Comunicação Institucional – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:rnO Curso Superior de Tecnologia em Comunicau00e7u00e3o Institucional tem como objetivo geral proporcionar uma formau00e7u00e3o u00e9tica, tecnolu00f3gica e multiplataforma, que capacite o estudante a atuar em organizau00e7u00f5es de pequeno, mu00e9dio e grande porte, buscando identificar, planejar, gerenciar e executar estratu00e9gias, processos e produtos de comunicau00e7u00e3o nas mais diferentes mu00eddias. Dentre seus objetivos especu00edficos o Curso Superior de Tecnologia em Comunicau00e7u00e3o Institucional se propu00f5e a:

rnrn

    rn t

  • Apresentar ao estudante as principais teorias que sustentam a u00e1rea da comunicau00e7u00e3o institucional, permitindo ao futuro profissional a construu00e7u00e3o de um referencial teu00f3rico que o instigue a refletir e atuar de acordo com as demandas do setor;
  • rn t

  • Promover a pru00e1tica dos diferentes processos e produtos pertinentes u00e0 comunicau00e7u00e3o institucional nas mais diferentes mu00eddias;
  • rn t

  • Qualificar o futuro profissional para o planejamento e gerenciamento dos sistemas de comunicau00e7u00e3o das organizau00e7u00f5es, voltados a diferentes pu00fablicos;
  • rn t

  • Promover au00e7u00f5es e experiu00eancias para desenvolver a redau00e7u00e3o de textos em diversos gu00eaneros e para diferentes mu00eddias, tanto em Lu00edngua Portuguesa como em Lu00edngua Inglesa;
  • rn t

  • Atender a uma demanda de mercado crescente das organizau00e7u00f5es que necessitam de profissionais qualificados e capacitados;
  • rn t

  • Criar oportunidades de aprendizado autu00f4nomo e em grupo, propiciando experiu00eancias de trabalho individuais e coletivas;
  • rn t

  • Estimular o aprendizado continuado na u00e1rea da comunicau00e7u00e3o institucional, pela investigau00e7u00e3o, experimentau00e7u00e3o e inovau00e7u00e3o, de acordo com os constantes avanu00e7os das tecnologias da comunicau00e7u00e3o e informau00e7u00e3o;
  • rn t

  • Conscientizar o futuro profissional no sentido de realizar pru00e1ticas u00e9ticas e cidadu00e3s, em prol do bem-estar da sociedade.
  • rn

rnCaracteru00edsticas:rnO curso de Comunicau00e7u00e3o Institucional (CI) forma o profissional capaz de gerenciar a comunicau00e7u00e3o de organizau00e7u00f5es pu00fablicas, privadas e do terceiro setor, com u00eanfase em atividades pru00e1ticas e ru00e1pida inseru00e7u00e3o no mercado de trabalho. u00c9 uma formau00e7u00e3o multi plataforma completa e conectada com as novas tecnologias, voltada ao planejamento e criau00e7u00e3o de projetos para diferentes pu00fablicos. O curso de CI u00e9 uma graduau00e7u00e3o, assim como o bacharelado e a licenciatura, com peru00edodo mu00ednimo de formau00e7u00e3o de 3 anos. O graduado em CI pode prestar concursos em instituiu00e7u00f5es pu00fablicas para vagas em nu00edvel superior. Pode ainda realizar pu00f3s-graduau00e7u00e3o, incluindo mestrado e doutorado.rnrnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnA matriz curricular de Comunicau00e7u00e3o Institucional conta com um elenco de disciplinas que apresentam uma base teu00f3rica da comunicau00e7u00e3o e enfatizam a aplicau00e7u00e3o pru00e1tica que permite a experimentau00e7u00e3o de novas narrativas. Algumas disciplinas do curso: Laboratu00f3rio de Programau00e7u00e3o Visual; Laboratu00f3rio de Fotografia; Laboratu00f3rio de Publicau00e7u00f5es Periu00f3dicas; Laboratu00f3rio de u00c1udio; Laboratu00f3rio de Vu00eddeo; Laboratu00f3rio de Web; Oficina de Textos Informativos; Oficina de Textos Descritivos; Oficina de Textos Persuasivos; Oficina de Textos Corporativos; Oficina de Textos para Mu00eddia Institucional; Oficinas de Lu00edngua Inglesa; Tu00e9cnicas de Expressu00e3o Oral; Gestu00e3o Empresarial; Marketing; Pesquisa de Mercado e de Comunicau00e7u00e3o; Gestu00e3o de Pessoas; Relacionamento Interpessoal; Negociau00e7u00e3o e Gerenciamento de Conflitos; u00c9tica na Comunicau00e7u00e3o; Comunicau00e7u00e3o e Marketing Digital; Assessoria de Comunicau00e7u00e3o e Imprensa; Cerimonial, Protocolo e Eventos; Laboratu00f3rio de Projetos Multidisciplinares; Planejamento e Gestu00e3o da Comunicau00e7u00e3o; Empreendedorismo e Inovau00e7u00e3o.rn

O curso u00e9 oferecido no Setor de Educau00e7u00e3o Profissional e Tecnolu00f3gica, em Curitiba. Para as aulas professores e alunos tu00eam u00e0 disposiu00e7u00e3o salas com projetores multimu00eddia e sistema de som. Nas aulas pru00e1ticas su00e3o utilizados equipamentos profissionais de fotografia, u00e1udio e vu00eddeo para produu00e7u00e3o nos laboratu00f3rios de informu00e1tica ou no LAVI (Laboratu00f3rio de u00c1udio, Vu00eddeo e Imagem). O curso conta ainda com a ZiiP (Agu00eancia Experimental de Comunicau00e7u00e3o Institucional), projeto de extensu00e3o no qual os estudantes, orientados por professores, atendem clientes reais com soluu00e7u00f5es em comunicau00e7u00e3o integrada. Os alunos podem ainda participar de projetos de pesquisa e programa de monitoria, alu00e9m dos inu00fameros eventos da u00e1rea. Hu00e1 tambu00e9m a possibilidade de realizar estu00e1gio nu00e3o obrigatu00f3rio na u00e1rea de Comunicau00e7u00e3o.

Perfil

Estudante:rngif do personagem Bob Esponja sorrindo e abrindo os brau00e7os. Neste movimento, aparece um arco u00edris e a palavra comunicau00e7u00e3orn*communication significa comunicau00e7u00e3ornO curso de Comunicau00e7u00e3o Institucional u00e9 voltado para estudantes que estejam procurando uma formau00e7u00e3o completa e pru00e1tica na u00e1rea de comunicau00e7u00e3o, com a possibilidade de ru00e1pida inseru00e7u00e3o no mercado de trabalho. Costumam optar pelo curso estudantes que possuem interesse especial nos produtos de diversas mu00eddias (impressas, em u00e1udio, vu00eddeo, fotografia, internet) e em atividades de gerenciamento e planejamento de au00e7u00f5es comunicacionais. O interesse na leitura e escrita tambu00e9m u00e9 deseju00e1vel, ju00e1 que o texto u00e9 a matu00e9ria prima da maioria dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo aluno nu00e3o su00f3 durante a graduau00e7u00e3o, mas ao longo de toda sua trajetu00f3ria profissional. Acima de tudo o acadu00eamico de Comunicau00e7u00e3o Institucional deve ser um curioso por novas narrativas da comunicau00e7u00e3o e consciente de como o seu desenvolvimento impacta as relau00e7u00f5es na sociedade.

rnProfissional:rngif com diversos u00edcones que representam a comunicau00e7u00e3o. A arte traz desenhos de um computador, uma lupa, uma lu00e2mpada, engrenagens, um banner com resultados e algumas ferramentasrnO comunicador institucional trabalha com a comunicau00e7u00e3o interna e externa em diferentes organizau00e7u00f5es, alu00e9m de agu00eancias de comunicau00e7u00e3o ou produtoras audiovisuais. Pode exercer variadas funu00e7u00f5es como: gestor de comunicau00e7u00e3o; social media (gerenciador e produtor de conteu00fado para redes sociais online); produtor de conteu00fado para Internet; assessor de comunicau00e7u00e3o e imprensa; organizador de eventos; produtor/editor de materiais para diferentes mu00eddias; analista de marketing; programador visual.rnrnO profissional formado em Comunicau00e7u00e3o Institucional seru00e1 capaz de: elaborar planejamento e estabelecer as diretrizes de comunicau00e7u00e3o nas organizau00e7u00f5es; redigir, editar e revisar textos para os mais variados suportes; gerenciar e produzir conteu00fado para mu00eddias sociais digitais; prever e gerenciar estratu00e9gias comunicacionais em momentos de crise; planejar e organizar eventos; realizar assessoria de comunicau00e7u00e3o para organizau00e7u00f5es pu00fablicas, privadas e do terceiro setor; elaborar produtos para mu00eddias impressas, online e audiovisuais como jornais, revistas, vu00eddeos, catu00e1logos, sites e podcasts.

Histu00f3ria do curso

O curso de Tecnologia em Comunicau00e7u00e3o Institucional foi criado em 2009, em concomitu00e2ncia com o Setor de Educau00e7u00e3o Profissional e Tecnolu00f3gica (SEPT) da UFPR. Desde seu inu00edcio o Setor tem concentrado esforu00e7os na modalidade de ensino tecnolu00f3gico u2013 atu00e9 entu00e3o nova no u00e2mbito da UFPR. A criau00e7u00e3o do curso nasceu, nesse contexto, como resposta u00e0 demanda das organizau00e7u00f5es da regiu00e3o por profissionais com su00f3lida formau00e7u00e3o para boa escrita com vistas ao desenvolvimento de projetos de comunicau00e7u00e3o interna e externa. Em 2019 o curso passou por processo de renovau00e7u00e3o do reconhecimento pelo MEC, obtendo nota 5, a mu00e1xima possu00edvel nessa avaliau00e7u00e3o, evidenciando a excelu00eancia da formau00e7u00e3o ofertada pela Comunicau00e7u00e3o Institucional da UFPR.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Projetos de extensu00e3o e de Iniciau00e7u00e3o Cientu00edfica.

rn

u00a0

rn

Clique aqui para ver o flyer institucional do curso de Comunicau00e7u00e3o Institucional!

rn

u00a0

rn

Acesse o canal do YouTube para conferir alguns vu00eddeos sobre o curso:u00a0

rn

https://www.youtube.com/@comunicacaoinstitucional-u7740

Palestra

Contato

E-mail:rncoordtci@ufpr.brrnrnSite:rnhttp://www.sept.ufpr.br/comunicacaoinstitucional/sobre-o-curso/rnhttps://comunicacaoinstitucional.ufpr.brrnrnFacebook:rnhttps://www.facebook.com/ufprtci/rnrnInstagram: rnhttps://www.instagram.com/ci_ufpr/rnrnYouTube:rnhttps://bit.ly/3mAEi5lrnrnAgu00eancia ZiiP:rnhttp://www.agenciaziip.ufpr.brrnrnSinapSense (Laboratu00f3rio de Inovau00e7u00e3o em Neurociu00eancia do Consumo): https://sinapsense.ufpr.brrnrnGrupo de Pesquisa PRACCOM:rnhttps://praccom-ufpr.wixsite.com/praccomrnrnLocal:rnSEPT u2013 Setor de Educau00e7u00e3o Profissional e Tecnolu00f3gica da UFPRrnR. Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225rnJardim das Amu00e9ricas, Curitiba - PR, 81520-260

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes su00e3o alguns cursos da UFPR relacionados u00e0 Comunicau00e7u00e3o Institucional!

rn

Design Gru00e1fico - Curitiba

rn

Jornalismo - Curitiba

rn

Letras - Curitiba

rn

Publicidade e Propaganda - Curitiba

rn

Relau00e7u00f5es Pu00fablicas - Curitiba