Sobre o curso
Objetivos
O Design de Produto visa determinar as propriedades formais, estruturais e funcionais de artefatos, considerando suas relações com o ser humano a sociedade e o meio ambiente.Â
O que você irá encontrar?
Durante o curso serão abordados conteúdos relacionados a: representações gráficas e tridimensionais de produtos; ergonomia; materiais e processos de produção; fotografia; história da arte e do design; gestão de projetos. Tais conteúdos são diretamente vinculados ao eixo curricular principal do curso, que são as disciplinas de projeto, que exploram métodos e técnicas projetuais aplicados ao desenvolvimento de artefatos relacionados a áreas como, mobiliário, cerâmicos, eletrodomésticos, automobilÃstica, eletrônicos entre outras. Além das disciplinas obrigatórias, são oferecidas disciplinas optativas cujos temas variam semestralmente e abordam diferentes e atualizados conteúdos relacionados à s práticas profissionais do design de produto. O currÃculo e suas disciplinas promovem a integração de conteúdos teóricos e práticos por meio de atividades didáticas que contam como apoio de laboratórios como o de Materiais Cerâmicos, Prototipagem Rápida, Marcenaria, Fotografia e Informática.
Perfil
Estudante
Os/as estudantes de Design de Produto precisam ter curiosidade para explorar diferentes contextos de produção e uso dos artefatos. Também devem desenvolver sua capacidade crÃtica e de observação, de forma a identificar demandas e oportunidades de inovação em diferentes contextos culturais. É importante também a habilidade de comunicação com diferentes públicos e comunidades, bem como o exercÃcio da criatividade na busca por soluções coerentes e inovadoras. São relevantes, ainda, capacidades como as de expressão gráfica (desenho) e de visualização espacial, bem como o domÃnio das ferramentas digitais. Â
Designers de produto devem ser dotados/as de pensamento reflexivo, sensibilidade, criatividade e capacidade técnica, para que possam realizar projetos adequados ao contexto social, cultural, ambiental, económico e tecnológico no qual se inserem. Devem ter também visão sistêmica e estratégica para assessorar empresas, instituições e comunidades na busca por soluções inovadoras. Precisam ter competência polÃtica e comunicativa para gerenciar o processo de concepção e desenvolvimento de produtos, integrando equipes de projeto.
Profissional
Designers de produto têm uma ampla gama de possibilidades de inserção e atuação na indústria, no setor de serviços, junto a ONGs e iniciativas sociais ou em instituições governamentais.
História do curso
Em 2025 o Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná completará 50 anos. Em 1975, por iniciativa da professora Adalice Araújo e o apoio do professor TemÃstocles Linhares – então Diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná –, foi criado o Departamento de Artes com os cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial e Educação ArtÃstica. Entretanto, o Departamento seria instalado, efetivamente, em 1980. Neste perÃodo, seus cursos ficam sob responsabilidade do Departamento de Filosofia.
Com a reforma do currÃculo mÃnimo, por iniciativa do Ministério da Educação, em 1987, os cursos de Comunicação Visual e Desenho Industrial são agrupados em um novo curso, denominado então como Desenho Industrial, com duração de cinco anos e com duas habilitações: Programação Visual e Projeto de Produto. No ano 2000, o curso deixa o Departamento de Artes para constituir o Departamento de Design. Cabe notar que neste perÃodo, em consequência de decisões tomadas nacionalmente pelos profissionais da área, o curso de Desenho Industrial é rebatizado de Curso de Design e suas duas habilitações passam a se chamar Design Gráfico e Design de Produto.
Com o advento das novas mÃdias de comunicação digital, amplia-se o leque de possibilidades de atuação para os designers e, no Brasil, há uma grande mobilização de profissionais e educadores para mudanças nos currÃculos dos cursos, visando se adequar aos novos tempos. Como consequência, o Departamento de Design, em 2005, elabora um novo projeto polÃtico pedagógico. A partir de então, o tempo de integralização do currÃculo, das duas habilitações, passa a ser de quatro anos.
Em setembro de 2005 a CAPES aprova o Programa de Pós-graduação em Design da UFPR, o primeiro do sul do Brasil e o quinto Programa de Pós-graduação stricto sensu em Design do paÃs. Em 2011, tal programa pleiteia junto a CAPES a aprovação do seu curso de doutorado. Em março de 2012, o curso é aprovado e a primeira turma ingressa em julho do mesmo ano. Em 11 de novembro de 2012, o Reitor da Universidade Federal do Paraná, professor Dr. Zaki Akel Sobrinho, assina a portaria que cria o Setor de Artes, Comunicação e Design – SACOD da UFPR. Este ato, no ano do centenário da Universidade Federal do Paraná, concretiza uma antiga aspiração de docentes, técnico administrativos e estudantes dos cursos de Artes, Comunicação e Design.
Vagas e turnos
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Nome do curso: Design de Produto  Â
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Tipo: BachareladoÂ
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Setor: Setor de Artes, Comunicação e Design - SACODÂ
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Cidade: CuritibaÂ
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Sistema: AnualÂ
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Turno: MatutinoÂ
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Duração (anos): 4Â
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Telefones: (41) 3360-5324
Saiba mais
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Palestra
Contato
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E-mail: coord.design.produto@ufpr.brÂ
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Local: Campus Reitoria - Rua General Carneiro, 460 - 8º andar - Centro, Curitiba - PR
Vestibular
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