Expressão Gráfica – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnO Curso de Expressu00e3o Gru00e1fica u2013 Bacharelado u2013 se baseia na concepu00e7u00e3o de que a expressu00e3o gru00e1fica u00e9 uma u00e1rea interdisciplinar que associa a arte, ciu00eancias exatas e tecnologia, e tem como objetivo formar profissionais para elaborau00e7u00e3o de projetos tu00e9cnicos nas u00e1reas de arquitetura, desenho de produto e mobiliu00e1rio e desenho mecu00e2nico utilizando as novas tecnologias disponu00edveis no mercado para representau00e7u00e3o de projetos digitais, tais como softwares de modelagem 2D/3D e prototipagem ru00e1pida.

rnO curso tem por objetivos especu00edficos desenvolver no profissional as seguintes habilidades:rn

    rn t

  • Auto aprendizado e educau00e7u00e3o continuada;
  • rn t

  • Capacidade de comunicau00e7u00e3o oral e escrita;
  • rn t

  • Capacidade de leitura, interpretau00e7u00e3o e expressu00e3o por meios gru00e1ficos;
  • rn t

  • Domu00ednio das tu00e9cnicas computacionais;
  • rn t

  • Capacidade para trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • rn t

  • Capacidade de identificar, modelar e propor soluu00e7u00f5es para problemas das diversas;
  • rn t

  • Responsabilidade social e ambiental.
  • rn

rn

Caracteru00edsticas:rnO curso de Expressu00e3o Gru00e1fica u00e9 o u00fanico no pau00eds, e apesar de seguir as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Design, suas competu00eancias su00e3o diversas das habilitau00e7u00f5es de design de produto e gru00e1fico. A proposiu00e7u00e3o do curso em atuar na u00e1rea de modelagem e fabricau00e7u00e3o digital, u00e9 uma competu00eancia recente assumida por profissionais com diferentes formau00e7u00f5es acadu00eamicas ou tu00e9cnicas, que nu00e3o possuem uma formau00e7u00e3o especu00edfica para esse campo de atuau00e7u00e3o, nesse sentido o profissional de Expressu00e3o Gru00e1fica seria o primeiro a receber uma formau00e7u00e3o especu00edfica para atuau00e7u00e3o na u00e1rea.

rnO curso forma o bacharel em Expressu00e3o Gru00e1fica, profissional responsu00e1vel pelas etapas de criau00e7u00e3o, reformulau00e7u00e3o e desenvolvimento de projetos, que domina os recursos analu00f3gicos e digitais da expressu00e3o gru00e1fica; isto u00e9, o curso envolve a elaborau00e7u00e3o de projetos de produto u2013 mobiliu00e1rio, embalagens, objetos de decorau00e7u00e3o, etc, bem como atende u00e0s especificidades tu00e9cnicas de projetos de modelagem e prototipagem digital. A modelagem e a prototipagem incluem a elaborau00e7u00e3o de maquetes virtuais e a criau00e7u00e3o de protu00f3tipos fu00edsicos e digitais, possibilitando sua inseru00e7u00e3o no mercado de trabalho para desenvolver sistemas de projetos em parceria com profissionais da u00e1rea de Arquitetura, Engenharia, Artes e Matemu00e1tica. Alu00e9m do conhecimento das tecnologias digitais, o Bacharel em Expressu00e3o Gru00e1fica considera o estudo das normas tu00e9cnicas, dos aspectos ergonu00f4micos, sociais e culturais na criau00e7u00e3o e reelaborau00e7u00e3o de produtos e projetos, de modo a atender as necessidades dos usuu00e1rios em seus aspectos estu00e9ticos, econu00f4micos e funcionais. Destaca-se tambu00e9m que o profissional tem o embasamento teu00f3rico dos conceitos de geometria plana e espacial, podendo focalizar sua atuau00e7u00e3o em diferentes etapas do desenvolvimento de projetos, como na elaborau00e7u00e3o de modelagem e prototipagem digital, especificidade que o coloca em contato com outros profissionais que tambu00e9m desenvolvem projetos, inclusive designers que atuam na u00e1rea de comunicau00e7u00e3o visual, animau00e7u00e3o, desenvolvimento de jogos, mu00eddia digital, etc.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnA matriz curricular oferece conteu00fados de formau00e7u00e3o bu00e1sica e especu00edfica que se integram mediante processo educativo fundamentado na articulau00e7u00e3o entre teoria e pru00e1tica. As disciplinas do Curso estu00e3o divididas em cinco u00e1reas: Formau00e7u00e3o Bu00e1sica, Linguagem Gru00e1fica, Fundamentos de Projeto, Arquitetura e Produto.rnrnNa u00e1rea de Formau00e7u00e3o Bu00e1sica su00e3o tratados os conteu00fados bu00e1sicos que fundamentam os alunos nas u00e1reas de matemu00e1tica, linguagem de programau00e7u00e3o, geometria plana e espacial, desenho e representau00e7u00e3o gru00e1fica e tu00e9cnica. A u00e1rea de Linguagem Gru00e1fica corresponde aos conteu00fados teu00f3ricos e pru00e1ticos relacionados aos seguintes temas: teoria da forma e da cor, teoria da imagem, tratamento e ediu00e7u00e3o da imagem, desenho, histu00f3ria do desenho, representau00e7u00e3o gru00e1fica, modelagem e animau00e7u00e3o. A u00e1rea de Fundamentos de Projeto corresponde aos conteu00fados ligados a fundamentau00e7u00e3o de projetos, relacionados aos seguintes temas: Fundamentos do Design, Histu00f3ria da Arquitetura, Histu00f3ria das Artes Visuais, Histu00f3ria do Design, Ergonomia, Tecnologias dos Materiais, Processos de Fabricau00e7u00e3o: Industrial, Digital e Ru00e1pida. A u00e1rea de Arquitetura corresponde aos conteu00fados ligados aos fundamentos do projeto de arquitetura. Objetivam capacitar os alunos sobre os conceitos bu00e1sicos dos projetos de arquitetura de exterior e interior. A u00e1rea de Produto corresponde aos conteu00fados ligados aos fundamentos e metodologia do design de produto. Objetivam capacitar os alunos sobre os conceitos bu00e1sicos dos projetos de produto.

Perfil

Estudante:rnGif que mostra uma imagem de um menino dos anos 90 mexendo em um computador. Ele faz sinal de positivo com a cabeu00e7a e, em seguida, faz um sinal de positivo com a mu00e3ornPara ingressar no Curso, u00e9 deseju00e1vel que os (as) estudantes tenham o interesse por desenho e capacidade de visu00e3o espacial, alu00e9m de outras caracteru00edsticas e potencialidades, tais como, por exemplo, o interesse pelo aprendizado de ferramentas digitais, a capacidade de criau00e7u00e3o e de inovau00e7u00e3o. Alu00e9m disso, pessoas que se interessem pela parte gru00e1fica de jogos digitais teru00e3o mais afinidade com as disciplinas do curso.

rnProfissional:rngif que mostra algumas formas geomu00e9tricas, como um cu00edrculo que possui um triu00e2ngulo fixo dentro dele e outro triu00e2ngulo com arestas coloridas que se movem pela imagemrnAs competu00eancias do profissional formado em Expressu00e3o Gru00e1fica, pela UFPR, compreendem uma base su00f3lida no desenvolvimento de projetos ligados u00e0s u00e1reas de modelagem e prototipagem digital. Destaca-se os conhecimentos em processos criativos, teoria da forma, geometria plana e espacial, normatizau00e7u00e3o e desenvolvimento de projetos, representau00e7u00e3o gru00e1fica foto realista, modelagem digital e processos de fabricau00e7u00e3o digital. O bacharel em expressu00e3o gru00e1fica deveru00e1 ser capaz de atuar no setor produtivo utilizando os recursos tecnolu00f3gicos no desenvolvimento de produtos, incluindo as etapas de criau00e7u00e3o, representau00e7u00e3o, simulau00e7u00e3o e execuu00e7u00e3o de projetos u2013 principalmente quanto u00e0s normativas do desenho, a concepu00e7u00e3o da forma e sua funcionalidade, cujos produtos elaborados visam a interau00e7u00e3o com o seu ambiente, a necessidade dos usuu00e1rios e os aspectos que envolvem os processos de fabricau00e7u00e3o. Poderu00e1 atuar em pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de sistemas de inovau00e7u00e3o nos setores industriais e da economia criativa nas u00e1reas compatu00edveis com a sua formau00e7u00e3o.rnrnO Bacharel em Expressu00e3o Gru00e1fica atua no campo da indu00fastria criativa elaborando projetos e produtos, assim como os outros profissionais que desenvolvem projetos: arquitetos, engenheiros, artistas, animadores. Pode participar das etapas de criau00e7u00e3o, representau00e7u00e3o e execuu00e7u00e3o de vu00e1rios tipos de projetos, comunicando conceitos traduzidos graficamente de forma digital (2D e/ou 3D) ou fu00edsica (protu00f3tipos). No entendimento de que a prototipagem ru00e1pida, ao criar protu00f3tipos e gerar produtos por meio da fabricau00e7u00e3o digital, depende de modelos digitais que envolvem uma complexidade geomu00e9trica, infere-se que u201cexpressu00e3o gru00e1ficau201d supera o sentido da representau00e7u00e3o gru00e1fica como cu00f3pia de um projeto, pois o bacharel em expressu00e3o gru00e1fica concebe produtos. Desta forma, tem autonomia para atuar de modo independente de outras profissu00f5es, quando se trata do desenvolvimento de produtos que envolvam tecnologias convencionais e de fabricau00e7u00e3o digital. Ainda, como profissional independente, na concepu00e7u00e3o de projetos; representau00e7u00e3o gru00e1fica foto realista, modelagem e fabricau00e7u00e3o digital; gestu00e3o de projetos automatizados em diferentes u00e1reas como arquitetura, engenharia, design, etc. Cabe ressaltar, portanto, que pela natureza do perfil profissional, o egresso do curso pode tambu00e9m atuar como profissional liberal, bem como pode atuar em outros setores da economia como na indu00fastria e na prestau00e7u00e3o de serviu00e7os.rnrnCaso nu00e3o escolha trabalhar de modo independente, o profissional de expressu00e3o gru00e1fica torna-se um facilitador da comunicau00e7u00e3o entre uma equipe colaborativa e o usuu00e1rio final, auxiliando na detecu00e7u00e3o de erros e conflitos durante o desenvolvimento de projetos, propondo soluu00e7u00f5es tendo o apoio das tecnologias. Sua atuau00e7u00e3o profissional se enquadra com u00e0quelas definidas pelas DCNu2019s dos cursos de Design, e ocorreru00e1 em escritu00f3rios de Arquitetura, Design, Comunicau00e7u00e3o Visual; em empresas de Construu00e7u00e3o Civil, Indu00fastria Moveleira e setores de Economia Criativa. Portanto, poderu00e1 atuar como Modelador 3D em escritu00f3rios de arquitetura ou engenharia civil, desenvolvendo layouts de interiores/exteriores residenciais ou comerciais, construindo maquetes virtuais, considerando aspectos estu00e9ticos, econu00f4micos, de conforto e impacto ambiental. Em indu00fastrias, projetando peu00e7as mecu00e2nicas ou funcionais, testando resistu00eancia de materiais, funcionalidade e ergonomia.

Histu00f3ria do curso

O curso de Expressu00e3o Gru00e1fica u00e9 o primeiro curso de bacharelado na u00e1rea de Expressu00e3o Gru00e1fica. O projeto de implantau00e7u00e3o do curso ocorreu apu00f3s tru00eas anos de pesquisas e levantamentos realizados pelos professores do Departamento de Expressu00e3o Gru00e1fica u2013 DEGRAF, iniciados em 2009. Foram analisadas propostas de criau00e7u00e3o de um curso de engenharia, posteriormente um tecnu00f3logo, quando foi definido que o curso seria ofertado na modalidade de bacharelado. Em 2011 o curso foi aprovado pelo Conselho Universitu00e1rio - COUN, com sua oferta para o vestibular UFPR 2012. O curso foi avaliado pelo MEC/INEP em 2015, obtendo nota 4. Em 2016 foram iniciadas as primeiras avaliau00e7u00f5es com objetivo de reformular a proposta do curso visando sua melhor inseru00e7u00e3o no mercado de trabalho. Em 2017 iniciou-se a reformulau00e7u00e3o do Curso, sendo a nova proposta, a qual se iniciou no inu00edcio de 2020, visou alinhar a formau00e7u00e3o dos egressos com as novas demandas de mercado e as definiu00e7u00f5es das Diretrizes Nacionais para os Cursos de Design, associando os conhecimentos da u00e1rea de design u00e0s da expressu00e3o gru00e1fica.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnEstu00e3o vinculados ao Curso tru00eas Projetos de Extensu00e3o voltados a soluu00e7u00f5es de projeto nas u00e1reas de Modelagem, Animau00e7u00e3o, Prototipagem e Realidade Aumentada, aos quais os estudantes atuam como bolsistas e voluntu00e1rios, e que se configuram como geradores de oportunidades significativas para aquisiu00e7u00e3o e desenvolvimento de competu00eancias e habilidades necessu00e1rias ao perfil do egresso. Alu00e9m disso, os estudantes ao longo do Curso tambu00e9m participam de projetos de iniciau00e7u00e3o cientu00edfica junto aos Projetos de Pesquisa dos professores; e na Polygon, a empresa Ju00fanior do Curso, o que possibilita uma vivu00eancia mais abrangente da profissu00e3o aos estudantes.

Palestra

Contato

Telefone:

rn

(41) 3361 3659

rn

rnE-mail:

rn

cegraf@ufpr.br

rn

rnSite:

rn

http://www.exatas.ufpr.br/cegraf/

rn

rnLocal:

rn

Campus Centro Politu00e9cnico

rn

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100rnJardim das Amu00e9ricas, Curitiba - PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes su00e3o alguns cursos da UFPR relacionados u00e0 Expressu00e3o Gru00e1fica!

rn

Design Gru00e1fico - Curitiba

rn

Matemu00e1tica - Curitiba