Farmácia – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos:rnObjetivo Geral: o objetivo do curso de Farmu00e1cia da Universidade Federal do Paranu00e1 u00e9 formar profissionais farmacu00eauticos qualificados para atender as demandas e necessidades no mundo do trabalho na u00e1rea dos fu00e1rmacos e medicamentos, da assistu00eancia farmacu00eautica, das anu00e1lises clu00ednicas e toxicolu00f3gicas, dos cosmu00e9ticos e dos alimentos, capacitando-os para o trabalho nos diferentes nu00edveis de complexidade do sistema de sau00fade, por meio de au00e7u00f5es de prevenu00e7u00e3o de doenu00e7as, promou00e7u00e3o, proteu00e7u00e3o e recuperau00e7u00e3o da sau00fade, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviu00e7os e de produtos para a sau00fade.

rnObjetivos Especu00edficos:rn

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  • Proporcionar u00e0s/aos estudantes uma formau00e7u00e3o teu00f3rica qualificada e atualizada por meio de um grande corpo docente com titulau00e7u00e3o de excelu00eancia e especializau00e7u00e3o em suas u00e1reas de atuau00e7u00e3o;
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  • proporcionar u00e0s/aos estudantes uma formau00e7u00e3o pru00e1tica qualificada e diversificada que permita o desenvolvimento de habilidades tu00e9cnicas especu00edficas por meio de aulas pru00e1ticas efetivas e nu00e3o meramente demonstrativas, em diferentes laboratu00f3rios devidamente equipados;
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  • oportunizar u00e0s/aos estudantes uma formau00e7u00e3o pru00e1tica profissional diversificada e de qualidade mediante inu00fameras parcerias estabelecidas com serviu00e7os pu00fablicos e privados de sau00fade, empresas e locais de trabalho existentes na grande Curitiba ou fora para a realizau00e7u00e3o de estu00e1gios;
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  • possibilitar u00e0s/aos estudantes uma formau00e7u00e3o complementar diversificada e de qualidade mediante a participau00e7u00e3o em inu00fameros programas e projetos de ensino, pesquisa e/ou extensu00e3o institucionais ou ofertados pelos docentes;
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  • estimular nas/nos estudantes a capacidade de anu00e1lise dos problemas que se apresentam no campo da sau00fade pu00fablica e a proposiu00e7u00e3o de soluu00e7u00f5es;
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  • incentivar o desenvolvimento da autonomia nas/nos estudantes para buscarem o conhecimento e desenvolverem as competu00eancias e habilidades necessu00e1rias para que possam atuar de maneira u00e9tica, cru00edtica e reflexiva na pesquisa, na execuu00e7u00e3o e no desenvolvimento de serviu00e7os e produtos a serem adotados na promou00e7u00e3o, proteu00e7u00e3o e recuperau00e7u00e3o da sau00fade;
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  • instigar nas/nos estudantes a busca continuada de elementos para a sua formau00e7u00e3o, com respeito aos avanu00e7os nas u00e1reas de sau00fade e tecnologia;
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  • fomentar nas/nos estudantes o desenvolvimento do pensamento cru00edtico e da capacidade de propor soluu00e7u00f5es nos processos de transformau00e7u00f5es sociais e tecnolu00f3gicas;
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  • promover nas/nos estudantes a formau00e7u00e3o em atitudes u00e9ticas e cidadu00e3s necessu00e1rias para a atuau00e7u00e3o interprofissional e intersetorial bem como o trabalho em equipes.
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Caracteru00edsticas:rnA graduau00e7u00e3o em Farmu00e1cia na UFPR u00e9 oferecida na modalidade de bacharelado, nu00e3o havendo habilitau00e7u00f5es e, portanto, todos os estudantes passam por igual formau00e7u00e3o. O curso u00e9 presencial, integral, diurno, com ingresso de 54 estudantes em cada semestre letivo (com duas entradas anuais a partir de um u00fanico vestibular). O tempo mu00ednimo para integralizau00e7u00e3o corresponde a dez semestres letivos ou cinco anos e o tempo mu00e1ximo u00e9 de quinze semestres letivos ou sete anos e meio.

rnSua missu00e3o u00e9 a formau00e7u00e3o de recursos humanos qualificados, empreendedores, com conhecimento cientu00edfico e tecnolu00f3gico, visu00e3o cru00edtica, capacitados para exercer com excelu00eancia a profissu00e3o farmacu00eautica em toda sua amplitude.rnrnA visu00e3o do curso u00e9 de ser referu00eancia no ensino interdisciplinar de forma indissociu00e1vel da pesquisa e extensu00e3o, bem como de ser reconhecido pela sociedade por sua contribuiu00e7u00e3o na u00e1rea da sau00fade nos campos cientu00edfico, tecnolu00f3gico e de inovau00e7u00e3o e pela qualificau00e7u00e3o dos profissionais que forma.rnrnCOMPETu00caNCIAS E HABILIDADES GERAIS E ESPECu00cdFICASrn

As habilidades gerais su00e3o estruturadas nos eixos de Cuidado em Sau00fade, Tecnologia e Inovau00e7u00e3o em Sau00fade e Gestu00e3o em Sau00fade, especificados a seguir:

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  • Cuidado em Sau00fade: compreende o desenvolvimento de competu00eancias para identificar e analisar as necessidades de sau00fade do indivu00edduo, da famu00edlia e da comunidade, bem como planejar, acompanhar e executar au00e7u00f5es em sau00fade que envolvam o acolhimento dos indivu00edduos, avaliau00e7u00e3o e manejo da farmacoterapia, solicitau00e7u00e3o, realizau00e7u00e3o e interpretau00e7u00e3o de exames, planejamento, coordenau00e7u00e3o e realizau00e7u00e3o de diagnu00f3stico situacional de sau00fade, prescriu00e7u00e3o de terapias farmacolu00f3gicas e nu00e3o farmacolu00f3gicas, educau00e7u00e3o em sau00fade, orientau00e7u00e3o sobre o uso seguro e racional de alimentos, fitoteru00e1picos, execuu00e7u00e3o de pru00e1ticas integrativas e complementares, entre outras au00e7u00f5es.
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  • Tecnologia e Inovau00e7u00e3o em Sau00fade: compreende o conjunto organizado de todos os conhecimentos cientu00edficos empregados na pesquisa, desenvolvimento, produu00e7u00e3o, qualidade, provisu00e3o de bens e serviu00e7os. Inclui ainda as au00e7u00f5es de inovau00e7u00e3o em sau00fade, as quais dizem respeito u00e0 soluu00e7u00e3o de problemas tecnolu00f3gicos, envolvendo a introduu00e7u00e3o ou melhoria de processos, produtos, estratu00e9gias ou serviu00e7os, tendo repercussu00e3o positiva na sau00fade individual e coletiva.
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  • Gestu00e3o em Sau00fade: compreende o processo tu00e9cnico, polu00edtico e social, capaz de integrar recursos e au00e7u00f5es para a produu00e7u00e3o de resultados. Requer competu00eancias nos campos das polu00edticas pu00fablicas de sau00fade, alu00e9m de elaborau00e7u00e3o, implementau00e7u00e3o, acompanhamento, avaliau00e7u00e3o do plano de intervenu00e7u00e3o, processos e projetos de gestu00e3o em sau00fade, alu00e9m da promou00e7u00e3o e desenvolvimento de pessoas e de equipes envolvidas nos serviu00e7os de sau00fade.
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O que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnA estrutura geral, a partir de 2021, deveru00e1 ser assim distribuu00edda:

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  • Disciplinas obrigatu00f3rias: 3300h
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  • Estu00e1gios obrigatu00f3rios: 900h
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  • Atividades formativas: 100h
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  • Disciplinas optativas: 150h
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  • Extensu00e3o: 90h
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  • Total: 4540h
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Visando a melhoria no aprendizado, a estrutura de disciplinas obrigatu00f3rias estu00e1 organizada de forma a que os conteu00fados estejam nucleados por proximidade, favorecendo a complementau00e7u00e3o de conhecimentos dentro de um mesmo peru00edodo ou em peru00edodos subsequentes. A distribuiu00e7u00e3o dos nu00facleos ao longo do curso obedece a construu00e7u00e3o gradativa do conhecimento e a lu00f3gica necessu00e1ria para a formau00e7u00e3o do profissional.

rn1u00ba ao 3u00ba peru00edodosrn

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  • nu00facleos quu00edmico e biolu00f3gico, que se caracterizam por disciplinas formadoras do conhecimento em:
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  • quu00edmica bu00e1sica + estrutura e funcionamento do organismo humano;
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  • quu00edmica aplicada u00e0s ciu00eancias farmacu00eauticas + fisiopatologia humana;
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4u00ba e 5u00ba peru00edodos

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  • nu00facleo das anu00e1lises clu00ednicas e toxicolu00f3gicas. Caracteriza-se por disciplinas formadoras do conhecimento em anu00e1lises laboratoriais para o diagnu00f3stico, monitoramento, prognu00f3stico e rastreamento de processos fisiolu00f3gicos e patolu00f3gicos;
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  • inu00edcio do nu00facleo da farmu00e1cia. Caracteriza-se por disciplinas formadoras do conhecimento em: operau00e7u00f5es e processos de controle e produu00e7u00e3o de produtos magistrais e oficinais; cuidado em sau00fade na perspectiva farmacu00eautica;
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  • inu00edcio do nu00facleo da sau00fade coletiva. Caracteriza-se por disciplinas formadoras do conhecimento em epidemiologia, determinau00e7u00e3o social do processo sau00fade-doenu00e7a, organizau00e7u00e3o do sistema de sau00fade e polu00edticas pu00fablicas.
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  • inu00edcio das pru00e1ticas especu00edficas profissionalizantes.
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6u00ba e 7u00ba peru00edodos

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  • aprofundamento dos nu00facleos de farmu00e1cia e de sau00fade coletiva;
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  • estu00e1gios intermediu00e1rios e pru00e1ticas especu00edficas profissionalizantes.
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8u00ba e 9u00ba peru00edodos

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  • nu00facleo das tecnologias de produu00e7u00e3o. Caracteriza-se por disciplinas formadoras do conhecimento em pesquisa e desenvolvimento, operau00e7u00f5es e processos para a produu00e7u00e3o e garantia da qualidade de produtos para a sau00fade em escala industrial.
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  • finalizau00e7u00e3o dos nu00facleos de farmu00e1cia e de sau00fade coletiva.
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10u00ba peru00edodo

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  • estu00e1gios finais.
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A estrutura de estu00e1gios possibilita que cada estudante passe obrigatoriamente por todas as quatro u00e1reas profissionalizantes (Anu00e1lises Clu00ednicas, Farmu00e1cia, Indu00fastria, SUS), notadamente nos peru00edodos intermediu00e1rios do curso, atendendo a formau00e7u00e3o generalista exigida, e que tenha flexibilidade na escolha da(s) u00e1rea(s) em que realizaru00e1 seu estu00e1gio final.

rnOs estu00e1gios finais seru00e3o realizados preferencialmente no 10u00ba peru00edodo do curso, podendo ser adiantados desde que cumpridos os pru00e9-requisitos estabelecidos para cada um. De caru00e1ter flexu00edvel, seru00e3o realizados por meio de disciplinas obrigatu00f3rias em que a/o estudante poderu00e1 compor livremente entre as u00e1reas de estu00e1gio.

Perfil

Estudante:rngif em desenho do personagem Patolino caminhando pela calu00e7ada com uma lupa, ele anda analisando o chu00e3ornA formau00e7u00e3o em Farmu00e1cia permite uma amplitude muito grande de atuau00e7u00e3o profissional, desde o trabalho em laboratu00f3rios, com anu00e1lise ou desenvolvimento de produtos, atu00e9 o acompanhamento de pacientes em unidades de sau00fade ou leitos de hospital, passando por inu00fameras possibilidades. Para o desenvolvimento do perfil profissional desejado, u00e9 esperado que o estudante apresente algumas caracteru00edsticas pessoais, como:

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  • vocau00e7u00e3o para o estudo permanente e contu00ednuo: justamente pela amplitude da profissu00e3o, u00e9 necessu00e1rio que o estudante se aprofunde em diferentes u00e1reas de conhecimento bu00e1sicas e profissionais, o que exige grande dedicau00e7u00e3o aos estudos. Alu00e9m disso, as Ciu00eancias Farmacu00eauticas su00e3o extremamente dinu00e2micas, com a descoberta ou o desenvolvimento contu00ednuo de novos conhecimentos e tecnologias, sendo necessu00e1ria constante atualizau00e7u00e3o tanto do estudante quanto do profissional;
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  • facilidade para o aprendizado nas Ciu00eancias Exatas, notadamente em Quu00edmica, e nas Ciu00eancias Biolu00f3gicas principalmente voltadas ao ser humano, as quais constituem a base da formau00e7u00e3o farmacu00eautica;
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  • aptidu00e3o para o trabalho pru00e1tico em laboratu00f3rios, o que envolve habilidades manuais, concentrau00e7u00e3o, mu00e9todo e organizau00e7u00e3o;
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  • interesse em trabalhar na u00e1rea da sau00fade em prol da melhoria de indivu00edduos e da coletividade;
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  • habilidade para comunicau00e7u00e3o e lideranu00e7a, considerando que no exercu00edcio profissional seru00e1 necessu00e1ria a constante interau00e7u00e3o com pessoas, seja com sua equipe de trabalho (em permanente acompanhamento e orientau00e7u00e3o), seja com pessoas em geral, pacientes ou clientes, promovendo educau00e7u00e3o em sau00fade;
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  • disposiu00e7u00e3o para o trabalho em equipe com atitude cooperativa, visto que tanto durante a formau00e7u00e3o acadu00eamica quanto no desempenho profissional seru00e1 necessu00e1ria a interau00e7u00e3o com diversos parceiros, em equipes interdisciplinares ou interprofissionais;
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  • desenvoltura para a tomada de decisu00f5es e correspondente capacidade para selecionar dados e informau00e7u00f5es necessu00e1rias;
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  • espu00edrito investigativo, ju00e1 que a pesquisa u00e9 componente permanente da formau00e7u00e3o e atuau00e7u00e3o profissional.
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Profissional:rngif com a cena do filme matrix, em que o personagem Morpheus abre as mu00e3os e mostra uma pu00edlula azul e outra pu00edlula vermelharnSegundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, u201co curso de Graduau00e7u00e3o em Farmu00e1cia tem o Farmacu00eautico, profissional da u00e1rea de Sau00fade, com formau00e7u00e3o centrada nos fu00e1rmacos, nos medicamentos e na assistu00eancia farmacu00eautica, e, de forma integrada, com formau00e7u00e3o em anu00e1lises clu00ednicas e toxicolu00f3gicas, em cosmu00e9ticos e em alimentos, em prol do cuidado u00e0 sau00fade do indivu00edduo, da famu00edlia e da comunidadeu201d. Tem a incumbu00eancia de habilitar o farmacu00eautico nas atribuiu00e7u00f5es essenciais e abranger todos os nu00edveis de atenu00e7u00e3o u00e0 sau00fade, para a prevenu00e7u00e3o, promou00e7u00e3o, proteu00e7u00e3o e recuperau00e7u00e3o da sau00fade humana. Deve capacitar a/o estudante a desenvolver atividades associadas ao fu00e1rmaco e ao medicamento; u00e0s anu00e1lises clu00ednicas e toxicolu00f3gicas e ao controle, produu00e7u00e3o e anu00e1lise de alimentos.

rnEm relau00e7u00e3o u00e0s normativas nacionais sobre a profissu00e3o farmacu00eautica a serem consideradas na estruturau00e7u00e3o curricular, de acordo com a Resoluu00e7u00e3o do Conselho Federal do Paranu00e1 (CFF) 572/2013, as especialidades farmacu00eauticas su00e3o agrupadas em dez linhas de atuau00e7u00e3o: 1) alimentos; 2) anu00e1lises clu00ednico-laboratoriais; 3) educau00e7u00e3o; 4) farmu00e1cia; 5) farmu00e1cia hospitalar e clu00ednica; 6) farmu00e1cia industrial; 7) gestu00e3o; 8) pru00e1ticas integrativas e complementares; 9) sau00fade pu00fablica; 10) toxicologia. Hoje, para efeito de registro de certificados e tu00edtulos na carteira profissional, estu00e3o previstas 135 especialidades, sendo que quatro delas foram publicadas apu00f3s a ediu00e7u00e3o dessa resoluu00e7u00e3o.rnrnSegundo o documento u201cPerfil do Farmacu00eautico no Brasilu201d, relatu00f3rio publicado pelo CFF em 2015, no item 4.1.3 u2013 Caracteru00edsticas do exercu00edcio profissional, as u00e1reas de atuau00e7u00e3o dos farmacu00eauticos com maior porcentagem su00e3o as apresentadas abaixo:rn

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  • Farmu00e1cia / Drogaria de Rede 27%
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  • Farmu00e1cia / Drogaria Independente* 25,2%
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  • Farmu00e1cia Magistral 6%
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  • Farmu00e1cia Hospitalar 12%
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  • Farmu00e1cia Pu00fablica 10,9%
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  • Distribuidora de medicamentos 3,5%
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  • Laboratu00f3rio de Anu00e1lises Clu00ednicas 8,8%
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  • Indu00fastria Farmacu00eautica 3,2%
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  • Docu00eancia em nu00edvel mu00e9dio 1,4%
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  • Docu00eancia em nu00edvel superior 5%
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  • Vigilu00e2ncia Sanitu00e1ria 1,9%
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  • Gestu00e3o Pu00fablica 5,6%
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  • Gestu00e3o Privada 1,3%
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  • Estudante de mestrado / doutorado 3,1%
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  • Outras 10,8%
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*nu00e3o pertencente a redes de farmu00e1cias.

Histu00f3ria do curso

As aulas da primeira turma do Curso de Farmu00e1cia da Universidade Federal do Paranu00e1 (UFPR) tiveram inu00edcio em 24 de maru00e7o de 1913, apu00f3s a fundau00e7u00e3o da Universidade em 19 de dezembro de 1912. Aquela primeira turma foi a u00fanica a concluir o curso em dois anos, sendo que a partir de entu00e3o eram necessu00e1rios tru00eas anos de estudos. Em 1937 foi aprovado novo regulamento, definindo o tempo de quatro anos para a conclusu00e3o do curso.

rnDe lu00e1 para cu00e1 o curso passou por diversas reformas curriculares, motivadas nos u00faltimos 60 anos principalmente pelas Leis de Diretrizes e Bases da Educau00e7u00e3o Nacional (1961, 1971 e 1996) e, em consequu00eancia, pelos Curru00edculos Mu00ednimos para o Curso de Farmu00e1cia (1962 e 1969) e mais recentemente, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Farmu00e1cia (2002 e 2017).rnrnPor foru00e7a das regulamentau00e7u00f5es nacionais, atu00e9 a reformulau00e7u00e3o de 1992 nosso curso era estruturado em habilitau00e7u00f5es, em que todas/todos as/os estudantes eram obrigadas/obrigados a cursar no mu00ednimo a habilitau00e7u00e3o em Farmu00e1cia (diploma de Farmacu00eautico), sendo opcional cursar as habilitau00e7u00f5es em Bioquu00edmica (diploma de Farmacu00eautico Bioquu00edmico), em Indu00fastria (diploma de Farmacu00eautico Industrial), ou cursar todas (diploma de Farmacu00eautico Bioquu00edmico e Industrial). As/Os u00faltimas/u00faltimos estudantes a receber essa formau00e7u00e3o foram as/os ingressantes em 2003, que tinham como tempo mu00ednimo de curso tru00eas anos para a habilitau00e7u00e3o em Farmu00e1cia, mais um ano e meio para cada habilitau00e7u00e3o em Bioquu00edmica ou Indu00fastria e seis anos caso optasse por cursar todas as habilitau00e7u00f5es, num total de 4725 horas. Com as DNCF de 2002 (Res. CNE/CES 2/2002), a formau00e7u00e3o passou a ser denominada u201cgeneralistau201d, nu00e3o existindo mais as habilitau00e7u00f5es opcionais, sendo obrigatu00f3rio cursar todas as u00e1reas, num tempo mu00ednimo de cinco anos. O diploma conferido u00e9 o de Farmacu00eautico. Atendendo tais DCNF, na UFPR foi implementada nova reformulau00e7u00e3o curricular em 2004 tendo o curso sido estruturado para um total de 5496 horas.rnrnEm 2017 foram aprovadas as novas DCNF (Res. CNE/CES 6/2017) em que a formau00e7u00e3o continuou sendo generalista, com tempo mu00ednimo de cinco anos. Foram introduzidas inovau00e7u00f5es como carga horu00e1ria referencial de 4.000 horas, tru00eas eixos de formau00e7u00e3o e respectivas cargas horu00e1rias, percentuais diferenciados de cargas horu00e1rias para os estu00e1gios e nu00e3o obrigatoriedade de trabalho de conclusu00e3o de curso.rnrnAtendendo as novas DCNF, nosso curso aprovou em 2020 a nova reformulau00e7u00e3o curricular que deveru00e1 ser implementada a partir de 2021, sendo oferecida uma formau00e7u00e3o mais dinu00e2mica e atual, ao longo de cinco anos, devendo ser cumpridas 4540 horas totais.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnEntre as inu00fameras possibilidades de formau00e7u00e3o complementar, o curso de Farmu00e1cia da UFPR possui os seguintes grupos: PET-Farmu00e1cia (Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial), PET-Sau00fade (Programa de Educau00e7u00e3o pelo Trabalho) e Empresa Ju00fanior (Polimerase Ju00fanior).

Palestra

Contato

Telefone:

rn

41 3360 4099

rn

41 3360-4049

rn

rnE-mail:

rn

cursofarmacia@ufpr.br

rn

cursodefarmacia.ufpr@gmail.com

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rnSite:

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http://www.saude.ufpr.br/farmacia/

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rnLocal*:

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Campus Botu00e2nico da UFPR

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Av. Pref. Lothu00e1rio Meissner, 632

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Jardim Botu00e2nico, Curitiba, Paranu00e1.rn*As aulas ocorrem no Campus Centro Politu00e9cnico, no Campus Jardim Botu00e2nico, no Campus Reitoria (Farmu00e1cia Escola) e no Complexo Hospital de Clu00ednicas (Farmu00e1cia Hospitalar e Laboratu00f3rio de Anu00e1lises Clu00ednicas).

Vestibular

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