Engenharia Civil – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos

O curso de Engenharia Civil da UFPR tem como objetivo principal a formação de profissionais com sólido conhecimento técnico e capacidade analítica para identificar, formular, analisar e solucionar problemas, abordados mediante análise conjunta de aspectos sociopolíticos, econômicos, tecnológicos e culturais, sendo estes profissionais capazes de atender às diversas demandas da sociedade no campo de atuação da Engenharia Civil, sempre em consonância com as práticas de desenvolvimento sustentável e justiça socioambiental, inovação e cidadania.

O curso de Engenharia Civil da UFPR conta, também, com os seguintes objetivos específicos:

  1. Capacitar os alunos à apreensão de novos conhecimentos técnicos e científicos, por meio de atividades de pesquisa e extensão durante o período de graduação, estimulando-os a adotar uma postura investigativa e de reflexão; 
  2. Proporcionar aos alunos a integração de conhecimentos das diversas áreas da Engenharia Civil; 
  3. Desenvolver nos alunos habilidades de expressão e comunicação nas formas escrita, oral e gráfica; 
  4. Estimular a divulgação de novos conhecimentos técnico-científicos; 
  5. Estimular o contato e o relacionamento dos alunos com empresas atuantes nas áreas do profissional de Engenharia Civil, por meio de estágio; 
  6. Aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação; 
  7. Fomentar o desenvolvimento de valores éticos e humanísticos nos alunos, levando-os a compreender o exercício profissional como instrumento de transformação da sociedade. 

O que você irá encontrar?

O Curso de Engenharia Civil é o mais antigo curso do Brasil, iniciando em 1912. A concepção do curso é generalista e permite que os engenheiros formados atuem nas diferentes áreas da engenharia, como, por exemplo: Construção Civil em geral, incluindo Pontes, Estruturas de concreto, metálicas e/ou madeiras, projetos e construção de Edifícios; Projeto e análises estrutural; Mecânica dos Solos e Projetos e obras Geotécnica; Estudos Hidrológicos e projetos hidráulicos envolvendo barragens, reservatórios de água e usinas hidrelétricas; Projetos ambientais e de sustentabilidade; Projetos, obras e operações de sistemas de Saneamento Ambiental; Estudos e projetos que envolvam a estruturação de Cidades e/ou Engenharia Urbana; Sistema de Transportes, projetos de estradas, rodovias, ferrovias e hidrovias; Engenharia Econômica, Administração e Gestão de Projetos. Todas considerando a inovação, os anseios sociais e o respeito ao meio ambiente.

Portanto, além da sólida formação técnica, os alunos do Curso de Engenharia Civil do Setor de Tecnologia, desenvolvem diversas competências como ampla capacidade de raciocínio lógico, atuação em equipes multidisciplinares; alta capacidade de análise crítica; capacidade em resolução de problemas; boa interpretação de textos técnicos e científicos; capacidade de aprendizados de forma autônoma; alta produtividade associado à segurança no trabalho e à preservação do meio ambiente; e compreensão dos problemas econômicos, políticos e sociais.

Perfil

Estudante

gif de uma mulher abrindo uma trena e fazendo sinal de positivo com a cabeu00e7a

A Resolução Nº 2, de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia., em especial o Artigo 3º que trata sobre o perfil do egresso. Este artigo encontra-se a seguir reproduzido. 

"Art. 3º O perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia deve compreender, entre outras, as seguintes características:

I - ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;

II - estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;

III - ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;

IV – adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;

V - considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;

VI - atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável." 

O Engenheiro e Engenheira Civil, egresso e ingressa da UFPR, deverão estar aptos a responder quantitativa e qualitativamente aos anseios de desenvolvimento da sociedade, através de uma análise conjunta de aspectos técnicos, sociopolíticos, econômicos, ambientais e culturais, sob uma abordagem ética e humanística. A sólida formação técnico-científica capacita este profissional a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação reflexiva, crítica e criativa na identificação, análise e resolução de problemas. 

O(a) egresso(a) deverá ser capaz de integrar os conhecimentos básicos e aplicados, aplicar o método científico e empregar as variadas ferramentas oferecidas nas diversas áreas da Engenharia Civil.

Profissional

gif de um cachorro tentando passar por uma ponte estreita, ele segura na boca um galho grande de u00e1rvore. no gif, aparecem algumas equau00e7u00f5es matemu00e1ticas que simbolizam o cachorro pensando em como fazer para passar com o galho pela ponte

As competências e habilidades para o pleno exercício das atividades profissionais de Engenheiro Civil, que caracterizam o(a) egresso(a) da UFPR são:

  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à resolução de problemas de Engenharia Civil;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • Capacidade de operar e manter sistemas;
  • Elaborar, executar, supervisionar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Civil;
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar seus resultados;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Desenvolver e/ou utilizar infotecnologias e de outras ferramentas e técnicas para o exercício da prática profissional;
  • Visão crítica de ordens de grandeza na solução e interpretação de resultados;
  • Capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, socioeconômicos, culturais e do meio ambiente;
  • Atuar em equipes multidisciplinares;
  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
  • Permanente desenvolvimento da sua sensibilidade às questões socioambientais no intuito de melhor compreender os problemas impostos pela realidade cotidiana.

História do curso

A Universidade Federal do Paraná, com sede no Município de Curitiba no Estado do Paraná, foi fundada em 19 de dezembro de 1912, como uma entidade livre, sendo seus idealizadores Victor Ferreira do Amaral e Silva e Nilo Cairo. No dia 21 de dezembro de 1912, reuniu-se, pela primeira vez, a Congregação dos Curso e Engenharia para a implantação do curso de Engenharia Civil e ficou definido o currículo para cinco anos letivos (que passou a ser seis um ano depois) e feita a distribuição das cadeiras, sendo que as matérias do primeiro ano estariam relacionadas à matemática (aritmética, álgebra, geometria e trigonometria retilínea e esférica) e ao desenho linear e de Aquarela. Os professores eram profissionais liberais que residiam em Curitiba. Os primeiros professores, considerados fundadores do curso de Engenharia Civil da UFPR, foram os engenheiros Civis: Afonso Augusto Teixeira de Freitas, Francisco Gutierrez Beltrão, João David Pernetta, João Moreira Garcez, Adriano Gustavo Goulin, Artur Martins Franco, Cândido Ferreira de Abreu, Antônio Joaquim Alves de Faria e José Niepce da Silva. Também fizeram parte da fundação os Engenheiros Militares, Oficiais do Exército em serviço em Curitiba: Nilo Cairo, Manuel de Cerqueira Daltro Filho, Guilhermino de Faria e Mário Alves Monteiro Tourinho. Outros profissionais também fizeram parte: o contador Generoso Borges de Macedo, o farmacêutico José Rodrigues Pinheiro, o agrônomo José Maria de Paula e o jurisconsulto Enéas Marques do Santos. Em 1913 o curso tinha 32 alunos matriculados, o regime era de frequência obrigatória, de provas mensais e de disciplinas os moldes da Escola Militar. O valor mensal era de 70 mil réis.

Em 1915, foi instituída a Faculdade de Engenharia do Paraná e os alunos que regularmente frequentaram os três primeiros anos, foi concedido o direito do diploma de agrimensor e, se aos que integralizavam as quatro primeiras séries, sem reprovações, era concedido o título de engenheiro geógrafo. Desta forma, apenas nove (9) alunos da primeira turma se formarem engenheiros Civis, ou seja, integralizaram o curso em seis anos (1913 a 1918) e não optaram pelos outros títulos.

A primeira mulher a entrar no Curso de Engenharia Civil foi Ruth Dória de Oliveira, em 1931, com a segunda maior média global no vestibular entre os 32 candidatos, mas desistiu do Curso no terceiro ano, apesar do excelente desempenho. Em 1940, entrou no curso de Engenharia Civil a professora do Estado Enedina Alves Marques, que se tornou a primeira mulher negra a se formar no Brasil e a primeira mulher a se formar Engenheira Civil no Paraná, atuando no projeto e construção do Colégio Estadual do Paraná, do reservatório Capivari Cachoeira e da Usina Hidrelétrica Parigot de Souza, atuando também em outros projetos de hidrelétricas importantes no Paraná. A primeira professora do Curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UFPR, que se formou em 1958, foi a engenheira Civil Neide Martins Schneider.

Em 1970, ocorreu a reforma universitária e, em 1973, se criou o Setor de Tecnologia, englobando Curso de Engenharia. Até 1973, já se tinha, aproximadamente, 3.500 Engenheiros Civis formados pela UFPR. Atualmente, o curso tem em torno de 900 alunos e é dividido em três departamentos: Construção Civil, Hidráulica e Saneamento e Transportes, sendo 67 professores atuando nas diferentes disciplinas.

Vagas e turnos

  • Nome do curso: Engenharia Civil 
  • Tipo: Bacharelado 
  • Setor: Tecnologia 
  • Cidade: Curitiba 
  • Sistema: Semestral 
  • Turno: Integral (M+V) 
  • Duração (anos): 5

Saiba mais

O Curso de Engenharia Civil da UFPR foi a base para o Instituto de Engenharia do Paraná, bem como para a formação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA. Foi classificado com nota máxima no ranking dos melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil. É um curso completo, que atende todas as áreas o que resulta em grandes oportunidades de emprego para os egressos e, também, abre grandes oportunidades de mobilidade acadêmica para muitos países como, por exemplo, França, o que propicia ao aluno dupla diplomação.

Curiosidade: Um modelo reduzido da Usina de ITAIPU foi construído no CEHPAR – Centro de Hidráulica e Hidrologia Prof. Parigot de Souza, para os estudos do funcionamento do sistema e das adaptações necessária para a construção da Usina de ITAIPU.

Palestra

Contato

  • Telefones: (41) 3361-3044
  • E-mail: civilsecrataria@ufpr.br
  • Local: Centro Politécnico - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Jardim das Américas, Curitiba - PR, 81530-000

Vestibular

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