Administração – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas e Turnos Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos

  • Ser referência nacional na formação de profissionais na área de administração;
  • Desenvolver pessoas para atuar na área da Administração, mediante o exercício competente e ético das modernas formas de gestão, conectadas com a dinâmica do ambiente;
  • Disponibilizar uma formação integrada e humanística, voltada para a condução do processo gerencial das organizações;
  • Permitir a formação de competência empreendedora para o exercício de atividades que contribuam com o desenvolvimento econômico e social da região e do País;
  • Propiciar condições de desenvolvimento pessoal e relacionamento interpessoal;
  • Oferecer à sociedade profissionais de qualidade através da articulação das teorias com as práticas organizacionais; de estágios; de reconhecimento das habilidades e competências extracurriculares; de práticas pedagógicas e de métodos de ensino-aprendizagem adequados; de sistemas de avaliação docente, discente e de infraestrutura;
  • Promover uma constante interface com os programas de pós-graduação correlatos e afins.

 Características

O administrador que se pretende formar deve possuir três grupos de habilidades para o desenvolvimento de suas atividades de forma consentânea às exigências da sociedade contemporânea:

  • Habilidades de natureza teórica:São as relativas ao domínio cognitivo, conceitual, à organização e sistematização do conhecimento decorrente de sua práxis e ao desenvolvimento de modelos analíticos. A forma de organização do mundo contemporâneo, especialmente com a rápida evolução das tecnologias de informação e com a formação de redes, torna o conhecimento um instrumento precioso nos processos de planejamento, de organização, de coordenação, de avaliação, de tomada de decisão e de administração estratégica. Para tanto, o novo gestor deve ser capaz de organizar e de elaborar conhecimentos, ultrapassando a formação tecnicista e instrumental;
  • Habilidades de natureza comportamental: São aquelas ligadas ao relacionamento humano, ao respeito aos direitos e necessidades das pessoas, à condição de empatia no exercício de funções diretivas e de liderança. Qualquer organização é formada por grupos de pessoas e suas múltiplas interações internas e externas. O exercício da administração somente se viabiliza através de pessoas, exigindo, portanto, do gestor habilidades e atitudes decorrentes e promotoras de relacionamentos interpessoais, bem como daqueles referentes à paz e ao respeito à natureza;
  • Habilidades técnicas: São aquelas vinculadas a aspectos instrumentais e tecnológicos necessários à realização de atividades de administração das ações de outras pessoas nos grupos de trabalho e na organização. São habilidades decorrentes da formação profissional.

O que você irá encontrar

O curso possui uma carga horária total de 3.060 horas/aula, distribuídas da seguinte forma:

Disciplinas Básicas e Instrumentais:

  • Organizações e Ambiente Econômico

  • Teoria Social e Organizações

  • Complementos de Matemática I

  • Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano nas Organizações

  • Estatística II

  • Métodos Quantitativos I e II

  • Oficina de Informática

  • Ética nas Organizações

  • Direito Empresarial

  • Gestão do Capital Circulante

  • Pesquisa em Administração

  • Análise Econômico-Financeira das Empresas

Disciplinas Profissionalizantes e Específicas:

  • Organização e Planejamento de Recursos Humanos

  • Fundamentos de Marketing

  • Princípios de Finanças

  • Fundamentos da Gestão Organizacional

  • Evolução do Pensamento em Administração

  • Administração de Sistemas de Informação

  • Remuneração, Carreira e Avaliação de Desempenho de Pessoas

  • Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas

  • Administração de Marketing

  • Estratégias de Produção

  • Pesquisa de Marketing

  • Mercado de Capitais

  • Logística de Distribuição

  • Planejamento e Estratégia de Marketing

  • Decisão de Investimento

  • Logística de Suprimentos

  • Sistemas de Produção

  • Estágio Supervisionado

Disciplinas Complementares:

  • Teoria das Organizações

  • Administração do Terceiro Setor

  • Planejamento Tributário

  • Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios

  • Comportamento Organizacional

  • Gestão Internacional de Negócios

  • Administração de Projetos

  • Administração de Varejo e Serviços

  • Decisão de Financiamento

  • Administração Estratégica

Disciplinas Complementares Optativas:

  • Tópicos Especiais de Operações e Logística

  • Tópicos Especiais de Administração de Pessoas

  • Tópicos Especiais de Marketing

  • Tópicos Especiais de Finanças

  • Tópicos Especiais em Análise Organizacional

  • Tópicos Especiais em Administração Pública

  • Estágio Supervisionado

  • Atividades Curriculares Complementares Obrigatórias

Além disso, o aluno do curso de Administração contará com o apoio do Centro de Carreiras, um projeto que ajuda o estudante a tratar de questões como "em que tipo de empresa eu quero atuar?", "o que ocorre nos processos seletivos?", "quero ser um empreendedor ou atuar em empresas?", "como deve ser um bom curriculum vitae?". O objetivo do Centro de Carreiras é preparar o estudante para entrar no mercado de trabalho.O aluno também poderá fazer intercâmbio em universidade estrangeira durante o curso, com a possibilidade de validar as disciplinas cursadas fora do país. Uma prática recorrente em nosso curso são as visitas técnicas, que ocorrem em organizações diversas pelo Brasil. Também temos "A Liga de Cocriação", que é um projeto de extensão que visa engajar professores e alunos do curso de Administração da UFPR para que cocriemos soluções para nossos problemas dentro e fora da sala de aula. Utilizamos a metodologia do Design Thinking para emergir nos problemas que nos rodeiam, sejam relacionados a práticas de ensino-aprendizagem, comportamentos e relacionamentos de nossos stakeholders ou estrutura do curso, gerar ideias para a solução desses problemas e implementar projetos que visem atingir os objetivos formulados coletivamente.

Perfil

  • Estudante

gif de um homem de u00f3culos tendo uma ideia

Para concretizar as habilidades do administrador, é necessário articular os vários saberes oriundos de diferentes esferas formais e informais do conhecimento, sejam estas epistemológicas, teóricas ou práticas, capazes de promover um conjunto de qualidades necessárias ao exercício profissional. O administrador que se pretende formar, no sentido exposto, deve possuir, portanto, as seguintes competências:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente e generalizar conhecimentos.
  • Planejar, organizar, coordenar tarefas, avaliar desempenho, desenvolver métodos e procedimentos de trabalho, elaborar e sistematizar o conhecimento obtido.
  • Comunicar-se com seus grupos de trabalho (superiores, subordinados e pares), cooperar, realizar trabalho em equipe e exercitar permanentemente as habilidades de negociação, comunicação interpessoal e diálogo.
  • Possuir iniciativa, criatividade, desejo e motivação para aprender, disposição para mudanças e consciência ética sobre seu trabalho.
  • Refletir e atuar autonomamente e criticamente sobre os processos de trabalho e de produção, compreendendo sua posição e suas funções na estrutura organizacional (direitos e deveres) e desenvolvendo raciocínio lógico, crítico e analítico para estabelecer relações entre fenômenos e para expressar-se de forma adequada diante de diferentes contextos organizacionais e sociais.
  • Ser capaz de fazer leituras apropriadas do ambiente, de seu contexto e de sua estrutura objetiva (econômica, jurídica, política, social, ideológica, cultural e institucional) e de agir estratégica e conscientemente.

Profissional - Áreas de atuação

gif de um homem de terno, dentro de uma empresa, sendo ovacionado pelos funcionu00e1rios

A condição de trabalho do administrador para os próximos anos é de mudança constante. O administrador deve ser capaz de elaborar leituras corretas da dinâmica ambiental e de agir em função das mesmas, inclusive de se antecipar às mudanças. Os estudos e pesquisas disponíveis indicam que todas as organizações, do setor público, privado ou do terceiro setor, deverão adotar formatos estruturais que estimulem e viabilizem ações empreendedoras e criativas. A realidade mundial, atual e futura, exige que o administrador tenha um perfil que envolve as seguintes características:

  • Visão interativa das relações de produção e da organização, com capacidade de leitura de cenários econômicos, jurídico-políticos, sociais, tecnológicos, científicos e culturais.
  • Capacidade de aprimorar os resultados das organizações.
  • Condição de estabelecer relacionamentos cooperativos e solidários com os demais membros da organização, parceiros e público externo.
  • Habilidade para lidar com questões individuais e coletivas, afetivas, simbólicas, sociais, interculturais e de conhecimento pluralista.
  • Conhecimento das áreas propedêuticas à Administração, sem que isto venha a se confundir com a substituição de seus respectivos profissionais em suas atividades específicas.
  • Profundo conhecimento técnico das áreas profissionalizantes da Administração, mesmo que venha a atuar de forma especializada.
  • Competência para propiciar condições de auto e mútuo desenvolvimento.
  • Habilidades de comunicação, de diálogo e de troca de informações.
  • Habilidades relacionadas à liderança e ao exercício da autoridade para lidar com conflitos, divergências, valores multiculturais e pluralismo de ideias.
  • Capacidade de conduzir, orientar e assessorar processos de negociação.
  • Capacidade crítica e de desenvolvimento autônomo.
  • Capacidade de implementar mudanças e inovações.
  • Capacidade de analisar problemas e tomar decisões.

 

História do curso

O curso de graduação em Administração faz parte do Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA) do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SCSA) da Universidade Federal do Paraná. Em 1967, demos início à primeira turma do curso de Administração (1967-1970), no prédio da Rua Dr. Faivre. A turma era formada por 27 alunos, sendo apenas uma mulher. A formatura dos pioneiros em Administração da UFPR foi um marco na vida acadêmica do Estado. A solenidade, que reuniu alunos e professores de outros cursos do Setor, também mobilizou titulares de todos os Poderes do Estado. Em 2002, o Setor de Ciências Sociais Aplicadas foi transferido para o Campus Jardim Botânico da UFPR, juntamente com o Departamento de Administração Geral e Aplicada. A nova sede foi fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. A estrutura do edifício conta com salas de aula amplas, auditórios para grandes e pequenos eventos, ampla área de interação com mesas de trabalho para alunos, salas para pesquisas, sala de conferências, além de laboratórios de informática, biblioteca com acervo específico, estacionamento gratuito, restaurante universitário e cantina. Ao longo de sua história, o DAGA tem contribuído com a formação e a capacitação de administradores comprometidos com o desenvolvimento da sociedade paranaense e brasileira. Nosso curso é nota máxima (nota 5) no ENADE, incluindo-nos, assim, entre os melhores cursos do Paraná. Nossos egressos são destaque no mercado de trabalho, atuando como empreendedores e fundadores de empresas como OLIST, PIPEFY, AVEC, entre outras. Além disso, nossos ex-alunos ocupam cargos de destaque em grandes empresas como Google, Boticário, Bosch, Renault e Furukawa. Negócios criativos são nossa especialidade, visto que nossos alunos são estimulados ao empreendedorismo desde o início de sua formação. A Escola de Administração contempla cursos de graduação presencial (com algumas disciplinas na modalidade EAD), especialização presencial e à distância, além de mestrado e doutorado. O corpo docente é formado por 60 professores, todos mestres ou doutores, cujas contribuições podem ser vistas na área acadêmica com publicações de livros, pesquisas nacionais e internacionais e modelos de negócios. A experiência profissional de nossos professores é decorrente de cargos de gestão anteriormente ocupados na iniciativa pública e/ou privada.

 

Vagas e Turnos

  • Nome do curso: Administração 
  • Tipo: Bacharelado 
  • Setor: Setor de ciências sociais aplicadas 
  • Turno: manhã ou noite 
  • Duração (anos): 4

 

Saiba mais

  • Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).
  • Empresa Junior – JR Consultoria:** com mais de 20 anos de mercado, a JR Consultoria é a empresa júnior do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná. O objetivo da JR é desenvolver potenciais, tanto dos alunos que fazem parte do projeto, quanto dos clientes atendidos, por meio da aplicação dos conhecimentos que aprendem na sala de aula em serviços de consultoria inovadores e personalizados. Focados em gestão empresarial, os projetos da JR são desenvolvidos sob orientação de professores e mentores especialistas no assunto, trabalhando com metodologias cujos focos são a otimização de processos, o aumento da lucratividade e o lançamento de ideias no mercado.
  • Atlética (ASA): ASA tem como objetivo integrar os mais de três mil alunos dos cursos do setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR: Administração, Ciências Contábeis, Economia & Gestão da Informação – por meio de incentivo às práticas esportivas, torcida, bateria, e eventos, como ações sociais, campeonatos internos e externos, e festas. Fundada em 2010, é uma das atléticas mais tradicionais e queridas de toda a federal. Nossos pilares são: esportes, torcida, bateria e eventos. São mais de dez esportes ofertados, com treinos semanais. Em 2019, os atletas trouxeram para a atlética o 3º Lugar Geral no JOIA Curitiba, 2º Lugar Geral no CIA UFPR e o 1º Lugar Geral no Econo Guarapuava.

Palestra

Contato

  • Telefone: (41) 3360-4360
  • E-mail: cursoadm@ufpr.br
  • Site: www.sociaisaplicadas.ufpr.br/administracao 
  • Instagram: www.instagram.com/ceadufpr
  • Local: Departamento de Administração Geral e Aplicada – DAG  - Av. Pref. Lothario Meissner, 632, 2º andar  - Campus Jardim Botânico  - CEP: 80210-170 – Curitiba PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

  • Administração Pública- Matinhos
  • Gestão Pública e Empreendedorismo- Matinhos 
  • Gestão Pública- Curitiba