Engenharia Elétrica – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos:rnFormar profissionais capacitados e conscientes para melhorar a vida das pessoas desenvolvendo, projetando, construindo sistemas que fazem uso da eletricidade, eletromagnetismo e eletru00f4nica como fenu00f4menos fu00edsicos para tal.

rnCaracteru00edsticas:rnu00c9 o ramo da engenharia que usa a eletricidade como grandeza fu00edsica para melhorar a vida das pessoas. O curso estu00e1 dividido em u00eanfases para melhor abordar, de forma especu00edfica, o trabalho e a formau00e7u00e3o do Engenheiro na u00eanfase em questu00e3o.rnrnNa u00e1rea da eletrotu00e9cnica, a energia u00e9 o resultado da engenharia empregada, seja na gerau00e7u00e3o, transmissu00e3o e distribuiu00e7u00e3o da mesma. Na u00e1rea de telecomunicau00e7u00f5es, a transmissu00e3o da informau00e7u00e3o u00e9 o produto da engenharia emprega, nela se aplicam conceitos de eletru00f4nica, programau00e7u00e3o e eletromagnetismo, nos diferentes nu00edveis de abstrau00e7u00e3o, para conseguir tal feito.Em eletru00f4nica e instrumentau00e7u00e3o, os equipamentos usam a eletricidade e desempenham funu00e7u00f5es especu00edficas para interagir com o mundo externo. Seja na parte de sensores para captar informau00e7u00f5es externa da natureza, seja no armazenamento e processamento da informau00e7u00e3o, ou nos atuadores. Em sistemas eletru00f4nicos embarcados, temos a junu00e7u00e3o do hardware e do software para projetar funu00e7u00f5es completas e especu00edficas em dispositivos autu00f4nomos.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnComo qualquer curso de engenharia, o discente teru00e1 aproximadamente dois anos de disciplinas de formau00e7u00e3o bu00e1sica geral, que envolve fu00edsica, cu00e1lculo, desenho tu00e9cnico, programau00e7u00e3o, geometria, u00e1lgebra, e ciu00eancia dos materiais. Su00e3o disciplinas ofertadas por diferentes departamentos do setor de exatas de forma compartilhada entre os cursos de engenharia.rnrnNesses primeiros anos, u00e9 importante que o aluno tambu00e9m procure atividades extracurriculares, como projetos de extensu00e3o, onde ele poderu00e1 ter um contato mais pru00e1tico com a engenharia, ainda que num nu00edvel bu00e1sico, para despertar sua curiosidade e motivar seu percurso nesses anos mais teu00f3ricos do curso.rnrnJu00e1 em meados do segundo ano e no terceiro ano, o aluno comeu00e7a a ter disciplinas de eletricidade, circuitos, eletru00f4nica de potu00eancia, motores, sistemas de controle, fundamentos de comunicau00e7u00e3o, eletricidade e magnetismo. Ou seja, as disciplinas bu00e1sicas da engenharia elu00e9trica e suas u00eanfases.rnrnNo quarto ano, o aluno escolhe sua u00eanfase e passa a ter as disciplinas profissionalizantes, com assuntos que vu00e3o cada vez mais chegando no momento atual da engenharia, tendo construu00eddo uma su00f3lida base de conhecimento atu00e9 o momento. Aqui temos alguns exemplos (misturando as u00eanfases): comunicau00e7u00e3o digital, sistemas operacionais embarcados, programau00e7u00e3o orientada a objeto, subestau00e7u00f5es, projetos elu00e9tricos industriais, microeletru00f4nica, processamento digital de sinais, antenas.rnrnO quinto ano seru00e1 para aprofundar ainda mais nas disciplinas profissionalizantes, e preparar a integrau00e7u00e3o com o mercado. Ju00e1 no final do quarto ano, o aluno pode comeu00e7ar o estu00e1gio obrigatu00f3rio, que continua no quinto ano. As empresas tu00eam demonstrado interesse em formar, por 2 anos, alunos em estu00e1gio. Para isso, o curso tem uma grade relativamente flexu00edvel no quarto e quinto anos, onde o estu00e1gio obrigatu00f3rio em si, u00e9 feito em 2 semestres. O u00faltimo semestre u00e9 o momento de fazer o Trabalho de Conclusu00e3o de Curso. No TCC, o aluno pode ju00e1 estar direcionando seu perfil para mais acadu00eamico ou mais industrial, para seguir num mestrado ou ir para o mercado.

Perfil

Estudante:rngif que mostra o rosto de um homem e vu00e1rias expressu00f5es matemu00e1ticas e fu00edsicas surgem rodeando seu rosto

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Pessoas curiosas, criativas, resilientes nas diversas tentativas de sucesso e falhas em projetos, e que amam criar coisas que melhorem as vidas das pessoas. Facilidade em cu00e1lculo, lu00f3gica disciplinas da fu00edsica, u00e9 deseju00e1vel.

rnProfissional:rngif de um cachorro tentando passar por uma ponte estreita, ele segura na boca um galho grande de u00e1rvore. no gif, aparecem algumas equau00e7u00f5es matemu00e1ticas que simbolizam o cachorro pensando em como fazer para passar com o galho pela ponternSu00e3o das mais variadas as sau00eddas do profissional em Engenharia Elu00e9trica. Podemos falar das u00e1reas de projetos, manutenu00e7u00e3o, desenvolvimento. Atualmente, muitos cargos de gestu00e3o tambu00e9m su00e3o preenchidos por engenheiros que tu00eam muito forte esse senso de organizau00e7u00e3o de projetos e capacidade aguu00e7ada de anu00e1lise e su00edntese.

Histu00f3ria do curso

A histu00f3ria da Engenharia Elu00e9trica surgiu em 1752, quando Benjamin Franklin inventou o pu00e1ra-raios, dando inu00edcio ao aproveitamento da eletricidade pelo homem.

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Ju00e1 em 1827, Georg Ohm quantificou a relau00e7u00e3o entre a corrente elu00e9trica e a diferenu00e7a de potencial em um condutor elu00e9trico. Em 1831 Michael Faraday descobriu a induu00e7u00e3o eletromagnu00e9tica. Mais a frente, em 1873 James Clerk Maxwell publicou as equau00e7u00f5es de Maxwell sobre eletricidade e magnetismo.

rnComeu00e7ando em 1830, o esforu00e7o foi aplicar a eletricidade em utilizau00e7u00f5es pru00e1ticas, como o telu00e9grafo. Pelo final do su00e9culo XIX o mundo tinha sido alterado eternamente pela possibilidade da u00e1gil comunicau00e7u00e3o. As aplicau00e7u00f5es e os avanu00e7os em vu00e1rias u00e1reas criaram a necessidade de melhorar os padru00f5es de medida, obtidos pela conferu00eancia internacional de Chicago em 1893. Durante estes anos, o estudo da eletricidade foi pela maioria considerada como um subcampo da fu00edsica na du00e9cada de 1880 as universidades comeu00e7aram a ofertar o curso de engenharia elu00e9trica (MIT, Cornell, Darmstadt, Missouri).rnrnEm 1882, Thomas Edison apresentou o primeiro sistema de transmissu00e3o de energia elu00e9trica. Em 1884, Charles Algernon Parsons inventou a turbina a vapor. As turbinas hoje fornecem cerca de 80% da energia elu00e9trica do mundo. O sistema de energia por corrente alternada desenvolveu rapidamente depois de 1886 com a projeu00e7u00e3o do transformador e dos motores a corrente alternada, abrangendo independentemente os motores de induu00e7u00e3o por Galileo Ferraris e Nikola Tesla, alu00e9m do sistema trifu00e1sico inventado por Mikhail Dolivo-Dobrovolsky e Charles Eugene Lancelot Brown, sendo mais pru00e1tico e eficiente. A difusu00e3o da corrente alternada ocasionou o que foi denominado Guerra das Correntes entre os sistemas de transmissu00e3o C.A. e C.C., sendo a C.A. adotado como padru00e3o internacional.rnrnDurante a invenu00e7u00e3o da ru00e1dio, numa experiu00eancia clu00e1ssica de fu00edsica em 1888, Heinrich Hertz transmite ondas de ru00e1dio. O trabalho de Maxwell tinha apresentado a possibilidade de existirem ondas de ru00e1dio, poru00e9m, Hertz foi o primeiro a demonstrar a sua existu00eancia em 1888. Guglielmo Marconi u00e9 conhecido pelo seu trabalho pioneiro em transmissu00e3o de ru00e1dio a grandes distu00e2ncias.rnrnEm 1897, Karl Ferdinand Braun introduziu os tubos de raios catu00f3dicos como parte de um osciloscu00f3pio, uma tecnologia crucial para o desenvolvimento da televisu00e3o. John Fleming inventou o primeiro tubo de ru00e1dio, o diodo, em 1904. Dois anos depois Robert von Lieben e Lee De Forest desenvolveu de forma independente o tubo amplificador, chamado de triodo. Em 1895, Guglielmo Marconi aplicou os mu00e9todos de Hertz em sistemas sem fios. Logo, enviou estas ondas a uma distu00e2ncia de uma milha e meia.rnrnQuase dois su00e9culos depois da invenu00e7u00e3o de Franklin, surgiu a Eletru00f4nica, em 1940, trazendo as vu00e1lvulas eletru00f4nicas a diodo e, depois, os transistores da du00e9cada de 1950. Hoje, a Engenharia Elu00e9trica estu00e1 presente, praticamente, na fabricau00e7u00e3o de todo produto manufaturado e dos que envolvem alta tecnologia, como satu00e9lites, aeronaves e produtos utilizados na automau00e7u00e3o industrial.rnrnEm 1941, Konrad Zuse apresentou o Z3, o primeiro computador integralmente automu00e1tico e programu00e1vel utilizando componentes eletromecu00e2nicos. Em 1943, Tommy Flowers projetou e construiu o Colossus (computador), o primeiro computador completamente eletru00f4nico, digital e programu00e1vel. Em 1946, com o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) de John Presper Eckert e John Mauchly resulta o comeu00e7o da era da computau00e7u00e3o. A performance aritmu00e9tica destas mu00e1quinas possibilitou aos engenheiros desenvolverem integralmente novas tecnologias, incluindo o programa Apollo que culminou na alunissagem.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnOportunidades do Curso de Engenharia Elu00e9trica da UFPR:rn

    rn t

  • Programa de educau00e7u00e3o tutorial u2013 PET
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  • ECO OCTANO UFPR (Desenvolvimento de carros elu00e9tricos)u00a0
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  • UFPR BAJA SAE (Desenvolvimento de veu00edculos off road)
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  • Empresa Ju00fanior de Assessoria em Eletro-Eletru00f4nica (EMJEL)
  • rn t

  • Cinco Acordos de Duplo Diploma com Universidades na Europa com possibilidade de bolsa de estudos.
  • rn t

  • Projetos de Iniciau00e7u00e3o Cientu00edfica e Monitoria.
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Palestra

Contato

E-mail:

rn

engeletrica@ufpr.br

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rnSite:

rn

www.eletrica.ufpr.br

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rnLocal:

rn

Campus Centro Politu00e9cnico da UFPR

rn

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100rnJardim das Amu00e9ricas, Curitiba - PR

Vestibular

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