Biomedicina – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:

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Objetivo Geral: Formar profissionais biomu00e9dicos generalistas, com senso cru00edtico e reflexivo, altamente capacitados, para atuarem como pesquisadores, docentes de ensino superior e em diferentes u00e1reas de atuau00e7u00e3o biomu00e9dica de atenu00e7u00e3o u00e0 sau00fade humana.

rnObjetivos Especu00edficos:rn

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  • Respeitar os princu00edpios u00e9ticos inerentes ao exercu00edcio profissional;
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  • Conhecer mu00e9todos e tu00e9cnicas de investigau00e7u00e3o e elaborau00e7u00e3o de trabalhos acadu00eamicos e cientu00edficos;
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  • Elaborar e executar estudos, projetos de pesquisa em diferentes u00e1reas de atuau00e7u00e3o biomu00e9dica, bem como utilizar os conhecimentos adquiridos para a soluu00e7u00e3o de problemas;
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  • Atuar de forma multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com extrema produtividade na promou00e7u00e3o da sau00fade baseado na convicu00e7u00e3o cientu00edfica, cidadu00e3 e u00e9tica;
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  • Realizar procedimentos relacionados u00e0 coleta de material para fins de anu00e1lises laboratoriais e toxicolu00f3gicas;u00a0
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  • Executar, interpretar e responsabilizar-se tecnicamente por anu00e1lises clu00ednico-laboratoriais, incluindo os exames hematolu00f3gicos, histoquu00edmicos e de biologia molecular, dentro dos padru00f5es de qualidade e normas de seguranu00e7a;
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  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatu00f3rios referentes a sua u00e1rea de atuau00e7u00e3o;
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  • Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleu00e7u00e3o, produu00e7u00e3o e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
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  • Desenvolver raciocu00ednio dinu00e2mico, ru00e1pido e preciso na soluu00e7u00e3o de problemas dentro de sua u00e1rea de atuau00e7u00e3o;
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  • Exercer, alu00e9m das atividades tu00e9cnicas pertinentes u00e0 profissu00e3o, o papel de pesquisador e educador em instituiu00e7u00f5es de ensino superior e de pesquisa, pu00fablicas ou privadas, gerando e transmitindo novos conhecimentos para formau00e7u00e3o de novos profissionais e para a sociedade contemporu00e2nea.
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Caracteru00edsticas:

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O Curso de Biomedicina da UFPR prepara o acadu00eamico para o exercu00edcio de atividades de pesquisa, de docu00eancia em nu00edvel superior nas diversas u00e1reas da Biomedicina e para atuar em anu00e1lises clu00ednicas. As possu00edveis habilitau00e7u00f5es su00e3o:

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  1. Acupuntura
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  3. Anu00e1lise Ambiental
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  5. Anu00e1lises Bromatolu00f3gicas
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  7. Anu00e1lises Clu00ednicas
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  9. Auditoria
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  11. Banco de Sangue
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  13. Biologia Molecular
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  15. Biomedicina Estu00e9tica
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  17. Bioquu00edmica
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  19. Citologia
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  21. Docu00eancia e Pesquisa: Biofu00edsica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia
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  23. Embriologia, Psicobiologia
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  25. Farmacologia
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  27. Fisiologia do Esporte e da Pru00e1tica do Exercu00edcio Fu00edsico
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  29. Genu00e9tica
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  31. Gestu00e3o das Tecnologias de Sau00fade
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  33. Hematologia
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  35. Histotecnologia Clu00ednica
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  37. Imagenologia
  38. rn t

  39. Imunologia
  40. rn t

  41. Informu00e1tica de Sau00fade
  42. rn t

  43. Microbiologia
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  45. Microbiologia de Alimentos
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  47. Monitoramento Neurofisiolu00f3gico Transoperatu00f3rio
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  49. Parasitologia
  50. rn t

  51. Patologia Clu00ednica
  52. rn t

  53. Perfusu00e3o Extracorpu00f3rea
  54. rn t

  55. Radiologia
  56. rn t

  57. Reproduu00e7u00e3o Humana
  58. rn t

  59. Sanitarista
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  61. Sau00fade Pu00fablica
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  63. Toxicologia
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O que vocu00ea iru00e1 encontrar?

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O curso de biomedicina da UFPR apresenta em sua matriz curricular 4035 horas divididas em:

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  • Disciplinas do nu00facleo formativo bu00e1sico;
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  • Disciplinas do nu00facleo formativo profissionalizante;
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  • Disciplinas optativas u2013 240 horas;
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  • Atividades complementares u2013 120 horas;
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  • Estu00e1gio supervisionado u2013 1000 horas;rnAtividades curriculares de extensu00e3o u2013 380 horas.
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Perfil

Estudante:u00a0gif de um homem com cabelos ondulados de comprimento mu00e9dio, vestindo uma camiseta vermelha, sorrindo e levantando com a mu00e3o esquerda uma caixinha de primeiros socorros branca com uma cruz vermelha.

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Necessitam os acadu00eamicos, para a sua formau00e7u00e3o su00f3lida e estruturada, dedicarem-se para o conhecimento dos aspectos bu00e1sicos:

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  • da biologia humana, processos celulares morfolu00f3gicos, fisiolu00f3gicos e patolu00f3gicos;
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  • das abordagens diagnu00f3sticas e terapu00eauticas, aplicu00e1veis na ciu00eancia e na sau00fade;
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  • de princu00edpios biolu00f3gicos e biomu00e9dicos para o desenvolvimento de tu00e9cnicas e ferramentas para promou00e7u00e3o da sau00fade.
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rnrnProfissional:rnrngif com o desenho de uma mou00e7a loira, sorridente, vestindo um jaleco branco e com um estetoscu00f3pio ao redor do pescou00e7ornO Biomu00e9dico deve ser um profissional generalista, u00e9tico e cru00edtico, humanista e cidadu00e3o, com espu00edrito de solidariedade e de reflexu00e3o em todos os nu00edveis de atenu00e7u00e3o u00e0 sau00fade. Deve apresentar autonomia intelectual, capacidade de aprendizagem continuada, atuau00e7u00e3o sintonizada com as necessidades do pau00eds, sempre mantendo o rigor cientu00edfico e intelectual. Su00e3o tambu00e9m caracteru00edsticas necessu00e1rias: a capacidade de iniciativa, o exercu00edcio de observau00e7u00e3o, o raciocu00ednio lu00f3gico, a persistu00eancia, a curiosidade, a facilidade para trabalhar em equipe, alu00e9m de sensibilidade para as questu00f5es humanu00edsticas de suas vivu00eancias sociais. Soma-se a isso a aptidu00e3o para o trabalho interdisciplinar e o preparo para desenvolver ideias inovadoras e au00e7u00f5es estratu00e9gicas, capazes de ampliar e aperfeiu00e7oar sua u00e1rea de atuau00e7u00e3o. Ao concluir o curso em Biomedicina o egresso deveru00e1 apresentar:u00a0rn

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  • su00f3lido conhecimento das disciplinas bu00e1sicas da u00e1rea biomu00e9dica;
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  • su00f3lido e extenso conhecimento do organismo humano, sua organizau00e7u00e3o e funcionamento nos diversos nu00edveis e as interau00e7u00f5es com os demais seres vivos e meio ambiente;
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  • formau00e7u00e3o generalista com possibilidade de trabalho em uma ou mais das diversas u00e1reas de atuau00e7u00e3o do profissional biomu00e9dico;
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  • capacidade de atuar com espu00edrito cru00edtico;
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  • conhecimento e familiaridade com o mu00e9todo cientu00edfico e diferentes mu00e9todos de ensino;
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  • facilidade para estabelecer, adaptar e criar mu00e9todos e protocolos experimentais;
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  • habilidade para formular e desenvolver um plano de pesquisa, coerente, adequado e viu00e1vel, o que inclui efetuar pesquisas bibliogru00e1ficas apropriadas, utilizando as diversas fontes de informau00e7u00e3o disponu00edveis.
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rnCompetu00eancias e habilidades gerais e especu00edficas a serem desenvolvidas: Alu00e9m das atribuiu00e7u00f5es profissionais definidas pelos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina, as habilidades e competu00eancias que se espera do Biomu00e9dico incluem:rn

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  • Atuar em pesquisa cientu00edfica, como coordenador ou executor, nas diferentes u00e1reas das Ciu00eancias Biomu00e9dicas e Biolu00f3gicas;
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  • Acompanhar a evoluu00e7u00e3o do pensamento cientu00edfico na sua u00e1rea de atuau00e7u00e3o, buscando constantemente aprimoramento cientu00edfico e tu00e9cnico;
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  • Aplicar a metodologia cientu00edfica para o planejamento, gerenciamento e execuu00e7u00e3o de processos e tu00e9cnicas visando o desenvolvimento de projetos, peru00edcias, consultorias, emissu00e3o de laudos e pareceres em diferentes contextos;
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  • Capacidade de apresentar o resultado de sua pesquisa e o conhecimento adquirido com clareza e adequau00e7u00e3o, tanto na forma escrita (relatu00f3rios e Art.s), como na forma oral (aulas e seminu00e1rios);
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  • Habilidade e competu00eancia para ministrar aulas sobre os temas de sua formau00e7u00e3o para alunos da u00e1rea biomu00e9dica, utilizando-se de diferentes mu00e9todos de ensino;
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  • Pautar-se pela u00e9tica, no que diz respeito u00e0 responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito u00e0 vida, justiu00e7a, respeito mu00fatuo, participau00e7u00e3o, responsabilidade, diu00e1logo e solidariedade;
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  • Orientar suas escolhas e decisu00f5es em valores e pressupostos metodolu00f3gicos alinhados com a democracia, com o respeito u00e0 diversidade u00e9tnica e cultural, u00e0s culturas autu00f3ctones e u00e0 diversidade;
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  • Reconhecer formas de discriminau00e7u00e3o racial, social, cultural e de gu00eanero que se fundem inclusive em alegados pressupostos biolu00f3gicos, posicionando-se de forma cru00edtica, com respaldo em pressupostos epistemolu00f3gicos coerentes;
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  • Atuar de forma cru00edtica, autu00f4noma e criativa;
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  • Diagnosticar, analisar e contextualizar problemas, atuando de forma propositiva na busca de soluu00e7u00f5es para as questu00f5es apresentadas pela sociedade;
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  • Utilizar os conhecimentos das Ciu00eancias Biomu00e9dicas para compreender e transformar o contexto su00f3cio-polu00edtico e as relau00e7u00f5es nas quais estu00e1 inserida a pru00e1tica profissional, conhecendo a legislau00e7u00e3o pertinente;
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  • Dominar tu00e9cnicas essenciais u00e0 produu00e7u00e3o e aplicau00e7u00e3o do conhecimento;
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  • Trabalhar de forma integrada em equipes inter e multidisciplinares, por meio da organizau00e7u00e3o, coordenau00e7u00e3o ou participau00e7u00e3o;rnReconhecer as relau00e7u00f5es entre ciu00eancia, tecnologia e sociedade.
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Histu00f3ria do curso

A criau00e7u00e3o do Curso de Biomedicina no Brasil data da du00e9cada de 1950, quando durante a segunda Reuniu00e3o Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciu00eancia, realizada em Curitiba, discussu00f5es a respeito das caracteru00edsticas de mercado u00e0 u00e9poca apontaram para a necessidade de um profissional capaz de suprir especialmente a caru00eancia de docentes nas u00e1reas das Ciu00eancias Biomu00e9dicas. No mesmo ano, representantes da Escola Paulista de Medicina (atual UNIFESP), da Universidade de Su00e3o Paulo, do Instituto Butantu00e3 e do Instituto Biolu00f3gico se reuniram para reafirmar a importu00e2ncia da criau00e7u00e3o do Curso e do profissional Biomu00e9dico.

rnEmbora o primeiro curso de Biomedicina do Paranu00e1 tenha sido instituu00eddo, somente em 1989, pela Universidade Estadual de Londrina, o Paranu00e1 sempre foi reconhecido reduto de biomu00e9dicos, fato que trazia visibilidade u00e0 profissu00e3o. Com o passar dos anos e os avanu00e7os cientu00edficos e de diagnu00f3stico, o perfil do profissional Biomu00e9dico foi sofrendo modernizau00e7u00f5es e novas demandas no mercado de trabalho foram reconhecidas, fato que produziu a abertura de novos cursos por Instituiu00e7u00f5es de Ensino Superior privadas.rnrnNa UFPR, no u00e2mbito do Setor de Ciu00eancias Biolu00f3gicas, em 2006 teve inu00edcio o processo de estudo e estruturau00e7u00e3o do curso de Biomedicina o qual foi aprovado em 2009 pelo Conselho Setorial e enviado u00e0 Pru00f3-Reitoria de Graduau00e7u00e3o o projeto polu00edtico pedagu00f3gico para implantau00e7u00e3o do curso. Em 2010, implantou-se a primeira turma de Biomedicina, sendo naquele ano o curso mais procurado no processo seletivo do Vestibular UFPR. O curso de Biomedicina da UFPR - Setor de Ciu00eancias Biolu00f3gicas - propu00f4s-se a formar profissionais com su00f3lida base cientu00edfica e capacitados ao exercu00edcio de atividades de pesquisa e de docu00eancia em nu00edvel superior nas diversas u00e1reas da Biomedicina, dotados de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitem comunicau00e7u00e3o, lideranu00e7a, tomada de decisu00f5es e educau00e7u00e3o permanente.rnrnDepois de 10 anos do inu00edcio do curso e com os avanu00e7os tu00e9cnico-cientu00edficos nas u00e1reas da genu00e9tica e da bioinformu00e1tica alcanu00e7ados na u00faltima du00e9cada e o surgimento de novas doenu00e7as em especial u00e0quelas de caru00e1ter tropical, caracterizaram a necessidade de atualizau00e7u00e3o de conceitos e saberes, assim como uma releitura do profissional egresso. Com isso, o Curso de Biomedicina da UFPR estu00e1 em fase de reestruturau00e7u00e3o de seu curru00edculo.rnrnA profissu00e3o de Biomu00e9dico estu00e1 regulamentada pela Lei Federal nu00famero 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal nu00famero 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma Lei Federal criou o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBMs), com o objetivo de fiscalizar o exercu00edcio da profissu00e3o de Biomu00e9dico.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).rnrnO curso de Biomedicina oferece possibilidade de inu00fameros projetos de Extensu00e3o, de Pesquisa, Iniciau00e7u00e3o Cientu00edfica, Programas de Voluntariados Acadu00eamicos, Empresa Ju00fanior e muitas possibilidades de bolsas para esses programas e projetos.

Palestra

Contato

Telefone:rn(41) 3361-1744

rnE-mail:rnbiomedicinaufpr@gmail.comrnrnSite:rnhttp://www.bio.ufpr.br/biomedicina/rnrnLocal:rnUniversidade Federal do ParanrnSetor de Ciu00eancias Biolu00f3gicasrnCoordenau00e7u00e3o do Curso de BiomedicinarnAvenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100rnCaixa Postal: 19031rnCentro Politu00e9cnico - Jardim das Amu00e9ricasrnCEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasilrn

Vestibular

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