
Sobre o curso
Objetivos
O perfil do Curso para a formação do bacharel em Gestão e Empreendedorismo visa gerar à sociedade um cidadão-profissional conhecedor da realidade de seu território de vida, buscando responder aos problemas sociais com compromisso e ética.
Com vistas à construção desse perfil, são propostas três fases curriculares. A primeira fase é a de conhecer para compreender, cujo objetivo é o desenvolvimento da percepção crÃtica da realidade, em que se encontram os dois primeiros semestres do curso. A segunda fase é a de compreender para propor, absorvendo os fundamentos teóricos dos modelos explicativos do real, composta pelos quatro semestres seguintes. A terceira fase é a de propor para agir, criando uma proposta de ação sobre os problemas da realidade, a qual encerra os dois últimos semestres do curso.
- 1ª Fase: Conhecer e Compreender – Percepção CrÃtica da Realidade
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- Objetivo Geral: sensibilizar o acadêmico sobre a importância da Universidade, enquanto lócus privilegiado de discussão e reflexão sobre si mesma e com os desafios socioculturais, ambientais, econômicos, cientÃficos e polÃticos da sociedade contemporânea, na perspectiva de despertar o pensamento, reflexão e raciocÃnio para o espaço costeiro do Paraná, buscando entender seus aspectos socioambientais e a atuação profissional como agente do desenvolvimento, seja em negócio próprio ou em de terceiros.
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- Â Objetivos EspecÃficos:
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- Estimular a reflexão crÃtica acerca das responsabilidades éticas que devem nortear a atuação do profissional;
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- Sensibilizar os estudantes sobre as possibilidades de interação nas comunidades, através dos projetos de aprendizagem, em seu conteúdo extensionista;Â
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- Compreender os processos de construção do conhecimento;
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- Apresentar conceitos gerais da economia nacional, da administração de negócios e os elementos básicos do cálculo matemático e do uso da estatÃstica nos processos de gestão;
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- Compreender a configuração do território, as ações empreendedoras e os desafios da profissão no litoral do Paraná;
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- Refletir sobre os diferentes significados do trabalho, a partir da realidade pessoal dos estudantes e das representações dos trabalhadores do litoral do Paraná.
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-  2ª Fase: Compreender e Propor – Fundamentação Teórica
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- Objetivo Geral: possibilitar ao estudante o conhecimento de elementos teórico-práticos necessários para a coordenação e viabilização de unidades produtivas, capacitando-o a analisar e propor alternativas nas dimensões econômicas, sociais, ambientais, culturais, polÃticas e institucionais, constituindo a identidade do gestor e empreendedor na perspectiva do desenvolvimento territorial, bem como capacitá-lo para refletir sobre o significado do trabalho e suas implicações sociais na sociedade contemporânea.
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- Objetivos EspecÃficos:
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- Trabalhar conceitos que permitam compreender o ambiente econômico e produtivo das organizações, como a produção de bens e serviços, a gestão de pessoas empregadas, o planejamento de marketing da atividade e do produto e os aspectos financeiros envolvidos;
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- Possibilitar ao estudante a instrumentalização necessária para a coordenação e viabilização da unidade produtiva e sua articulação com o ambiente;
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- Estimular a ação empreendedora nas diferentes dimensões, desde o plano de negócios até a efetiva concretização do empreendimento.
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-  3ª Fase: Propor e Agir
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- Objetivo Geral: propor ações coerentes com o desenvolvimento territorial sustentável, fundamentada na articulação dos conhecimentos adquiridos e demandas dos atores territoriais.
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- Â Objetivos EspecÃficos:
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- Identificar alternativas de desenvolvimento compatÃveis com a disponibilidade de recursos territoriais e as demandas das comunidades locais;
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- Identificar potencialidades de inovação em bens e serviços à comunidade;
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- Avaliar a importância e o papel das associações, ONGs, cooperativas, empresas e demais instituições para a geração de trabalho e renda;
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- Articular e sistematizar a sÃntese do conhecimento teórico.
- Articular e sistematizar a sÃntese do conhecimento teórico.
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O que você irá encontrar?
O perfil do curso está centrado na formação de um novo profissional, que desenvolva um enfoque sistêmico, com proatividade, referências éticas e democráticas sólidas, capaz de promover a integração entre o local e o global, bem como a cidadania, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de uma população que carece de alternativas baseadas em seus recursos disponÃveis.
Um gestor-empreendedor capaz de criar seu próprio empreendimento ou trabalhar em outros empreendimentos com uma perspectiva empreendedora, ligada ao espÃrito inovador, à criação de novos produtos, processos de trabalho, fontes de matéria-prima e insumos, bem como à exploração de novos mercados. Isso levando em consideração a importância do ser humano, da cooperação, dos sistemas de rede, da democracia, do comércio justo e das relações solidárias, incorporando a sustentabilidade econômica, social e ambiental na inovação. Assim, esse profissional será capaz de promover o desenvolvimento sustentável da região em que atua.
O curso tem foco não apenas nas regiões abrangidas pelo Setor Litoral, mas em todas as regiões nacionais, com ênfase em pequenas empresas, desenvolvimento territorial e sustentabilidade. É nesse sentido que o estudante de bacharelado em gestão e empreendedorismo desenvolve projetos de pesquisa e intervenção que contribuem para a proposta de desenvolvimento sustentável local e inclusão social por meio do trabalho. Isso é realizado por meio de atividades acadêmicas, como pesquisa, ensino e extensão, nas quais as habilidades adquiridas podem servir como base para sua inserção no mercado de trabalho, onde quer que seja necessário ou desejado.
Perfil
Estudante
O aluno de Gestão e Empreendedorismo deve ter em mente as competências e habilidades a serem desenvolvidas:
- Integrar e atuar com conhecimentos fundamentais ao gestor derivados das áreas de saber, como da Economia, da Matemática e EstatÃstica, da Contabilidade, da Administração e das Ciências Sociais e Humanas, com focos de soluções para o desenvolvimento de pequenos e microempreendedores;Â
- Abordar problemas e oportunidades de modo sistêmico, compreendendo os ambientes externo e interno aos empreendimentos de pequeno e médio portes, modelando perspectivas com bases em cenários, analisando as interrelações e os resultados observáveis no tempo e levando em consideração as diferentes dimensões: humana, social, polÃtica, ambiental, legal, moral e econômico-financeira;Â
- Analisar e resolver problemas a partir do conhecimento e compreensão das causas, elaborando soluções inovadoras a serem validadas pelos seus usuários, respeitando os aspectos sociais e ambientais em que estão inseridos;Â
- Aplicar técnicas na análise de problemas e oportunidades, julgando a qualidade das informações recolhidas, bem como sua relevância, utilizando procedimentos de identificação, sumarização, análise e interpretação de dados qualitativos ou quantitativos, para a criação de conclusões reportadas e ilustradas com figuras, mapas, gráficos e medidas descritivas;Â
- Perceber o paradigma tecnológico social vigente e em evolução, compreendendo a possibilidade de utilização do progresso técnico na resolução de problemas e no aproveitamento de oportunidades;Â
- Gerenciar recursos, estabelecendo objetivos e metas, alocando-os, planejando sua execução e avaliando a relação custo-benefÃcio;Â
- Compreender relacionamentos interpessoais, utilizando habilidades que permitam a construção de interações colaborativas e éticas;Â
- Desenvolver a comunicação cooperativa, compartilhando ideais de modo apropriado à escuta sensÃvel e ao contexto, utilizando argumentação baseada em evidências e dados, respeitando as diversidades étnica, cultural, sexual, de gênero e religiosa no atual cenário sociopolÃtico; Fortalecer a autonomia, construindo novos conhecimentos e habilidades, ampliando por si próprio as fronteiras de oportunidades durante sua atuação profissional.
Profissional
O profissional a ser formado em Bacharel em Gestão e Empreendedorismo atua em diversas áreas, abrangendo a gestão de negócios em todas as suas dimensões, desde a produção até a gestão de pessoas, do marketing à gestão financeira. Além disso, inclui-se a criação de novos empreendimentos, envolvendo a análise do ambiente externo e o planejamento estratégico nos nÃveis estratégico, gerencial e operacional. O profissional também pode desempenhar o papel de consultor em organizações e se envolver na gestão de projetos, desde o planejamento até a execução. Também pode atuar como colaborar em empresas e organizações do terceiro setor.
História do curso

O curso de Bacharelado em Gestão e Empreendedorismo foi instituÃdo em 2006 como um dos cursos pioneiros do Setor Litoral. Tratava-se de um bacharelado de 4 anos, oferecido no perÃodo noturno, com 35 vagas. Seu Projeto Pedagógico Curricular (PPC) original estabelecia uma carga horária de 3.310 horas e abrangia três eixos curriculares, a partir dos quais se organizavam os Fundamentos Teóricos Práticos (FTPs): Produção e o Mercado, Desenvolvimento Territorial e Mundo do Trabalho.
Em 2014, o PPC passou por modificações com base nas solicitações da Pró-reitora de Graduação para a redução da carga horária para integralização curricular. A comissão de reformulação curricular empreendeu uma série de ações que envolveram a escuta dos docentes, discentes e comunidade externa, com vistas a promover melhorias na grade curricular. Dentre as mudanças promovidas estiveram a ampliação da carga horária destinada aos conteúdos especÃficos de Administração, tais como Gestão de Pessoas, Marketing, Produção e Finanças. O novo currÃculo estipulou uma carga horária de 3.000 horas, o que equivale a uma redução de 9% na carga horária total do curso, com ajustes curriculares realizados em 2018.
Isso posto, o atual Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Gestão e Empreendedorismo (PPC GE 2023) foi desenvolvido levando em consideração a análise da matriz curricular reformulada em 2015, os ajustes realizados em 2018 (ajustes nos Projetos de Aprendizagem - PAs) e as discussões conduzidas pela Câmara Pedagógica e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).
A reformulação curricular foi realizada considerando os seguintes documentos: a Resolução MEC/CNE/CES nº 7/2018, que estabelece as Diretrizes para Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e estabelece outras providências; a Resolução 86/2020-CEPE, que trata da creditação das Atividades Curriculares de Extensão nos currÃculos dos cursos de graduação da UFPR; os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, aos quais a UFPR aderiu através do Pacto Global; bem como, as disposições contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2026) da UFPR.
Vagas e turnos
- Nome do curso: Gestão e Empreendedorismo
- Tipo: Bacharelado
- Setor: Litoral
- Cidade: Matinhos
- Sistema: Semestral
- Turno: Noturno
- Duração (anos): 4
Saiba mais
O curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).
O curso desenvolve projetos de extensão de caráter social, econômico e ambiental, nos quais participam estudantes deste e de outros cursos. Os docentes coordenam projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento relacionadas ao curso, além de orientar projetos de iniciação cientÃfica.
Palestra
Contato
- Telefones: (41) 3511-8300
- E-mail: camarage@ufpr.br
- Local: Rua JaguariaÃva, 512 - Caiobá, Matinhos - PR
Vestibular
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