Pedagogia – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnO curso de Pedagogia tem como objetivo a formau00e7u00e3o da pedagoga e do pedagogo unitu00e1rio para a atuau00e7u00e3o na docu00eancia na Educau00e7u00e3o Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em suasu00a0 modalidades, disciplinas pedagu00f3gicas de curso de formau00e7u00e3o em nu00edvel mu00e9dio, e na gestu00e3o e organizau00e7u00e3o do trabalho pedagu00f3gico, no u00e2mbito de instituiu00e7u00f5es educacionais, bem como em espau00e7os nu00e3o escolares.

rnCaracteru00edsticas:rnO curso tem como eixos a formau00e7u00e3o de Pedagogas e Pedagogos para a atuau00e7u00e3o na docu00eancia e na gestu00e3o e organizau00e7u00e3o do trabalho pedagu00f3gico. A partir desses eixos, delimita-se como princu00edpios do curso:rn

    rn t

  • Su00f3lida formau00e7u00e3o para a docu00eancia e para a organizau00e7u00e3o e gestu00e3o do trabalho pedagu00f3gico, compreendendo as creches, pru00e9-escolas e escolas de ensino fundamental e mu00e9dio como lu00f3cus privilegiados de atuau00e7u00e3o da pedagoga e do pedagogo;
  • rn t

  • Conhecimento acerca dos sujeitos, foco da atuau00e7u00e3o da pedagoga e do pedagogo, as crianu00e7as, desde bebu00eas; os adolescentes, jovens, os adultos e os idosos, e das categorias biopsicossociais que os constituem;
  • rn t

  • Anu00e1lise da escola e de suas culturas e tambu00e9m de seus diferentes tempos e espau00e7os;
  • rn t

  • Contribuiu00e7u00e3o para a construu00e7u00e3o de uma sociedade democru00e1tica, justa, inclusiva e que promova a emancipau00e7u00e3o dos indivu00edduos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e u00e0 valorizau00e7u00e3o da diversidade e, portanto, contru00e1ria a toda forma de discriminau00e7u00e3o, aliceru00e7ada na educau00e7u00e3o para as relau00e7u00f5es u00e9tnico-raciais, equidade de gu00eanero, diversidade sexual e inclusu00e3o das pessoas com deficiu00eancia;
  • rn t

  • A indissociabilidade entre teoria e pru00e1tica como base para a formau00e7u00e3o, assentada no domu00ednio dos conhecimentos cientu00edficos e didu00e1ticos, contemplando a articulau00e7u00e3o entre ensino, pesquisa e extensu00e3o;
  • rn t

  • A pesquisa, de relevu00e2ncia social e comprometida com a democratizau00e7u00e3o, como processo de formau00e7u00e3o e produu00e7u00e3o de conhecimento;
  • rn t

  • Formau00e7u00e3o com densa base teu00f3rica e interdisciplinar que reflita a especificidade da formau00e7u00e3o para a docu00eancia e para a organizau00e7u00e3o e gestu00e3o do trabalho pedagu00f3gico;
  • rn t

  • Considerau00e7u00e3o da natureza histu00f3rica do trabalho pedagu00f3gico, que incide na atuau00e7u00e3o da pedagoga e do pedagogo na atualidade;
  • rn t

  • Conhecimento do complexo contexto econu00f4mico, polu00edtico e sociocultural da contemporaneidade e de suas implicau00e7u00f5es na educau00e7u00e3o;
  • rn t

  • A compreensu00e3o da Pedagogia como campo que, com a contribuiu00e7u00e3o de demais ciu00eancias, estuda, explica e reflete sistemu00e1tica e criticamente sobre o fenu00f4meno educativo.
  • rn t

  • A u00e9tica, a sensibilidade afetiva e estu00e9tica como basilares na formau00e7u00e3o e atuau00e7u00e3o do/a Pedagogo/a.
  • rn

rn

O que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnO curru00edculo do Curso de Pedagogia possui eixos em torno dos quais as disciplinas su00e3o agrupadas para fomentar um trabalho interdisciplinar entre elas e os departamentos de Educau00e7u00e3o. Os eixos su00e3o os seguintes:

rnrn

    rn t

  • Introduu00e7u00e3o u00e0 Pedagogia;
  • rn t

  • Infu00e2ncia e Cultura;
  • rn t

  • Organizau00e7u00e3o Escolar e Juventude;
  • rn t

  • Pesquisa e Produu00e7u00e3o de Conhecimento;
  • rn t

  • Docu00eancia em Espau00e7os Escolares e nu00e3o Escolares.
  • rn

rn

A metodologia do Curso de Pedagogia fundamenta-se:

rnrn

    rn t

  • na u201carticulau00e7u00e3o entre conhecimentos cientu00edficos e culturais, valores u00e9ticos e estu00e9ticos inerentes a processos de aprendizagem, de socializau00e7u00e3o e de construu00e7u00e3o do conhecimento, no u00e2mbito do diu00e1logo entre diferentes visu00f5es de mundou201d como o expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, buscando a competu00eancia teu00f3rica, didu00e1tico-pedagu00f3gica e polu00edtica junto aos profissionais da educau00e7u00e3o;
  • rn t

  • na interau00e7u00e3o entre teoria e pru00e1tica, desde o inu00edcio do curso de forma a conduzir o fluxo curricular para esta integrau00e7u00e3o de maneira contu00ednua e processual, em projetos de iniciau00e7u00e3o cientu00edfica, extensu00e3o, monitoria, participau00e7u00e3o em seminu00e1rios e estudos curriculares, dos estu00e1gios, bem como de atividades de expressu00e3o cultural, na flexibilizau00e7u00e3o e enriquecimento curricular por meio das atividades formativas;
  • rn t

  • na utilizau00e7u00e3o de novas tecnologias, possibilitando a articulau00e7u00e3o do trabalho presencial com o uso de espau00e7os e recursos tecnolu00f3gicos numa au00e7u00e3o reflexiva e ativa das mu00eddias e tecnologias educacionais;
  • rn t

  • na realizau00e7u00e3o de aulas campo, de modo a possibilitar aprofundamento por meio de diferentes vivu00eancias em espau00e7os fora da universidade.
  • rn

Perfil

Estudante:rngif que mostra o desenho de um lu00e1pis grande representando um professor e vu00e1rios outros lu00e1pis pequenos representando seus alunos. O lu00e1pis grande anda u00e0 frente enquanto os pequenos o seguemrnO Curso de Pedagogia busca:

rnrn

    rn t

  • Atuar na formau00e7u00e3o de pedagogas e pedagogos em uma perspectiva cru00edtica, democru00e1tica e comprometida com a educau00e7u00e3o pu00fablica, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada;
  • rn t

  • Garantir a compreensu00e3o do caru00e1ter integrado da docu00eancia na Educau00e7u00e3o Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em considerau00e7u00e3o as desigualdades, a diversidade e as diferenu00e7as que constituem os contextos educativos e o direito u00e0 aprendizagem de todos os sujeitos;
  • rn t

  • Compreender que o trabalho do pedagogo, na escola, abrange a organizau00e7u00e3o do trabalho pedagu00f3gico e a gestu00e3o escolar como um processo contu00ednuo e reflexivo, sobre o planejamento, a organizau00e7u00e3o, a execuu00e7u00e3o e a avaliau00e7u00e3o das polu00edticas educativas, o assessoramento aos processos didu00e1tico-metodolu00f3gicos e a sistematizau00e7u00e3o do curru00edculo escolar. Diz respeito ainda aos processos de gestu00e3o escolar e coordenau00e7u00e3o das relau00e7u00f5es com estudantes, docentes e demais atores escolares, instu00e2ncias colegiadas externas e internas da escola bem como com a comunidade escolar.
  • rn t

  • Compreender as possibilidades de au00e7u00e3o da pedagoga e do pedagogo nos processos de produu00e7u00e3o, organizau00e7u00e3o e articulau00e7u00e3o do conhecimento e da pru00e1xis pedagu00f3gica no u00e2mbito das relau00e7u00f5es sociais e culturais concretas nos movimentos sociais, no setor produtivo, nas organizau00e7u00f5es populares, espau00e7os culturais e entidades da sociedade civil, no contexto brasileiro contemporu00e2neo.
  • rn

rn

Profissional:rngif de uma sala de aula, em que uma professora estu00e1 de pu00e9 ensinando seus alunos, que su00e3o crianu00e7as e estu00e3o sentadas no chu00e3o

rn

u00c1reas de atuau00e7u00e3o:

rnrn

    rn t

  • Educau00e7u00e3o Infantil;
  • rn t

  • Ensino Fundamental;
  • rn t

  • Ensino Mu00e9dio;
  • rn t

  • Educau00e7u00e3o de Jovens e Adultos;
  • rn t

  • Educau00e7u00e3o Especial;
  • rn t

  • Educau00e7u00e3o Profissional;
  • rn t

  • Hospitais;
  • rn t

  • Editoras;
  • rn t

  • Museus;
  • rn t

  • Assistu00eancia Social;
  • rn t

  • Entre outros espau00e7os.
  • rn

Histu00f3ria do curso

O curso de Pedagogia da UFPR tem como objetivo a formau00e7u00e3o da pedagoga e do pedagogo unitu00e1rio para a atuau00e7u00e3o na docu00eancia na educau00e7u00e3o infantil, anos iniciais do ensino fundamental, em suas modalidades, disciplinas pedagu00f3gicas de curso de formau00e7u00e3o em nu00edvel mu00e9dio, e na gestu00e3o e organizau00e7u00e3o do trabalho pedagu00f3gico, no u00e2mbito de instituiu00e7u00f5es educacionais, bem como espau00e7os nu00e3o escolares.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Residu00eancia Pedagu00f3gica (RP), Programa Licenciar, Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnO Projeto Pedagu00f3gico do Curso de Pedagogia prevu00ea a realizau00e7u00e3o de estu00e1gio em duas modalidades: o estu00e1gio obrigatu00f3rio e o nu00e3o obrigatu00f3rio. O objetivo dessas modalidades de estu00e1gio u00e9 de viabilizar aos estudantes o aprimoramento tu00e9cnico-cientu00edfico na formau00e7u00e3o do profissional, mediante a anu00e1lise e a soluu00e7u00e3o de problemas concretos em condiu00e7u00f5es reais de trabalho, por intermu00e9dio de situau00e7u00f5es relacionadas a natureza e especificidade do curso e da aplicau00e7u00e3o dos conhecimentos teu00f3ricos e pru00e1ticos adquiridos nas diversas disciplinas. O estu00e1gio obrigatu00f3rio teru00e1 carga horu00e1ria de 420 horas a serem cumpridas a partir do terceiro semestre do curso.

Palestra

Contato

E-mail:u00a0

rn

pedagogia@ufpr.br

rn

rnTelefones:

rn

3360-5206

rn

3360-5207

rn

rnSite:

rn

http://www.pedagogia.ufpr.br/

rn

rnLocal:

rn

Campus Reitoria

rn

Rua Gal. Carneiro, 460 - Ed. D. Pedro IrnCentro, Curitiba-PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes su00e3o alguns cursos da UFPR relacionados u00e0 Pedagogia!rn

rn

Letras - Curitiba

rn

Matemu00e1tica - Curitiba

rn

Psicologia - Curitiba

rn

Serviu00e7o Social - Matinhos