Sobre o curso
- Objetivos:
Formação de profissionais capacitados para utilizar ferramentas conceituais de caráteres biológico, social, ambiental e econômico, para aplicações de metodologias tradicionais e inovadoras, para o desenvolvimento de técnicas, produtos, projetos, planejamentos, avaliações e ciência aplicáveis ao cultivo de organismos aquáticos, visando a produção eficiente de alimentos e derivados de origem aquática, a serviço do desenvolvimento regional sustentável e integrado com conhecimento e visão ampla da área aquícola nacional e mundial.
- O que você irá encontrar?
O curso de Engenharia de Aquicultura conta com a seguinte infraestrutura do Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. O Curso, sediado no Balneário Mirassol, a 100 km de Curitiba, possui um prédio central, abrigando gabinetes de professores, laboratórios especializados e biblioteca. O CPP-CEM possui ainda dois outros prédios principais em sua sede em Pontal do Sul, além de um galpão de embarcações e uma série de pequenas construções, que sediam outros laboratórios. No Balneário Pontal do Sul, a estrutura que também está disponível para uso do curso compreende um auditório, laboratórios didáticos e de pesquisa, restaurante universitário, câmaras frigoríficas e de temperatura constante, salas de administração e de reuniões. O CPP-CEM possui várias embarcações, veículos utilitários, ônibus e microônibus, todos lotados na CENTRAN Pontal do Sul, além de contar com a frota da UFPR para as aulas de campo.
Todas as salas de aula contam com projetores multimídia. No campus há uma sala com televisão e vídeo, e um auditório com tecnologias para videoconferência. As salas de aula possuem pontos de rede para acesso à internet disponível aos professores e rede WI-FI para toda a comunidade universitária.
Laboratórios Didáticos e de Desenvolvimento de Projetos:
Nestes laboratórios são oferecidas as aulas práticas de disciplinas específicas da área de aquicultura, nas quais envolvem simulações de cultivo, reconhecimento de estruturas de cultivo, análises de qualidade da água, operação de equipamentos envolvidos no dia a dia da atividade aquícola. Estes laboratórios também oferecem aos alunos oportunidades de realização de Voluntariados acadêmicos, Estágios obrigatórios, Trabalhos de Conclusão de Cursos, participação em Projetos de Extensão e Programas de Iniciação Científica e Tecnológica.
Perfil
- Estudante
O Engenheiro de Aquicultura formado no CPP-CEM tem a sua formação direcionada para a produção aquícola eficiente e sustentável, desenvolvimento de projetos e gerenciamento de sistemas de produção, diagnóstico de produção, visão empreendedora, capacidade de integração de tecnologias e inovação nas áreas da produção como: maricultura, aquicultura costeira, piscicultura continental, marinha e ornamental, malacocultura, carcinicultura marinha, produção de zooplâncton e fitoplâncton. O curso possui forte ênfase na relação do conhecimento teórico às práticas de trabalho, incentivo à participação em projetos de pesquisa e extensão, apoio para a realização dos trabalhos práticos de conclusão de curso, além do incentivo contínuo a busca por estágios de vivência profissional.
- Profissional - Áreas de atuação
- Empreendedorismo;
- Fazendas de aquicultura;
- Desenvolvimento de Pesquisas;
- Órgãos públicos de fomento e consultorias técnicas.
História do curso
O Curso de Engenharia de Aquicultura que está sediado na Unidade Mirassol do Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM) da UFPR, situado a cerca de 100 km de Curitiba, no município de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. O litoral do Paraná é composto por sete municípios. Segundo dados do IBGE, a população estimada para a Região em 2020 era de quase 300.000 habitantes. O município possui aproximadamente 29.000 habitantes, sendo a economia da região baseada no comércio e atividades ligados ao mar, como pesca, turismo e empresas ligadas à construção marítima.
Neste contexto, o grande desafio brasileiro na atualidade é aumentar a produção respeitando os limites de sustentabilidade. Para tanto, a formação de profissionais com conhecimento e atuação específica se torna estratégia fundamental. Em particular, o empreendedorismo na Aquicultura assume importância ímpar na Costa Sul-Sudeste do Brasil devido às condições ambientais e mercadológicas específicas da região.
A contribuição da Universidade Pública, sobretudo no âmbito da Federação, deve promover subsídios para o desenvolvimento da Nação com oferta de Cursos que atendam os princípios da Sustentabilidade.
Sendo a aquicultura uma atividade potencialmente norteadora destes princípios pelas características geográficas do Brasil e bem estabelecida e sucedida em outros países com amplas extensões de costas marinhas, como Chile, Canadá, Escócia e Noruega e com ampla oferta hídrica e alta densidade populacional como a China.
Vagas e turnos
- Nome do curso: Engenharia de Aquicultura
- Tipo: Bacharelado
- Setor: Centro de Estudos do Mar
- Cidade: Pontal do Paraná
- Sistema: Semestral
- Turno: Matutino
- Duração (anos): 5
Saiba mais
O curso dispõe de professores que coordenam projetos de pesquisas e extensão com várias oportunidades de bolsas para atuação nestes projetos.
Palestra
Contato
- Telefones: (41) 3569-2140
- E-mail: aquicultura@ufpr.br
- Local: Balneário Mirassol - Pontal do Paraná
Vestibular
Homepage
Voltar
Cursos relacionados
- Ciências Biológicas - (Curitiba / Palotina)
- Engenharia de Aquicultura - Palotina