Matemática Industrial – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnO objetivo do curso u00e9 formar profissionais com conhecimentos avanu00e7ados e su00f3lidos de matemu00e1tica e de sua aplicau00e7u00e3o pru00e1tica. O profissional de Matemu00e1tica Industrial deveru00e1 ser capaz de identificar e modelar matematicamente problemas; resolver e implementar a resoluu00e7u00e3o de problemas. A formau00e7u00e3o destes profissionais tem como objetivo a atuau00e7u00e3o em diversos setores do mercado, atendendo as novas tendu00eancias e necessidades que surgirem. A formau00e7u00e3o de um profissional reflexivo, cru00edtico e atuante, capaz de exercer uma lideranu00e7a intelectual, social e polu00edtica, deveru00e1 contribuir para a transformau00e7u00e3o da realidade brasileira.

rnCaracteru00edsticas:rnO Curso de Matemu00e1tica Industrial da UFPR estu00e1 inserido num ambiente propu00edcio u00e0 produu00e7u00e3o cientu00edfica em matemu00e1tica do qual participam jovens e experientes matemu00e1ticos que atuam tanto no Departamento de Matemu00e1tica quanto em colaborau00e7u00e3o com centros de referu00eancia do pau00eds e do exterior. Os resultados dessa experiu00eancia bem-sucedida constituem a base para a integrau00e7u00e3o da matemu00e1tica com outras u00e1reas da ciu00eancia, para a fundamentau00e7u00e3o das aplicau00e7u00f5es ao setor produtivo e para a formau00e7u00e3o profissional de qualidade. Dessa forma, o curso colabora concreta e efetivamente com a comunidade tanto na formau00e7u00e3o de matemu00e1ticos para a pesquisa acadu00eamica e para o ensino superior, quanto na formau00e7u00e3o de matemu00e1ticos para a atuau00e7u00e3o nas indu00fastrias e no mercado de trabalho em geral.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rn

    rn t

  • Disciplinas de formau00e7u00e3o bu00e1sica: Estas su00e3o as disciplinas que proporcionam ao estudante o ferramental matemu00e1tico bu00e1sico que o habilitaru00e1 a compreender e trabalhar com os modernos mu00e9todos de Matemu00e1tica Aplicada.
  • rn t

  • Disciplinas de formau00e7u00e3o especu00edfica: Apu00f3s o estudante se familiarizar com o ferramental matemu00e1tico bu00e1sico, atravu00e9s das disciplinas de formau00e7u00e3o bu00e1sica, ele estaru00e1 apto a trabalhar de forma madura e consciente os mu00e9todos modernos de Matemu00e1tica Aplicada. Estes mu00e9todos su00e3o dispostos no curru00edculo por meio de disciplinas especu00edficas, versando: Anu00e1lise Numu00e9rica, Anu00e1lise Matemu00e1tica, Equau00e7u00f5es Diferenciais, Pesquisa Operacional, Otimizau00e7u00e3o e Mu00e9todos de Matemu00e1tica Aplicada. Dentro ainda deste nu00facleo de disciplinas especu00edficas, o estudante tem a oportunidade de direcionar sua formau00e7u00e3o para as u00e1reas de: Economia Matemu00e1tica, Ciu00eancia de Dados, Biomatemu00e1tica, Estatu00edstica Aplicada, Mu00e9todos Computacionais, Modelagem Matemu00e1tica em Gestu00e3o de Operau00e7u00f5es, por meio de quatro disciplinas optativas. Isto du00e1 ao estudante a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos em uma u00e1rea de seu interesse. Finalmente, duas disciplinas de Estu00e1gio Supervisionado e projeto de Matemu00e1tica Industrial, versando sobre temas relevantes em Matemu00e1tica Industrial, desenvolvidos sob a orientau00e7u00e3o de um docente do curso, du00e3o ao estudante a oportunidade de entrar em contato com problemas reais e de usar as tu00e9cnicas aprendidas durante o curso para a soluu00e7u00e3o deles, gerando uma maturidade para o egresso da universidade.
  • rn

rn

Infraestrutura bu00e1sica do Curso:

rnrn

    rn t

  1. Um laboratu00f3rio de computau00e7u00e3o com um computador para cada aluno
  2. rn t

  3. Uma sala de estudo.
  4. rn

Perfil

Estudante:rngif que mostra bem de perto o rosto de um homem e vu00e1rias expressu00f5es matemu00e1ticas e fu00edsicas surgem rodeando seu rostornEmbora nu00e3o existam caracteru00edsticas especu00edficas que indiquem o perfil ideal para alguu00e9m que queira cursar Matemu00e1tica industrial, alu00e9m de gostar de nu00fameros e do computador, algumas qualidades contribuem para o bom desempenho e um melhor aproveitamento do curso, tais como:

rnrn

    rn t

  1. Curiosidade
  2. rn t

  3. Dedicau00e7u00e3o
  4. rn t

  5. Perseveranu00e7a
  6. rn t

  7. Sentido cru00edtico
  8. rn

rn

Profissional:rngif de um homem estudioso fazendo sinal de que a cabeu00e7a estu00e1 explodindo, como se tivesse tendo uma grande ideia. O gif mostra alguns efeitos de fogos na cabeu00e7a do homemrnPerfil profissional e mercado de trabalho (u00e1reas de atuau00e7u00e3o, competu00eancias necessu00e1rias).

rn

O bacharel em Matemu00e1tica Industrial recebe forte formau00e7u00e3o matemu00e1tica e computacional, que o habilitaru00e1 a se tornar um profissional flexu00edvel, apto a interagir com profissionais de outras u00e1reas, atuando no mercado de trabalho com o objetivo de modelar e resolver matematicamente problemas industriais e empresariais, capaz de comunicar com clareza os resultados de forma oral e escrita.

rnDentre as competu00eancias que o profissional em Matemu00e1tica Industrial tem em sua formau00e7u00e3o acadu00eamica, as principais su00e3o:rn

    rn t

  1. Profundo conhecimento das metodologias e tu00e9cnicas matemu00e1ticas (puras e aplicadas);
  2. rn t

  3. Capacidade para atuar em diversos setores, tanto pu00fablico quanto privado;
  4. rn t

  5. Trabalhar em equipes multidisciplinares;
  6. rn t

  7. Modelar matematicamente os problemas, propondo soluu00e7u00f5es;
  8. rn t

  9. Promover o intercu00e2mbio de ideias e informau00e7u00f5es entre as u00e1reas de aplicau00e7u00f5es matemu00e1ticas.
  10. rn

rn

u00c1reas de Atuau00e7u00e3o:

rn

De acordo com a tendu00eancia mundial em pau00edses desenvolvidos ou em desenvolvimento, onde a rapidez do avanu00e7o tecnolu00f3gico leva os Matemu00e1ticos a usarem todo tipo de tu00e9cnicas disponu00edveis, as u00e1reas de atuau00e7u00e3o do Matemu00e1tico Industrial su00e3o mu00faltiplas. Com isso fica atu00e9 mesmo difu00edcil listar os tipos de empresas (indu00fastrias) em que o profissional pode atuar.

rnPortanto, abaixo, listamos u00e1reas de atuau00e7u00e3o (consolidadas internacionalmente) do profissional, distribuu00eddas pelos mais variados segmentos da sociedade:rn

    rn t

  • Controle de Processos
  • rn t

  • Gerenciamento de Projetos
  • rn t

  • Logu00edstica
  • rn t

  • Controle de Fluxo
  • rn t

  • Transporte
  • rn t

  • Economia e Mercado Financeiro
  • rn t

  • Modelagem de sistema de produu00e7u00e3o
  • rn t

  • Otimizau00e7u00e3o de processos
  • rn t

  • Redes Neurais e Inteligu00eancia Artificial
  • rn t

  • Processamento de dados
  • rn

Histu00f3ria do curso

O Curso de Matemu00e1tica Industrial foi criado 08 de Julho de 1999 pela resoluu00e7u00e3o 22/99 do Conselho Universitu00e1rio (COUN), com curru00edculo pleno estabelecido em 11 de Maio de 1999 pela resoluu00e7u00e3o 53/99 do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensu00e3o (CEPE) com reconhecimento dado pela portaria 3799 u2013 DOU de 18/11/2004 e Resoluu00e7u00e3o 86/04 u2013 CEPE. Um dos idealizadores do curso foi o professor Yuan Jin Yun, natural da China, pesquisador reconhecido internacionalmente, e que desde 2013 u00e9 membro titular da Academia Brasileira de Ciu00eancias.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnrn

    rn t

  • A nota MEC do curso de Matemu00e1tica Industrial u00e9 4 (MUITO BOM), sendo 5 a nota mu00e1xima.
  • rn t

  • Os alunos do curso tu00eam chance de serem inseridos nos projetos de investigau00e7u00e3o dos professores atuantes no curso, e assim terem a chance de concorrer a uma bolsa de iniciau00e7u00e3o cientu00edfica.
  • rn

Palestra

Contato

Telefone:

rn

(41) 3361 3353

rn

rnE-mail:

rn

cmind@ufpr.br

rn

rnSite:

rn

http://www.matind.ufpr.br

rn

rnLocal:

rn

Centro Politu00e9cnico da UFPR

rn

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100rnJardim das Amu00e9ricas, Curitiba

Vestibular

Homepage

Voltar