Farmácia – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas e Turnos Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

  • Objetivos: 

O objetivo do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná é formar profissionais farmacêuticos qualificados para atender as demandas e necessidades no mundo do trabalho na área dos fármacos e medicamentos, da assistência farmacêutica, das análises clínicas e toxicológicas, dos cosméticos e dos alimentos, capacitando-os para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde. 

  • O que você irá encontrar?   

A graduação em Farmácia é oferecida na modalidade de bacharelado e apresenta seu Projeto Pedagógico tendo o estudante e o docente como sujeitos do processo ensino aprendizagem. O projeto visa a formação de recursos humanos qualificados, a geração de conhecimento científico e tecnológico e atuação nas atividades de estágio, pesquisa e extensão, visando buscar a formação integral e significativa do estudante por meio de uma articulação/interdependência indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência.

Perfil

gif em desenho do personagem Patolino caminhando pela calu00e7ada com uma lupa, ele anda analisando o chu00e3o

  • Estudante 

Um dos poucos profissionais que possui base científica unindo os conhecimentos da Química e da Biologia. Atua na área de anatomia e bioquímica, que engloba a organização do corpo humano, juntamente com análises químicas de formulações cosméticas, medicamentosas, alimentícias, clínicas e outros materiais relacionados à saúde humana e ambiental. 

Profissional com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. 

A formação deve ser pautada em princípios éticos e científicos, capacitando-o para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde.

Red pill GIF - Conseguir o melhor gif em GIFER

  • Profissional - áreas de atuação 

Farmacêutico é o profissional do medicamento e suas ações envolvem: Preparação, dispensação e administração de medicamentos; Aconselhamento e monitorização dos pacientes em relação à sua terapêutica segura e eficaz. Com papel fundamental na saúde pública e privada, em laboratórios de análises clínicas, na pesquisa e desenvolvimento de cosméticos e alimentos, e em diversas outras áreas relacionadas.

História do curso

O curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná, um dos cinco que começou a funcionar com a fundação da UFPR, comemorou seu primeiro centenário no ano de 2013. Iniciado com dez estudantes, o curso forma hoje aproximadamente cem profissionais por ano e é orgulho para quem fez e faz parte da sua história. 

As aulas da primeira turma do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram início em 24 de março de 1913, após a fundação da Universidade em 19 de dezembro de 1912. Aquela primeira turma foi a única a concluir o curso em dois anos, sendo que a partir de então eram necessários três anos de estudos. Em 1937 foi aprovado novo regulamento, definindo o tempo de quatro anos para a conclusão do Curso. 

De lá para cá o curso passou por diversas reformas curriculares, motivadas nos últimos 60 anos principalmente pelas LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1961, 1971 e 1996) e, em consequência, pelos Currículos Mínimos para o Curso de Farmácia (1962 e 1969) e mais recentemente, pelas DCNF - Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Farmácia (2002 e 2017). 

Por força das regulamentações nacionais, até a reformulação de 1992 nosso Curso era estruturado em habilitações, em que todos os estudantes eram obrigados a cursar no mínimo a habilitação em Farmácia (diploma de Farmacêutico), sendo opcional cursar as habilitações em Bioquímica (diploma de Farmacêutico Bioquímico), em Indústria (diploma de Farmacêutico Industrial), ou cursar todas (diploma de Farmacêutico Bioquímico e Industrial). Os últimos estudantes a receber essa formação foram os ingressantes em 2003, que tinham como tempo mínimo de curso três anos para a habilitação em Farmácia, mais um ano e meio para cada habilitação em Bioquímica ou Indústria e seis anos caso optasse por cursar todas as habilitações, num total de 4725 horas. Com as DNCF de 2002 (Res. CNE/CES 2/2002) a formação passou a ser denominada “generalista”, não existindo mais as habilitações opcionais, sendo obrigatório cursar todas as áreas, num tempo mínimo de cinco anos, e o diploma conferido é o de Farmacêutico. Atendendo tais DCNF, na UFPR foi implementada nova reformulação curricular em 2004 tendo o curso sido estruturado para um total de 5496 horas. 

Em 2017 foram aprovadas as novas DCNF (Res. CNE/CES 6/2017) em que a formação continuou sendo generalista, com tempo mínimo de cinco anos. Foram introduzidas inovações como carga horária referencial de 4.000 horas, três eixos de formação e respectivas cargas horárias, percentuais diferenciados de cargas horárias para os estágios e não obrigatoriedade de trabalho de conclusão de curso. 

Ao se estruturar o curso de Farmácia da UFPR procurou-se tratar o conhecimento em um equilíbrio teórico-prático, desvinculado da visão tecnicista e proporcionando a aprendizagem na prática das atividades; buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais, evitando a separação entre ciclo básico e profissional; organizar a grade curricular, procurando permitir disponibilidade de tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades de estágio e complementares como, por exemplo, monitorias, estágios não obrigatórios, programas de iniciação científica, programas de extensão, participação no Programa de Educação Tutorial (PET) e no Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde), eventos e cursos realizados em áreas afins. 

Nesse entendimento, o currículo do Curso de Farmácia da UFPR configura-se como gerador de oportunidades significativas para a aquisição e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao perfil do egresso. Cabe ao estudante a responsabilidade e compromisso com seu desempenho pessoal; à instituição formadora e aos docentes a responsabilidade e compromisso com uma proposta pedagógica coerente e com condições de aprendizado; e às instituições de saúde o compromisso de produzir cenários de aprendizagem seguros e adequados para a formação.

 

Vagas e Turnos

  • Nome do curso: Farmácia
  • Tipo: Bacharelado
  • Setor: Ciências da Saúde
  • Cidade: Curitiba
  • Sistema: Semestral
  • Turno: Integral (M+V)
  • Duração (anos): 5

Saiba mais

Conheça mais sobre o curso de Farmácia acesse: Curso de Farmácia (ufpr.br) 

Palestra

Contato

  • Telefones: (41) 3360-4099 / 3360-4049
  • E-mail: cursofarmacia@ufpr.br
  • Local: Av. Lothário Meissner, 632 CEP:80210-170, Jardim Botânico - Curitiba - Paraná - Brasil

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

  • Biomedicina - Curitiba
  • Engenharia Química - Curitiba
  • Química - Curitiba