Design Gráfico – Curitiba
Sobre o curso Perfil Histu00f3ria do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:

rn

Objetivo geral: formau00e7u00e3o de um profissional denominado Bacharel em Design Gru00e1fico, de atuau00e7u00e3o interdisciplinar, cru00edtica e propositiva, capaz de refletir sobre o papel social de sua profissu00e3o, identificar as demandas da sociedade e dos usuu00e1rios para quem projeta, e de dar respostas inovadoras e consistentes, por meio do Design Gru00e1fico, a problemas contemporu00e2neos do desenvolvimento humano e social, levando em considerau00e7u00e3o aspectos socioculturais, polu00edticos, econu00f4micos, tecnolu00f3gicos, histu00f3ricos e ambientais.

rnObjetivos especu00edficos:rn

    rn t

  • garantir, em conformidade com os pactos pu00fablicos de uma Instituiu00e7u00e3o Federal, uma formau00e7u00e3o comprometida com os valores u00e9ticos e polu00edticos de uma sociedade democru00e1tica;
  • rn t

  • cultivar a relau00e7u00e3o de complementaridade entre o Design Gru00e1fico e os demais saberes, pru00e1ticas e disciplinas, encarando as transformau00e7u00f5es sociais, culturais e epistemolu00f3gicas como necessu00e1rias para os avanu00e7os do campo e dos conhecimentos cientu00edficos em geral;
  • rn t

  • conscientizar cada estudante de seu papel ativo e responsu00e1vel em sua formau00e7u00e3o como futuro profissional e pesquisador em Design Gru00e1fico, bem como em sua atuau00e7u00e3o enquanto ator histu00f3rico e social;
  • rn t

  • estimular os estudantes a participarem constantemente do processo pedagu00f3gico do curso, nas atividades curriculares e extracurriculares, projetos de extensu00e3o, pesquisa etc., fomentando assim o engajamento polu00edtico, o espu00edrito cientu00edfico e o pensamento cru00edtico;
  • rn t

  • valorizar a singularidade dos discentes, em seus anseios e aptidu00f5es, e direcionu00e1-la u00e0 capacidade de perceber as diferenu00e7as e disputas socioculturais que perfazem as realidades local e global, tornando-os aptos a interpretar e atuar politicamente sobre o mundo;
  • rn t

  • desenvolver nos discentes, por meio do contato direto com as realidades profissional e acadu00eamica que compu00f5em o campo, competu00eancias criativas atreladas ao rigor metodolu00f3gico da pesquisa cientu00edfica, u00e0 sensibilidade estu00e9tico-visual, u00e0s dinu00e2micas de comunicau00e7u00e3o/interau00e7u00e3o e aos valores u00e9ticos da profissu00e3o do designer gru00e1fico;
  • rn t

  • promover o desenvolvimento do Design Gru00e1fico enquanto profissu00e3o e campo do saber, articulando conhecimentos e pru00e1ticas que constituem o patrimu00f4nio cientu00edfico e cultural da u00e1rea, por meio do ensino, publicau00e7u00f5es, eventos e outras atividades acadu00eamicas.
  • rn

rn

Caracteru00edsticas:

rn

O novo curru00edculo tem as seguintes premissas:

rnrn

    rn t

  • Grade curricular flexu00edvel que possibilita que cada estudante possa direcionar a sua pru00f3pria formau00e7u00e3o conforme seus interesses e afinidades; instaura um sistema de cru00e9ditos a serem cumpridos (similar aos de programas de pu00f3s-graduau00e7u00e3o); facilita a matru00edcula em disciplinas de outros cursos da UFPR; explora mais formatos de aula, de exercu00edcios/trabalhos e de avaliau00e7u00e3o.
  • rn t

  • A autonomia dos discentes e dos docentes: estabelece eixos curriculares para as disciplinas considerando as diferentes vocau00e7u00f5es do corpo docente; oferece disciplinas independentes, modulares e abrangentes, de modo que o conteu00fado possa se adequar aos tu00f3picos de interesse dos docentes e discentes; organiza grupos de trabalho e de estudo, a fim de propiciar trocas, engajamento e vivu00eancia universitu00e1ria.
  • rn t

  • O protagonismo discente: estu00edmulo ao pensamento e u00e0 pru00e1tica autoral por meio da valorizau00e7u00e3o dos projetos pessoais desenvolvidos pelos alunos dentro e fora da universidade, fomentando a reflexu00e3o e a partilha do percurso formativo individual.
  • rn

rn

O que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnCurso dinu00e2mico, com disciplinas iniciais para formau00e7u00e3o basilar e demais disciplinas com temas diversificados e consonantes u00e0s questu00f5es emergentes da sociedade. A maioria do corpo docente u00e9 de dedicau00e7u00e3o integral e atua tanto na graduau00e7u00e3o como na pu00f3s-graduau00e7u00e3o, oferecendo possibilidades de projetos aplicados e pesquisas.

Perfil

Estudante:rngif que apresenta o desenho de um jovem sentado, em posiu00e7u00e3o de meditau00e7u00e3o e segurando em uma das mu00e3os uma caneca. Ao seu redor, aparecem flutuando um computador, um pedau00e7o de papel sendo rabiscado por um lu00e1pisrnPor meio de uma su00f3lida formau00e7u00e3o projetual, pru00e1tica e cru00edtica que articula conceitos, tu00e9cnicas e abordagens metodolu00f3gicas, o profissional a ser graduado neste curso estaru00e1 habilitado a desenvolver sistemas de informau00e7u00e3o e comunicau00e7u00e3o, processos e serviu00e7os, observando os aspectos histu00f3ricos, as potencialidades e as novas condiu00e7u00f5es de mercado, tecnolu00f3gicas, sociais e de uso. Para auxiliar a refletir sobre o papel social de sua profissu00e3o, este graduando deveru00e1 ter visu00e3o histu00f3rica, polu00edtica, u00e9tica e prospectiva da u00e1rea do Design Gru00e1fico. Para sua inseru00e7u00e3o no mercado, deveru00e1 saber interagir com profissionais e especialistas de diversas u00e1reas, alu00e9m de ter capacidade de diu00e1logo com a classe empresarial e compreensu00e3o das realidades de mercado local e global.

rnConsiderando a necessu00e1ria resposta social da universidade pu00fablica aos problemas do desenvolvimento humano e social e a tradiu00e7u00e3o desta Universidade na articulau00e7u00e3o entre ensino, pesquisa e extensu00e3o, o curso de Design Gru00e1fico formaru00e1 profissionais capazes de compreender o mundo contemporu00e2neo e agir a partir de uma postura humanista e u00e9tica frente u00e0 sociedade, contribuindo para a melhoria das condiu00e7u00f5es de vida. E considerando que a integrau00e7u00e3o com os campos da Comunicau00e7u00e3o Social e das Artes Visuais u00e9 uma caracteru00edstica que diferencia o curso de Design Gru00e1fico da UFPR, e que esta u00e9 uma vocau00e7u00e3o da instituiu00e7u00e3o, o profissional formado por esse curso deveru00e1 ter competu00eancias comunicacionais e artu00edsticas.rnrnProfissional:rngif que apresenta, em animau00e7u00e3o, uma pessoa de pernas cruzadas sendo vista de cima e desenhando em um papel. O desenho que se forma u00e9 a mesma cena do inu00edcio do gif, gerando um looprnO designer gru00e1fico no mercado de trabalho atual precisa ser um profissional dinu00e2mico, articulado e criativo para propor soluu00e7u00f5es inovadoras, sistu00eamicas e cru00edticas, interagindo com profissionais de outras u00e1reas na elaborau00e7u00e3o e execuu00e7u00e3o de pesquisas e projetos.rnrnPara tanto, deveru00e1 ter domu00ednio sobre as diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, sobre tu00e9cnicas e processos de criau00e7u00e3o e sobre uma miru00edade de abordagens teu00f3rico-metodolu00f3gicas associadas u00e0 pesquisa cientu00edfica. Contando com um amplo repertu00f3rio histu00f3rico-cultural, deveru00e1 saber utilizar a linguagem visual para expressar conceitos e soluu00e7u00f5es, servindo-se das diversas tu00e9cnicas de representau00e7u00e3o visual.

Histu00f3ria do curso

O Curso foi criado em 1975, com o nome de Comunicau00e7u00e3o Visual junto ao Departamento de Filosofia. Em 1980 o curso passa a integrar o Departamento de Artes no SCHLA (Setor de Ciu00eancias Humanas Letras e Artes) e no ano 2000, passa a fazer parte do Departamento de Design.

rnO Curso de Design Gru00e1fico busca manter constante sinergia com a dinu00e2mica su00f3cio-cultural e com as mais diversas tecnologias. Com o advento de novas mu00eddias para comunicau00e7u00e3o digital e sistemas de informau00e7u00e3o colaborativos e customizu00e1veis, amplia-se o leque de atuau00e7u00e3o de designers e se torna necessu00e1ria a mobilizau00e7u00e3o de profissionais e educadores para mudanu00e7as nos curru00edculos acadu00eamicos. Neste contexto, o curso de Design Gru00e1fico vem promovendo constantes e gradativas atualizau00e7u00f5es. Em 2004, o Departamento de Design implanta um novo projeto pedagu00f3gico. Em 2005 a CAPES aprova o Programa de Pu00f3s-Graduau00e7u00e3o em Design da UFPR, possibilitando a integrau00e7u00e3o da graduau00e7u00e3o com a pu00f3s-graduau00e7u00e3o em Design. Em 2012, o programa de pu00f3s-graduau00e7u00e3o obtu00e9m a aprovau00e7u00e3o do Doutorado em Design, nas linhas de Design de Sistemas de Produu00e7u00e3o e Design de Sistemas de Informau00e7u00e3o. Em 2019, o Curso de Design Gru00e1fico implementa um novo Projeto Pedagu00f3gico de Curso, desenvolvendo um curru00edculo flexu00edvel e de caru00e1ter adaptu00e1vel, que possa acompanhar as transformau00e7u00f5es sociais, culturais e tecnolu00f3gicas.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnO curso tem nota mu00e1xima no Enade 5. A empresa Ju00fanior Design u00e9 muito atuante e importante como atividade formativa para os/as discentes. A graduau00e7u00e3o e a pu00f3s-graduau00e7u00e3o estu00e3o em sinergia com a atuau00e7u00e3o discente em projetos de iniciau00e7u00e3o cientu00edfica. Vu00e1rios Trabalhos de Conclusu00e3o do curso de Design Gru00e1fico receberam premiau00e7u00f5es e menu00e7u00f5es de 2010 a 2019, no consagrado “Pru00eamio Bom Design”, da associau00e7u00e3o profissional ProDesign – premiau00e7u00e3o anual de trabalhos de graduau00e7u00e3o das Instituiu00e7u00f5es de Ensino Superior do sul do pau00eds.rnrnO curso possui convu00eanios com instituiu00e7u00f5es da Alemanha, Coru00e9ia do Sul e Inglaterra para intercu00e2mbios e atividades em conjunto.

Palestra

Contato

Telefone:

rn

+55 41 3360-5103

rnSite:rnhttp://www.sacod.ufpr.br/coordesign/rnrnLocal:rnCampus ReitoriarnRua General Carneiro, 460 | 8u00ba andarrnCentro, Curitiba – PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes su00e3o alguns cursos da UFPR relacionados u00e0 Design Gru00e1fico!

rn

u00a0

rn

Arquitetura e Urbanismo – Curitiba

rn

Artes Visuais – Curitiba

rn

Comunicau00e7u00e3o Institucional – Curitiba

rn

Expressu00e3o Gru00e1fica – Curitiba

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais