História – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos:rnO curso de Histu00f3ria pretende oferecer u00e0 comunidade uma proposta de formau00e7u00e3o profissional condizente com o projeto de uma universidade pu00fablica e cidadu00e3 para o novo milu00eanio, com conteu00fado u00e9tico-humanista, plural e eclu00e9tico, atenta u00e0s demandas sociais contemporu00e2neas, capaz de qualificar o formando em Histu00f3ria com conteu00fados, competu00eancias e habilidades concernentes u00e0 sua u00e1rea de conhecimento. Tal formau00e7u00e3o tem o objetivo de desenvolver no/a estudante a reflexu00e3o intelectual autu00f4noma, a formau00e7u00e3o qualificada e as pru00e1ticas essenciais ao ensino, pesquisa, produu00e7u00e3o e divulgau00e7u00e3o do conhecimento histu00f3rico.

rnDesta maneira o Curso de Graduau00e7u00e3o em Histu00f3ria define como seus principais objetivos:rn

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  • Propiciar aos estudantes a compreensu00e3o do mundo em que vivem, a partir do conhecimento das experiu00eancias vividas pelas diferentes sociedades, em tempos e espau00e7os diversos.
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  • Capacitar profissionais para a docu00eancia em Histu00f3ria nas su00e9ries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Mu00e9dio, por meio de uma su00f3lida e bem articulada formau00e7u00e3o u00e9tico-cientu00edfica e pedagu00f3gica que reflita a integrau00e7u00e3o entre ensino e pesquisa do conhecimento histu00f3rico.
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  • Promover o conhecimento das principais vertentes teu00f3ricas que embasam as anu00e1lises histu00f3ricas, de forma a que os egressos possam acompanhar os avanu00e7os metodolu00f3gicos da educau00e7u00e3o e da pesquisa histu00f3rica.
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  • Produzir e difundir o conhecimento histu00f3rico, utilizando diferentes linguagens e suportes.
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  • Trabalhar com a Histu00f3ria numa perspectiva interdisciplinar, possibilitando a interlocuu00e7u00e3o com outras u00e1reas de conhecimento.
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  • Habilitar profissionais capazes de atuar com competu00eancia e empreendedorismo nos novos campos de atuau00e7u00e3o emergentes.
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Caracteru00edsticas:rnO curso de Histu00f3ria tem duas habilitau00e7u00f5es: Bacharelado, com disciplinas que aprofundam diferentes temu00e1ticas histu00f3ricas e a pru00e1tica da pesquisa em diferentes tipos de instituiu00e7u00f5es, como museus e arquivos, dentre outros; e Licenciatura, com a mesma formau00e7u00e3o para a pesquisa e a habilitau00e7u00e3o de exercer a docu00eancia em nu00edvel fundamental e mu00e9dio.

rnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnO/A estudante do curso de Histu00f3ria receberu00e1 a preparau00e7u00e3o para o exercu00edcio do trabalho de historiador/a em todas suas dimensu00f5es, o que implica o pleno domu00ednio da natureza do conhecimento histu00f3rico e das pru00e1ticas fundamentais de sua investigau00e7u00e3o, produu00e7u00e3o e difusu00e3o. Desse conceito decorre o estabelecimento de ingresso u00fanico para a graduau00e7u00e3o em Histu00f3ria. As competu00eancias e habilidades especu00edficas do licenciado e do bacharel su00e3o desdobramentos deste perfil integral do historiador e as referidas modalidades su00e3o escolhidas durante o curso a partir do quinto semestre.rnrnEsse modelo de formau00e7u00e3o conjunta do bacharel e do licenciado atu00e9 o quarto semestre do curso deve ajudar a encurtar a enorme distu00e2ncia que hu00e1 entre as pru00e1ticas e os saberes histu00f3ricos produzidos e debatidos no espau00e7o da Universidade e aqueles ensinados nas escolas de ensino fundamental e mu00e9dio.rnrnO curso de licenciatura possui 3290 horas de formau00e7u00e3o (9 semestres = 4,5 anos), e o curso de bacharelado possui 2600 horas (8 semestres = 4 anos). Nos 4 primeiros peru00edodos os alunos cursaru00e3o as seguintes disciplinas:rn

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  • Disciplinas de conteu00fado histu00f3rico - Histu00f3ria Antiga, Medieval, Moderna, Contemporu00e2nea, da Amu00e9rica, da u00c1frica, do Brasil e do Paranu00e1; alu00e9m de disciplinas que contemplam eixos temu00e1ticos, como Histu00f3ria e Direitos Humanos, e Patrimu00f4nio Cultural e Ambiental.
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  • Disciplinas que permitem distinguir as particularidades da u00e1rea da histu00f3ria e ao mesmo tempo possibilitam o seu diu00e1logo com outras u00e1reas u2013 tais como as disciplinas de Teoria da Histu00f3ria, Pesquisa Histu00f3rica e Antropologia. Alu00e9m disso, os alunos devem cursar ao longo de todo o curso, independente da habilitau00e7u00e3o, disciplinas optativas e de laboratu00f3rio que versam sobre diversos temas e peru00edodos histu00f3ricos.
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Uma parte da carga horu00e1ria u00e9 constituu00edda de atividades formativas, que compreendem a participau00e7u00e3o em eventos cientu00edficos, estu00e1gio nu00e3o obrigatu00f3rios, voluntariado, dentre outras atividades que valorizem a participau00e7u00e3o do/a estudante na vida universitu00e1ria.

rnA partir do quinto peru00edodo, os/as discentes que optarem pela habilitau00e7u00e3o em Licenciatura, cursaru00e3o:rn

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  • Disciplinas que permitem articular a formau00e7u00e3o comum a todos os professores e aquela especu00edfica do professor de Histu00f3ria: Histu00f3ria da Educau00e7u00e3o, Psicologia da Educau00e7u00e3o, Didu00e1tica, Polu00edtica e Planejamento da Educau00e7u00e3o Brasileira, Organizau00e7u00e3o do Trabalho Pedagu00f3gico na Escola, Metodologia do Ensino da Histu00f3ria, Pesquisa e Ensino de Histu00f3ria, Pru00e1tica em Docu00eancia em Histu00f3ria, Libras, Recursos Pedagu00f3gicos I e II.
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  • Disciplinas que permitem articular os conhecimentos histu00f3ricos aos princu00edpios filosu00f3ficos, educacionais e pedagu00f3gicos que fundamentam a au00e7u00e3o educativa: Didu00e1tica, Metodologia do Ensino da Histu00f3ria, Pesquisa e Ensino de Histu00f3ria, Pru00e1tica em Docu00eancia em Histu00f3ria.
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A partir do quinto peru00edodo, os/as discentes que optarem para habilitau00e7u00e3o em Bacharelado, cursaru00e3o:

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  • Disciplinas que possibilitam a articulau00e7u00e3o entre as dimensu00f5es teu00f3ricas e pru00e1ticas da formau00e7u00e3o do pesquisador em histu00f3ria, ou seja, que possibilitam ao pesquisador em formau00e7u00e3o consolidar, aprofundar ou questionar a partir de sua pru00f3pria pru00e1tica, durante os diversos estu00e1gios de pesquisa, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso: Estudos Dirigidos I e II, assim como as disciplinas de Pesquisa Histu00f3rica I e II.
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Perfil

Estudante:rngif de uma jovem em uma biblioteca, ela carrega uma bolsa no ombro e estu00e1 pegando vu00e1rios livros das prateleiras e colocando na sacola

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Quem deseja cursar Histu00f3ria precisa gostar de ler, investigar, escrever e se comunicar. A leitura nu00e3o u00e9 somente de textos escritos (acadu00eamicos, literu00e1rios, de divulgau00e7u00e3o geral), mas tambu00e9m dos mais variados tipos de produu00e7u00f5es imagu00e9ticas, digitais, audiovisuais e materiais, a serem analisados de maneira cru00edtica, a partir de seus contextos de produu00e7u00e3o, circulau00e7u00e3o e recepu00e7u00e3o/ressignificau00e7u00e3o.

rnA pessoa que deseja cursar Histu00f3ria tambu00e9m deve ter vontade e curiosidade para investigau00e7u00e3o, pois a pesquisa u00e9 uma das principais atividades historiogru00e1ficas, independente da habilitau00e7u00e3o em licenciatura ou bacharelado.rnrnJu00e1 a escrita u00e9 requisitada para produu00e7u00e3o de artigos, ensaios, monografias, e textos de divulgau00e7u00e3o cientu00edfica geral na anu00e1lise e su00edntese de reflexu00f5es sobre as realidades do presente e do passado. O/A historiador/a nu00e3o estuda somente o passado, mas estuda os seres humanos no tempo, e seus interesses podem abranger uma su00e9rie de temas e tempos histu00f3ricos, incluindo os mais recentes.rnrnA comunicau00e7u00e3o dos conhecimentos histu00f3ricos u00e9 necessu00e1ria para as duas habilitau00e7u00f5es u2013 alu00e9m da escrita, o curso exige a apresentau00e7u00e3o oral de seminu00e1rios, minicursos, comunicau00e7u00f5es, alu00e9m de abrir a possibilidade para a divulgau00e7u00e3o nos meios digitais.rnrnProfissional:rngif da youtuber e estudante de histu00f3ria Debora Aladim. Ela diz rnO/A profissional de Histu00f3ria egresso do Curso de Graduau00e7u00e3o em Histu00f3ria da Universidade Federal do Paranu00e1 deveru00e1 estar capacitado/a ao exercu00edcio do Ofu00edcio de Historiador/a, em suas variadas dimensu00f5es, o que supu00f5e o domu00ednio do conhecimento histu00f3rico e das pru00e1ticas essenciais de sua produu00e7u00e3o e difusu00e3o. Face u00e0s demandas da sociedade, o/a profissional de Histu00f3ria deveru00e1 estar em condiu00e7u00f5es de atuar na extensu00e3o de seu campo de conhecimento, a saber: no ensino em todos os nu00edveis (fundamental, mu00e9dio e superior), na pesquisa, na criau00e7u00e3o de instrumentos/materiais capazes de dar publicidade u00e0 produu00e7u00e3o e na atividade de assessoramento e consultoria.rnrnO/A professor/a de Histu00f3ria deve estar em constante atividade de pesquisa juntamente com seus alunos e suas alunas, possibilitando a dinu00e2mica da aprendizagem e permitindo a descoberta do novo, a produu00e7u00e3o de materiais de difusu00e3o do conhecimento, a reelaborau00e7u00e3o cru00edtica e teu00f3rica dos conteu00fados ministrados e a desconstruu00e7u00e3o dos saberes inaugurados por determinados grupos de interesse que querem consolidar e naturalizar certas pru00e1ticas histu00f3ricas.rnrnO/A bacharel/a em Histu00f3ria deveru00e1 estar capacitado/a ao exercu00edcio do trabalho de historiador/a, em todas as suas dimensu00f5es, o que pressupu00f5e o pleno domu00ednio da natureza do conhecimento histu00f3rico e das pru00e1ticas essenciais de sua investigau00e7u00e3o, produu00e7u00e3o e difusu00e3o. Deveru00e1 estar em condiu00e7u00f5es de suprir demandas sociais especu00edficas relativas ao seu campo de conhecimento, como a pesquisa histu00f3rica, a produu00e7u00e3o do conhecimento e sua difusu00e3o, nu00e3o su00f3 no u00e2mbito acadu00eamico, mas tambu00e9m em instituiu00e7u00f5es de natureza diversa, conservau00e7u00e3o do patrimu00f4nio, assessoria a entidades pu00fablicas e privadas como museus, arquivos e centros de documentau00e7u00e3o e pesquisa.

Histu00f3ria do curso

O Curso de Histu00f3ria da UFPR foi criado em 1938 e reconhecido pelo Decreto 5756 de 04 de julho de 1940. Orienta-se por dois objetivos principais: fomentar a interdisciplinaridade e dotar o estudante de um conhecimento plural no que concerne u00e0s diversas linhagens teou0301ricas a partir das quais se pode compreender a histou0301ria. Ele visa formar profissionais para pru00e1ticas de ensino, pesquisa, produu00e7u00e3o e divulgau00e7u00e3o do conhecimento histu00f3rico. Eu0301 um curso que busca dialogar e interpretar o seu tempo, procurando acompanhar as mudancu0327as de sua au0301rea de conhecimento e da prou0301pria sociedade, o que se reflete na insercu0327au0303o no mercado de trabalho dos profissionais que forma.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnO curso de Histu00f3ria vespertino desenvolve uma su00e9rie de projetos e eventos de extensu00e3o, alu00e9m de possuir nu00facleos, centros de pesquisa e programas de formau00e7u00e3o para docu00eancia e para pesquisa, que agregam alunos do curso vespertino e alunos do curso noturno de Histu00f3ria - Memu00f3ria e Imagem (bacharelado). Dentre eles destacamos:rnrnPET-Histu00f3ria u2013 Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial: u00e9 um programa financiado pelo CNPq que visa promover e auxiliar as atividades extracurriculares direcionadas pela tru00edade u201cEnsino, Pesquisa e Extensu00e3ou201d no u00e2mbito acadu00eamico, buscando a formau00e7u00e3o diferenciada pelo caminho da integrau00e7u00e3o propositada e pertinente entre os grupos da Instituiu00e7u00e3o de Ensino Superior (IES). Cada grupo PET u00e9 formado por discentes bolsistas e nu00e3o bolsistas e um(a) tutor(a) docente responsu00e1vel pela orientau00e7u00e3o das atividades realizadas. Alu00e9m disso, o grupo desenvolve pesquisas coletivas e individuais, assim como realiza oficinas e variados eventos u2013 como palestras, diu00e1logos e debates u2013 tanto direcionados ao u00e2mbito acadu00eamico como de acesso u00e0 comunidade externa. Atualmente o PET-Histu00f3ria possui 12 bolsistas e desenvolve o projeto: u201cMundo do Trabalhou201d. Clique aqui para mais informau00e7u00f5es.rnrnIniciau00e7u00e3o Cientu00edfica: hu00e1 tambu00e9m pesquisas individuais desenvolvidas por bolsistas de Iniciau00e7u00e3o Cientu00edfica, remunerados (pelo PIBIC-CNPq ou Fundau00e7u00e3o Araucu00e1ria) e voluntu00e1rios, orientados por professores/as do Departamento de Histu00f3ria - No edital 2020-2021, o curso de Histu00f3ria possui vespertino possui 20 bolsistas.rnrnEvento u201cDiu00e1logos sobre Histu00f3riau201d: o evento de extensu00e3o coordenado pelo Prof. Dr. Otu00e1vio Luiz Vieira Pinto acontece de 03 a 30 de setembro, e conta com 90 minicursos. Ao todo, ju00e1 foram mais de 30 mil inscriu00e7u00f5es abrangendo pu00fablico externo u00e0 UFPR, em especial alunos do Ensino Mu00e9dio. Mais informau00e7u00f5es: http://www.dialogoshistoriaufpr.com.br/.rnrnProjeto de extensu00e3o AfroCuritiba: coordenado pela Profa. Dra. Joseli Nunes Mendonu00e7a, o projeto u00e9 um percurso histu00f3rico realizado no u00e2mbito de um Projeto de Extensu00e3o da Universidade Federal do Paranu00e1. Tambu00e9m contou com apoio da CAPES, por meio do Edital Memu00f3rias-Biografias (2017-2019). Nosso objetivo u00e9 identificar e divulgar locais relacionados com a histu00f3ria da presenu00e7a negra em Curitiba, no peru00edodo de vigu00eancia da escravidu00e3o, no Pu00f3s-Aboliu00e7u00e3o e na contemporaneidade. Todos os pontos que dele fazem parte foram definidos a partir de pesquisas histu00f3ricas, realizadas na UFPR ou em outros centros de estudos. Vocu00ea pode conhecer esses espau00e7os de histu00f3ria dos negros na cidade navegando pelo mapa ou fazendo um passeio presencial, com mediau00e7u00e3o da equipe. Acesse o site e confira tambu00e9m o vu00eddeo no Youtube.rnrnProjeto de extensu00e3o "Cultura Material e Geu0302nero: Histou0301ria das Mulheres no Museu Paranaense": coordenado pelas Profa. Dra. Priscila Piazentini Vieira e Profa. Dra. Renata Senna Garraffoni,foi uma experiu00eancia de extensu00e3o, e contou com a parceria entre o Departamento de Histou0301ria (DEHIS) da Universidade Federal do Paranau0301 (UFPR) e o Museu Paranaense (MP), nos anos de 2017 e 2018. Em 2017, promoveu a selecu0327au0303o de estudantes das graduau00e7u00f5es em Histu00f3ria da UFPR para realizar a pesquisa e levantamento de material dentro do acervo do MP; realizou eventos direcionados tanto ao puu0301blico mais especializado das universidades da regiau0303o como au0300 comunidade em geral. Foram dois tipos de eventos: as Oficinas, de carau0301ter mais acadeu0302mico sobre temas caros ao projeto, tais como geu0302nero, cultura material, memou0301ria, histou0301ria e cultura negra; as Rodas de Conversa, com o objetivo de escutar mulheres da regiau0303o que contribuiu0301ram, com o relato de suas experieu0302ncias, para organizar e construir uma memou0301ria de luta e resisteu0302ncia e, tambeu0301m, proposicu0327ou0303es para novas abordagens do Museu. Uma das principais atividades de 2018 foi a curadoria da exposicu0327au0303o temporau0301ria intitulada "As histou0301rias das mulheres a partir do acervo do Museu Paranaense". Acesse o blog e o Facebook do projeto para saber mais!rnrnCentro de Documentau00e7u00e3o e Pesquisa de Histu00f3ria dos Domu00ednios Portugueses (CEDOPE): foi criado em 1998 e desenvolve pesquisas nas u00e1reas de Histu00f3ria Moderna, Histu00f3ria da Ciu00eancia, Histu00f3ria do Brasil dos peru00edodos Colonial e Imperial e Histu00f3ria do Impu00e9rio Portuguu00eas. Com uma periodicidade bienal, su00e3o organizadas as Jornadas Setecentistas, com o objetivo de oferecer espau00e7o para a comunicau00e7u00e3o de resultados de pesquisas recentes, proporcionando troca de experiu00eancias e estimulando a realizau00e7u00e3o de novas pesquisas. O CEDOPE possui publicau00e7u00f5es especializadas e acervo documental consideru00e1vel, na maior parte em suporte digital; computadores para consulta local do acervo, alu00e9m de leitoras de microfilmes e uma digitalizadora de microfilme.rnrnNu00facleo de Estudos Mediterru00e2nicos (NEMED): foi criado no ano de 2002, e tem como principal eixo temu00e1tico o estudo das realidades polu00edticas, culturais e sociais daquele espau00e7o denominado no mundo clu00e1ssico tardo-antigo e medieval como a oikumenu00e9 ou civilitas greco-latina. Alu00e9m de contar com acervo pru00f3prio de revistas especializadas na u00e1rea de Histu00f3ria Antiga e Medieval, publicadas na Espanha, Franu00e7a, Portugal, Argentina, Chile e Brasil, o NEMED possui um variado corpus de fontes manuscritas tardo-antigas em microfilmes, alu00e9m de materiais digitalizados de fontes latinas. O NEMED organiza anualmente os Diu00e1logos Mediterru00e2nicos, evento de extensu00e3o aberto a alunos de graduau00e7u00e3o e de pu00f3s-graduau00e7u00e3o e do qual participam pesquisadores brasileiros e estrangeiros.rnrnNu00facleo de Estudos de Gu00eanero (NEG): existente desde 1994, congregando pesquisadores de outras quatro instituiu00e7u00f5es, a UNILA, a UNICENTRO-PR, a UEPG-PR e a Universidade de Holguin, em Cuba. Trata-se de um grupo de estudos e de pesquisas de caru00e1ter interdisciplinar, contando, atualmente, com 13 pesquisadores, sendo 10 da UFPR. Clique aqui para saber mais.rnrnNu00facleo de Estudos Futebol e Sociedade: grupo acadu00eamico interdisciplinar de estudos e pesquisas que congrega professores, alunos de graduau00e7u00e3o e pu00f3s-graduau00e7u00e3o de diversas instituiu00e7u00f5es de ensino superior do Paranu00e1, como a UNICEMP-PR e a UEPG-PR, alu00e9m do curso de Educau00e7u00e3o Fu00edsica da UFPR. Clique aqui para saber mais.rnrnNu00facleo de Pesquisa em Religiu00e3o (Nupper): fundado em abril de 2003, u00e9 um grupo de investigau00e7u00e3o cientu00edfica independente que objetiva, sob a u00f3tica interdisciplinar das ciu00eancias humanas, analisar o fenu00f4meno religioso em sua unidade e diversidade. Reunindo pesquisadores/as de diferentes universidades (UFPR, PUCPR, UEL, UNICENTRO, etc.), o Nupper realiza a cada dois anos o Seminu00e1rio Religiu00e3o e Sociedade, e edita a revista Relegens Threskeia.rnrnNu00facleo de Artes Visuais (NAVIS): u00e9 um grupo interinstitucional de pesquisa voltado u00e0 investigau00e7u00e3o, discussu00e3o e difusu00e3o do campo das artes visuais, com u00eanfase na reflexu00e3o teu00f3rica, histu00f3rica e cru00edtica dos processos de produu00e7u00e3o, circulau00e7u00e3o e recepu00e7u00e3o da visualidade moderna e contemporu00e2nea. Acesse o site e saiba mais!

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Contato

E-mail:

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coorhis@ufpr.br

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karinabellotti@ufpr.br

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55-41-3360-5105

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rnSite:

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http://www.humanas.ufpr.br/historia/

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rnLocal:

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Universidade Federal do Paranu00e1 - UFPR

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Departamento de Histu00f3ria/UFPR

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