Design de Produto – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos

O Design de Produto visa determinar as propriedades formais, estruturais e funcionais de artefatos, considerando suas relações com o ser humano a sociedade e o meio ambiente. 

O que você irá encontrar?

Durante o curso serão abordados conteúdos relacionados a: representações gráficas e tridimensionais de produtos; ergonomia; materiais e processos de produção; fotografia; história da arte e do design; gestão de projetos. Tais conteúdos são diretamente vinculados ao eixo curricular principal do curso, que são as disciplinas de projeto, que exploram métodos e técnicas projetuais aplicados ao desenvolvimento de artefatos relacionados a áreas como, mobiliário, cerâmicos, eletrodomésticos, automobilística, eletrônicos entre outras. Além das disciplinas obrigatórias, são oferecidas disciplinas optativas cujos temas variam semestralmente e abordam diferentes e atualizados conteúdos relacionados às práticas profissionais do design de produto. O currículo e suas disciplinas promovem a integração de conteúdos teóricos e práticos por meio de atividades didáticas que contam como apoio de laboratórios como o de Materiais Cerâmicos, Prototipagem Rápida, Marcenaria, Fotografia e Informática.

Perfil

Estudante

gif da artista Gretchen servindo um prato de comida com a legenda toma aqui amore, um pouco de criatividade

Os/as estudantes de Design de Produto precisam ter curiosidade para explorar diferentes contextos de produção e uso dos artefatos. Também devem desenvolver sua capacidade crítica e de observação, de forma a identificar demandas e oportunidades de inovação em diferentes contextos culturais. É importante também a habilidade de comunicação com diferentes públicos e comunidades, bem como o exercício da criatividade na busca por soluções coerentes e inovadoras. São relevantes, ainda, capacidades como as de expressão gráfica (desenho) e de visualização espacial, bem como o domínio das ferramentas digitais.  

Designers de produto devem ser dotados/as de pensamento reflexivo, sensibilidade, criatividade e capacidade técnica, para que possam realizar projetos adequados ao contexto social, cultural, ambiental, económico e tecnológico no qual se inserem. Devem ter também visão sistêmica e estratégica para assessorar empresas, instituições e comunidades na busca por soluções inovadoras. Precisam ter competência política e comunicativa para gerenciar o processo de concepção e desenvolvimento de produtos, integrando equipes de projeto.

Profissional

gif de um homem usando u00f3culos e tendo uma ideia. No momento da ideia, uma lu00e2mpada acende em sua cabeu00e7a

Designers de produto têm uma ampla gama de possibilidades de inserção e atuação na indústria, no setor de serviços, junto a ONGs e iniciativas sociais ou em instituições governamentais.

História do curso

Em 2025 o Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná completará 50 anos. Em 1975, por iniciativa da professora Adalice Araújo e o apoio do professor Temístocles Linhares – então Diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná –, foi criado o Departamento de Artes com os cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial e Educação Artística. Entretanto, o Departamento seria instalado, efetivamente, em 1980. Neste período, seus cursos ficam sob responsabilidade do Departamento de Filosofia.

Com a reforma do currículo mínimo, por iniciativa do Ministério da Educação, em 1987, os cursos de Comunicação Visual e Desenho Industrial são agrupados em um novo curso, denominado então como Desenho Industrial, com duração de cinco anos e com duas habilitações: Programação Visual e Projeto de Produto. No ano 2000, o curso deixa o Departamento de Artes para constituir o Departamento de Design. Cabe notar que neste período, em consequência de decisões tomadas nacionalmente pelos profissionais da área, o curso de Desenho Industrial é rebatizado de Curso de Design e suas duas habilitações passam a se chamar Design Gráfico e Design de Produto.

Com o advento das novas mídias de comunicação digital, amplia-se o leque de possibilidades de atuação para os designers e, no Brasil, há uma grande mobilização de profissionais e educadores para mudanças nos currículos dos cursos, visando se adequar aos novos tempos. Como consequência, o Departamento de Design, em 2005, elabora um novo projeto político pedagógico. A partir de então, o tempo de integralização do currículo, das duas habilitações, passa a ser de quatro anos.

Em setembro de 2005 a CAPES aprova o Programa de Pós-graduação em Design da UFPR, o primeiro do sul do Brasil e o quinto Programa de Pós-graduação stricto sensu em Design do país. Em 2011, tal programa pleiteia junto a CAPES a aprovação do seu curso de doutorado. Em março de 2012, o curso é aprovado e a primeira turma ingressa em julho do mesmo ano. Em 11 de novembro de 2012, o Reitor da Universidade Federal do Paraná, professor Dr. Zaki Akel Sobrinho, assina a portaria que cria o Setor de Artes, Comunicação e Design – SACOD da UFPR. Este ato, no ano do centenário da Universidade Federal do Paraná, concretiza uma antiga aspiração de docentes, técnico administrativos e estudantes dos cursos de Artes, Comunicação e Design.

Vagas e turnos

  • Nome do curso: Design de Produto   

  • Tipo: Bacharelado 

  • Setor: Setor de Artes, Comunicação e Design - SACOD 

  • Cidade: Curitiba 

  • Sistema: Anual 

  • Turno: Matutino 

  • Duração (anos): 4 

  • Telefones: (41) 3360-5324

Saiba mais

Visite o perfil do Departamento de Design no Instagram.

Palestra

Contato

  • E-mail: coord.design.produto@ufpr.br 

  • Local: Campus Reitoria - Rua General Carneiro, 460 - 8º andar - Centro, Curitiba - PR

Vestibular

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