Sobre o curso
Objetivos
O curso de Engenharia Civil da UFPR tem como objetivo principal a formação de profissionais com sólido conhecimento técnico e capacidade analÃtica para identificar, formular, analisar e solucionar problemas, abordados mediante análise conjunta de aspectos sociopolÃticos, econômicos, tecnológicos e culturais, sendo estes profissionais capazes de atender à s diversas demandas da sociedade no campo de atuação da Engenharia Civil, sempre em consonância com as práticas de desenvolvimento sustentável e justiça socioambiental, inovação e cidadania.
O curso de Engenharia Civil da UFPR conta, também, com os seguintes objetivos especÃficos:
- Capacitar os alunos à apreensão de novos conhecimentos técnicos e cientÃficos, por meio de atividades de pesquisa e extensão durante o perÃodo de graduação, estimulando-os a adotar uma postura investigativa e de reflexão;Â
- Proporcionar aos alunos a integração de conhecimentos das diversas áreas da Engenharia Civil;Â
- Desenvolver nos alunos habilidades de expressão e comunicação nas formas escrita, oral e gráfica;Â
- Estimular a divulgação de novos conhecimentos técnico-cientÃficos;Â
- Estimular o contato e o relacionamento dos alunos com empresas atuantes nas áreas do profissional de Engenharia Civil, por meio de estágio;Â
- Aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação;Â
- Fomentar o desenvolvimento de valores éticos e humanÃsticos nos alunos, levando-os a compreender o exercÃcio profissional como instrumento de transformação da sociedade.Â
O que você irá encontrar?
O Curso de Engenharia Civil é o mais antigo curso do Brasil, iniciando em 1912. A concepção do curso é generalista e permite que os engenheiros formados atuem nas diferentes áreas da engenharia, como, por exemplo: Construção Civil em geral, incluindo Pontes, Estruturas de concreto, metálicas e/ou madeiras, projetos e construção de EdifÃcios; Projeto e análises estrutural; Mecânica dos Solos e Projetos e obras Geotécnica; Estudos Hidrológicos e projetos hidráulicos envolvendo barragens, reservatórios de água e usinas hidrelétricas; Projetos ambientais e de sustentabilidade; Projetos, obras e operações de sistemas de Saneamento Ambiental; Estudos e projetos que envolvam a estruturação de Cidades e/ou Engenharia Urbana; Sistema de Transportes, projetos de estradas, rodovias, ferrovias e hidrovias; Engenharia Econômica, Administração e Gestão de Projetos. Todas considerando a inovação, os anseios sociais e o respeito ao meio ambiente.
Portanto, além da sólida formação técnica, os alunos do Curso de Engenharia Civil do Setor de Tecnologia, desenvolvem diversas competências como ampla capacidade de raciocÃnio lógico, atuação em equipes multidisciplinares; alta capacidade de análise crÃtica; capacidade em resolução de problemas; boa interpretação de textos técnicos e cientÃficos; capacidade de aprendizados de forma autônoma; alta produtividade associado à segurança no trabalho e à preservação do meio ambiente; e compreensão dos problemas econômicos, polÃticos e sociais.
Perfil
Estudante
A Resolução Nº 2, de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia., em especial o Artigo 3º que trata sobre o perfil do egresso. Este artigo encontra-se a seguir reproduzido.Â
"Art. 3º O perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia deve compreender, entre outras, as seguintes caracterÃsticas:
I - ter visão holÃstica e humanista, ser crÃtico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
II - estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
III - ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
IV – adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
V - considerar os aspectos globais, polÃticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
VI - atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável."Â
O Engenheiro e Engenheira Civil, egresso e ingressa da UFPR, deverão estar aptos a responder quantitativa e qualitativamente aos anseios de desenvolvimento da sociedade, através de uma análise conjunta de aspectos técnicos, sociopolÃticos, econômicos, ambientais e culturais, sob uma abordagem ética e humanÃstica. A sólida formação técnico-cientÃfica capacita este profissional a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação reflexiva, crÃtica e criativa na identificação, análise e resolução de problemas.Â
O(a) egresso(a) deverá ser capaz de integrar os conhecimentos básicos e aplicados, aplicar o método cientÃfico e empregar as variadas ferramentas oferecidas nas diversas áreas da Engenharia Civil.
Profissional
As competências e habilidades para o pleno exercÃcio das atividades profissionais de Engenheiro Civil, que caracterizam o(a) egresso(a) da UFPR são:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, cientÃficos, tecnológicos e instrumentais à resolução de problemas de Engenharia Civil;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Capacidade de operar e manter sistemas;
- Elaborar, executar, supervisionar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Civil;
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar seus resultados;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Desenvolver e/ou utilizar infotecnologias e de outras ferramentas e técnicas para o exercÃcio da prática profissional;
- Visão crÃtica de ordens de grandeza na solução e interpretação de resultados;
- Capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, socioeconômicos, culturais e do meio ambiente;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
- Permanente desenvolvimento da sua sensibilidade às questões socioambientais no intuito de melhor compreender os problemas impostos pela realidade cotidiana.
História do curso
A Universidade Federal do Paraná, com sede no MunicÃpio de Curitiba no Estado do Paraná, foi fundada em 19 de dezembro de 1912, como uma entidade livre, sendo seus idealizadores Victor Ferreira do Amaral e Silva e Nilo Cairo. No dia 21 de dezembro de 1912, reuniu-se, pela primeira vez, a Congregação dos Curso e Engenharia para a implantação do curso de Engenharia Civil e ficou definido o currÃculo para cinco anos letivos (que passou a ser seis um ano depois) e feita a distribuição das cadeiras, sendo que as matérias do primeiro ano estariam relacionadas à matemática (aritmética, álgebra, geometria e trigonometria retilÃnea e esférica) e ao desenho linear e de Aquarela. Os professores eram profissionais liberais que residiam em Curitiba. Os primeiros professores, considerados fundadores do curso de Engenharia Civil da UFPR, foram os engenheiros Civis: Afonso Augusto Teixeira de Freitas, Francisco Gutierrez Beltrão, João David Pernetta, João Moreira Garcez, Adriano Gustavo Goulin, Artur Martins Franco, Cândido Ferreira de Abreu, Antônio Joaquim Alves de Faria e José Niepce da Silva. Também fizeram parte da fundação os Engenheiros Militares, Oficiais do Exército em serviço em Curitiba: Nilo Cairo, Manuel de Cerqueira Daltro Filho, Guilhermino de Faria e Mário Alves Monteiro Tourinho. Outros profissionais também fizeram parte: o contador Generoso Borges de Macedo, o farmacêutico José Rodrigues Pinheiro, o agrônomo José Maria de Paula e o jurisconsulto Enéas Marques do Santos. Em 1913 o curso tinha 32 alunos matriculados, o regime era de frequência obrigatória, de provas mensais e de disciplinas os moldes da Escola Militar. O valor mensal era de 70 mil réis.
Em 1915, foi instituÃda a Faculdade de Engenharia do Paraná e os alunos que regularmente frequentaram os três primeiros anos, foi concedido o direito do diploma de agrimensor e, se aos que integralizavam as quatro primeiras séries, sem reprovações, era concedido o tÃtulo de engenheiro geógrafo. Desta forma, apenas nove (9) alunos da primeira turma se formarem engenheiros Civis, ou seja, integralizaram o curso em seis anos (1913 a 1918) e não optaram pelos outros tÃtulos.
A primeira mulher a entrar no Curso de Engenharia Civil foi Ruth Dória de Oliveira, em 1931, com a segunda maior média global no vestibular entre os 32 candidatos, mas desistiu do Curso no terceiro ano, apesar do excelente desempenho. Em 1940, entrou no curso de Engenharia Civil a professora do Estado Enedina Alves Marques, que se tornou a primeira mulher negra a se formar no Brasil e a primeira mulher a se formar Engenheira Civil no Paraná, atuando no projeto e construção do Colégio Estadual do Paraná, do reservatório Capivari Cachoeira e da Usina Hidrelétrica Parigot de Souza, atuando também em outros projetos de hidrelétricas importantes no Paraná. A primeira professora do Curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UFPR, que se formou em 1958, foi a engenheira Civil Neide Martins Schneider.
Em 1970, ocorreu a reforma universitária e, em 1973, se criou o Setor de Tecnologia, englobando Curso de Engenharia. Até 1973, já se tinha, aproximadamente, 3.500 Engenheiros Civis formados pela UFPR. Atualmente, o curso tem em torno de 900 alunos e é dividido em três departamentos: Construção Civil, Hidráulica e Saneamento e Transportes, sendo 67 professores atuando nas diferentes disciplinas.
Vagas e turnos
- Nome do curso: Engenharia CivilÂ
- Tipo: BachareladoÂ
- Setor: TecnologiaÂ
- Cidade: CuritibaÂ
- Sistema: SemestralÂ
- Turno: Integral (M+V)Â
- Duração (anos): 5
Saiba mais
O Curso de Engenharia Civil da UFPR foi a base para o Instituto de Engenharia do Paraná, bem como para a formação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA. Foi classificado com nota máxima no ranking dos melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil. É um curso completo, que atende todas as áreas o que resulta em grandes oportunidades de emprego para os egressos e, também, abre grandes oportunidades de mobilidade acadêmica para muitos paÃses como, por exemplo, França, o que propicia ao aluno dupla diplomação.
Curiosidade: Um modelo reduzido da Usina de ITAIPU foi construÃdo no CEHPAR – Centro de Hidráulica e Hidrologia Prof. Parigot de Souza, para os estudos do funcionamento do sistema e das adaptações necessária para a construção da Usina de ITAIPU.
Palestra
Contato
- Telefones: (41) 3361-3044
- E-mail: civilsecrataria@ufpr.br
- Local: Centro Politécnico - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Jardim das Américas, Curitiba - PR, 81530-000
Vestibular
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