Geografia – Matinhos
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Sobre o curso

Objetivos:rnO Curso propu00f5e uma formau00e7u00e3o ampla dentro da compreensu00e3o do ser humano e a sua relau00e7u00e3o e construu00e7u00e3o dos ambientes, dos territu00f3rios, dos lugares e paisagens. Encaminha o(a) estudante(a) e futuro(a) educador(a) u00e0 uma formau00e7u00e3o cru00edtica diante dos debates atuais acerca dos grandes problemas socioambientais, de luta pelo territu00f3rio urbano e agru00e1rio, dos desdobramentos da internacionalizau00e7u00e3o das relau00e7u00f5es econu00f4micas capitalistas e as consequu00eancias mundiais, regionais e locais. O(a) licenciado(a) tambu00e9m teru00e1 acesso u00e0s ferramentas atuais de anu00e1lise do territu00f3rio por meio da cartografia e das tecnologias complementares a essa ciu00eancia, bem como teru00e1 oportunidade de compreender as especificidades dos diferentes espau00e7os a partir da sua interau00e7u00e3o com as comunidades, utilizando a cartografia social como um dos possu00edveis mu00e9todos de interpretau00e7u00e3o das diversas realidades territoriais e sociais.

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O Curso tem por objetivo geral formar o (a) profissional licenciado (a) em geografia com autonomia intelectual, consciu00eancia polu00edtica, pensamento cru00edtico e criativo voltado u00e0 justiu00e7a social que tenha como princu00edpios de atuau00e7u00e3o o respeito u00e0s diferenu00e7as, a solidariedade, o senso cru00edtico, as propostas populares de transformau00e7u00e3o social, os diu00e1logos de saberes, a superau00e7u00e3o das formas de opressu00e3o social, a fim de que possa investigar, pensar e propor processos educativos sobre fenu00f4menos territorialmente relevantes na perspectiva do bem viver, com base no trabalho coletivo, comunitu00e1rio e colaborativo.

rnO que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnA coordenau00e7u00e3o e os (as) docentes da Ligeo (abreviau00e7u00e3o utilizada pela comunidade acadu00eamica para referir-se ao Curso), tem como um dos seus principais princu00edpios, o diu00e1logo constante, no sentido de construir coletivamente estratu00e9gias que contribuam para a permanu00eancia dos(as) estudantes. Sendo assim, a Ligeo busca abrir e manter caminhos que possibilitem aos(u00e0s) ingressos(as) conciliarem estudos com o trabalho. Nesse contexto, as aulas su00e3o ofertadas no peru00edodo noturno, de segunda a sexta-feira, e, tanto os estu00e1gios obrigatu00f3rios quanto os trabalhos de campo, su00e3o pensados, em conjunto com os(as) discentes, para que aconteu00e7am em dias e horu00e1rios compatu00edveis com os(as) que trabalham, a fim de oportunizar a participau00e7u00e3o do maior nu00famero possu00edvel de estudantes em tais atividades que su00e3o de fundamental importu00e2ncia para as suas formau00e7u00f5es.rnrnDe modo geral, os mu00f3dulos que compu00f5e a grade curricular da Licenciatura, su00e3o voltados para que o(a) educador(a) em geografia possa compreender os arranjos espaciais organizados pelos grupos humanos em diversos tempos e espau00e7os. Em funu00e7u00e3o de seu caru00e1ter teu00f3rico-pru00e1tico, tambu00e9m fazem parte do curru00edculo do Curso, os trabalhos de campo que su00e3o realizados nos municu00edpios do litoral paranaense, bem como, em outras diferentes regiu00f5es brasileiras.

Perfil

Estudante:rngif que mostra o desenho de um lu00e1pis grande representando um professor e vu00e1rios outros lu00e1pis pequenos representando seus alunos. O lu00e1pis grande anda u00e0 frente enquanto os pequenos o seguemrnDurante toda a sua formau00e7u00e3o na Ligeo, o(a) futuro(a) educador(a) em geografia seru00e1 estimulado pelo coletivo do Curso, a compor um olhar voltado para o desenvolvimento territorial sustentu00e1vel, e, a partir desse foco, promover au00e7u00f5es que impactem social e ambientalmente de forma positiva nos ambientes escolares, em espau00e7os de educau00e7u00e3o popular e nas comunidades em que ele(a) possivelmente vier a atuar.

rnProfissional:rngif de um professor de u00f3culos e cabelos brancos, terno e gravata borboleta, fazendo sinal de positivo com as duas mu00e3os. Ao fundo, um quadro negro com algumas expressu00f5es matemu00e1ticasrnFugindo da ideia de formar com exclusividade para o mercado, tanto o projeto da UFPR u2013 Litoral, quanto o PPC da Ligeo, pretendem tecer au00e7u00f5es educativas na qual se construam oportunidades de conquistas que visem por excelu00eancia u00e0 vida (bien vivir). Tendo como base a atual configurau00e7u00e3o espau00e7o temporal e su00f3cio econu00f4mica do litoral paranaense, regiu00e3o com um dos mais baixos u00edndices de IDH e IDEB do Estado do Paranu00e1, o Curso pretende ter atuau00e7u00e3o local e regional, focando as suas au00e7u00f5es no ensino, extensu00e3o e pesquisa, principalmente nos 7 municu00edpios que compu00f5e a regiu00e3o litoru00e2nea do Estado.rnrnSendo assim, o(a) futuro(a) educador(a) de geografia formado(a) pela Ligeo, teru00e1 um compromisso u00e9tico com a educau00e7u00e3o pu00fablica popular emancipatu00f3ria, e estaru00e1 habilitado(a) a atuar nas escolas pu00fablicas estaduais que atendem as su00e9ries finais do Ensino Fundamental, Ensino Mu00e9dio e EJA (Educau00e7u00e3o de Jovens e Adultos), bem como, no ensino, na extensu00e3o e na pesquisa, com foco na construu00e7u00e3o e fortalecimento da gestu00e3o democru00e1tica e participativa dos territu00f3rios.

Histu00f3ria do curso

A Licenciatura em Geografia do Setor litoral da UFPR iniciou suas atividades acadu00eamicas com a sua primeira turma no ano de 2017, fato que a caracteriza como um dos mais recentes cursos de graduau00e7u00e3o implementados nesta Instituiu00e7u00e3o. Neste ano de 2021, ingressaru00e1 na Graduau00e7u00e3o a quinta turma de estudantes, mesmo ano em que ocorreru00e1 a primeira formatura do Curso.

rnSua gu00eanese foi ponderada por demandas de um contexto histu00f3rico-social marcado por uma caru00eancia na formau00e7u00e3o inicial de educadores e educadoras de Geografia no litoral paranaense. Somada u00e0s intencionalidades institucionais de integrau00e7u00e3o dos nu00edveis educacionais do ensino pu00fablico e aos princu00edpios de um projeto educativo emancipatu00f3rio que assume a transdisciplinaridade como fundamentau00e7u00e3o epistemolu00f3gica, a resposta a essas demandas foram projetadas e a construu00e7u00e3o do Curso de Licenciatura em Geografia se justificou como uma possibilidade de:rn

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  • Propiciar uma formau00e7u00e3o inicial de educadores e educadoras de Geografia de forma gratuita, com qualidade, sediada e contextualizada no litoral paranaense;
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  • Grande integrau00e7u00e3o com outros cursos, projetos de pesquisa e de extensu00e3o do Setor Litoral, com possibilidade de trabalhos colaborativos, por meio da abordagem dos seguintes temas inerentes u00e0 formau00e7u00e3o em licenciatura em geografia: reconhecimento do litoral, cartografias participativas, geopolu00edtica e gestu00e3o territorial, relau00e7u00f5es Sociedades X Naturezas, processos ecossistu00eamicos e meio ambiente; polu00edticas de promou00e7u00e3o u00e0 sau00fade (geografia da sau00fade), polu00edticas pu00fablicas e programas assentados em territu00f3rios, planejamento territorial, entre outros);
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  • Ampliar o rol de licenciaturas do Setor Litoral, fortalecendo a u00e1rea de Ciu00eancias Humanas, pouco representada nos territu00f3rios litoru00e2neos do Paranu00e1;
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  • Auxiliar na compreensu00e3o dos conflitos por terras e territu00f3rios nas cidades e campos do litoral paranaense, que constituem-se como cerceadores aos acessos, ao reconhecimento e redistribuiu00e7u00e3o de direitos, para entu00e3o refletir sobre tais processos, auxiliando na criau00e7u00e3o de estratu00e9gias de (r)existu00eancias;
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  • Contribuir com o preenchimento das lacunas na produu00e7u00e3o de conhecimentos sobre conflitos por terra e territu00f3rio, fundamentais nos processos de democratizau00e7u00e3o social, visto que a efetivau00e7u00e3o de muitos direitos estu00e1 fundado no acesso u00e0s terras;
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  • Auxiliar a desenvolver estratu00e9gias a fim de debater a questu00e3o do boom populacional do litoral nos aproximadamente 60 dias de temporada em que, segundo dados da mu00eddia da capital paranaense, a populau00e7u00e3o litoru00e2nea aumenta em cerca de 7 vezes, atingindo 1,5 milhu00e3o de pessoas. Processo que intensifica e amplia a precarizau00e7u00e3o dos serviu00e7os bu00e1sicos ofertados u00e0 populau00e7u00e3o local e aos visitantes;
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  • Auxiliar a repensar a organizau00e7u00e3o dos arranjos espaciais voltados u00e0 (re)produu00e7u00e3o do capital em detrimento da qualidade de vida dos moradores dos municu00edpios litoru00e2neos, principalmente no que se refere u00e0s atividades portuu00e1rias e ao turismo sazonal;
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  • Auxiliar a fortalecer processos de (re)conhecimento do litoral por meio de um observatu00f3rio das questu00f5es territoriais que possa fornecer bases de dados e materiais cartogru00e1ficos para outros cursos;
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Desta forma caminha o Curso de Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral caminha para o seu quinto ano de atividade. Assumindo que os elementos curriculares devem existir em consonu00e2ncia e que o ato curricular deve se manifestar como a articulau00e7u00e3o de todos esses elementos, com o objetivo de gerar uma sinergia formativa que supere o potencial desarticulado e isolado dos mesmos. Entendendo que hu00e1 por tru00e1s de cada elemento do curru00edculo uma justificativa estratu00e9gica sustentada por demandas contextuais, intencionalidades, princu00edpios epistemolu00f3gicos e de aprendizagem, assim como uma concepu00e7u00e3o polu00edtica que deve ser clara e pactuada em cada ato curricular. Dessa forma o curru00edculo do Curso de Licenciatura em Geografia existe somente se vivido na pru00e1xis permanente, uma vez que, por estar sujeito u00e0s dinu00e2micas conjunturais, mantu00e9m-se em dialu00e9tica constante.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnO PPP da UFPR Litoral ressalta a relevu00e2ncia de tru00eas fases formativas como elementos estruturantes do curru00edculo por projetos. Durante seu itineru00e1rio formativo o estudante deve: exercitar sua percepu00e7u00e3o cru00edtica da realidade; aprofundar-se metodolu00f3gica e cientificamente; e preparar sua transiu00e7u00e3o para o exercu00edcio profissional e da cidadania ativa. Para que isso ocorra propu00f5e as seguintes atividades pedagu00f3gicas: elaborau00e7u00e3o e desenvolvimento de projetos; estu00e1gios de vivu00eancia e de aprimoramento; trabalhos interdisciplinares e interprofissionais; Intercu00e2mbios; trabalhos de extensu00e3o, pesquisa e monitoria; grupos temu00e1ticos de estudo; mu00f3dulos de Fundamentos Teu00f3rico-pru00e1ticos; oficinas de teatro, danu00e7a, mu00fasica, cinema, esportes, lazer e artesanato; Interau00e7u00f5es Culturais e Humanu00edsticas; estu00e1gios e trabalhos pru00e9-profissionais orientados.rnrnDiante destas proposiu00e7u00f5es os curru00edculos dos diferentes cursos assumem uma organizau00e7u00e3o comum. Para dar conta das diferentes etapas formativas do aluno o curru00edculo possui uma orientau00e7u00e3o temporal denominada u201cfases formativasu201d e su00e3o representadas pelos momento de u201cConhecer e compreenderu201d, u201cCompreender e proporu201d e u201cPropor e agiru201d. Estas fases estu00e3o sujeitas u00e0s individualidades de cada processo e devem sempre ser consideradas para o planejamento de ambos os elementos curriculares, uma vez que a aprendizagem centra-se nos discentes e estes estu00e3o sujeitos a um processo transformador.rnrnTodos os curru00edculos da UFPR Litoral, tanto das graduau00e7u00f5es como das pu00f3s-graduau00e7u00f5es, possuem tru00eas eixos organizacionais: os Projetos de Aprendizagem (PA), as Interau00e7u00f5es Culturais e Humanu00edsticas (ICH) e os Fundamentos Teu00f3rico-Pru00e1ticos (FTP). A atribuiu00e7u00e3o de tempo formativo para cada um destes eixos curriculares u00e9 de no mu00ednimo 20% para PA, no mu00ednimo 20% para ICH e atu00e9 60% para os FTP.rnrnPara maior entendimento da dinu00e2mica curricular, sugerimos a leitura do Projeto Pedagu00f3gico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral.

Palestra

Contato

Telefone:

rn

(41)3511-3300

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rnE-mail:u00a0

rn

geografia.ufprlitoral@gmail.com

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rnSite:

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http://www.litoral.ufpr.br/geografia/curso/

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rnLocal:

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Setor Litoral da UFPR

rn

Rua Jaguariau00edva, Tv., 512rnCaiobu00e1, Matinhos – PR

Vestibular

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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