Matemática – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnBacharelado: Formar profissionais aptos a realizar pesquisa acadu00eamica - seu caminho natural u00e9 seguir para a pu00f3s-graduau00e7u00e3o, e seu principal mercado de trabalho u00e9 o das universidades. Preparar estudantes para cursar a pou0301s-graduacu0327au0303o em Matemau0301tica ou em au0301reas afins.

rnLicenciatura: preparar o professor de Matemau0301tica para exerciu0301cio do magisteu0301rio no Ensino Fundamental e Meu0301dio e o de contribuir para a formacu0327au0303o do futuro pesquisador em Educacu0327au0303o Matemau0301tica.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnA/O discente iru00e1 estudar predominantemente disciplinas de matemu00e1tica, mas tambu00e9m algumas de u00e1reas correlacionadas (educau00e7u00e3o,estatu00edstica, expressu00e3o gru00e1fica, fu00edsica e informu00e1tica). Alu00e9m de realizar disciplinas, a/o estudante deveru00e1 se engajar em atividades de extensu00e3o (via projetos e/ou cursos de extensu00e3o), ensino (programa de Monitoria), pesquisa (iniciau00e7u00e3o cientu00edfica, PET), estu00e1gio e outras atividades formativas, que complementam a formau00e7u00e3o do profissional, tais como realizar curso de idioma estrangeiro, voluntariado, atender/organizar encontros cientu00edficos para estudantes, etc.

Perfil

Estudante:rngif que mostra bem de perto o rosto de um homem e vu00e1rias expressu00f5es matemu00e1ticas e fu00edsicas surgem rodeando seu rostornA/O discente deve gostar de matemu00e1tica e deve ter a capacidade de enxergar a matemu00e1tica que reside ao seu redor - mas ok, isto vai se desenvolver ao longo do curso. u00c9 necessu00e1rio ter bons hu00e1bitos de estudo e ser perseverante. O maior aliado da/do estudante de matemu00e1tica u00e9 a dedicau00e7u00e3o, pois esta u00e1rea de conhecimento u00e9 muito abstrata, ainda que esteja presente em inu00fameros fenu00f4menos da natureza. E para assimilar esse conhecimento hu00e1 que se estudar, praticando quantos exercu00edcios for possu00edvel, a fim de compreender a teoria, e se dar tempo para que seu cu00e9rebro processe todas essas informau00e7u00f5es. Assim como o atleta precisa treinar diariamente para desenvolver suas habilidades, a/o estudante de matemu00e1tica tambu00e9m precisa u201ctreinaru201d diariamente para que seu cu00e9rebro alcance o conhecimento desejado.

rnProfissional:rngif de um cachorro tentando passar por uma ponte estreita, ele segura na boca um galho grande de u00e1rvore. no gif, aparecem algumas equau00e7u00f5es matemu00e1ticas que simbolizam o cachorro pensando em como fazer para passar com o galho pela ponternO Licenciado em Matemu00e1tica formado pela UFPR deveru00e1 possuir as seguintes caracteru00edsticas: possuir su00f3lida formau00e7u00e3o em conteu00fados especu00edficos da Matemu00e1tica, estar familiarizado com metodologias e materiais de apoio ao ensino, apresentar capacidade de aprendizagem continuada, ter uma visu00e3o cru00edtica da Matemu00e1tica e das Ciu00eancias da Educau00e7u00e3o, ser capaz de trabalhar de forma integrada com docentes de sua u00e1rea bem como de outras u00e1reas ser capaz de realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, identificar questu00f5es e problemas socioculturais e educacionais e demonstrar consciu00eancia da diversidade, respeitando as diferenu00e7as de natureza ambiental-ecolu00f3gica, u00e9tnico-racial, de gu00eaneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras.rnrnO Bacharel em Matemu00e1tica formado pela UFPR deveru00e1 possuir as seguintes caracteru00edsticas: possuir su00f3lida formau00e7u00e3o em Matemu00e1tica, estar habilitado a compreender como se desenvolve a investigau00e7u00e3o nessa u00e1rea e como ela contribui para o desenvolvimento das outras ciu00eancias, ter autonomia na busca contu00ednua de aprendizagem com senso cru00edtico, ser capaz usar sua visu00e3o matemu00e1tica para resolver problemas em u00e1reas diversas, comprometer-se com os resultados de sua atuau00e7u00e3o profissional, pautando sua conduta pelo rigor cientu00edfico e compromisso com a cidadania.

Histu00f3ria do curso

O curso de Matemu00e1tica da UFPR foi criado em 1940 (decreto federal 6.411 de 30/10/1940), na entu00e3o Faculdade de Filosofia, Ciu00eancias e Letras do Paranu00e1 (FFCL). A FFCL foi criada em 1938 e funcionava em um edifu00edcio hoje ju00e1 demolido situado na R. XV de Novembro, esquina com a R. Tibagi, no centro de Curitiba. Em 1958, a FFCL se instalou em novo endereu00e7o, ao lado da atual Reitoria, situada tambu00e9m na R. XV de Novembro.

rnO curso de Matemu00e1tica funcionou ali atu00e9 1971. No ano seguinte, mudou-se para o Centro Politu00e9cnico, onde permanece atu00e9 hoje, e passou a ser vinculado ao entu00e3o recu00e9m formado Instituto de Matemu00e1tica (1970). A coordenau00e7u00e3o do Curso de Matemu00e1tica foi criada somente em 1972 e seu primeiro coordenador foi o professor Jayme Machado Cardoso. Em 1973, o curso passou a estar vinculado ao Setor de Ciu00eancias Exatas, onde permanece atu00e9 hoje.rnrnEm 1982, o curso de matemu00e1tica passou a ser ofertado tambu00e9m em turno da noite, nas duas modalidades, Licenciatura e Bacharelado, que seguem atu00e9 hoje (poru00e9m, atualmente no turno da noite somente a modalidade Licenciatura, enquanto que no turno vespertino ofertamos licenciatura e bacharelado - a/o estudante deve cursar um de cada vez).rnrnPara ingressar no curso via vestibular, a/o estudante candidata/o geralmente enfrenta duas fases de provas, mas a partir de 2006, atravu00e9s de novo curru00edculo, passou a funcionar o Processo Seletivo Estendido (PSE), que consiste em acrescentar uma 3u00aa fase, na qual as/os estudantes candidatas/os cursam algumas disciplinas durante um semestre e, somente apu00f3s aprovau00e7u00e3o nestas, finalmente ingressam ao Curso de Matemu00e1tica da UFPR.rnrnEm 2018 tivemos nova reforma curricular, mas o PSE segue ativo. No entanto, devido u00e0 pandemia do COVID-19, desde o vestibular 2020/2021, vem ocorrendo apenas 1 fase.rn*dados histu00f3ricos obtidos no livro Sete Du00e9cadas do Curso de Matemu00e1tica da UFPR, publicado pela editora UFPR, preprint de 2012.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Bolsa de Iniciau00e7u00e3o u00e0 Docu00eancia (PIBID), Residu00eancia Pedagu00f3gica (RP), Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial (PET), Programa Licenciar, Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnAtualmente o ingresso no turno vespertino u00e9 realizado no modo ABI - u00c1rea Bu00e1sica de Ingresso; apu00f3s cursar alguns semestres vocu00ea deveru00e1 escolher se cursa o grau de licenciatura em Matemu00e1tica ou o de bacharelado em Matemu00e1tica.rnrnA relau00e7u00e3o candidato/vaga em nosso curso tem sido menor que 4, desde 2006. Dentre as atividades que o curso oferece, hu00e1 diversos projetos (extensu00e3o e/ou institucionais): PET, Licenciar, PICME, PIBID, Honors, PIM (monitoria), PAM, Matematiza, MatematicATIVA, POTI, OPRM dentre outros, e tambu00e9m hu00e1 o CAM (Centro Acadu00eamico da Matemu00e1tica).

Palestra

Contato

Telefone CMAT:

rn

3361-3032

rn

rn

E-mail:

rn

cmat@ufpr.br

rn

rnSite:

rn

https://cmat.ufpr.br/

rn

Local:

rn

Campus Centro Politu00e9cnico

rn

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100rnJardim das Amu00e9ricas, Curitiba - PR

Vestibular

Homepage

Voltar