Gesṭo e Empreendedorismo РMatinhos
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Sobre o curso

Objetivos

O perfil do Curso para a formação do bacharel em Gestão e Empreendedorismo visa gerar à sociedade um cidadão-profissional conhecedor da realidade de seu território de vida, buscando responder aos problemas sociais com compromisso e ética.

Com vistas à construção desse perfil, são propostas três fases curriculares. A primeira fase é a de conhecer para compreender, cujo objetivo é o desenvolvimento da percepção crítica da realidade, em que se encontram os dois primeiros semestres do curso. A segunda fase é a de compreender para propor, absorvendo os fundamentos teóricos dos modelos explicativos do real, composta pelos quatro semestres seguintes. A terceira fase é a de propor para agir, criando uma proposta de ação sobre os problemas da realidade, a qual encerra os dois últimos semestres do curso.

  • 1ª Fase: Conhecer e Compreender – Percepção Crítica da Realidade
    • Objetivo Geral: sensibilizar o acadêmico sobre a importância da Universidade, enquanto lócus privilegiado de discussão e reflexão sobre si mesma e com os desafios socioculturais, ambientais, econômicos, científicos e políticos da sociedade contemporânea, na perspectiva de despertar o pensamento, reflexão e raciocínio para o espaço costeiro do Paraná, buscando entender seus aspectos socioambientais e a atuação profissional como agente do desenvolvimento, seja em negócio próprio ou em de terceiros.
    •  Objetivos Específicos:
      • Estimular a reflexão crítica acerca das responsabilidades éticas que devem nortear a atuação do profissional;
      • Sensibilizar os estudantes sobre as possibilidades de interação nas comunidades, através dos projetos de aprendizagem, em seu conteúdo extensionista; 
      • Compreender os processos de construção do conhecimento;
      • Apresentar conceitos gerais da economia nacional, da administração de negócios e os elementos básicos do cálculo matemático e do uso da estatística nos processos de gestão;
      • Compreender a configuração do território, as ações empreendedoras e os desafios da profissão no litoral do Paraná;
      • Refletir sobre os diferentes significados do trabalho, a partir da realidade pessoal dos estudantes e das representações dos trabalhadores do litoral do Paraná.
  •  2ª Fase: Compreender e Propor – Fundamentação Teórica
    • Objetivo Geral: possibilitar ao estudante o conhecimento de elementos teórico-práticos necessários para a coordenação e viabilização de unidades produtivas, capacitando-o a analisar e propor alternativas nas dimensões econômicas, sociais, ambientais, culturais, políticas e institucionais, constituindo a identidade do gestor e empreendedor na perspectiva do desenvolvimento territorial, bem como capacitá-lo para refletir sobre o significado do trabalho e suas implicações sociais na sociedade contemporânea.
    • Objetivos Específicos:
      • Trabalhar conceitos que permitam compreender o ambiente econômico e produtivo das organizações, como a produção de bens e serviços, a gestão de pessoas empregadas, o planejamento de marketing da atividade e do produto e os aspectos financeiros envolvidos;
      • Possibilitar ao estudante a instrumentalização necessária para a coordenação e viabilização da unidade produtiva e sua articulação com o ambiente;
      • Estimular a ação empreendedora nas diferentes dimensões, desde o plano de negócios até a efetiva concretização do empreendimento.
  •  3ª Fase: Propor e Agir
    • Objetivo Geral: propor ações coerentes com o desenvolvimento territorial sustentável, fundamentada na articulação dos conhecimentos adquiridos e demandas dos atores territoriais.
    •  Objetivos Específicos:
      • Identificar alternativas de desenvolvimento compatíveis com a disponibilidade de recursos territoriais e as demandas das comunidades locais;
      • Identificar potencialidades de inovação em bens e serviços à comunidade;
      • Avaliar a importância e o papel das associações, ONGs, cooperativas, empresas e demais instituições para a geração de trabalho e renda;
      • Articular e sistematizar a síntese do conhecimento teórico.

O que você irá encontrar?

O perfil do curso está centrado na formação de um novo profissional, que desenvolva um enfoque sistêmico, com proatividade, referências éticas e democráticas sólidas, capaz de promover a integração entre o local e o global, bem como a cidadania, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de uma população que carece de alternativas baseadas em seus recursos disponíveis.

Um gestor-empreendedor capaz de criar seu próprio empreendimento ou trabalhar em outros empreendimentos com uma perspectiva empreendedora, ligada ao espírito inovador, à criação de novos produtos, processos de trabalho, fontes de matéria-prima e insumos, bem como à exploração de novos mercados. Isso levando em consideração a importância do ser humano, da cooperação, dos sistemas de rede, da democracia, do comércio justo e das relações solidárias, incorporando a sustentabilidade econômica, social e ambiental na inovação. Assim, esse profissional será capaz de promover o desenvolvimento sustentável da região em que atua.

O curso tem foco não apenas nas regiões abrangidas pelo Setor Litoral, mas em todas as regiões nacionais, com ênfase em pequenas empresas, desenvolvimento territorial e sustentabilidade. É nesse sentido que o estudante de bacharelado em gestão e empreendedorismo desenvolve projetos de pesquisa e intervenção que contribuem para a proposta de desenvolvimento sustentável local e inclusão social por meio do trabalho. Isso é realizado por meio de atividades acadêmicas, como pesquisa, ensino e extensão, nas quais as habilidades adquiridas podem servir como base para sua inserção no mercado de trabalho, onde quer que seja necessário ou desejado.

Perfil

gif de um homem fazendo sinal de sim com a cabeu00e7a, ele olha pra cu00e2mera e aponta vu00e1rias vezes para a cabeu00e7a, demonstrando inteligu00eancia

Estudante

O aluno de Gestão e Empreendedorismo deve ter em mente as competências e habilidades a serem desenvolvidas:

  • Integrar e atuar com conhecimentos fundamentais ao gestor derivados das áreas de saber, como da Economia, da Matemática e Estatística, da Contabilidade, da Administração e das Ciências Sociais e Humanas, com focos de soluções para o desenvolvimento de pequenos e microempreendedores; 
  • Abordar problemas e oportunidades de modo sistêmico, compreendendo os ambientes externo e interno aos empreendimentos de pequeno e médio portes, modelando perspectivas com bases em cenários, analisando as interrelações e os resultados observáveis no tempo e levando em consideração as diferentes dimensões: humana, social, política, ambiental, legal, moral e econômico-financeira; 
  • Analisar e resolver problemas a partir do conhecimento e compreensão das causas, elaborando soluções inovadoras a serem validadas pelos seus usuários, respeitando os aspectos sociais e ambientais em que estão inseridos; 
  • Aplicar técnicas na análise de problemas e oportunidades, julgando a qualidade das informações recolhidas, bem como sua relevância, utilizando procedimentos de identificação, sumarização, análise e interpretação de dados qualitativos ou quantitativos, para a criação de conclusões reportadas e ilustradas com figuras, mapas, gráficos e medidas descritivas; 
  • Perceber o paradigma tecnológico social vigente e em evolução, compreendendo a possibilidade de utilização do progresso técnico na resolução de problemas e no aproveitamento de oportunidades; 
  • Gerenciar recursos, estabelecendo objetivos e metas, alocando-os, planejando sua execução e avaliando a relação custo-benefício; 
  • Compreender relacionamentos interpessoais, utilizando habilidades que permitam a construção de interações colaborativas e éticas; 
  • Desenvolver a comunicação cooperativa, compartilhando ideais de modo apropriado à escuta sensível e ao contexto, utilizando argumentação baseada em evidências e dados, respeitando as diversidades étnica, cultural, sexual, de gênero e religiosa no atual cenário sociopolítico; Fortalecer a autonomia, construindo novos conhecimentos e habilidades, ampliando por si próprio as fronteiras de oportunidades durante sua atuação profissional.

 

gif de um pinguim deslizando na neve, ele usa um chapu00e9u preto e segura uma maleta de trabalho tambu00e9m preta

Profissional
O profissional a ser formado em Bacharel em Gestão e Empreendedorismo atua em diversas áreas, abrangendo a gestão de negócios em todas as suas dimensões, desde a produção até a gestão de pessoas, do marketing à gestão financeira. Além disso, inclui-se a criação de novos empreendimentos, envolvendo a análise do ambiente externo e o planejamento estratégico nos níveis estratégico, gerencial e operacional. O profissional também pode desempenhar o papel de consultor em organizações e se envolver na gestão de projetos, desde o planejamento até a execução. Também pode atuar como colaborar em empresas e organizações do terceiro setor.

História do curso

O curso de Bacharelado em Gestão e Empreendedorismo foi instituído em 2006 como um dos cursos pioneiros do Setor Litoral. Tratava-se de um bacharelado de 4 anos, oferecido no período noturno, com 35 vagas. Seu Projeto Pedagógico Curricular (PPC) original estabelecia uma carga horária de 3.310 horas e abrangia três eixos curriculares, a partir dos quais se organizavam os Fundamentos Teóricos Práticos (FTPs): Produção e o Mercado, Desenvolvimento Territorial e Mundo do Trabalho.

Em 2014, o PPC passou por modificações com base nas solicitações da Pró-reitora de Graduação para a redução da carga horária para integralização curricular. A comissão de reformulação curricular empreendeu uma série de ações que envolveram a escuta dos docentes, discentes e comunidade externa, com vistas a promover melhorias na grade curricular. Dentre as mudanças promovidas estiveram a ampliação da carga horária destinada aos conteúdos específicos de Administração, tais como Gestão de Pessoas, Marketing, Produção e Finanças. O novo currículo estipulou uma carga horária de 3.000 horas, o que equivale a uma redução de 9% na carga horária total do curso, com ajustes curriculares realizados em 2018.

Isso posto, o atual Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Gestão e Empreendedorismo (PPC GE 2023) foi desenvolvido levando em consideração a análise da matriz curricular reformulada em 2015, os ajustes realizados em 2018 (ajustes nos Projetos de Aprendizagem - PAs) e as discussões conduzidas pela Câmara Pedagógica e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).

A reformulação curricular foi realizada considerando os seguintes documentos: a Resolução MEC/CNE/CES nº 7/2018, que estabelece as Diretrizes para Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e estabelece outras providências; a Resolução 86/2020-CEPE, que trata da creditação das Atividades Curriculares de Extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFPR; os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, aos quais a UFPR aderiu através do Pacto Global; bem como, as disposições contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2026) da UFPR.

Vagas e Turnos

  • Nome do curso: Gestão e Empreendedorismo
  • Tipo: Bacharelado
  • Setor: Litoral
  • Cidade: Matinhos
  • Sistema: Semestral
  • Turno: Noturno
  • Duração (anos): 4

Saiba mais

O curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

O curso desenvolve projetos de extensão de caráter social, econômico e ambiental, nos quais participam estudantes deste e de outros cursos. Os docentes coordenam projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento relacionadas ao curso, além de orientar projetos de iniciação científica.

Palestra

Contato

  • Telefones: (41) 3511-8300
  • E-mail: camarage@ufpr.br
  • Site: https://litoral.ufpr.br/gempreendedorismo/
  • Local: Rua Jaguariaíva, 512 - 83260-000 - Matinhos - PR

Vestibular

Homepage

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