Sobre o curso
Objetivos
Formar um profissional reflexivo e crÃtico, capaz de contribuir para produção e validação de conhecimentos nas áreas de produção, eventos musicais a da educação musical.
Contribuir para preparação de profissionais competentes para as demandas profissionais do educador musical e do produtor musical na sociedade brasileira.
Capacitar o licenciado para atuar como educador por meio de uma formação musical e músico-educacional abrangente.
Capacitar o bacharel em música para atuar profissionalmente por meio de uma formação musical abrangente.
O discente vivencia um universo musical que o capacita para futuras decisões em termos de aperfeiçoamento e linha de atuação, mas sem especialização em um instrumento, embora haja muitas disciplinas de prática musical.
O que você irá encontrar?
Nos dois primeiros anos há disciplinas básicas de música e muita prática.
Na licenciatura há a formação completa na área de Educação. No bacharelado há duas linhas de disciplinas optativas. No total, a licenciatura tem 3.200 horas e o bacharelado tem 2.420 horas.
Todos os docentes têm doutorado e ampla experiência profissional. Há grupos de pesquisa, integração com a pós-graduação, bolsas de pesquisa, monitoria e apoio financeiro para os alunos.
O campus conta com conexão à Internet, recursos audiovisuais (computador, som, data-show, e piano ou teclado eletrônico em todas as salas, estúdio profissional de gravação, laboratório com 22 computadores para várias disciplinas e pesquisas dos alunos, além de biblioteca e espaços para prática musical. Temos aulas especÃficas de canto, contrabaixo, piano, violino para alguns discentes que já tocam bem esses instrumentos.
Oferecemos disciplinas de cunho extensionista, levando o curso para a comunidade local.
E temos vários projetos de extensão com participação de muitos alunos do curso, atendendo à comunidade local e preparando quem desejar ingressar no curso.
Quase todas as disciplinas são oferecidas à tarde (13:30-17:30) e algumas práticas de 17:30 a 19:30.
Perfil
Â
Estudante
Nas duas habilitações a formação prepara para atuação na organização de eventos culturais.
Na Licenciatura oferecemos uma formação abrangente do profissional que atua com o magistério da música, que também é um pesquisador, comprometido e preparado para o exercÃcio de sua profissão tanto na educação básica (nos diferentes nÃveis de ensino) quanto nos diferentes contextos da docência da música, como em escolas de música especializadas, organizações do terceiro setor (ONGs, projetos sociais), em instituições de ensino com diversos professores autônomos.
No bacharelado oferecemos os fundamentos e técnicas de composição e de produção musical. O aluno agrega, além de tais fundamentos e técnicas, importantes noções de história, estética e de sociologia da música. Pode optar pela produção musical industrial, que vai do projeto cultural (pré-produção), passando por acústica, arranjo musical, uso de equipamentos de captação de áudio, softwares de gravação e edição de áudio (produção), além de técnicas e equipamentos de mixagem, masterização, para a produção de eventos musicais.
A linha de Criação Musical é voltada à criação musical, incluindo música eletroacústica e arte sonora, e de música aplicada em publicidade, jogos eletrônicos, audiovisual, teatro e cinema.
Profissional
Na licenciatura, o profissional pode atuar como professor de música, com produção de eventos culturais e outras atividades musicais.
No bacharelado, o profissional pode atuar nas áreas de produção musical (registro e tratamento sonoro, produção e elaboração de projetos culturais, pré-produção, produção e pós-produção musical em geral) ou criação musical (análise, composição, arranjos).
História do curso
O curso existe no formato atual desde 2001, e já passou por quatro reformas curriculares, adaptando-se ao perfil dos novos ingressantes e à s demandas do MEC e da sociedade.Â
Como em todos os cursos de música, os candidatos são classificados também por uma prova teórica e uma prova prática de música, o que tornou menos heterogênea a formação prévia, permitindo aprofundar mais a formação musical. Para isso oferecemos há vários anos um projeto de extensão gratuito, que prepara os interessados em ingressar no curso que, em 2023, aprovou todos os participantes.Â
Ao longo desses anos investimos todos os recursos disponÃveis na instalação de equipamentos em todas as salas de aula e laboratórios, na modernização de computadores, aquisição de livros, instrumentos musicais, microfones, mesas de som e demais equipamentos de produção musical, pois metade da carga horária do curso está voltada à prática musical, embora não ofereçamos uma formação especÃfica em instrumento (nem como DJ). Os alunos, nas práticas, aperfeiçoam sua performance musical no instrumento que já tocam.
Vagas e turnos
- Nome do curso: Música
- Tipo: Bacharelado; Licenciatura
- Setor: Artes, Comunicação e Design
- Cidade: Curitiba
- Sistema: Semestral
- Turno: Vespertino
- Duração (anos): 4
Saiba mais
Além do ensino de graduação, há atividades de extensão, como o Ensemble de Música Popular, o Laboratório Estúdio de Criação Sonora, o Grupo de Jazz, o Coral, Estudos de cognição, o Grupo de Música Antiga da UFPR, o Musicaos (programa de rádio), o grupo Urutau21 de música contemporânea e uma crescente integração com o PPGMúsica (Programa de Pós-Graduação em Música). E vários projetos de extensão.
Palestra
Contato
- Telefone: (41) 3307-7303 (está inoperante, os contatos são por e-mail. Os alunos participam de um grupo de WhatsApp com a coordenação e a secretaria do curso.)
- E-mail: cmus@ufpr.br
- Local: Campus Batel - Rua Cel. DulcÃdio, 638 - Batel, Curitiba - PR
Vestibular
Homepage
Voltar
Cursos relacionados
- Artes - Matinhos
- Luteria - CuritibaÂ