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paranu00e1 (UFPR), alu00e9m dos documentos disponu00edveis para a formau00e7u00e3o do educador e pedagogo vigentes e das Diretrizes para Educau00e7u00e3o Bu00e1sica brasileira, foram analisados dados coletados atravu00e9s do Questionu00e1rio Socioeducacional preenchido pelas candidatas e pelos candidatos ao Processo Seletivo da UFPR para o curso de Pedagogia e Questionu00e1rio do Estudante do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) preenchido pelas e pelos discentes em fase de conclusu00e3o do Curso da UFPR).rnrn rn

u00c1reas de atuau00e7u00e3o:

rnrn

    rn t

  • Educau00e7u00e3o Infantil;
  • rn t

  • Ensino Fundamental;
  • rn t

  • Ensino Mu00e9dio;
  • rn t

  • Educau00e7u00e3o de Jovens e Adultos;
  • rn t

  • Educau00e7u00e3o Especial;
  • rn t

  • Educau00e7u00e3o Profissional;
  • rn t

  • Hospitais;
  • rn t

  • Editoras;
  • rn t

  • Museus;
  • rn t

  • Assistu00eancia Social;
  • rn t

  • Entre outros espau00e7os.
  • rn

Histu00f3ria do curso

Em 1999 A UFPR por intermu00e9dio do NEAD u2013 Nu00facleo de Educau00e7u00e3o u00e0 Distu00e2ncia (atualmente CIPEAD/PROGRAD) celebrou convu00eanio com entidades da sociedade civil e instituiu00e7u00f5es municipais a fim de viabilizar o processo de implantau00e7u00e3o da licenciatura, tendo em vista a caru00eancia de polu00edticas de financiamentos pu00fablicos para a implantau00e7u00e3o e manutenu00e7u00e3o da modalidade educativa educau00e7u00e3o a distu00e2ncia. Assim, as entidades conveniadas apresentaram caracteru00edsticas especu00edficas para o atendimento de uma demanda de qualificau00e7u00e3o de profissionais da educau00e7u00e3o que atuavam na Educau00e7u00e3o Bu00e1sica.

rnO chamados Centros Associados (CAs) eram em nu00famero de cinco:rn

    rn t

  • C.A. Pato Branco-PR
  • rn t

  • C. A. Apucarana-PR
  • rn t

  • C. A. Maringu00e1-PR
  • rn t

  • C. A. Planalmira-GO
  • rn

rn

Estes CAs faziam parte do sistema de EaD, criado pelo NEAD, constituindo um tipo de campus avanu00e7ado da UFPR para a oferta de Cursos na modalidade EaD e acesso de pu00fablicos em regiu00f5es anteriormente impossibilitadas de cursar o ensino superior. Assim, iniciou-se o curso de Graduau00e7u00e3o u00e0 distu00e2ncia de Licenciatura em Pedagogia, que atende u00e0 missu00e3o proposta de fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo para a formau00e7u00e3o do cidadu00e3o e desenvolvimento humano do Paranu00e1 e do Brasil.

rnAtravu00e9s do estabelecimento de parcerias com entidades e com u201cSistema Universidade Aberta do Brasil - UABu201d (instituu00eddo pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, visando u00e0 democratizau00e7u00e3o, expansu00e3o e interiorizau00e7u00e3o da oferta de ensino superior pu00fablico e gratuito no Pau00eds, bem como ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino),Curso de Pedagogia EaD da UFPR se volta preferencialmente para a u00e1rea de formau00e7u00e3o inicial e continuada de professores da educau00e7u00e3o bu00e1sica.rnrnHu00e1 previsu00e3o de processo seletivo (vestibular) especu00edfico para este curso ainda no ano de 2020.rnrnA UFPR integra o sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e oferece no Polos de Apoio Presencial, instalados nos diferentes Municu00edpios brasileiros os Cursos de Educau00e7u00e3o a Distu00e2ncia conforme a autorizau00e7u00e3o de Edital da DED/CAPES/MEC que nu00e3o tu00eam oferta ou cujos cursos ofertados nu00e3o su00e3o suficientes para atender a todos os cidadu00e3os.rnrnA cada Edital DED/CAPES/MEC altera-se locais/polos, cursos e quantidades de vagas autorizadas a ser disponibilizadas no processo seletivo pela UFPR. Para o pru00f3ximo processo seletivo (vestibular) do Curso de Pedagogia EaD seru00e3o disponibilizadas 150 vagas distribuu00eddas igualmente entre os Polo de Apoio Presencial: Curitiba, Lapa, Palmeira, Rio Branco do Sul e Campo Largo.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnEventos de extensu00e3o:rn

    rn t

  • I Encontro de Pru00e1ticas de Docu00eancia na Educau00e7u00e3o Infantil: Compartilhando experiu00eancias (2019).
  • rn t

  • I Mostra Interdisciplinar de Pedagogia EaD - Literludicidade: Interdisciplinaridade na educau00e7u00e3o bu00e1sica mediada pelas tecnologias (2019).
  • rn

Palestra

Contato

Telefone:

rn

(41) 3535-6252u00a0

rn

rnE-mail:

rn

coordenacaopedagogiaead@gmail.com

rn

rnSite do Setor de Educau00e7u00e3o:

rn

http://www.educacao.ufpr.br/

rn

rnSite da CIPEAD:u00a0

rn

http://www.cipead.ufpr.br1/

rn

rnFacebook do Setor de Educau00e7u00e3o:

rn

https://www.facebook.com/ufpr.educacao

rn

rnFacebook do CIPEAD:

rn

https://www.facebook.com/Cipead.oficial

rn

rnLocal:

rn

Curso u00e0 distu00e2ncia com coordenau00e7u00e3o localizada no Campus Rebouu00e7as

rn

Avenida Sete de Setembro, 2645 - Sala 207 (2u00ba pavimento)rnCentro, Curitiba - PR

Vestibular

A forma de ingresso para o curso de graduau00e7u00e3o em Pedagogia EaD se du00e1 por meio de Vestibular especu00edfico com edital a ser publicado pelo Nu00facleo de Concursos (NC) da UFPR. As informau00e7u00f5es sobre o processo seletivo estaru00e3o disponu00edveis no site do NC.

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes su00e3o alguns cursos da UFPR relacionados u00e0 Pedagogia EaD!rn

rn

Letras - Curitiba

rn

Matemu00e1tica - Curitiba

rn

Psicologia - Curitiba

rn

Serviu00e7o Social - Matinhos